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dstaroski
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Script de suavização não está funcionando!

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DÚVIDA Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por parkournick em Seg Fev 12, 2018 1:51 am

Opa, criei uma script pra câmera seguir o player nos eixos X e Y com suavidade, tentei utilizar Vector3.Slerp, Vector3.Lerp e Vector3.SmoothDamp, enfim... nos três casos o resultado foi o mesmo, a câmera chega a seguir o player, mas em certo momento a "velocidade" dela falha.

VÍDEO DO ERRO

SCRIPT DO PLAYER

Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Movimento : MonoBehaviour {

   public static float _velocidade = 0;
   public static bool _andando = false;
   public static bool _correndo = false;
   Rigidbody rb;
   void Start () {
      rb = this.GetComponent<Rigidbody> ();
   }

   void Update () {
      float x = (Input.GetAxisRaw ("Horizontal") * _velocidade) * Time.deltaTime;
      float z = (Input.GetAxisRaw ("Vertical") * _velocidade) * Time.deltaTime;
      if (x != 0 || z != 0) {
         if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
            _correndo = true;
            _andando = false;
         } else {
            _correndo = false;
            _andando = true;
         }
      } else {
         _andando = false;
         _correndo = false;
      }
      if (Camera.main.transform.eulerAngles.y >= -45 && Camera.main.transform.eulerAngles.y <= 45) {
         rb.velocity = new Vector3 (x,rb.velocity.y,z);
      }
      if (Camera.main.transform.eulerAngles.y <= 135 && Camera.main.transform.eulerAngles.y >= 46) {
         rb.velocity = new Vector3 (z,rb.velocity.y,-x);
      }
   }
}


SCRIPT DA CÂMERA

Código:
sing System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Seguir : MonoBehaviour {

   public GameObject player;
   public static float _velocidadeDaCamera;
   Transform tf;
   //Rigidbody rb;

   void Start () {
      tf = player.transform;
      //rb = player.GetComponent<Rigidbody> ();
   }

   void Update () {
      Vector3 velocity = Vector3.zero;
      Vector3 pos = new Vector3(tf.position.x,tf.position.y + 7,-11);
      this.transform.position = Vector3.SmoothDamp (transform.position,pos, ref velocity,_velocidadeDaCamera * Time.deltaTime);
   }
}


Creio que possa ser algo haver com a movimentação usando o Rigibody.velocity...
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por Souris em Seg Fev 12, 2018 2:26 am

Amigo, eu uso o Rigidbody.velocity no player e na câmera eu uso esse Script:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Cam : MonoBehaviour {

    public Transform target;
    public Vector3 Distance;
    private Vector3 velocity = Vector3.zero;

    void Update()
    {
        transform.position = Vector3.SmoothDamp(transform.position, target.position + Distance, ref velocity, 0.7f);
    }
}

Eu acredito que se você remover o Time.deltaTime resolve seus problemas. Abraço!
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Seg Fev 12, 2018 8:59 am

É só trocar o void Update() por FixedUpdate(), este vai sempre realizar os cálculos em um tempo sempre igual. FixedUpdate deve ser usado caso seu script seja um de a câmera seguir alguma coisa, ou caso você execute calculos físicos para simular física em algum objeto.
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Seg Fev 12, 2018 9:02 am

E caso queira saber, Lerp sempre vai começar indo rápido até o valor B, dividindo por 2 à cada passo ao valor B, diminuindo sua velocidade constantemente. SmoothDamp usa um tipo de curva para causar um maior efeito de suavidade.
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por parkournick em Seg Fev 12, 2018 9:32 am

ah Very Happy vlw gente, então o problema só pode ser o Time.deltatime... eu tô colocando ele em tudo ultimamente pra resolver outro bug, o player se movimenta em velocidade diferentes no editor e buildado.
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por Souris em Seg Fev 12, 2018 11:43 am

Recomendo não utilizar o FixedUpdate, pois quando eu utilizei ele no meu projeto, a câmera não anda  suavemente, ele anda, depois para, depois ele recompensa essa "parada" e a assim vai. Uma opção seria limitar o FPS do seu jogo (VSync).
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por Daniel Pires da Silva em Seg Fev 12, 2018 11:55 am

Souris escreveu:Recomendo não utilizar o FixedUpdate, pois quando eu utilizei ele no meu projeto, a câmera não anda  suavemente, ele anda, depois para, depois ele recompensa essa "parada" e a assim vai. Uma opção seria limitar o FPS do seu jogo (VSync).
Que estranho, pois comigo funcionou muito bem usando FixedUpdate para fazer a câmera seguir suavemente.
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por Souris em Seg Fev 12, 2018 12:01 pm

Daniel Pires da Silva escreveu:
Souris escreveu:Recomendo não utilizar o FixedUpdate, pois quando eu utilizei ele no meu projeto, a câmera não anda  suavemente, ele anda, depois para, depois ele recompensa essa "parada" e a assim vai. Uma opção seria limitar o FPS do seu jogo (VSync).
Que estranho, pois comigo funcionou muito bem usando FixedUpdate para fazer a câmera seguir suavemente.
Deve ser porque a plataforma escolhida foi a Android, com 30 Fps rodando.
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DÚVIDA Re: Script de suavização não está funcionando!

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 15, 2018 2:14 pm

Para o movimento da Câmera deve-se utilizar a void LateUpdate, e multiplicar a velocidade do Lerp por Time.deltaTime para suavizar...

Eu faço isso no meu asset free: https://assetstore.unity.com/packages/tools/camera/ms-advanced-camera-controller-81759
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