SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Fiz esse jogo a bastante tempo que tipo de mecanica eu poderia adicionar?
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
[Alpha Android] - Winthia Chronicles (Alpha Devlog, 17 de fevereiro de 2018).
Carregar um prefab usando byte[]
Formação de Equipe
Mudar um .TXT usando um site
Alpha Fossil
Inserir Trigger
[RESOLVIDO] Tem como Um Script rodar antes de Outro
Preciso de Programadores para equipe
[TUTORIAL]Sistema de Pet Virtual -AULA 2 [Tamagotchi](ANDROID/PC)
Procuro modelador
Fps Caindo Instanteneamente
"Simular" uma VPS
[Duvida] Menu Input
Duvida com velocidade X e velocidade Z
[Tutorial] Explodir Mesh "Explodir Objeto"
Problemas para criar um BackGround
FantasyDragon Online - Formação de Equipe (P.A / Designer Gráfico )
Calculando distância entre gameObjects
Restringir InpultField!
Loja Virtual Fácil e Grátis
LoadSceneAsync em varias cenas e escolher qual chamar
Preciso Modelador com experiencia em Modelar Veículos
GC.Collect
Script inimigo x Player
Slime Shop: Multiplayer (Teste De Jogo :D )
Novo Jogo (BETA ~ Sem Nome)
Multiplayer Unet: no meio da partida os client saem do nada(sistema de Checar conexão)
[RESOLVIDO] Não Consigo Acessar meus Materiais do Modelo !
como alterar o Rect Transform?
Script de Semaforo
[WIP] Projeto ainda sem título
Mudar a densidade de Pixels na tela
O que fazer para ser um programador
Adptar o script para mostrar o erro
[AJUDA URGENTE] Bug provavelmente pivot
[Tutorial] Capturar Imagem da WebCam e Salvar No seu Pc
tem como criar Uma Imagem no Canvas?
Membro Avançado
Tem como fazer um cube 3d invisível?
duvida de desempenho ao Instanciar Gameobject
Qual versão da unity é recomendada HOJE?
Objetos girando em órbita de outro
Player não acompanha plataforma
[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
Jogo de plataforma que eu fiz
Alguém para testar alguns jogos meus (Saber se estão legais, se tem bugs e tals)
(Duvida) Como criar um sistema de dialogos?
Controle de Personagem
Equipe para criação de jogo de terror.
Espelho Realista
[TUTORIAL]Sistema de Pet Virtual [Tamagotchi] Completo (ANDROID/PC)
Equipe para criação de assets
Procuro Modelador Low Poly
Velocimetro de Ponteiro!
Unity não reconhece meu celular
[TUTORIAL]Sistema Basico de Combustivel (PC e Android)
[ Run Sara, run ! ] Em desenvolvimento para android.
[SCRIPT] Controle Simples com movimento e rotação
Metodos Assincrono na Unity
Alterar componentes de todos os objeto de um array
Duvida com spawn de IA
[TUTORIAL] CARREGAR CENA APÓS UM TEMPO UNITY 4.7
Melhorar Script
QRcode em unity
[____ADMINISTRAÇÃO____] PRECISO DE AJUDA [DICA PARA SER AJUDADO]
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
ajuda com os scripts fps entre outros
Menu Principal
[TUTORIAL] Avião Script
[DEVLOG] Projeto - Pocket Girl Blade - Atualização
[TUTORIAL] Player executar LookAt apenas no eixo Y
Divulgaçao de Battle of Worlds
aVork - Física realista para veículos
[Projeto] Line Battle
Dúvida com script que gera mundo estilo minecraft
array para sudoku
Verificar se não há uma Colisão
Script de suavização não está funcionando!
Como usar o transform.parent sem modificar a escala
[RESOLVIDO] Aumentar uma "textbox" no Inspector
[DUVIDA] tamanho de um quarteirão
[TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller
Personagem dar apenas um pulo
[RESOLVIDO] Problema com script de ataque, funcionando em partes
[RESOLVIDO] Ajuda Scene Editor
Projeto de terror (Mei bugado)
Como posso fazer um game multiplayer ?
Adaptar para Android
[RESOLVIDO]Como criar um comando para deslisar o touch na horizontal(direita ou esquerda)?
Discord para discussões de criação de jogos!
[Duvida] Como definir uma resolução final unica.
Atualizacao dentro do Jogo - Android!
Linha Contornando Um Objeto !
Error ao dar Play!
Beta_Jogo (Lost and Alone)Por favor Avaliem!
SAVE ME - Game em desenvolvimento para estudo.
Fazer Login em uma pagina dentro do unity
Hoje à(s) 12:56 am
Hoje à(s) 12:48 am
Hoje à(s) 12:36 am
Hoje à(s) 12:21 am
Ontem à(s) 11:33 pm
Ontem à(s) 10:16 pm
Ontem à(s) 9:49 pm
Ontem à(s) 9:02 pm
Ontem à(s) 8:29 pm
Ontem à(s) 7:48 pm
Ontem à(s) 4:18 pm
Ontem à(s) 12:19 pm
Ontem à(s) 10:54 am
Ontem à(s) 9:31 am
Ontem à(s) 9:27 am
Ontem à(s) 9:23 am
Ontem à(s) 8:50 am
Ontem à(s) 12:35 am
Ontem à(s) 12:21 am
Dom Fev 18, 2018 9:57 pm
Dom Fev 18, 2018 7:51 pm
Dom Fev 18, 2018 7:50 pm
Dom Fev 18, 2018 6:58 pm
Dom Fev 18, 2018 5:03 pm
Dom Fev 18, 2018 4:19 pm
Dom Fev 18, 2018 3:56 pm
Dom Fev 18, 2018 3:43 pm
Dom Fev 18, 2018 2:41 pm
Dom Fev 18, 2018 1:21 pm
Dom Fev 18, 2018 12:09 pm
Dom Fev 18, 2018 11:45 am
Dom Fev 18, 2018 11:03 am
Dom Fev 18, 2018 3:03 am
Dom Fev 18, 2018 2:24 am
Sab Fev 17, 2018 10:41 pm
Sab Fev 17, 2018 10:15 pm
Sab Fev 17, 2018 7:51 pm
Sab Fev 17, 2018 7:25 pm
Sab Fev 17, 2018 7:09 pm
Sab Fev 17, 2018 6:58 pm
Sab Fev 17, 2018 5:35 pm
Sab Fev 17, 2018 4:59 pm
Sab Fev 17, 2018 4:55 pm
Sab Fev 17, 2018 4:39 pm
Sab Fev 17, 2018 4:37 pm
Sab Fev 17, 2018 4:14 pm
Sab Fev 17, 2018 3:15 pm
Sab Fev 17, 2018 2:52 pm
Sab Fev 17, 2018 1:23 pm
Sab Fev 17, 2018 12:49 pm
Sex Fev 16, 2018 11:43 pm
Sex Fev 16, 2018 11:15 pm
Sex Fev 16, 2018 10:54 pm
Sex Fev 16, 2018 10:18 pm
Sex Fev 16, 2018 10:17 pm
Sex Fev 16, 2018 9:23 pm
Sex Fev 16, 2018 6:27 pm
Sex Fev 16, 2018 6:09 pm
Sex Fev 16, 2018 5:18 pm
Sex Fev 16, 2018 4:56 pm
Sex Fev 16, 2018 3:57 pm
Sex Fev 16, 2018 1:59 pm
Sex Fev 16, 2018 1:56 pm
Sex Fev 16, 2018 1:08 pm
Sex Fev 16, 2018 11:24 am
Sex Fev 16, 2018 11:21 am
Sex Fev 16, 2018 8:59 am
Sex Fev 16, 2018 8:59 am
Qui Fev 15, 2018 9:37 pm
Qui Fev 15, 2018 9:19 pm
Qui Fev 15, 2018 8:19 pm
Qui Fev 15, 2018 5:38 pm
Qui Fev 15, 2018 4:13 pm
Qui Fev 15, 2018 3:58 pm
Qui Fev 15, 2018 3:44 pm
Qui Fev 15, 2018 3:35 pm
Qui Fev 15, 2018 2:25 pm
Qui Fev 15, 2018 2:20 pm
Qui Fev 15, 2018 2:19 pm
Qui Fev 15, 2018 2:14 pm
Qui Fev 15, 2018 2:10 pm
Qui Fev 15, 2018 2:02 pm
Qui Fev 15, 2018 2:01 pm
Qui Fev 15, 2018 2:00 pm
Qui Fev 15, 2018 1:27 pm
Qui Fev 15, 2018 12:33 pm
Qui Fev 15, 2018 9:48 am
Qui Fev 15, 2018 2:26 am
Qui Fev 15, 2018 12:15 am
Qua Fev 14, 2018 11:57 pm
Qua Fev 14, 2018 11:47 pm
Qua Fev 14, 2018 10:01 pm
Qua Fev 14, 2018 9:14 pm
Qua Fev 14, 2018 9:12 pm
Qua Fev 14, 2018 9:06 pm
Qua Fev 14, 2018 7:43 pm
Qua Fev 14, 2018 6:41 pm
Qua Fev 14, 2018 6:06 pm
Qua Fev 14, 2018 2:37 pm
felipehobs1
felipehobs1
marcos4503
Zecker
Zack2
Zack2
marcos4503
Matrirxp
Dom3000
alexs
Souris
alexs
natanael.olimpio
artplayer
AlvaroWalker
AlvaroWalker
felipehobs1
felipehobs1
Kureiton
recagonlei
Weslley
Souris
Phph09
Jhonatham1
marcos4503
dstaroski
dstaroski
fabriciorsz34
recagonlei
nicolasfive
Dom3000
endersoneneilsa
rafaelllsd
rafaelllsd
marcos4503
otavio00augusto
juanalmeida443
felipehobs1
Phph09
Phph09
Daniel Dória
fabriciorsz34
fabriciorsz34
fabriciorsz34
Simplizãum S
Zack2
Daniel Pires da Silva
GamersBR
Bruno
K3485
ÁguaMineral
Souris
fecirineu
minosso
minosso
Duarte
otavio00augusto
fecirineu
ruanzikaad
Simplizãum S
junkflash30
MarcosSchultz
MarcosSchultz
TruffleDevelop
dstaroski
JrdeAmorim
dstaroski
dstaroski
Daniel Pires da Silva
alexs
Matrirxp
dstaroski
Dom3000
Dom3000
Dom3000
Dom3000
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Daniel Pires da Silva
Fluttershy28
recagonlei
CaioItz
Dom3000
ruanzikaad
LucasRangel
ÁguaMineral
Phph09
Phph09
recagonlei
Duarte
Zecandy
dstaroski
Souris

Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Ir em baixo

DÚVIDA Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Claudio Ferreira em Sex Nov 10, 2017 10:01 am

Bom dia pessoal,
Alguem poderia me ajudar com essa questão? 
Na minha cena tenho um script MAO e outro ARMA, começa com o script ARMA desabilitado e quando um modelo de mão toca a arma o scripit ARMA é habilitado e entao posso atirar e quando eu aperto um botão ele deixa cair a arma e o modelo de mão volta e desabilita o script MAO, tudo isso funciona, porem continuo atirando mesmo o script desabilitado.

Depois de muita procura na internet achei algo parecido e diziam que tem que usar o RETURN, mas nao sei como usar o RETURN para desabilitar o script

PS. Estou usando uma void e nao esta na void Update

Agradeço se puderem me ajudar, obrigado
avatar
Claudio Ferreira
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 422
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://vrartgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Phph09 em Sex Nov 10, 2017 5:51 pm

Postes os seus scripts.

o return ele pode ser usado para "Pausar" uma certa void do script
Código:
return;
ou para retornar algum valor
Código:
int x = 0;

int setX(int newX){

x = newX;
return newX;
}
avatar
Phph09
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1064
REPUTAÇÃO : 151
Idade : 12
Áreas de atuação :

Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Claudio Ferreira em Sex Nov 10, 2017 6:06 pm

Seria mais pra pausar a void mesmo, o jogo que estou fazendo é de realidade virtual, tem alguns comandos diferentes mas acho que da pra entender, a noite vou fazer uns prints do script Smile
avatar
Claudio Ferreira
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 422
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://vrartgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Phph09 em Sex Nov 10, 2017 6:08 pm

Código:
//cole seu script aqui;

copie o script e cole em um SCRIPT no forum
avatar
Phph09
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1064
REPUTAÇÃO : 151
Idade : 12
Áreas de atuação :

Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Claudio Ferreira em Sab Nov 11, 2017 6:56 am

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;
using VRTK;

public class Mao : MonoBehaviour {

private VRTK.VRTK_ControllerEvents controllerEvents;
public Animator animatorMao;
public GameObject armalaserMao;
public GameObject maoPrincipal;
public GameObject armaLaserPrefab;
private armaLaser scriptArmaLaser;
private bool apertou = false;
private bool pegouArmaLaser = false;


void Start () {
scriptArmaLaser = GetComponent ();

controllerEvents = GetComponent ();

controllerEvents.TriggerPressed += DoTriggerPressed;
controllerEvents.TriggerReleased += DoTriggerReleased;
controllerEvents.GripPressed += DoGripPressed;
}

void Update () {




}



void DoTriggerPressed(object sender, ControllerInteractionEventArgs e)
{
      animatorMao.SetInteger ("condicao", 1);
      apertou = true;
}

void DoTriggerReleased(object sender, ControllerInteractionEventArgs e)
{
animatorMao.SetInteger ("condicao", 2);
apertou = false;
}

void OnTriggerEnter(Collider other)
{
if (other.tag == "armaLaser") {


other.gameObject.SetActive (false);
armalaserMao.gameObject.SetActive (true);
maoPrincipal.gameObject.SetActive (false);
scriptArmaLaser.enabled = true;
pegouArmaLaser = true;
}


}

void DoGripPressed(object sender, ControllerInteractionEventArgs e){

if (pegouArmaLaser == true ) {


Destroy (GetComponent());
Instantiate (armaLaserPrefab, maoPrincipal.transform.position, maoPrincipal.transform.rotation);
armalaserMao.gameObject.SetActive (false);
maoPrincipal.gameObject.SetActive (true);
scriptArmaLaser.enabled = false;
pegouArmaLaser = false;

        }



}



}
avatar
Claudio Ferreira
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 422
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://vrartgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Claudio Ferreira em Sab Nov 11, 2017 6:57 am

E esse é o da Arma



using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using VRTK;

public class armaLaser : MonoBehaviour {

private VRTK.VRTK_ControllerEvents controllerEvents;
private AudioSource audioSource;
public Rigidbody projetil;
public Transform localBala;
public GameObject muzzleFlash;


void Start () {

audioSource = GetComponent ();
controllerEvents = GetComponent ();

controllerEvents.TriggerPressed += DoTriggerPressed;

}

void DoTriggerPressed(object sender, ControllerInteractionEventArgs e){


GameObject atira = Instantiate (muzzleFlash, localBala.position, localBala.rotation);
Destroy (atira, 0.2f);
audioSource.Play ();
Rigidbody projetilInstance;
projetilInstance = Instantiate (projetil, localBala.position, localBala.rotation)as Rigidbody;
projetilInstance.AddForce (localBala.forward * 800f);



}




}
avatar
Claudio Ferreira
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 422
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://vrartgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Claudio Ferreira em Sab Nov 11, 2017 7:06 am

Na void OnTriggerEnter o script ArmaLaser é desabilitado, mas porem continua funcionando, atirando, instanciando os componentes passados no prefab
avatar
Claudio Ferreira
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 422
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://vrartgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Encracker em Sab Nov 11, 2017 7:42 pm

Claudio Ferreira escreveu:Bom dia pessoal,
Alguem poderia me ajudar com essa questão? 
Na minha cena tenho um script MAO e outro ARMA, começa com o script ARMA desabilitado e quando um modelo de mão toca a arma o scripit ARMA é habilitado e entao posso atirar e quando eu aperto um botão ele deixa cair a arma e o modelo de mão volta e desabilita o script MAO, tudo isso funciona, porem continuo atirando mesmo o script desabilitado.

Depois de muita procura na internet achei algo parecido e diziam que tem que usar o RETURN, mas nao sei como usar o RETURN para desabilitar o script

PS. Estou usando uma void e nao esta na void Update

Agradeço se puderem me ajudar, obrigado
vei eu nao li tudo
nem vo
mas pelo que eu pude perceber nesse seu primeiro texto ai
pode estar havendo um conflito

oq eu aconselho a fazer


scrip mao
no player

script arma 
na arma


entende?

caso nao eu posso tirar um tempo e explicar (longo texto) pra vc como vc pode fazer de uma forma beem legal

mas essa e uma dica doque vc pode fazer
avatar
Encracker
Programador

Masculino PONTOS : 1065
REPUTAÇÃO : 83
Idade : 18
Áreas de atuação : Programação C#, Horror Games
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://666hacker666.tumblr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Encracker em Sab Nov 11, 2017 7:43 pm

Encracker escreveu:
Claudio Ferreira escreveu:Bom dia pessoal,
Alguem poderia me ajudar com essa questão? 
Na minha cena tenho um script MAO e outro ARMA, começa com o script ARMA desabilitado e quando um modelo de mão toca a arma o scripit ARMA é habilitado e entao posso atirar e quando eu aperto um botão ele deixa cair a arma e o modelo de mão volta e desabilita o script MAO, tudo isso funciona, porem continuo atirando mesmo o script desabilitado.

Depois de muita procura na internet achei algo parecido e diziam que tem que usar o RETURN, mas nao sei como usar o RETURN para desabilitar o script

PS. Estou usando uma void e nao esta na void Update

Agradeço se puderem me ajudar, obrigado
vei eu nao li tudo
nem vo
mas pelo que eu pude perceber nesse seu primeiro texto ai
pode estar havendo um conflito

oq eu aconselho a fazer


scrip mao
no player

script arma 
na arma


entende?

caso nao eu posso tirar um tempo e explicar (longo texto) pra vc como vc pode fazer de uma forma beem legal

mas essa e uma dica doque vc pode fazer
releia tbm seu script parte por parte...traduzindo cada linda para vc entender
OQ PODE TA CAUSANDO TUDO ISSO

PODE SER UMA SIMPLES E INOFENSIVA

bool


boleanas causam erros enormes quando passam despercebidas
avatar
Encracker
Programador

Masculino PONTOS : 1065
REPUTAÇÃO : 83
Idade : 18
Áreas de atuação : Programação C#, Horror Games
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://666hacker666.tumblr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Claudio Ferreira em Sab Nov 11, 2017 9:25 pm

Encracker escreveu:
Claudio Ferreira escreveu:Bom dia pessoal,
Alguem poderia me ajudar com essa questão? 
Na minha cena tenho um script MAO e outro ARMA, começa com o script ARMA desabilitado e quando um modelo de mão toca a arma o scripit ARMA é habilitado e entao posso atirar e quando eu aperto um botão ele deixa cair a arma e o modelo de mão volta e desabilita o script MAO, tudo isso funciona, porem continuo atirando mesmo o script desabilitado.

Depois de muita procura na internet achei algo parecido e diziam que tem que usar o RETURN, mas nao sei como usar o RETURN para desabilitar o script

PS. Estou usando uma void e nao esta na void Update

Agradeço se puderem me ajudar, obrigado
vei eu nao li tudo
nem vo
mas pelo que eu pude perceber nesse seu primeiro texto ai
pode estar havendo um conflito

oq eu aconselho a fazer


scrip mao
no player

script arma 
na arma


entende?

caso nao eu posso tirar um tempo e explicar (longo texto) pra vc como vc pode fazer de uma forma beem legal

mas essa e uma dica doque vc pode fazer



Erro não esta dando pois esta desativando o script, mas pode ser conflito mesmo, vou colocar o script na arma, valew
avatar
Claudio Ferreira
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 422
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://vrartgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Script continua funcionando mesmo depois de desabilitado

Mensagem por Encracker em Sab Nov 11, 2017 10:11 pm

Claudio Ferreira escreveu:
Encracker escreveu:
Claudio Ferreira escreveu:Bom dia pessoal,
Alguem poderia me ajudar com essa questão? 
Na minha cena tenho um script MAO e outro ARMA, começa com o script ARMA desabilitado e quando um modelo de mão toca a arma o scripit ARMA é habilitado e entao posso atirar e quando eu aperto um botão ele deixa cair a arma e o modelo de mão volta e desabilita o script MAO, tudo isso funciona, porem continuo atirando mesmo o script desabilitado.

Depois de muita procura na internet achei algo parecido e diziam que tem que usar o RETURN, mas nao sei como usar o RETURN para desabilitar o script

PS. Estou usando uma void e nao esta na void Update

Agradeço se puderem me ajudar, obrigado
vei eu nao li tudo
nem vo
mas pelo que eu pude perceber nesse seu primeiro texto ai
pode estar havendo um conflito

oq eu aconselho a fazer


scrip mao
no player

script arma 
na arma


entende?

caso nao eu posso tirar um tempo e explicar (longo texto) pra vc como vc pode fazer de uma forma beem legal

mas essa e uma dica doque vc pode fazer



Erro não esta dando pois esta desativando o script, mas pode ser conflito mesmo, vou colocar o script na arma, valew
de nada
passa aqui para mostrar resultados ok

vlw
avatar
Encracker
Programador

Masculino PONTOS : 1065
REPUTAÇÃO : 83
Idade : 18
Áreas de atuação : Programação C#, Horror Games
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://666hacker666.tumblr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum