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[TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Qua Nov 01, 2017 7:34 pm

Fiz esse tutoria de como criar um HUD multiplayer personalizável já que a que vem padrão da unity não é personalizável
e não fica muito legal nos games;

Então:
você crie um canvas com Um botão para criar o HOST, outro para conectar em um host , e um InputField para o usuario colocar o IP;
nesse inputfield você coloca como nome padrão : "localhost";

crie um objeto vazio e adicione nele um NetworkManagerHUD e deixe-o desativado e adicione nesse mesmo objeto esse script abaixo;
agora é só configurar os OnClick's dos botões nas respectivas voids e configurar as variaveis strings do script para os nomes em que você colocou ao criar esses objetos;

Script:


Testei e para mim está tudo funcional na unity 5.6.2
. Ele deve ter o nome: NetworkHUD
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.Networking;
using UnityEngine.UI;

public class NetworkHUD : NetworkManager
{
    public string NameInputFieldIP; // coloque o nome do input field em que o usuario escreverá o IP;
    public string NameButtonStartHost; // coloque o nome do botão que você criou para criar o server;
    public string NameButtonJoinGame; // coloque o nome do botão que você criou para conectar em um HOST já criado;
    public string NameButtonDisconnect; // vai na sua cena de game online e crie um botão para desconectar o player do HOST e coloque o nome dele aqui;

    public void StartupHost()//chame essa void no ONCLICK do botão que que cria o host(o mesmo que tu setou o nome no NameButtonStartHost)
    {
        SetPort();
        NetworkManager.singleton.StartHost();
    }
    public void JoinGame()//chame essa void no botão que conecta no host já criado(o mesmo que tu setou o nome no NameButtonJoinGame)
    {
        SetIPAddress();
        SetPort();
        NetworkManager.singleton.StartClient();
    }
    void SetIPAddress()
    {
        string ipAddress = GameObject.Find(NameInputFieldIP).transform.Find("Text").GetComponent<Text>().text;
        NetworkManager.singleton.networkAddress = ipAddress;
    }

    void SetPort()
    {
        NetworkManager.singleton.networkPort = 7777;
    }

    void OnLevelWasLoaded(int level)
    {
        if(level == 0)
        {
            SetupMenuSceneButton();
        }else{
            SetupOtherSceneButton();
        }
    }
    void SetupMenuSceneButton()
    {
        GameObject.Find(NameButtonStartHost).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
        GameObject.Find(NameButtonStartHost).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(StartupHost);

        GameObject.Find(NameButtonJoinGame).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
        GameObject.Find(NameButtonJoinGame).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(JoinGame);
    

    }

    void SetupOtherSceneButton()
    {
        GameObject.Find(NameButtonDisconnect).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
        GameObject.Find(NameButtonDisconnect).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(NetworkManager.singleton.StopHost);
    

    }
    


}

O basico é esse mas você pode ir personalizando a GUI depois obtendo um resultado melhor do que o HUD da unity;

//
Explicando...:

Basicamente;
a void StartupGame cria o server
a void JoinGame conecta no server
e as outras voids pegam e transmitem informações que possibilitam o uso dessas duas




Última edição por Phph09 em Qui Nov 02, 2017 11:05 am, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Callyde Jr em Qui Nov 02, 2017 6:16 am

Bom muito bom.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Qui Nov 02, 2017 1:08 pm

vlw.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por fecirineu em Qui Nov 02, 2017 5:58 pm

@Phph09 escreveu:
Fiz esse tutoria de como criar um HUD multiplayer personalizável já que a que vem padrão da unity não é personalizável
e não fica muito legal nos games;

Então:
você crie um canvas com Um botão para criar o HOST, outro para conectar em um host , e um InputField para o usuario colocar o IP;
nesse inputfield você coloca como nome padrão : "localhost";

crie um objeto vazio e adicione nele um NetworkManagerHUD e deixe-o desativado e adicione nesse mesmo objeto esse script abaixo;
agora é só configurar os OnClick's dos botões nas respectivas voids e configurar as variaveis strings do script para os nomes em que você colocou ao criar esses objetos;

Script:


Testei e para mim está tudo funcional na unity 5.6.2
. Ele deve ter o nome: NetworkHUD
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.Networking;
using UnityEngine.UI;

public class NetworkHUD : NetworkManager
{
    public string NameInputFieldIP; // coloque o nome do input field em que o usuario escreverá o IP;
    public string NameButtonStartHost; // coloque o nome do botão que você criou para criar o server;
    public string NameButtonJoinGame; // coloque o nome do botão que você criou para conectar em um HOST já criado;
    public string NameButtonDisconnect; // vai na sua cena de game online e crie um botão para desconectar o player do HOST e coloque o nome dele aqui;

    public void StartupHost()//chame essa void no ONCLICK do botão que que cria o host(o mesmo que tu setou o nome no NameButtonStartHost)
    {
        SetPort();
        NetworkManager.singleton.StartHost();
    }
    public void JoinGame()//chame essa void no botão que conecta no host já criado(o mesmo que tu setou o nome no NameButtonJoinGame)
    {
        SetIPAddress();
        SetPort();
        NetworkManager.singleton.StartClient();
    }
    void SetIPAddress()
    {
        string ipAddress = GameObject.Find(NameInputFieldIP).transform.Find("Text").GetComponent<Text>().text;
        NetworkManager.singleton.networkAddress = ipAddress;
    }

    void SetPort()
    {
        NetworkManager.singleton.networkPort = 7777;
    }

    void OnLevelWasLoaded(int level)
    {
        if(level == 0)
        {
            SetupMenuSceneButton();
        }else{
            SetupOtherSceneButton();
        }
    }
    void SetupMenuSceneButton()
    {
        GameObject.Find(NameButtonStartHost).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
        GameObject.Find(NameButtonStartHost).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(StartupHost);

        GameObject.Find(NameButtonJoinGame).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
        GameObject.Find(NameButtonJoinGame).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(JoinGame);
    

    }

    void SetupOtherSceneButton()
    {
        GameObject.Find(NameButtonDisconnect).GetComponent<Button>().onClick.RemoveAllListeners();
        GameObject.Find(NameButtonDisconnect).GetComponent<Button>().onClick.AddListener(NetworkManager.singleton.StopHost);
    

    }
    


}

O basico é esse mas você pode ir personalizando a GUI depois obtendo um resultado melhor do que o HUD da unity;

//
Explicando...:

Basicamente;
a void StartupGame cria o server
a void JoinGame conecta no server
e as outras voids pegam e transmitem informações que possibilitam o uso dessas duas




RECOMENDO POR UMAS IMAGENS PARA ILUSTRAR DO QUE ESTÁ SENDO RETRATADO. OU ATÉ MESMO SE POSSÍVEL UMA VIDEO AULA Piscadinha 

mais parabens! pela iniciativa.. Tenho certeza que vai ajudar a muitos!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Qui Nov 02, 2017 5:59 pm

qual site para hospedar imagens você recomenda melhor para por aqui no forum?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Fagner em Qui Nov 02, 2017 6:45 pm

@Phph09 escreveu:qual site para hospedar imagens você recomenda melhor para por aqui no forum?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Qui Nov 02, 2017 6:54 pm

[TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel TdSe8yS

Essa imagem acima é como ficou um HUD que eu fiz

[TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel BUJ0gJo

Essa agora acima é da configuração na unity;

[TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel KdfSgnm
  E essa agora acima é do HUD padrão da unity:

vlw fagner;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Callyde Jr em Sab Nov 04, 2017 7:52 am

Estava usando quiesse script mais nao consigo linkar a scene para que o Player apareça la ele aparece no mesmo mapa de criar o serve?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Sab Nov 04, 2017 8:45 am

verifique se as duas cenas estão setadas no build settings!

pois ambas as senas cenas devem estar colocadas no build settings.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Callyde Jr em Dom Nov 05, 2017 6:52 am

Blz, nao estou conseguindo spawnar o Player em um local específico ele não cai em um terreno
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Dom Nov 05, 2017 8:46 am

vai na sua cena online joga o player na cena, coloca ele na posição desejada e dá um Apply no prefab dele.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Callyde Jr em Dom Nov 05, 2017 9:55 am

Poxa nem pensei nisso obg.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Callyde Jr em Qui Nov 09, 2017 1:46 pm

Criando um objeto tipo um spaw colocando nele o NetworkStartPosition ele vai instanciar onde voce quiser
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por glauco em Qui Nov 09, 2017 4:09 pm

eu nao conseguir fazer direito,eu copiei o script e fiz o canvas certinho,mas eu nao consegui progredir..
eu fiquei perdido,vc poderia fazer um tutorial mais explicativo.
exemplo grava a tela do seu pc(esse programa e bom "oCam").
me ajudaria bastante e tbm muitos que estao acostumados com esse tipo de tutorial Surprised
DUVIDA! TEM COMO FAZER ISSO PARA ANDROID ,O JOGADOR CONECTA PELO bluetooth OU PELO WIFI?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Qui Nov 09, 2017 4:14 pm

Meu pc quebrou. Mas quando logo quando consertar eu gravo um video.
Este tutorial é somente uma extensão do networkHUD da unity e funciona em LocalPlayer ou seja somente será conectado aqueles que possuir a MESMA versão do seu jogo e ainda estar conectados na MESMA internet.

Não sei se funciona com Bluetooth.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por glauco em Qui Nov 09, 2017 4:57 pm

@Phph09 escreveu:Meu pc quebrou. Mas quando logo quando consertar eu gravo um video.
Este tutorial é somente uma extensão do networkHUD da unity e funciona em LocalPlayer ou seja somente será conectado aqueles que possuir a MESMA versão do seu jogo e ainda estar conectados na MESMA internet.

Não sei se funciona com Bluetooth.
hmmm deve dar pelo wifi pq tem muitos jogos que sao conectados assim.
eu estou esperando obgd vlw!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Qua Nov 15, 2017 10:35 am

TUTORIAL EM VÍDEO + SCRIPT PARA MOVIMENTAÇÃO SIMPLES DO PLAYER;




VÍDEO:



SOBRE O SCRIPT...:

script utilizado para movimentação:





[esse script não tem a checagem if(!islocalplayer) POR ISSO QUE AMBOS OS PLAYERS ERAM CONTROLADOS]...





SCRIPT:


Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class PlayerBehaviour : MonoBehaviour {

    public float speed = 10.0f;
    private Vector3 directionInput;
    private Rigidbody myRigidbody;


    void Start () {
        myRigidbody = GetComponent<Rigidbody>();
    }
    
    void Update () {
        directionInput.x = Input.GetAxis("Horizontal");
        directionInput.z = Input.GetAxis("Vertical");
    }
    void FixedUpdate()
    {
        if(directionInput != Vector3.zero)
        {
            directionInput.y = myRigidbody.velocity.y;
            myRigidbody.velocity = directionInput * speed;

        }else{
            myRigidbody.velocity = new Vector3(0,myRigidbody.velocity.y,0);
        }
    }
}



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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Callyde Jr em Sex Dez 29, 2017 1:48 pm

Como posso fazer esse Hud para Unet?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Sex Dez 29, 2017 6:56 pm

Eae mano!
o que que você realmente quer fazer?
Pois esse Hud já é do Unet;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Callyde Jr em Sex Dez 29, 2017 9:08 pm

Estou fazendo um igual a esse maise global como esse Tutorial
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Mensagem por Phph09 em Seg Jan 22, 2018 9:04 am

Pesquise por:

NetworkManager.singleton.

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Networking.NetworkManager-singleton.html

apartir dela você pode chamar as outras opções tipo:

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Networking.NetworkManager.html

nele temo MatchOn, MatchConnection, MaxConnections;
Etc;

Soh ir dando uma olhada nas opções;
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um HUD MULTIPLAYER personalizavel

Mensagem por Phph09 em Sab Jan 27, 2018 9:02 pm

@Callyde Jr escreveu:Estou fazendo um igual a esse maise global como esse Tutorial

Achei exatamente o que você queria:

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/Networking.Match.NetworkMatch.html
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