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[TUTORIAL] AI simples inimiga

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TUTORIAL [TUTORIAL] AI simples inimiga

Mensagem por GloryGames em Ter Abr 25, 2017 9:47 am

Bom dia, hj venho trazer um script de AI simples do inimigo, mas inteligente.
O script estará um pouco explicado e será simples, mas quem estiver com duvidas pode dizer que eu erei responder.

Script Inimigo:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(UnityEngine.AI.NavMeshAgent))]
public class Inimigo : MonoBehaviour {


        // crie um script com o nome Inimgio
        // meta este script no seu inimigo
        // crie uma nova tag com o nome "Inimigo"


 private GameObject player;
 private UnityEngine.AI.NavMeshAgent navMesh;
 private int vida = 100; //vida do inimigo
 private bool podeAtacar;


 void Awake(){
 transform.tag = "Inimigo"; //isto irá por a tag Inimigo no seu inimigo automaticamente
 }

 void Start () {
 player = GameObject.FindWithTag ("Player"); // irá procurar o seu player
 navMesh = GetComponent<UnityEngine.AI.NavMeshAgent> ();
 podeAtacar = true;

 }


 void Update (){
 navMesh.destination = player.transform.position; // o inimigo irá mover-se até a posição do inimigo
 if (Vector3.Distance (transform.position, player.transform.position) < 1.5f){ // se o inimigo estiver a menos de 1.5 do player ele era iniciar o Atacar
 Atacar();
 }
 if (Input.GetKey (KeyCode.C)) { //se o player estiver a menos de 2 do inimigo e clicar na tecla C o inimigo fica com menos 50 pontos de vida
 if (Vector3.Distance (transform.position, player.transform.position) < 2) {
 vida -= 50;
 }
 }

 if (vida <= 0) { // se a vida do inimigo for menor ou igual a 0 ele ira auto-destruir-se
 Destroy (gameObject);
 }
 

 }
 void Atacar(){ // isto é a void Atacar, quando iniciada o player sofre 20 pontos de dano
 if (podeAtacar == true) {
 StartCoroutine ("TempoDeAtaque");
 player.GetComponent<Jogador> ().vidaAtual -= 20; // aqui pode alterar o dano do personagem
 }
 }

 IEnumerator TempoDeAtaque(){ // isto é o tempo em que o inimigo espera entre cada ataque
 podeAtacar = false;
 yield return new WaitForSeconds (1); //nesta linha pode alterar o tempo
 podeAtacar = true;
 }

}


Script do Jogador 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine.UI;

public class Jogador : MonoBehaviour {

         // criar um script com o nome Jogador
        // colocar este script no seu jogador


 public float vidaAtual;

 void Awake(){
 transform.tag = "Player"; //isto irá por a tag Player no seu jogador
 }
 
 
 void Update () {
 if (vidaAtual <= 0) { //se a vida do seu Player ficar igual ou menor que 0 irá carregar a cena "Morte"
 SceneManager.LoadScene ("Morte");
 }
 }
 
}

Espero que tenham gostado.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI simples inimiga

Mensagem por GloryGames em Ter Abr 25, 2017 9:52 am

Esqueci de dizer que é preciso fazer o seguinte: 
Ir a navigation > Bake (botao superior) > Bake (botao inferior direito)

e acrescentar um novo componente no seu inimigo. Nav Mesh Agent

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI simples inimiga

Mensagem por dstaroski em Ter Abr 25, 2017 9:53 am

GloryGames escreveu:Bom dia, hj venho trazer um script de AI simples do inimigo, mas inteligente.
O script estará um pouco explicado e será simples, mas quem estiver com duvidas pode dizer que eu erei responder.

Script Inimigo:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(UnityEngine.AI.NavMeshAgent))]
public class Inimigo : MonoBehaviour {


        // crie um script com o nome Inimgio
        // meta este script no seu inimigo
        // crie uma nova tag com o nome "Inimigo"


 private GameObject player;
 private UnityEngine.AI.NavMeshAgent navMesh;
 private int vida = 100; //vida do inimigo
 private bool podeAtacar;


 void Awake(){
 transform.tag = "Inimigo"; //isto irá por a tag Inimigo no seu inimigo automaticamente
 }

 void Start () {
 player = GameObject.FindWithTag ("Player"); // irá procurar o seu player
 navMesh = GetComponent<UnityEngine.AI.NavMeshAgent> ();
 podeAtacar = true;

 }


 void Update (){
 navMesh.destination = player.transform.position; // o inimigo irá mover-se até a posição do inimigo
 if (Vector3.Distance (transform.position, player.transform.position) < 1.5f){ // se o inimigo estiver a menos de 1.5 do player ele era iniciar o Atacar
 Atacar();
 }
 if (Input.GetKey (KeyCode.C)) { //se o player estiver a menos de 2 do inimigo e clicar na tecla C o inimigo fica com menos 50 pontos de vida
 if (Vector3.Distance (transform.position, player.transform.position) < 2) {
 vida -= 50;
 }
 }

 if (vida <= 0) { // se a vida do inimigo for menor ou igual a 0 ele ira auto-destruir-se
 Destroy (gameObject);
 }
 

 }
 void Atacar(){ // isto é a void Atacar, quando iniciada o player sofre 20 pontos de dano
 if (podeAtacar == true) {
 StartCoroutine ("TempoDeAtaque");
 player.GetComponent<Jogador> ().vidaAtual -= 20; // aqui pode alterar o dano do personagem
 }
 }

 IEnumerator TempoDeAtaque(){ // isto é o tempo em que o inimigo espera entre cada ataque
 podeAtacar = false;
 yield return new WaitForSeconds (1); //nesta linha pode alterar o tempo
 podeAtacar = true;
 }

}


Script do Jogador 
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
using UnityEngine.UI;

public class Jogador : MonoBehaviour {

         // criar um script com o nome Jogador
        // colocar este script no seu jogador


 public float vidaAtual;

 void Awake(){
 transform.tag = "Player"; //isto irá por a tag Player no seu jogador
 }
 
 
 void Update () {
 if (vidaAtual <= 0) { //se a vida do seu Player ficar igual ou menor que 0 irá carregar a cena "Morte"
 SceneManager.LoadScene ("Morte");
 }
 }
 
}

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