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[TUTORIAL] AI Points SIMPLES

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TUTORIAL [TUTORIAL] AI Points SIMPLES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Dez 28, 2014 3:04 pm

Este script é um sistema de AI points simples, o inimigo ou objeto que tiver este script vai seguir os AI points na sequencia que foram linkados na variavel, e depois vai voltar pelo mesmo caminho que veio, e ficará em loop


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
 public Transform[] wayPoints;
 public float speed;//Velocidade de movimentaçao
 private int currentWayPoint;//waypoint atual
 private bool voltar;
 void Start (){
 voltar = false;
 }
 void Update () {
 if(currentWayPoint < wayPoints.Length){
 Vector3 target = wayPoints[currentWayPoint].position;//posicoes dos waypoints
 transform.LookAt(target);//olha na direcao desses waypoints
 transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,target,speed * Time.deltaTime);//caminha na velocidade determinada para os waypoints
 //quando chega no waypoint 0 é acrescentado mais 1 waypoint e o objeto segue para ele e assim tambem para os outros os outros...
 if(transform.position == target){
 if(voltar == false){
 currentWayPoint++;
 }else if(voltar == true){
 currentWayPoint--;
 }
 }
 if(currentWayPoint == wayPoints.Length-1){
 voltar = true;
 }
 if(currentWayPoint == 0){
 voltar = false;
 }
 }
 }
}



Também tem este outro script que faz o inimigo ou o objeto que contem o script, ficar andando aleatoriamente entre os AIPoints que você linkou nas variaveis


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
 public Transform[] AIPoints;
 public float velocidadeDeMovimento = 5;
 private int AIpoitAtual;
 private float distanciaDoJogador;
 void Update () {
 if(AIpoitAtual < AIPoints.Length){
 Vector3 target = AIPoints[AIpoitAtual].position;//posicoes dos waypoints
 transform.LookAt(target);//olha na direcao desses waypoints
 transform.position = Vector3.MoveTowards(transform.position,target,velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime);
 if(transform.position == target){
 AIpoitAtual = Random.Range (0,AIPoints.Length);  
 }
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Points SIMPLES

Mensagem por alemaopessoa em Seg Ago 29, 2016 9:37 pm

MarcosSchultz escreveu:Este script é um sistema de AI points simples, o inimigo ou objeto que tiver este script vai seguir os AI points na sequencia que foram linkados na variavel, e depois vai voltar pelo mesmo caminho que veio, e ficará em loop

alguem poderia me explicar em um passo a passo como linkar esses "AI Points" ?  sou bem novato em criação de games, portanto, ainda nao sei muito.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Points SIMPLES

Mensagem por Stipp em Seg Ago 29, 2016 9:47 pm

Os wayPoints vão ser os locais onde o objeto vai passar.
Para linkar é só colocar o tamanho (vermelho) e depois arrastar os Transforms das localizações para as posições (Verde):


Caso não saiba criar uma localização é fácil, é só criar um transform e colocar na parte do seu mapa que você quer que o objeto passe.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Points SIMPLES

Mensagem por alemaopessoa em Seg Ago 29, 2016 10:25 pm

agora sim deu certo. valew brother!

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