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[TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Fev 16, 2017 6:49 pm

Olá galera, a pedidos, elaborei este tutorial explicando como fazer um sistema de plataformas que seguem rotas, com várias opções para configurar o sistema :D

Vídeo:




Script utilizado:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Plataforma : MonoBehaviour {

 public GameObject[] locais;
 public int destinoInicial = 0;
 public float velocidade = 10;
 public bool comecarInvertido;
 public bool reiniciarSequencia;

 int localAtual = 0;
 bool inverter = false;

 void Start () {
 if (destinoInicial < locais.Length) {
 localAtual = destinoInicial;
 } else {
 localAtual = 0;
 }
 //
 if (comecarInvertido == true) {
 inverter = true;
 }
 }

 void Update () {
 if (inverter == false) {
 if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {
 if (localAtual < locais.Length - 1) {
 localAtual++;
 } else {
 if (reiniciarSequencia == true) {
 localAtual = 0;
 } else {
 inverter = true;
 }
 }
 }
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);
 } else {
 if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {
 if (localAtual > 0) {
 localAtual--;
 } else {
 if (reiniciarSequencia == true) {
 localAtual = locais.Length -1;
 } else {
 inverter = false;
 }
 }
 }
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por AndyShow em Sex Fev 17, 2017 4:01 am

Top...Sistema Bem Bolado!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por Blue Ark em Dom Fev 19, 2017 6:32 pm

Muito bom! estou fazendo meu sistema de pedestres na cidade la pra meu jogo de caminhão.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por iahGod em Qui Abr 13, 2017 3:17 pm

@MarcosSchultz escreveu:Olá galera, a pedidos, elaborei este tutorial explicando como fazer um sistema de plataformas que seguem rotas, com várias opções para configurar o sistema :D

Vídeo:




Script utilizado:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Plataforma : MonoBehaviour {

 public GameObject[] locais;
 public int destinoInicial = 0;
 public float velocidade = 10;
 public bool comecarInvertido;
 public bool reiniciarSequencia;

 int localAtual = 0;
 bool inverter = false;

 void Start () {
 if (destinoInicial < locais.Length) {
 localAtual = destinoInicial;
 } else {
 localAtual = 0;
 }
 //
 if (comecarInvertido == true) {
 inverter = true;
 }
 }

 void Update () {
 if (inverter == false) {
 if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {
 if (localAtual < locais.Length - 1) {
 localAtual++;
 } else {
 if (reiniciarSequencia == true) {
 localAtual = 0;
 } else {
 inverter = true;
 }
 }
 }
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);
 } else {
 if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {
 if (localAtual > 0) {
 localAtual--;
 } else {
 if (reiniciarSequencia == true) {
 localAtual = locais.Length -1;
 } else {
 inverter = false;
 }
 }
 }
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);
 }
 }
}


Nice, mas como eu faço para que o player ande junto com a plataforma?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por Weslley em Qui Abr 13, 2017 5:33 pm

Você pode fazer o player virar filho da plataforma
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Abr 14, 2017 7:11 pm

Pode fazer isto que o weslley disse ou utilizar alguma Joint da Unity, tipo CharacterJoint, ou HingeJoint
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por iahGod em Sex Abr 14, 2017 11:35 pm

Hum entendi, mas no caso eu tenho que fazer ele virar filho via script quando ele estiver em cima certo?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 19, 2017 12:40 am

iagokennedyy escreveu:Hum entendi, mas no caso eu tenho que fazer ele virar filho via script quando ele estiver em cima certo?

Se usar Joints não
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por Joao07 em Sex Out 06, 2017 2:00 pm

marcos da pra fazer tipo um gps ? quando o carro anda uma marca de gps anda conforme o carro ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por dkrazor em Sex Jul 06, 2018 3:57 pm

@MarcosSchultz escreveu:Olá galera, a pedidos, elaborei este tutorial explicando como fazer um sistema de plataformas que seguem rotas, com várias opções para configurar o sistema :D

Vídeo:




Script utilizado:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Plataforma : MonoBehaviour {

 public GameObject[] locais;
 public int destinoInicial = 0;
 public float velocidade = 10;
 public bool comecarInvertido;
 public bool reiniciarSequencia;

 int localAtual = 0;
 bool inverter = false;

 void Start () {
 if (destinoInicial < locais.Length) {
 localAtual = destinoInicial;
 } else {
 localAtual = 0;
 }
 //
 if (comecarInvertido == true) {
 inverter = true;
 }
 }

 void Update () {
 if (inverter == false) {
 if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {
 if (localAtual < locais.Length - 1) {
 localAtual++;
 } else {
 if (reiniciarSequencia == true) {
 localAtual = 0;
 } else {
 inverter = true;
 }
 }
 }
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);
 } else {
 if (Vector3.Distance (transform.position, locais [localAtual].transform.position) < 0.1f) {
 if (localAtual > 0) {
 localAtual--;
 } else {
 if (reiniciarSequencia == true) {
 localAtual = locais.Length -1;
 } else {
 inverter = false;
 }
 }
 }
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, locais [localAtual].transform.position, velocidade*Time.deltaTime);
 }
 }
}


Fazer o Player ficar em cima da plataforma sem cair:  Shocked

1 - Crie uma TAG chamada "Plataforma" e adicione na plataforma
2 - Adicione um Box collider (is Trigger) e deixe um pouco a cima do top da plataforma.

[TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS Uc?id=1DEIYsDoAheyfpuDoTHXRnA7nE8666I7H

3 - Crie um novo script chamado PlayerSubirPlataforma.cs e adicione ao seu Player:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

//############################################
// Player - se mover juntos com plataformas móveis
//############################################

public class PlayerSubirPlataforma : MonoBehaviour {


// enquanto estiver em colisão com outro (plataforma)
 void OnTriggerStay(Collider other){

 if(other.tag == "Plataforma"){

 transform.parent = other.transform;

 }
 }

// quando sair da colisão com a plataforma
 void OnTriggerExit(Collider other){

 if(other.tag == "Plataforma"){
 
 transform.parent = null;

 }
 }




}// fim da classe


Código C# convertido da Fonte:

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por edvanmelo em Ter Mar 26, 2019 11:32 pm

Show esse tutorial e é exatamente o que estou fazendo aqui no meu projeto. Porém, como eu poderia controlar a ida a cada ponto com o touch? Tipo, ele fica parado no ponto A, para ir ao ponto B teria que tocar em cima do Objeto (Cubo), para ir ao C toca no Objeto (cubo) e assim ficar no loop em quantos pontos eu tiver na cena, sempre tocando no objeto para ele se mover para o próximo ponto.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5- Sistema de PLATAFORMAS COM ROTAS

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Mar 29, 2019 4:54 am

@edvanmelo escreveu:Show esse tutorial e é exatamente o que estou fazendo aqui no meu projeto. Porém, como eu poderia controlar a ida a cada ponto com o touch? Tipo, ele fica parado no ponto A, para ir ao ponto B teria que tocar em cima do Objeto (Cubo), para ir ao C toca no Objeto (cubo) e assim ficar no loop em quantos pontos eu tiver na cena, sempre tocando no objeto para ele se mover para o próximo ponto.

Olá, seria possível criar um tópico específico para a sua dúvida? 

Esse sistema requer um certo código personalizado, mas bem simples. Se criar um tópico para essa sua dúvida, posso fazer um código para resolver o problema.
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