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[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 27, 2016 4:12 pm

Olá pessoal, fiz este tutorial explicando alguns princípios básicos de um jogo estilo angry birds na Unity, e montei um sistema simples Very Happy

Vídeo explicativo: 



Script do estilingue:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Lancador : MonoBehaviour {

 public GameObject passaro;
 public float forca = 15, distanciaMax = 3;
 Vector3 posicMouse;
 GameObject instanciaTemp;
 bool instanciou = false;

 void Update () {
 if (Input.GetMouseButton (0)) {
 posicMouse = Camera.main.ScreenPointToRay (Input.mousePosition).GetPoint (0);
 posicMouse.z = transform.position.z;
 if (instanciou == false) {
 instanciou = true;
 instanciaTemp = Instantiate (passaro, posicMouse, transform.rotation) as GameObject;
 instanciaTemp.GetComponent<Rigidbody2D> ().isKinematic = true;
 }
 if (Vector3.Distance (transform.position, posicMouse) < distanciaMax) {
 instanciaTemp.transform.position = posicMouse;
 } else {
 Vector3 lugarCorreto = transform.position + (posicMouse - transform.position).normalized * distanciaMax;
 instanciaTemp.transform.position = lugarCorreto;
 }
 }

 if (Input.GetMouseButtonUp (0) && instanciou == true) {
 Vector3 direcao = transform.position - instanciaTemp.transform.position;
 instanciaTemp.GetComponent<Rigidbody2D> ().isKinematic = false;
 instanciaTemp.GetComponent<Rigidbody2D> ().AddForce (direcao * forca, ForceMode2D.Impulse);
 instanciou = false;
 instanciaTemp = null;
 }
 }
}


Script do porco:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Porco : MonoBehaviour {

 public float velocidadeParaDano = 1, hitMaximos = 2;
 float hitsCorrentes;

 void Start () {
 hitsCorrentes = hitMaximos;
 }

 void OnCollisionEnter2D (Collision2D collision) {
 if (collision.relativeVelocity.sqrMagnitude > (velocidadeParaDano * velocidadeParaDano)) {
 hitsCorrentes--;
 }
 if (hitsCorrentes <= 0) {
 Destroy (gameObject);
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS

Mensagem por AndyShow em Ter Set 27, 2016 4:46 pm

Da Hora...vou Testar Depois! Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS

Mensagem por lastroundiniz em Dom Abr 16, 2017 11:30 pm

Marcos

Antes de mais nada obrigado! Estou iniciando agora e aprendendo bastante com suas vídeo aulas e fórum.

Sei que já faz um tempo que publicou o tutorial mas se você ou alguém pudesse me ajudar com um projeto que tenho aqui, ficaria muito grato.

Notei que no vídeo o lançamento e queda do projétil (pássaro) já possuem um comportamento físico definido, até onde entendi isso acontece devido à influência que o recurso "isKinematic" exerce sob o objeto.
Preciso de algo um pouco mais "independente", definir minha própria física de lançamento oblíquo e fazer o projétil quicar quando colidir com outro ou com o solo (famoso efeito bounce).

Alguém possui alguma dica para que eu consiga criar esses efeitos (não tenho certeza, mas me parece que vou ter que trabalhar com o isKinematic sempre true)?
Idea Preciso de uma luz haha Idea


Obs: se esse não for o canal ideal para esse tipo de pergunta, sintam-se no dever de excluí-la e/ou ignorá-la.

lastroundiniz
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema básico de jogo estilo ANGRY BIRDS

Mensagem por AndyShow em Seg Abr 17, 2017 5:22 am

Olá...Bem Vindo ao Fórum!

Pra vc Criar um Efeito Tipo "Bounce" em qualquer Objeto Físico na Unity vc Precisa Configurar os Materiais  
Crie um Novo Material de Física:


Agora Configure esse Material Parecido com isso:


Depois Coloque esse Material de Física em um Objeto com Collider Qualquer (Lembrando que esse Colider precisa ter um Componente RigidBody)

isso é só um Exemplo vc pode Configurar esse Material ao seu Gosto!
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