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[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

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TUTORIAL [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 07, 2016 5:09 pm

Este sistema está para download gratuito neste vídeo:








Mas se mesmo assim quiser seguir o tutorial, veja o resto do tópico abaixo Very Happy
______________________________________________________________________________________________________________

Olá galera, montei este sistema completo de portas e chaves, com seleção de giro e tudo mais. é IMPORTANTÍSSIMO ver o vídeo.

Vídeo: 




Script (Chaves) que vai no seu jogador
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;

public class Chaves : MonoBehaviour {
 [HideInInspector] public List<int> ChavesDoJogador = new List<int>();
 void Awake(){
 if (transform.gameObject.tag != "Player") {
 transform.gameObject.tag = "Player";
 }
 }
}



Script (Porta) que vai na sua porta
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using System;

[Serializable]
public class SonsDaPorta{
 public AudioClip somAbrir;
 [Range(0.5f,3.0f)] public float velSomAbrir = 1;
 [Space(7)]
 public AudioClip somFechar;
 [Range(0.5f,3.0f)] public float velSomFechar = 1;
 [Space(15)]
 public AudioClip somTrancada;
 public AudioClip somDestrancar;
}

[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class Porta : MonoBehaviour {
 public int IDPorta = 0;
 public enum EstadoInic {Aberta90, Fechada00, Trancada};
 public EstadoInic EstadoInicial = EstadoInic.Fechada00;
 public enum TipoDeRotacao {RodarEmX, RodarEmY, RodarEmZ};
 public TipoDeRotacao Rotacao = TipoDeRotacao.RodarEmY;
 public KeyCode TeclaAbrir = KeyCode.E;
 [Range(0.0f,150.0f)] public float grausDeGiro = 90.0f;
 [Range(0.1f,10.0f)] public float velocidadeDeGiro = 5, distanciaDaPorta = 3;
 public bool inverterGiro = false;
 public Text TextoTrancado;
 [Range(0.1f,4.0f)]public float tempoTexto = 1;
 public SonsDaPorta Sons;
 //
 [Header("Ponto de proximidade opcional")][Space(15)]
 public GameObject PontoDeProximidade;
 //
 Vector3 rotacaoInicial;
 float giroAtual, giroAlvo;
 GameObject Jogador;
 bool estaFechada, estaTrancada;
 AudioSource emissorSom;
 Chaves listaDeChaves;

 void Start () {
 rotacaoInicial = transform.eulerAngles;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 if (Jogador != null) {
 listaDeChaves = Jogador.GetComponent<Chaves> ();
 }
 emissorSom = GetComponent<AudioSource> ();
 emissorSom.playOnAwake = false;
 emissorSom.loop = false;
 if (TextoTrancado != null) {
 TextoTrancado.enabled = false;
 }
 switch (EstadoInicial) {
 case EstadoInic.Fechada00:
 estaFechada = true;
 estaTrancada = false;
 giroAlvo = 0.0f;
 giroAtual = 0.0f;
 break;
 case EstadoInic.Aberta90:
 estaFechada = false;
 estaTrancada = false;
 if (inverterGiro == true) {
 giroAtual = grausDeGiro;
 giroAlvo = grausDeGiro;
 } else {
 giroAtual = -grausDeGiro;
 giroAlvo = -grausDeGiro;
 }
 break;
 case EstadoInic.Trancada:
 estaFechada = true;
 estaTrancada = true;
 giroAlvo = 0.0f;
 giroAtual = 0.0f;
 break;
 }
 }

 void Update () {
 if (Jogador != null && listaDeChaves != null) {
 ControlarPorta ();
 GirarObjeto ();
 }
 }

 void ChecarSeTemAChave(){
 bool temAChave = false;
 for (int x = 0; x < listaDeChaves.ChavesDoJogador.Count; x++) {
 if (listaDeChaves.ChavesDoJogador [x] == IDPorta) {
 temAChave = true;
 }
 }
 if (temAChave == true) {
 estaTrancada = false;
 if (Sons.somDestrancar != null) {
 emissorSom.pitch = 1;
 emissorSom.clip = Sons.somDestrancar;
 emissorSom.PlayOneShot (emissorSom.clip);
 }
 } else {
 if (Sons.somTrancada != null) {
 emissorSom.pitch = 1;
 emissorSom.clip = Sons.somTrancada;
 emissorSom.PlayOneShot (emissorSom.clip);
 }
 StartCoroutine ("MensagemNaTela");
 }
 }

 void ControlarPorta(){
 Vector3 localDeChecagem;
 if (PontoDeProximidade != null) {
 localDeChecagem = PontoDeProximidade.transform.position;
 } else {
 localDeChecagem = transform.position;
 }
 if (Vector3.Distance (Jogador.transform.position, localDeChecagem) < distanciaDaPorta) {
 if (Input.GetKeyDown (TeclaAbrir) && estaTrancada == false) {
 estaFechada = !estaFechada;
 //
 if (estaFechada == false) {
 if (Sons.somAbrir != null) {
 emissorSom.pitch = Sons.velSomAbrir;
 emissorSom.clip = Sons.somAbrir;
 emissorSom.PlayOneShot (emissorSom.clip);
 }
 if (inverterGiro == true) {
 giroAlvo = grausDeGiro;
 } else {
 giroAlvo = -grausDeGiro;
 }
 } else {
 if (Sons.somFechar != null) {
 emissorSom.pitch = Sons.velSomFechar;
 emissorSom.clip = Sons.somFechar;
 emissorSom.PlayOneShot (emissorSom.clip);
 }
 if (inverterGiro == true) {
 giroAlvo = 0.0f;
 } else {
 giroAlvo = 0.0f;
 }
 }
 }
 if (Input.GetKeyDown (TeclaAbrir) && estaTrancada == true) {
 ChecarSeTemAChave ();
 }
 }
 giroAtual = Mathf.Lerp (giroAtual, giroAlvo, Time.deltaTime * velocidadeDeGiro);
 }

 void GirarObjeto(){
 switch (Rotacao) {
 case TipoDeRotacao.RodarEmX:
 transform.eulerAngles = new Vector3 (rotacaoInicial.x + giroAtual, rotacaoInicial.y, rotacaoInicial.z);
 break;
 case TipoDeRotacao.RodarEmY:
 transform.eulerAngles = new Vector3 (rotacaoInicial.x, rotacaoInicial.y + giroAtual, rotacaoInicial.z);
 break;
 case TipoDeRotacao.RodarEmZ:
 transform.eulerAngles = new Vector3 (rotacaoInicial.x, rotacaoInicial.y, rotacaoInicial.z + giroAtual);
 break;
 }
 }

 IEnumerator MensagemNaTela(){
 if (TextoTrancado != null) {
 TextoTrancado.enabled = true;
 yield return new WaitForSeconds (tempoTexto);
 TextoTrancado.enabled = false;
 }
 }
}



Script (ItemChave) que vai nas chaves que abrem as portas
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class ItemChave : MonoBehaviour {

 public int IDDestaChave = 0;
 [Range(0.1f,10.0f)] public float distanciaDaChave = 3;
 public KeyCode TeclaPegar = KeyCode.E;
 public AudioClip somPegarChave;
 AudioSource emissorDeSom;
 GameObject Jogador;
 Chaves _listaDeChaves;
 bool jaPegou;

 void Start(){
 jaPegou = false;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 if (Jogador != null) {
 _listaDeChaves = Jogador.GetComponent<Chaves> ();
 }
 emissorDeSom = GetComponent<AudioSource> ();
 emissorDeSom.playOnAwake = false;
 emissorDeSom.loop = false;
 }

 void Update(){
 if (Jogador != null && _listaDeChaves != null) {
 if (jaPegou == false) {
 float distancia = Vector3.Distance (Jogador.transform.position, transform.position);
 if (distancia < distanciaDaChave) {
 if (Input.GetKeyDown (TeclaPegar)) {
 _listaDeChaves.ChavesDoJogador.Add (IDDestaChave);
 jaPegou = true;
 StartCoroutine ("DestruirObjeto");
 }
 }
 }
 }
 }

 IEnumerator DestruirObjeto(){
 MeshRenderer renderer = GetComponentInChildren <MeshRenderer> ();
 if (renderer != null) {
 renderer.enabled = false;
 }
 if (somPegarChave != null) {
 emissorDeSom.clip = somPegarChave;
 emissorDeSom.PlayOneShot (emissorDeSom.clip);
 }
 yield return new WaitForSeconds (3);
 Destroy (gameObject);
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Dom Mar 12, 2017 3:58 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por weslleyFx em Seg Nov 07, 2016 6:23 pm

Interessante Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Claudio11 em Sex Jan 06, 2017 8:46 pm

como eu  teria que fzer para por pra abrir a porta atraves de um colisor "Ontrigger"por exemplo dessa forma que tai as vezes n abre

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jan 08, 2017 6:05 pm

Claudio11 escreveu:como eu  teria que fzer para por pra abrir a porta atraves de um colisor "Ontrigger"por exemplo dessa forma que tai as vezes n abre

Não abre por que você configurou a distância com margem muito pequena, ou o "lugar de checagem" está em algum ponto muito distante do centro da porta.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Claudio11 em Seg Jan 09, 2017 4:27 am

vlw consegui aqui

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Alerson Software em Sab Jan 21, 2017 5:39 am

marcos meu script de chaves tem algo de errado ele nao esta aparecendo as funcoes do script meu personegem ta com a tag player mais ele nao aparece de geito nenhum

http://imgur.com/3HDRv0P

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por weslleyFx em Sab Jan 21, 2017 12:21 pm

você esta salvo o script ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Alerson Software em Sab Jan 21, 2017 4:08 pm

weslleyFx escreveu:você esta salvo o script ?
ja resolvi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por matheuszmb em Ter Fev 07, 2017 2:03 am

Mais um conteúdo fantástico!! Parabéns!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Loucoaprendiz em Qua Mar 01, 2017 4:04 pm

marcos vc poderia fazer o tutorial de porta de shopping, aquelas que deslizam, Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Zecandy em Qua Mar 01, 2017 4:20 pm

Amigo Loucoaprendiz  vê se esse vídeo te ajuda


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Loucoaprendiz em Dom Mar 05, 2017 12:43 am

Zecandy escreveu:Amigo Loucoaprendiz  vê se esse vídeo te ajuda

sim, só que como faço pra eu clicar uma tecla e ele abrir e se eu clicar de novo ele fecha??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por rafaelllsd em Dom Mar 05, 2017 2:05 am

Loucoaprendiz escreveu:
Zecandy escreveu:Amigo Loucoaprendiz  vê se esse vídeo te ajuda

sim, só que como faço pra eu clicar uma tecla e ele abrir e se eu clicar de novo ele fecha??
Eu sugiro que crie outro tópico, mais praticamente você vai faze uma simples verificação já com o Trigger que tem no script e verifica se o player está colidindo é se estiver e clicar em alguma tecla a variavel "numObjDentro" recebe 1, ao contrario recebe 0.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Linux em Dom Mar 12, 2017 3:56 pm

Quando eu coloco o estado Inicial dela trancada ela mesmo assim abre . o que devo fazer ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Mar 12, 2017 3:57 pm

Linux escreveu:Quando eu coloco o estado Inicial dela trancada ela mesmo assim abre . o que devo fazer ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por Linux em Dom Mar 12, 2017 4:09 pm

Obrigado Marcos por me ajudar  cheers

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Mar 12, 2017 4:22 pm

Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES

Mensagem por glauco em Seg Jun 05, 2017 2:41 pm

alguém sabe como posso fazer pra aumentar o tempo de audio, pq eu quero colocar um audio longo quando vc abre a porta ou quando esta trancada.
no meu jogo quando o personagem destranca a porta toca um som da porta abrindo e depois o personagem falando alguma coisa..
(EU JA TENTEI COLOCAR O AUDIO DA CHAVE E DO PERSONAGEM JUNTOS MAIS SO TOCA A METADE DO AUDIO)
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