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[TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 12, 2015 4:05 pm

.









ATENÇÃO, JÁ EXISTE UM SISTEMA DE PORTAS E CHAVES MAIS ATUAL, 100% COMPATÍVEL COM UNITY 5, NESTE LINK:
http://www.schultzgames.com/t2930-tutorial-unity-5-sistema-completo-de-portas-e-chaves?highlight=chaves















SISTEMA ANTIGO ABAIXO:

Vídeo explicando como usar:



Script da porta ( deve conter o nome " PORTA " )


Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class PORTA : MonoBehaviour {
 public bool EstaTrancada,PrecisaDeChave;
 public AudioClip PortaNormal,PortaTrancada,SomDeChave;
 public float distanciaParaAbrir = 3;
 public Font Fonte;
 public float VelocidadeDeGiro = 60;
 public int IDdaPorta;
 public static List<int> ListaDeIDs = new List<int>(); // LISTA DE CHAVES QUE O PLAYER CONTEM
 private bool MovimentarPorta, EstaAberta,PodeAbrir,AvisoTrancada,temAChave;
 private float CronometroDoAviso,CronometroMovimento;
 private float RotacaoFechada,RotacaoAberta;
 private GameObject Jogador;
 void Start (){
 EstaAberta = false;
 AvisoTrancada = false;
 temAChave = false;
 RotacaoFechada = transform.eulerAngles.y;
 RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90;
 if (RotacaoAberta > 360) {
 RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90 -360;
 }
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 if (PrecisaDeChave == true) {
 EstaTrancada = true;
 }
 }
 void Update (){
 // CHECAHDO SE ESTA PERTO OU NAO
 if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= distanciaParaAbrir) {
 PodeAbrir = true;
 } else if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) > distanciaParaAbrir) {
 PodeAbrir = false;
 }
 //CHECANDO SE ESTA TRANCADA OU NAO... SE NAO ESTIVER, PODE ABRIR
 if (EstaTrancada == false) {
 if(Input.GetKeyDown("e") && MovimentarPorta == true && PodeAbrir == true){
 CronometroMovimento = 0;
 EstaAberta = !EstaAberta;
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaNormal);
 }
 else if(Input.GetKeyDown("e") && PodeAbrir == true && MovimentarPorta == false){
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaNormal);
 MovimentarPorta = true;
 }
 }
 // SE A PORTA ESTIVER TRANCADA
 if (Input.GetKeyDown ("e") && PodeAbrir == true && EstaTrancada == true) {
 //CHECA SE O PALYER TEM A CHAVE OU NAO
 for(int x = 0; x < ListaDeIDs.Count; x++){
 if(IDdaPorta == ListaDeIDs[x]){
 temAChave = true;
 }else{
 temAChave = false;
 }
 }
 // SE O PALYER TEM A CHAVE
 if(temAChave == true && PrecisaDeChave == true){
 EstaTrancada = false;
 if(!GetComponent<AudioSource>().isPlaying){
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(SomDeChave);
 }
 }
 // SE O PALYER NAO TEM A CHAVE
 else {
 AvisoTrancada = true;
 if(!GetComponent<AudioSource>().isPlaying){
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaTrancada);
 }
 }
 }
 // CRONOMETRO DO AVISO DA PORTA TRANCADA
 if (AvisoTrancada == true) {
 CronometroDoAviso += Time.deltaTime;
 }
 if (CronometroDoAviso >= 3) {
 AvisoTrancada = false;
 CronometroDoAviso = 0;
 }
 // CRONOMETRO DO MOVIMENTO DA PORTA
 if (MovimentarPorta == true) {
 CronometroMovimento += Time.deltaTime;
 }
 if(CronometroMovimento >= 2 + 75/VelocidadeDeGiro){
 MovimentarPorta = false;
 CronometroMovimento = 0;
 EstaAberta = !EstaAberta;
 }
 }
 void FixedUpdate (){
 // MOVIMENTO DE ABRIR A PORTA
 if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == false) {
 Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoAberta,0);
 transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
 }
 // MOVIMENTO DE FECHAR A PORTA
 else if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == true) {
 Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoFechada,0);
 transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
 }
 }
 void OnGUI (){
 // AVISO SOBRE PORTA TRANCADA
 GUI.skin.font = Fonte;
 GUI.skin.label.fontSize = Screen.height / 20;
 if (AvisoTrancada == true) {
 if(PrecisaDeChave == true){
 GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/2.5f,Screen.height/8),"Voce precisa de uma chave");
 }
 else if(PrecisaDeChave == false){
 GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/2.5f,Screen.height/8),"Nunca ira abrir");
 }
 }
 }
}



Script das chaves ( deve conter o nome " CHAVE " )


Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class CHAVE : MonoBehaviour {
 public int IDdaChave;
 public float DistanciaDaChave = 3;
 public AudioClip somChave;
 private bool PegouChave;
 private GameObject Jogador;
 void Start (){
 PegouChave = false;
 Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
 }
 void Update () {
 if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) < DistanciaDaChave) {
 if (Input.GetKeyDown ("e") && PegouChave == false) {
 PORTA.ListaDeIDs.Add (IDdaChave);
 PegouChave = true;
 GetComponent<MeshRenderer> ().enabled = false;
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (somChave);
 Destroy (gameObject,2.0f);
 }
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Seg Nov 07, 2016 5:45 pm, editado 3 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por ronito em Qua Maio 13, 2015 9:55 pm

Muito bom cara, perfeito. santa
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por IgorUnity em Sab Maio 16, 2015 7:20 pm

Só Serve Na Unity 5 ? :/

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Maio 16, 2015 8:25 pm

Na unity 4 e 5 Igor

todos os script da Unity 5 funcionam na 4

os erros que ocorrem é quando tentamos por scripts da Unity 4 na 5

este script acima funciona em todas as versões da Unity Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por IgorUnity em Sab Maio 16, 2015 10:18 pm

Ah,Agora.entendi, obrigado !

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por theallan256 em Dom Maio 17, 2015 8:54 am

Perfect Marcos, mas se eu quiser abrir a porta ao contrario, tipo uma porta da sala da minha casa, tem q abri para dentro, nao para fora como faz, tipo lá no script ta para girar 90 graus, queria -90 graus, mas ele da defeitinho na hr de abrir! poderia dar uma ajudinha

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por Joelmarques em Sex Maio 29, 2015 10:37 am

onde consigo um curso de scripts para unity 3d ?desde já obrigado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por Ninjakill em Dom Maio 31, 2015 5:47 pm

oi como faz para uma alavanca abrir a porta ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 31, 2015 7:34 pm

vou fazer isso na série de terror, quando começar a tratar de mistérios, etc...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por GibsonDKS em Sex Jun 05, 2015 12:57 pm

Uma coisa que me aconteceu usando este script foi que na primeira vez ele reconheceu a distancia para abrir a porta mas depois ele a ignora e abre de quaquer distancia.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 05, 2015 1:14 pm

Acabei de atualizar o script... faltava 1 if em uma linha de Input... agora esta certo Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por GibsonDKS em Sex Jun 05, 2015 4:02 pm

funcionou agora aqui! Vlw.

Mais uma pergunta, se eu quiser rotacionar a porta na vertical(tipo portao de garagem)

qual parametro eu devo mudar?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 05, 2015 4:30 pm

kkkk quase todos

toda a parte de setar a rotação inicial ( para girar + 90 ou - 90 de acordo com a rotação inicial )

tudo isso teria que ser alterado para o eixo X ou Y do objeto, e o movimento também...

más pessoalmente, eu faria um sistema próprio para uma porta de garagem, pois sua rotação é meio mesclada com uma translação, não é bem um simples giro de 90º como uma porta
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por cosmoplay em Ter Jun 30, 2015 5:06 pm

olá tenho um problema referente a esse script. como não tem um inventário específico de qual chave ele ta portando, acontece de que quando ele pega 2 chaves sem abrir nenhuma porta, ele somente vai abrir a porta da ultima chave que ele pegou e a primeira é deletada e não da para abrir a porta, como faço para criar um inventário para o player sem ter que refazer esse script do 0 ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 02, 2015 1:47 pm

então, é que eu criei a lista de ID's na própria porta. se você quer que isto seja no Player, terá que criar uma lista de ID's estática no Player
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por cosmoplay em Qui Jul 02, 2015 6:26 pm

Então se eu criar um sistema de inventário relacionado aos id's da porta, não vou presisar refazer parte desse script para relacionar ao novo ?
tipo faço um sistema de inventário de objetos
se eu pegar a chave "1" o valor no inventario do personagem vai passar a valer true
e de inicio ele sempre vai valer false, isso serve ? ou vou ter que relacionar ao script da chave tbm ?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 05, 2015 1:11 pm

no script da porta você tem esta lista que é responsável por armazenar as chaves:

Código:
 public static List<int> ListaDeIDs = new List<int>();

ela é estática, então o que é adicionado em uma porta serve para todas. basta colocar esta lista e seu sistema de " Add " em algum script no Player, que as chaves serão armazenadas no próprio Player
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por theallan256 em Ter Jul 07, 2015 1:31 pm

Só o meu q n funfo? a porta nao responde completamente, nao anuncia erro, nao aparece nada no console, chego perto aperto "E" e nada, nada! poderia me dar uma dica marcos? obs: o player ja esta com a tag, e minha unity é a 4, fiz corretamente como no tuto, poderai verificar o script

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por theallan256 em Ter Jul 07, 2015 6:16 pm

Agr funfo aqui de manha nao estava dando agr deu, n sei se é pq desliguei o pc ou mudo os script kkkk mas vlw marcos muito bom ! continue com a serie de terror Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por alfa_sniper em Dom Set 13, 2015 10:27 am

Marcos .. me ajuda cara o meu problema é que quando eu passo meu jogo pro pc . ele fica sem algumas coisas no game e tipo e câmera quando é pra vc olhar pra cima tipo pro céu ele não olha ...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Set 13, 2015 10:02 pm

Por favor alfa_sniper, crie um tópico especifico para o seu problema, para evitar misturar com o assunto do tópico atual Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por ismarspn em Ter Set 15, 2015 10:12 pm

Como faço para a porta abrir para o outro lado? eu mudo o script para -90 graus mas ela da uns 3 giros
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 16, 2015 1:28 pm

Isso ocorre por que a unity não reconhece -90, más sim, 270

estamos lidando com algulos. 

Más, abrir ao contrário? porta de canhoto?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por ismarspn em Qua Set 16, 2015 2:15 pm

Quero que quando eu aperte pra ela abrir, ela gire pra frente em vez de ela girar pra trás ao abrir " />
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por GTA_2 em Seg Set 28, 2015 7:47 pm

Marcos No Meu Deu Um Erro eu Corrigir ele Com Suas Aulas . quando apertava "e" ele pegava chave mais nao destruia ai eu tirei a parte do mesh render que e quase mesma coisa do destroy gameobject olha aqui o script.
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class CHAVE : MonoBehaviour {
   public int IDdaChave;
   public float DistanciaDaChave = 3;
   public AudioClip somChave;
   private bool PegouChave;
   private GameObject Jogador;
   void Start (){
      PegouChave = false;
      Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
   }
   void Update () {
      if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) < DistanciaDaChave) {
         if (Input.GetKeyDown ("e") && PegouChave == false) {
            PORTA.ListaDeIDs.Add (IDdaChave);
            PegouChave = true;
            GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (somChave);
            Destroy (gameObject,2.0f);
         }
      }
   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 30, 2015 12:28 am

é que sem desativar a mesh, vai parecer que você ainda não pegou ele, pois ele demora 2 segundos ainda para ser destruido...

O erro acontecia por que o objeto em que você linkou o script não tem mesh Renderer... provavelmente é um objeto pai, e a mesh está em um objeto filho deste...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MatadorLK em Qua Set 30, 2015 6:12 pm

a valeu Marcos AGR Funcionou com mesh e verdade nao tinha mesh render

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por waldinei em Qui Out 01, 2015 11:04 am

Entao mano o meu esta dando esse erro
Assets/Scripts/PORTA.cs(11,23): error CS0246: The type or namespace name `List`1' could not be found. Are you missing a using directive or an assembly reference?
o no script Porta nao esta aperecendo nada a ser linkado tipo como o audio da porta.
me da uma força ai mano.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Out 01, 2015 1:21 pm

O nome dos scripts estão corretos?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MatadorLkre em Qui Out 01, 2015 5:19 pm

Mano Pelas Aula de C# O Nome do Script ta errado ou Voce Pode esta na Unity 3D 5 Esse Ai Nao Funciona .

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Mensagem por MatadorLkre em Qui Out 01, 2015 5:23 pm

a Nao Desc Serve Sim :´)




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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por waldinei em Sex Out 02, 2015 9:26 am

Corrigir o Problema mano.
Eu estava digindado ele para ver se gravava os comandos
ai eu apaguei o Script dei um CTRL C CTRL V e ele funcionou normalmente.
Eu devo ter digitado algo erro.
mais valeu pela atenção mano tenho aprendido muito com seus videos tutoriais.
Obr mano.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por perinaldoc em Qui Out 08, 2015 12:20 am

Marcos,

Estou tentando adaptar nesse seu script pra adicionar som de porta batendo, pq não importa se a porta abre ou fecha, ela sempre está emitindo o mesmo só de porta abrindo. Fiz uma lógica aqui mas apesar de correta, não funcionou. Até entra no if mas não funciona. Tipo o som de porta batendo só ocorre quando mando fechar a porta quando ela já está abrindo, aí no meio da rotação o som aparece. Tá confuso!

Consegui fazer aqui inserindo uma validação prévia no script pra aberta e fechada e ainda pra se tentar fechar ou abrir enquanto estiver ainda rotacionando, fazendo outro som e está funcionando. Fiz algumas alterações pra minhas necessidades, por exemplo, no meu script não utilizo tecla E, mas clique do mouse, além de que implementei um sistema de inventário muito bom que já integra com o sistema de portas e chave, além de que também estou evitando colocar textos em minha interface pra não poluir tanto, pois estou fazendo o meu jogo em duas línguas, (PT-BR e EN-US) com isso substituí o texto por um ícone de cadeado que aparece quando a porta está trancada e muda pra uma mão quando é destrancada. Segue código da porta modificado pra quem quiser.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class PORTA : MonoBehaviour {
   public bool EstaTrancada,PrecisaDeChave;
   public AudioClip PortaNormal,PortaTrancada,SomDeChave,PortaBatendo,DoorCreakingOpening,DoorCreakingClosing;
   public float distanciaParaAbrir = 2;
   public Font Fonte;
   public float VelocidadeDeGiro = 60;
   public int IDdaPorta;
   //public static List<int> ListaDeIDs = new List<int>(); // LISTA DE CHAVES QUE O PLAYER CONTEM
   private bool MovimentarPorta, EstaAberta,PodeAbrir,AvisoTrancada,temAChave;
   private float CronometroDoAviso,CronometroMovimento;
   private float RotacaoFechada,RotacaoAberta;
   private GameObject Jogador, scripts;
   private Inventario inv;
   void Start (){
      EstaAberta = false;
      AvisoTrancada = false;
      temAChave = false;
      RotacaoFechada = transform.eulerAngles.y;
      RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90;
      scripts=GameObject.FindGameObjectWithTag ("Scripts");
      inv = scripts.GetComponent<Inventario> ();
      if (RotacaoAberta > 360) {
         RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90 -360;
      }
      Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
      if (PrecisaDeChave == true) {
         EstaTrancada = true;
      }
   }
   void Update (){
      // CHECANDO SE ESTA PERTO OU NAO
      if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= distanciaParaAbrir) {
         PodeAbrir = true;
      } else if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) > distanciaParaAbrir) {
         PodeAbrir = false;
      }
      //CHECANDO SE ESTA TRANCADA OU NAO... SE NAO ESTIVER, PODE ABRIR
      if (EstaTrancada == false) {
         if(EstaAberta == false){
            if(Input.GetMouseButtonDown (0) && MovimentarPorta == true && PodeAbrir == true){
               CronometroMovimento = 0;
               EstaAberta = !EstaAberta;
               GetComponent<AudioSource>().Stop ();
               GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(DoorCreakingOpening);
            }
            else if(Input.GetMouseButtonDown (0) && PodeAbrir == true && MovimentarPorta == false){
               GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaNormal);
               MovimentarPorta = true;
            }
         }
         if(EstaAberta == true){
            if(Input.GetMouseButtonDown (0) && MovimentarPorta == true && PodeAbrir == true){
               CronometroMovimento = 0;
               EstaAberta = !EstaAberta;
               GetComponent<AudioSource>().Stop ();
               GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(DoorCreakingClosing);
            }
            else if(Input.GetMouseButtonDown (0) && PodeAbrir == true && MovimentarPorta == false){
               GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaBatendo);
               MovimentarPorta = true;
            }
         }
      }
      // SE A PORTA ESTIVER TRANCADA
      if (Input.GetMouseButtonDown (0) && PodeAbrir == true && EstaTrancada == true) {
         //CHECA SE O PLAYER TEM A CHAVE OU NAO
         inv.RetornaIdKey();
         for(int x = 0; x < inv.jogadorBD.SlotsBasicos.Length; x++){
            if(IDdaPorta == inv.Idkey[x]){
               temAChave = true;
               break;
            }else{
               temAChave = false;
            }
         }
         // SE O PLAYER TEM A CHAVE
         if(temAChave == true && PrecisaDeChave == true){
            EstaTrancada = false;
            if(!GetComponent<AudioSource>().isPlaying){
               GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(SomDeChave);
            }
         }
         // SE O PLAYER NAO TEM A CHAVE
         else {
            AvisoTrancada = true;
            if(!GetComponent<AudioSource>().isPlaying){
               GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaTrancada);
            }
         }
      }
      // CRONOMETRO DO AVISO DA PORTA TRANCADA
      if (AvisoTrancada == true) {
         CronometroDoAviso += Time.deltaTime;
      }
      if (CronometroDoAviso >= 3) {
         AvisoTrancada = false;
         CronometroDoAviso = 0;
      }
      // CRONOMETRO DO MOVIMENTO DA PORTA
      if (MovimentarPorta == true) {
         CronometroMovimento += Time.deltaTime;
      }
      if(CronometroMovimento >= 2 + 75/VelocidadeDeGiro){
         MovimentarPorta = false;
         CronometroMovimento = 0;
         EstaAberta = !EstaAberta;
      }
   }
   void FixedUpdate (){
      // MOVIMENTO DE ABRIR A PORTA
      if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == false) {
         Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoAberta,0);
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
      }
      // MOVIMENTO DE FECHAR A PORTA
      else if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == true) {
         Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoFechada,0);
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
      }
   }
//   void OnGUI (){
//      // AVISO SOBRE PORTA TRANCADA
//      GUI.skin.font = Fonte;
//      GUI.skin.label.fontSize = Screen.height / 20;
//      if (AvisoTrancada == true) {
//         if(PrecisaDeChave == true){
//            GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/2.5f,Screen.height/8),"Voce precisa de uma chave");
//         }
//         else if(PrecisaDeChave == false){
//            GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/2.5f,Screen.height/8),"Nunca ira abrir");
//         }
//      }
//   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por breno1086 em Qui Out 08, 2015 1:03 pm

ei marcos vc pode reformular esse scrip pra funfar com um botão Ui do canvas?(pra Android)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por Luke0046 em Qui Dez 17, 2015 6:41 pm

oi gostaria de saber como faço para a porta abrir para dentro e não para fora , já saquei que não posso usar o "-90" pq o unity não reconhece o "-", mas se você poder ajudar agradeço

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 18, 2015 1:49 pm

Luke0046 escreveu:oi gostaria de saber como faço para a porta abrir para dentro e não para fora , já saquei que não posso usar o "-90" pq o unity não reconhece o "-", mas se você poder ajudar agradeço

Você terá que fazer ela ir de 0 a 270 graus, só que há um problema... ela deve fazer isto ao contrário, então você deve utilizar 270 e 360 como parametros de rotação, e tem que recalcular os angulos na void Start para não dar erro
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por WafGamer em Sab Fev 27, 2016 7:32 am

to tendo esse problema, o que fiz de errado?
MissingComponentException: There is no 'MeshRenderer' attached to the "CHAVE" game object, but a script is trying to access it.
You probably need to add a MeshRenderer to the game object "CHAVE". Or your script needs to check if the component is attached before using it.
CHAVE.Update () (at Assets/SCRYPT'S/CHAVE.cs:19)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por hellkiller em Sab Fev 27, 2016 9:34 am

O objeto chave, provavelmente esta sem a MeshRenderer, tenta ver isso...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por WafGamer em Sab Fev 27, 2016 1:36 pm

Funcionou mano, valeu Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MeverPlays em Qua Jun 08, 2016 6:36 pm

Como faço pra so abrir e não fechar mais? tbm queria q quando achasse a chave q fosse abrir a porta ativasse um objeto (chave) que esta na maçaneta da porta, pra ficar algo mais realista, se tiver como fazer isso q alguém souber ajudar agradeço muuuito =]
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por John Rambo em Qua Jun 08, 2016 9:10 pm

a parte de só abrir e não fechar é facil, é so vc deletar a parte do script responsável pelo movimento de fechar, no caso esta:

Código:
// MOVIMENTO DE FECHAR A PORTA     
else if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == true) {
         Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoFechada,0);
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
      }


essa outra coisa que vc pediu de ativar um objeto pra deixar mais realista eu não entendi direito não
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MeverPlays em Qua Jun 08, 2016 9:40 pm

Bom, eu consegui resolver os 2. mas vllw, outra coisa; teria como fazer que quando fosse abrir a porta de primeira ela ja abrisse, sem precisar apertar 2 vezes, pq a pessoa tem q apertar 1 vez aí executa um som, quando aperta dnv é q abre, teria como fazer ja abrir de primeira? e tbm não to conseguindo fazer a porta rotacionar mais que -90 graus, se colocar -91 ela da um monte de giro de 360 graus, ate parece que vai parar no lugar certo, mas aí da um giro bem rapido e fica nisso infinitamente '-'  se souber resolver.. vlw.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jun 09, 2016 3:08 pm

MeverPlays escreveu:Bom, eu consegui resolver os 2. mas vllw, outra coisa; teria como fazer que quando fosse abrir a porta de primeira ela ja abrisse, sem precisar apertar 2 vezes, pq a pessoa tem q apertar 1 vez aí executa um som, quando aperta dnv é q abre, teria como fazer ja abrir de primeira? e tbm não to conseguindo fazer a porta rotacionar mais que -90 graus, se colocar -91 ela da um monte de giro de 360 graus, ate parece que vai parar no lugar certo, mas aí da um giro bem rapido e fica nisso infinitamente '-'  se souber resolver.. vlw.

Este é um problema da nossa querida Unity... a conversão de graus/angulos...

Estou em um projeto particular em que já resolvi isto, mas não tem como postar aqui por que é muita coisa... Pretendo trazer um novo tutorial de portas e chaves em breve.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MeverPlays em Qui Jun 09, 2016 7:27 pm

É chato msm. mas Marcos, e quanto a abrir da primeira vez que aperto 'E', a porta, como tenho q fazer? tentei um bocado ja e não consegui
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 10, 2016 6:53 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class PORTA : MonoBehaviour {
   public AudioClip AudioPorta;
   public KeyCode TeclaAbrir = KeyCode.E;
   public float distanciaParaAbrir = 3;
   public float VelocidadeDeGiro = 60;
   private bool MovimentarPorta, EstaAberta,EstaPerto;
   private float RotacaoFechada,RotacaoAberta, CronometroMovimento;
   private GameObject Jogador;
   void Start (){
      EstaAberta = false;
      RotacaoFechada = transform.eulerAngles.y;
      RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90;
      if (RotacaoAberta > 360) {
         RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90 -360;
      }
      Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
   }
   void Update (){
      if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= distanciaParaAbrir) {
         EstaPerto = true;
      } else if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) > distanciaParaAbrir) {
         EstaPerto = false;
      }
      //
      if(Input.GetKeyDown(TeclaAbrir) && MovimentarPorta == true && EstaPerto == true){
         CronometroMovimento = 0;
         EstaAberta = !EstaAberta;
         GetComponent<AudioSource>().Stop ();
         GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(AudioPorta);
      }
      else if(Input.GetKeyDown(TeclaAbrir) && EstaPerto == true && MovimentarPorta == false){
         GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(AudioPorta);
         MovimentarPorta = true;
      }
      // CRONOMETRO DO MOVIMENTO DA PORTA
      if (MovimentarPorta == true) {
         CronometroMovimento += Time.deltaTime;
      }
      if(CronometroMovimento >= 2 + 75/VelocidadeDeGiro){
         MovimentarPorta = false;
         CronometroMovimento = 0;
         EstaAberta = !EstaAberta;
      }
   }
   void FixedUpdate (){
      // MOVIMENTO DE ABRIR A PORTA
      if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == false) {
         Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoAberta,0);
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
      }
      // MOVIMENTO DE FECHAR A PORTA
      else if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == true) {
         Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoFechada,0);
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MeverPlays em Sex Jun 10, 2016 11:04 pm

Mas e o resto script? oq exatamente modifica?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jun 10, 2016 11:13 pm

MeverPlays escreveu:Mas e o resto script? oq exatamente modifica?

Eu tirei toda a parte das chaves...

Deixei apenas a parte de aperta E e rotacionar a porta.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MeverPlays em Sab Jun 11, 2016 10:41 am

Mas tipo, eu quero que continue com o sisteminha de chaves, mas so que quando pega a chave da porta e vai abrir, precisa apertar 2 vezes 'E', a primeira executa um som de destrancando e da segunda vez q aperta é que a porta abre, e eu queria que abrisse da primeira vez que apertasse, mas que continue com a parte de chaves, sabe?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jun 12, 2016 4:11 pm

Tente isto:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class PORTA : MonoBehaviour {
   public bool EstaTrancada,PrecisaDeChave;
   public AudioClip PortaNormal,PortaTrancada,SomDeChave;
   public float distanciaParaAbrir = 3;
   public Font Fonte;
   public float VelocidadeDeGiro = 60;
   public int IDdaPorta;
   public static List<int> ListaDeIDs = new List<int>(); // LISTA DE CHAVES QUE O PLAYER CONTEM
   private bool MovimentarPorta, EstaAberta,PodeAbrir,AvisoTrancada,temAChave;
   private float CronometroDoAviso,CronometroMovimento;
   private float RotacaoFechada,RotacaoAberta;
   private GameObject Jogador;
   void Start (){
      EstaAberta = false;
      AvisoTrancada = false;
      temAChave = false;
      RotacaoFechada = transform.eulerAngles.y;
      RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90;
      if (RotacaoAberta > 360) {
         RotacaoAberta = transform.eulerAngles.y + 90 -360;
      }
      Jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
      if (PrecisaDeChave == true) {
         EstaTrancada = true;
      }
   }
   void Update (){
      // CHECAHDO SE ESTA PERTO OU NAO
      if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) <= distanciaParaAbrir) {
         PodeAbrir = true;
      } else if (Vector3.Distance (transform.position, Jogador.transform.position) > distanciaParaAbrir) {
         PodeAbrir = false;
      }
      if(temAChave == true && PrecisaDeChave == true){
         EstaTrancada = false;
      }
      //CHECANDO SE ESTA TRANCADA OU NAO... SE NAO ESTIVER, PODE ABRIR
      if (EstaTrancada == false) {
         if(Input.GetKeyDown("e") && MovimentarPorta == true && PodeAbrir == true){
            CronometroMovimento = 0;
            EstaAberta = !EstaAberta;
            GetComponent<AudioSource>().Stop ();
            GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaNormal);
         }
         else if(Input.GetKeyDown("e") && PodeAbrir == true && MovimentarPorta == false){
            GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaNormal);
            MovimentarPorta = true;
         }
      }
      // SE A PORTA ESTIVER TRANCADA
      if (Input.GetKeyDown ("e") && PodeAbrir == true && EstaTrancada == true) {
         //CHECA SE O PALYER TEM A CHAVE OU NAO
         for(int x = 0; x < ListaDeIDs.Count; x++){
            if(IDdaPorta == ListaDeIDs[x]){
               temAChave = true;
            }else{
               temAChave = false;
            }
         }
         // SE O PALYER TEM A CHAVE
         if(temAChave == true && PrecisaDeChave == true){
            EstaTrancada = false;
         }
         // SE O PALYER NAO TEM A CHAVE
         else {
            AvisoTrancada = true;
            if(!GetComponent<AudioSource>().isPlaying){
               GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(PortaTrancada);
            }
         }
      }
      // CRONOMETRO DO AVISO DA PORTA TRANCADA
      if (AvisoTrancada == true) {
         CronometroDoAviso += Time.deltaTime;
      }
      if (CronometroDoAviso >= 3) {
         AvisoTrancada = false;
         CronometroDoAviso = 0;
      }
      // CRONOMETRO DO MOVIMENTO DA PORTA
      if (MovimentarPorta == true) {
         CronometroMovimento += Time.deltaTime;
      }
      if(CronometroMovimento >= 2 + 75/VelocidadeDeGiro){
         MovimentarPorta = false;
         CronometroMovimento = 0;
         EstaAberta = !EstaAberta;
      }
   }
   void FixedUpdate (){
      // MOVIMENTO DE ABRIR A PORTA
      if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == false) {
         Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoAberta,0);
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
      }
      // MOVIMENTO DE FECHAR A PORTA
      else if (MovimentarPorta == true && EstaAberta == true) {
         Vector3 rotacaoFinal = new Vector3(0,RotacaoFechada,0);
         transform.eulerAngles = Vector3.Lerp (transform.eulerAngles,rotacaoFinal,Time.deltaTime*(VelocidadeDeGiro/50));
      }
   }
   void OnGUI (){
      // AVISO SOBRE PORTA TRANCADA
      GUI.skin.font = Fonte;
      GUI.skin.label.fontSize = Screen.height / 20;
      if (AvisoTrancada == true) {
         if(PrecisaDeChave == true){
            GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/2.5f,Screen.height/8),"Voce precisa de uma chave");
         }
         else if(PrecisaDeChave == false){
            GUI.Label(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/2.5f,Screen.height/8),"Nunca ira abrir");
         }
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES

Mensagem por MeverPlays em Dom Jun 12, 2016 6:00 pm

Oq exatamente tem q mudar, Marcos? é que eu ja fiz muitas modificações no script e teria q fazer tudo dnv :/
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