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[TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Ago 05, 2015 3:21 pm

Fala galera, neste tutorial estou trazendo um metodo bastante simples para fazer um laser na Unity 5...

Vídeo explicando como fazer:





Script utilizado no vídeo:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
 public Color corLaser = Color.red;
 public int DistanciaDoLaser = 100;
 public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
 private GameObject luzColisao;
 void Start () {
 luzColisao = new GameObject ();
 luzColisao.AddComponent<Light> ();
 luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
 luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
 //
 LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
 lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
 lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
 lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
 lineRenderer.SetVertexCount (2);
 }
 void Update () {
 Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
 RaycastHit PontoDeColisao;
 if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
 float distancia = Vector3.Distance(transform.position,PontoDeColisao.point)-0.03f;
 luzColisao.transform.position = transform.position + transform.forward*distancia;
 } else {
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
 GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
 luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
 }
 }
}


Básicamente basta jogar o script no objeto que representa o Laser e já irá funcionar 100% Very Happy


OBS: Não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros na hora de compilar...


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:19 pm, editado 5 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por liloc32 em Qui Ago 06, 2015 12:18 am

eu queria apertar f e o laser aparecer tem como?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Ago 07, 2015 12:50 am

Basta criar uma variavel booleana e colocar todos os comandos do laser dentro de um if com ela...

depois fazer um comando para ativar e desativar a variavel com a letra F...

o script fica assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
   private GameObject luzColisao;
   private Vector3 posicLuz;
   private bool ligado;
   void Start () {
      luzColisao = new GameObject ();
      luzColisao.AddComponent<Light> ();
      luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      posicLuz = new Vector3 (0, 0, LarguraFinal);
      //
      LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
      lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
      lineRenderer.SetVertexCount (2);
   }
   void Update () {
      if (ligado == true) {
         luzColisao.SetActive(true);
         Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
         RaycastHit PontoDeColisao;
         if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
            luzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);
         } else {
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
            GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
            luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
         }
      } else {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, transform.position);
         luzColisao.SetActive(false);
      }
      if (Input.GetKeyDown ("f")) {
         ligado = !ligado;
      }
   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Ter Out 13, 2015 3:10 am

tem um problema, o Luz do lazer so aparece na direção de uma parede no eixo 0
acho que a solução seria agrupar os objetos criados.


[img][/img]

[img][/img]

[img][/img]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Ter Out 13, 2015 3:16 am

o problema ta na hora que rotaciona o lazer, dai ela subtrai a posição, mas sempre no mesmo eixo

ta nessa linha aqui, tem que mudar alguma coisa
LuzColisao.transform.position = (PontoDeColisao.point - posicLuz);

linha 33 no seu código,


estou assistindo aos tutoriais de C# queria aprender mais sobre instanciar objetos, muito bom trabalho abraço

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 13, 2015 12:37 pm

Hmm, não tinha reparado nisto...

Uma solução simples é fazer uma filiação da luz dando um transform.parent na camera. Ai não tem erro.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Qua Out 14, 2015 4:01 am

LuzColisao.transform.parent ;

Ficaria assim a linha ?, dai criaria o objeto luz como objeto filho.


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por Yuri Heinz em Qua Out 14, 2015 8:06 pm

não sei se vc percebeu, mas eu sou burro, não to conseguindo filiar o objeto.
manda o código do transform.parent

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Out 14, 2015 11:04 pm

Acabei fazendo uma pequena correção no script original... Agora está 100% ( más não se esqueçam de ir em  Edit > Project Settings > Graphics e adicionar o shader "Particles/Additive" na lista always, para evitar erros...)


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Laser : MonoBehaviour {
   public Color corLaser = Color.red;
   public int DistanciaDoLaser = 100;
   public float LarguraInicial = 0.02f, LarguraFinal = 0.1f;
   private GameObject luzColisao;
   void Start () {
      luzColisao = new GameObject ();
      luzColisao.AddComponent<Light> ();
      luzColisao.GetComponent<Light> ().intensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().bounceIntensity = 8;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().range = LarguraFinal * 2;
      luzColisao.GetComponent<Light> ().color = corLaser;
      //
      LineRenderer lineRenderer = gameObject.AddComponent<LineRenderer> ();
      lineRenderer.material = new Material (Shader.Find ("Particles/Additive"));
      lineRenderer.SetColors (corLaser, corLaser);
      lineRenderer.SetWidth (LarguraInicial, LarguraFinal);
      lineRenderer.SetVertexCount (2);
   }
   void Update () {
      Vector3 PontoFinalDoLaser = transform.position + transform.forward * DistanciaDoLaser;
      RaycastHit PontoDeColisao;
      if (Physics.Raycast (transform.position, transform.forward, out PontoDeColisao, DistanciaDoLaser)) {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoDeColisao.point);
         float distancia = Vector3.Distance(transform.position,PontoDeColisao.point)-0.03f;
         luzColisao.transform.position = transform.position + transform.forward*distancia;
      } else {
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (0, transform.position);
         GetComponent<LineRenderer> ().SetPosition (1, PontoFinalDoLaser);
         luzColisao.transform.position = PontoFinalDoLaser;
      }
   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por exgame2016 em Qui Out 13, 2016 8:58 pm

Ola dinovo kkk... Como faco para add 3 quantidade de tempo nesse script...
Sendo eles...
Inicio = começa desativado e depois de 1s ( ou menos ) ativa novamente.
Reload = desativa o laser quando apertar Input.GetKey("r") e depois de um certo tempo ativa novamente.
Mira = desativa quando apertar GetButton("Fire2") e ativa novamente depois q soltar o mesmo...

Eu sei q é pedir de mais, só q vcs manja da parada, então se poder me ajudar Ficarei muito grato.

Desde já agradeço a todos e Parabéns pelo site...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como fazer um laser com LineRenderer - UNITY 5

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Out 16, 2016 9:46 pm

exgame2016 escreveu:Ola dinovo kkk... Como faco para add 3 quantidade de tempo nesse script...
Sendo eles...
Inicio = começa desativado e depois de 1s ( ou menos ) ativa novamente.
Reload = desativa o laser quando apertar Input.GetKey("r") e depois de um certo tempo ativa novamente.
Mira = desativa quando apertar GetButton("Fire2") e ativa novamente depois q soltar o mesmo...

Eu sei q é pedir de mais, só q vcs manja da parada, então se poder me ajudar Ficarei muito grato.

Desde já agradeço a todos e Parabéns pelo site...

Tem como criar um tópico específico para esta dúvida, postando o script como você está utilizando e tudo mais?

É uma implementação simples, usando IENumerator.

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