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[TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

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TUTORIAL [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por rafaelllsd em Qui Nov 24, 2016 4:32 pm

Olá pessoal, fiz um sistema de escada estilo FPS, quando olha para cima e anda ele sobe, e quando olha para baixo e anda desce. Para funcionar o objeto que será sua escada terá que ter a tag "Escada" e com a opção Trigger marcada. O Player tem que ter um Rigidbody. Seu script deve ter Nome "Escada".
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Escada : MonoBehaviour {

 public Camera Camera;
 public float Velocidade;
 public float Forca;
 private bool EstaNaEscada;
 private bool EmCima;
 void Start () {
 }
 
 void Update () {
 if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 270 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 360 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
 transform.Translate (0, Velocidade * Time.deltaTime, 0);
 //Vai para Cima
 }
 if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 0 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 90 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
 transform.Translate (0, -Velocidade * Time.deltaTime, 0);
 //Vai para Baixo
 }
 }


 void OnTriggerEnter (Collider Other) {
 if (Other.gameObject.tag == "Escada") {
 GetComponent<Rigidbody> ().useGravity = false;
 EstaNaEscada = true;

 }
 if (Other.transform.position.y < transform.position.y && EmCima == false) {
 EstaNaEscada = false;
 GetComponent<Rigidbody> ().useGravity = true;
 GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Forca * transform.forward* Time.deltaTime, ForceMode.Impulse);
 GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Forca * transform.up* Time.deltaTime, ForceMode.Impulse);
 Debug.Log ("Adiciono forca");
 EmCima = true;

 }
 if (Other.transform.position.y > transform.position.y && Other.gameObject.tag == "Escada" && EmCima == true) {
 EmCima = false;
 EstaNaEscada = true;
 }
 }
 void OnTriggerExit (Collider Other) {
 if (Other.gameObject.tag == "Escada") {
 GetComponent<Rigidbody> ().useGravity = true;
 EstaNaEscada = false;
 }
 }
}
(Com ajuda do marcos)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por Weslley em Qui Nov 24, 2016 7:37 pm

interessante Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por rafaelllsd em Qui Nov 24, 2016 10:39 pm

Obrigado.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por edumoran em Qui Dez 01, 2016 11:47 pm

tentei usar esse seu mano mais quando dou play começa a dar erro e mesmo assim não sobe a escada

UnassignedReferenceException: The variable Camera of Escada has not been assigned.
You probably need to assign the Camera variable of the Escada script in the inspector.
Escada.Update () (at Assets/scripts/Escada.cs:15)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 02, 2016 11:08 pm

Você não está linkando as coisas nas variáveis que o script tem.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por Unidade3d5 em Qua Maio 31, 2017 6:27 pm

Mano da pra fazer diversas coisas com esse script por exemplo um trampolin pra piscina ou uma catapulta humana haha

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por rafaelllsd em Qua Maio 31, 2017 8:47 pm

Faz muito tempo que fiz, talvez até faço outro sistema mais completo mais pra frente.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por Gabriel César O em Qui Jun 01, 2017 8:40 pm

rafaelllsd escreveu:Olá pessoal, fiz um sistema de escada estilo FPS, quando olha para cima e anda ele sobe, e quando olha para baixo e anda desce. Para funcionar o objeto que será sua escada terá que ter a tag "Escada" e com a opção Trigger marcada. O Player tem que ter um Rigidbody. Seu script deve ter Nome "Escada".
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Escada : MonoBehaviour {

 public Camera Camera;
 public float Velocidade;
 public float Forca;
 private bool EstaNaEscada;
 private bool EmCima;
 void Start () {
 }
 
 void Update () {
 if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 270 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 360 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
 transform.Translate (0, Velocidade * Time.deltaTime, 0);
 //Vai para Cima
 }
 if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 0 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 90 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
 transform.Translate (0, -Velocidade * Time.deltaTime, 0);
 //Vai para Baixo
 }
 }


 void OnTriggerEnter (Collider Other) {
 if (Other.gameObject.tag == "Escada") {
 GetComponent<Rigidbody> ().useGravity = false;
 EstaNaEscada = true;

 }
 if (Other.transform.position.y < transform.position.y && EmCima == false) {
 EstaNaEscada = false;
 GetComponent<Rigidbody> ().useGravity = true;
 GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Forca * transform.forward* Time.deltaTime, ForceMode.Impulse);
 GetComponent<Rigidbody> ().AddForce (Forca * transform.up* Time.deltaTime, ForceMode.Impulse);
 Debug.Log ("Adiciono forca");
 EmCima = true;

 }
 if (Other.transform.position.y > transform.position.y && Other.gameObject.tag == "Escada" && EmCima == true) {
 EmCima = false;
 EstaNaEscada = true;
 }
 }
 void OnTriggerExit (Collider Other) {
 if (Other.gameObject.tag == "Escada") {
 GetComponent<Rigidbody> ().useGravity = true;
 EstaNaEscada = false;
 }
 }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por LeonSK em Sex Jun 16, 2017 9:56 pm

Nessa parte:
Código:
if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 270 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 360 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
    transform.Translate (0, Velocidade * Time.deltaTime, 0);
}

if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 0 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 90 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
    transform.Translate (0, -Velocidade * Time.deltaTime, 0);
}


Não seria melhor usar?
Código:
if(Input.GetAxis("Vertical") > 0.0f && EstaNaEscada){
    transform.Translate (0.0f, (Velocidade * Input.GetAxisRaw("Mouse Y") * Time.deltaTime), 0.0f);
}

* Input.GetAxis("Vertical") > 0.0f - Verifica se o jogador está andando para frente.
* Input.GetAxisRaw("Mouse Y") - retorna o valor do Eixo Y do Mouse, em formato -1, 0 ou 1.
* Acredito que faça a mesma função de forma simplificada, não cheguei a testar..

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS

Mensagem por rafaelllsd em Sex Jun 16, 2017 11:41 pm

LeonSK escreveu:Nessa parte:
Código:
if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 270 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 360 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
    transform.Translate (0, Velocidade * Time.deltaTime, 0);
}

if (Camera.transform.rotation.eulerAngles.x > 0 && Camera.transform.rotation.eulerAngles.x < 90 && Input.GetKey (KeyCode.W) && EstaNaEscada == true) {
    transform.Translate (0, -Velocidade * Time.deltaTime, 0);
}


Não seria melhor usar?
Código:
if(Input.GetAxis("Vertical") > 0.0f && EstaNaEscada){
    transform.Translate (0.0f, (Velocidade * Input.GetAxisRaw("Mouse Y") * Time.deltaTime), 0.0f);
}

* Input.GetAxis("Vertical") > 0.0f - Verifica se o jogador está andando para frente.
* Input.GetAxisRaw("Mouse Y") - retorna o valor do Eixo Y do Mouse, em formato -1, 0 ou 1.
* Acredito que faça a mesma função de forma simplificada, não cheguei a testar..
Como você quiser mano, a final faz muito tempo que fiz este script hoje em dia faria algumas coisas diferentes.
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