SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
ERRO sharedassets0
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
[TUTORIAL] Menu pause ( AVANÇADO )
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
FÍSICA+ESTABILIDADE DO TUTORIAL DO MARCOS
OFICINA/PERSONALIZAÇÃO DO PLAYER
[DÚVIDA] SISTEMA DE HEADSHOT
reconhecimento de fala simples
oque eu tenho que colocar nesse script?
Ad Mob
Botão Unity
Linkar Meshes das Rodas!
fazer o player perde vida e sua barra de vida descer conforme o dano
(pedido) script para ativar física
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Aguá do meu jogo esta rosa depois de ter passado o projeto para outro computador
[TUTORIAL] Como fazer um TELEPORTE
Script Shader
Sistema de frio??
Como colocar o um CORPO funcional no FPS
Som ambiente,Interação de objetos unity 3D
Telemportar objeto?
[RESOLVIDO] Compilar para android?
Quais melhores estratégias para divulgação de um jogo indie?
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
Flying Bird - PlayStore
Direção da câmera ser para onde o player vai ao apertar a tecla de ir para frente!!
Props Animations Asset
[TUTORIAL] Sistema de DIA E NOITE completo, com luzes noturnas e SISTEMA DE NUVENS
[TUTORIAL] Trocar a textura de um objeto pelas texturas de uma lista ( array ) seguindo a ordem da mesma.
MouseOver alterar de cores solidas para texturas alterar script
Como tiro a tela de seleção de resolução que aparece quando abro o jogo?
VENHAM CONTEMPLAR CUBOID! E entrem para a equipe!
chamare indice de uma List<> em outro script
Unity Assets Duvida
pessoal prefab para colider ou um raycast
[RESOLVIDO] Help. texto através dos objetos unity
[TUTORIAL] C# .NET | Instalar IDE para compilar c# para outras plataformas
Mudar Cor do Veiculo!
[RESOLVIDO]tirar vida do inimigo com click do mause
[TUTORIAL] Acessar variáveis de outros scripts, variáveis estáticas (javaScript)
Por que os modelos que importo para o unity desaparecem?
Falha de Segurança na Unity
[TUTORIAL] Gerar números aleatórios SEM REPETIR (método com lista)
Cuboid 0.8, divulguem por favor
Tutorial: jogo estilo minecraft
Meu Jogo em desenvolvimento
Verificar texto De um Input Field
Como Separar Variaveis ?
Duvida sobre script
Search the Rats update 1.2
Erro unity
Chamando animação por script
Como fazer objeto voltar a posição inicial? só que ele estará "em movimento"
Button Facebook Mobile!
Lancei um jogo na Play Store - Tic Tac ToeSP.
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES
10 ASSETS GRATUITOS PARA UNITY 5
[DEVLOG] Projeto - Girl Blade (download Pré-Alpha)
Detectar se uma variável mudou e a quanto tempo ela mudou
Como posso criar um inputfield alfabtical alguem sabe?
ativar animação ao apertar botão (android)
Ai Enemy Inimigo Parando do nada
Duvida Extranhicima
gameobject transparente
[TUTORIAL] Tutorial Unity 3D Movimentação de Personagem com Botões UI
Menu de Construções estilo jogo "Banished"
Instanciar
-[COMO IMPLEMENTO UMA ARRAY NESTE SCRIPT?]-
[RESOLVIDO] Inteligência Artificial (básica) - interação Rigidbody2D Collision
Sistema de Futebol(Chutar bola e carrega-la até o gol)
Jogo De Corrida Infinita (2D)[Mobile]
[TUTORIAL] Inimigo seguir e atacar Player ao encostar
Jogo crashando depois da build
[TUTORIAL] Adicionar força a um Rigidbody na direção onde o mouse está
Duvida com Script VIDA
Iniciar em Unity
Escolhendo cores com scroll "mouse"
[RESOLVIDO] Erro com Audio Source ???
Partindo Para Faculdade!
[DÚVIDA] COMO FAZER UM "TEXT" APARECER SÓ UMA VEZ QUANDO O GAME INICIAR?
Simple Touch Camera Script
Duvida sobre iluminação
Duplo personagem
Erro
Dúvida sobre Estado inicial
Jogo de Pesca (Física da Linha)
Water
[RESOLVIDO] ERRO SUN SHAFTS (script nao aparece)
Animações do Player. Como faço????
MAGIA SEGUIR ALVO COM TAG APOS SER INSTANCIADA
Formação de equipe para talvez um jogo Unturned+Battlegrounds - Unity c#
[DÚVIDA] FAZER JOGO ESTILO O ARROW.IO
[RESOLVIDO] Opções no menu?
[RESOLVIDO] Alguém poderia me ajudar a diminuir esse script?
Como fazer para o personagem ao sairdas delimitações da tela apareca no lado oposto?
Ajuda com script pra box collider
Sistema de combate estilo Runescape
[Gerenciador de fase aleatório]
Hoje à(s) 12:51 am
Ontem à(s) 10:20 pm
Ontem à(s) 10:08 pm
Ontem à(s) 9:58 pm
Ontem à(s) 9:56 pm
Ontem à(s) 9:55 pm
Ontem à(s) 9:43 pm
Ontem à(s) 9:14 pm
Ontem à(s) 9:10 pm
Ontem à(s) 9:08 pm
Ontem à(s) 8:12 pm
Ontem à(s) 7:57 pm
Ontem à(s) 7:22 pm
Ontem à(s) 7:09 pm
Ontem à(s) 6:58 pm
Ontem à(s) 6:03 pm
Ontem à(s) 1:37 pm
Ontem à(s) 1:37 pm
Ontem à(s) 1:24 pm
Ontem à(s) 1:19 pm
Ontem à(s) 1:13 pm
Ontem à(s) 12:18 pm
Ontem à(s) 11:01 am
Ontem à(s) 9:59 am
Ontem à(s) 9:50 am
Ontem à(s) 9:11 am
Ontem à(s) 8:44 am
Ontem à(s) 5:30 am
Ontem à(s) 12:25 am
Dom Ago 20, 2017 8:20 pm
Dom Ago 20, 2017 8:09 pm
Dom Ago 20, 2017 7:56 pm
Dom Ago 20, 2017 7:29 pm
Dom Ago 20, 2017 7:22 pm
Dom Ago 20, 2017 6:00 pm
Dom Ago 20, 2017 4:31 pm
Dom Ago 20, 2017 2:54 pm
Dom Ago 20, 2017 2:51 pm
Dom Ago 20, 2017 1:52 pm
Dom Ago 20, 2017 12:40 pm
Dom Ago 20, 2017 11:11 am
Dom Ago 20, 2017 12:31 am
Dom Ago 20, 2017 12:22 am
Dom Ago 20, 2017 12:17 am
Dom Ago 20, 2017 12:17 am
Sab Ago 19, 2017 11:44 pm
Sab Ago 19, 2017 8:55 pm
Sab Ago 19, 2017 8:46 pm
Sab Ago 19, 2017 8:35 pm
Sab Ago 19, 2017 7:40 pm
Sab Ago 19, 2017 5:14 pm
Sab Ago 19, 2017 4:17 pm
Sab Ago 19, 2017 3:47 pm
Sab Ago 19, 2017 10:33 am
Sab Ago 19, 2017 10:25 am
Sab Ago 19, 2017 5:53 am
Sex Ago 18, 2017 10:20 pm
Sex Ago 18, 2017 10:00 pm
Sex Ago 18, 2017 8:39 pm
Sex Ago 18, 2017 6:39 pm
Sex Ago 18, 2017 3:01 pm
Sex Ago 18, 2017 6:01 am
Sex Ago 18, 2017 12:04 am
Qui Ago 17, 2017 10:22 pm
Qui Ago 17, 2017 9:55 pm
Qui Ago 17, 2017 9:48 pm
Qui Ago 17, 2017 9:42 pm
Qui Ago 17, 2017 4:22 pm
Qui Ago 17, 2017 3:38 pm
Qui Ago 17, 2017 2:54 pm
Qui Ago 17, 2017 2:35 pm
Qui Ago 17, 2017 1:14 pm
Qui Ago 17, 2017 12:51 pm
Qui Ago 17, 2017 12:48 pm
Qui Ago 17, 2017 11:47 am
Qui Ago 17, 2017 11:09 am
Qui Ago 17, 2017 7:46 am
Qua Ago 16, 2017 10:19 pm
Qua Ago 16, 2017 9:55 pm
Qua Ago 16, 2017 9:10 pm
Qua Ago 16, 2017 9:03 pm
Qua Ago 16, 2017 8:01 pm
Qua Ago 16, 2017 1:17 pm
Qua Ago 16, 2017 11:49 am
Qua Ago 16, 2017 8:01 am
Ter Ago 15, 2017 7:29 pm
Ter Ago 15, 2017 5:06 pm
Ter Ago 15, 2017 5:06 pm
Ter Ago 15, 2017 1:47 pm
Ter Ago 15, 2017 11:52 am
Ter Ago 15, 2017 6:21 am
Seg Ago 14, 2017 11:28 pm
Seg Ago 14, 2017 11:04 pm
Seg Ago 14, 2017 10:06 pm
Seg Ago 14, 2017 7:19 pm
Seg Ago 14, 2017 6:18 pm
Seg Ago 14, 2017 5:55 pm
Seg Ago 14, 2017 5:52 pm
Seg Ago 14, 2017 5:37 pm
MendesBk
zOverLexYT
zOverLexYT
Gabriel César CORINTHIANS
Gabriel César CORINTHIANS
Gabriel César CORINTHIANS
Gabriel César CORINTHIANS
PauloFR
dstaroski
Duarte
dstaroski
Duarte
poker14k
Zecandy
Duarte
DUT
Gabriel César CORINTHIANS
michelly
MRX
AndyShow
AndyShow
Callyde Jr
dstaroski
Strikegames
zZAndersonZz
dstaroski
dstaroski
Regis garcia
marconi
SERGIOCS
Madness
Zecandy
cody0033
Valakinhas
ManoTrevor
Madness
BRGC
PauloFR
PauloFR
PauloFR
tom ramber
cody0033
NyanHeavyBR
rafaelllsd
cody0033
cody0033
BRGC
Manawydan
ManoTrevor
arnaldojunior
mbppedro
Eduardoro39
BRGC
dstaroski
dstaroski
Strikegames
zOverLexYT
Bruno
dstaroski
Dom3000
MiguelLuiz
zZAndersonZz
Jhin
Dom3000
juliano001
deikson
MasterWizzard
Duarte
MrTFGamer1
MatheusNani
deikson
HeF Soft
getrudes12@gmail.com
BloodyBS
deikson
Bruno
dstaroski
SERGIOCS
Vinicius F.
Duarte
Gabriel César O
Henrique0102
Zecandy
Callyde Jr
dstaroski
ffabim
AndyShow
Phph09
glauco
Bruno
Callyde Jr
Bruno11playerG
Gabriel César O
cody0033
Unidade3d5
Pancinha20
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz

[TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 19, 2015 4:59 pm

Elaborei este tutorial simples para uma camera que segue o Player no estilo GTA, evitando paredes e tudo mais...


Vídeo: 





Script:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Cam3Player : MonoBehaviour {
 public GameObject cabeca;
 public GameObject[] posicoes;
 private int indice = 0;
 public float VelocidadeDeMovimento = 2;
 private RaycastHit hit;
 void FixedUpdate () {
 transform.LookAt (cabeca.transform);
 //CHECAR SE TEM COLISOR
 if (!Physics.Linecast (cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position)) {
 transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, posicoes[indice].transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position);
 }
 else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position,out hit)){
 transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
 }
 }
 void Update (){
 if (Input.GetKeyDown ("e") && indice < (posicoes.Length - 1)) {
 indice++;
 }
 else if (Input.GetKeyDown ("e") && indice >= (posicoes.Length - 1)) {
 indice = 0;
 }
 }
}






@@EDIT 2016 - CRIEI UM SCRIPT ADICIONAL PARA QUEM QUISER, ELE SERVE PARA UMA CAMERA EM PRIMEIRA PESSOA E UMA EM TERCEIRA PESSOA...

Para este outro sistema, basta criar um código em C# com o nome "Controle" e usar o seguinte código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Controle : MonoBehaviour {
 public GameObject cabeca;
 public GameObject CameraInterna, CameraExterna;
 public GameObject posicaoCameraExterna;
 public float VelocidadeDeMovimento = 2;
 private RaycastHit hit;

 void Start(){
 CameraInterna.SetActive (true);
 CameraExterna.SetActive (false);
 }

 void FixedUpdate () {
 if (CameraExterna.activeInHierarchy == true) {
 CameraExterna.transform.LookAt (cabeca.transform);
 }
 //CHECAR SE TEM COLISOR
 if (!Physics.Linecast (cabeca.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position)) {
 CameraExterna.transform.position = Vector3.Lerp(CameraExterna.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position);
 }
 else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position,out hit)){
 CameraExterna.transform.position = Vector3.Lerp(CameraExterna.transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
 }
 }
 void Update (){
 if (Input.GetKeyDown ("c")) {
 if (CameraExterna.activeInHierarchy == true) {
 CameraInterna.SetActive (true);
 CameraExterna.SetActive (false);
 } else {
 CameraInterna.SetActive (false);
 CameraExterna.SetActive (true);
 }
 }
 }
}

Depois, basta linkar os objetos em suas respectivas variáveis, e deixar o player na layer "ignore raycast"


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:44 pm, editado 2 vez(es)
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por pablomezak em Sab Jul 25, 2015 2:40 pm

Foda
avatar
pablomezak
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 848
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por tiagozvz em Sex Jul 31, 2015 5:16 pm

Unity 5 ? Pq N Funfo Aqui n fiz td correto '-'

tiagozvz
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 856
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 31, 2015 7:41 pm

Eh so seguir o vídeo passo a passo, colocar as tags, etc
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por andangelo em Sex Set 11, 2015 2:20 pm

tem algum tutorial que ensina a movimentar o player? Fazer a importação?

andangelo
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 723
REPUTAÇÃO : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por tiagozvz em Seg Out 19, 2015 1:08 pm

Existe um jeito de separar apenas o colisor,pois estou usando o script de camera orbital da unity, só que ele não nem colisão ? , tem como apenas colocar a parte de colisão da câmera separada ?

https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/4

o meu script ta um pouco modificado pra mecher a camera mesmo sem aperta aki ?
e me desculpa por incomodar é que sou bem novato mesmo,estou com dificuldade

Código:
// Script Feito Pela Unity
// Ediçao TiagoBR

var target : Transform;
var distance = 10.0;
 
var xSpeed = 250.0;
var ySpeed = 120.0;
 
var yMinLimit = -20;
var yMaxLimit = 80;
 
var distanceMin = 3;
var distanceMax = 15;
 
private var x = 0.0;
private var y = 0.0;
 
 
@script AddComponentMenu("Camera-Control/Mouse Orbit")
 
function Start () {
    var angles = transform.eulerAngles;
    x = angles.y;
    y = angles.x;
 
   // Faça o Rigidid body não alterar a rotação
     if (GetComponent.<Rigidbody>())
      GetComponent.<Rigidbody>().freezeRotation = true;
}
 
function LateUpdate () {
    if (target) {
        x += Input.GetAxis("Mouse X") * xSpeed * distance* 0.02;
        y -= Input.GetAxis("Mouse Y") * ySpeed * 0.02;
 
       y = ClampAngle(y, yMinLimit, yMaxLimit);
 
      var rotation = Quaternion.Euler(y, x, 0);
 
      distance = Mathf.Clamp(distance - Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel")*5, distanceMin, distanceMax);
 
      var hit : RaycastHit;
      if (Physics.Linecast (target.position, transform.position, hit)) {
            distance -=  hit.distance;
      }
 
        var position = rotation * Vector3(0.0, 0.0, -distance) + target.position;
 
        transform.rotation = rotation;
        transform.position = position;
 
   }
 
}
 
 
static function ClampAngle (angle : float, min : float, max : float) {
   if (angle < -360)
      angle += 360;
   if (angle > 360)
      angle -= 360;
   return Mathf.Clamp (angle, min, max);
}

tiagozvz
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 856
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Out 19, 2015 2:11 pm

Este script da Unity está em JavaScript, e o meu em C#... 

complica...
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 2:55 pm

segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 3:07 pm

PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 3:15 pm

MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo


esta tudo linkado certo ponto da cabeça esta na cabeça ponto das posições esta certo. e so acontece isso quando linko alguma posição no índice. e o que digo dela girar é que com meu player é uma esfera quando o esfera anda ela vai rolando ai a camera fica rolando junto, sabe? ela fica rolando junto com a esfera e fica tudo rodando. como o seu player no tutorial não rola no chão acho que voce não percebeu, mas se ele rolasse voce ia entender o que estou falando.

se possível teste ai crie uma esfera e faça ela andar usei Horizontal e Vertical para mover minha esfera. ai faça a camera seguir o player com o seu script acho que vai ter o mesmo problema.

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 3:37 pm

Pessoal, novo script adicionado, com opção de primeira e terceira pessoa
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 3:39 pm

PrimeStudio escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo


esta tudo linkado certo ponto da cabeça esta na cabeça ponto das posições esta certo. e so acontece isso quando linko alguma posição no índice. e o que digo dela girar é que com meu player é uma esfera quando o esfera anda ela vai rolando ai a camera fica rolando junto, sabe? ela fica rolando junto com a esfera e fica tudo rodando. como o seu player no tutorial não rola no chão acho que voce não percebeu, mas se ele rolasse voce ia entender o que estou falando.

se possível teste ai crie uma esfera e faça ela andar usei Horizontal e Vertical para mover minha esfera. ai faça a camera seguir o player com o seu script acho que vai ter o mesmo problema.

Tem como mandar um zip do projeto??? precisaria ver exatamente no que você está errando... aqui não faz muito sentido o que está acontecendo ai
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 4:01 pm

MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo


esta tudo linkado certo ponto da cabeça esta na cabeça ponto das posições esta certo. e so acontece isso quando linko alguma posição no índice. e o que digo dela girar é que com meu player é uma esfera quando o esfera anda ela vai rolando ai a camera fica rolando junto, sabe? ela fica rolando junto com a esfera e fica tudo rodando. como o seu player no tutorial não rola no chão acho que voce não percebeu, mas se ele rolasse voce ia entender o que estou falando.

se possível teste ai crie uma esfera e faça ela andar usei Horizontal e Vertical para mover minha esfera. ai faça a camera seguir o player com o seu script acho que vai ter o mesmo problema.

Tem como mandar um zip do projeto??? precisaria ver exatamente no que você está errando... aqui não faz muito sentido o que está acontecendo ai




posso te mandar por onde?

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 4:07 pm

mandei uma mp para voce com um link do dropbox

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 4:20 pm

mandou?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 4:32 pm

sim

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 3:32 pm

Aqui não recebi nenhuma MP
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qui Mar 17, 2016 3:37 pm

MarcosSchultz escreveu:Aqui não recebi nenhuma MP

mandei de novo falou que foi enviada

só tira os espaços pq não estava deixando eu postar link

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 4:05 pm

Nuss, agora que eu entendi o que você fez... básicamente, este sistema não se encaixa no que você está tentando fazer...

Para resolver isto, há algumas saídas, como usar um character fixo, deixar a bola girar internamente a um objeto fixo oooou, eu refazer este script ai...

Vou reformular o script, com uma solução bem simplezinha, já já posto
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 4:13 pm

Tente isto

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CameraFollow : MonoBehaviour {
   public GameObject cabeca, Jogador;
   public GameObject[] posicoes;
   private int indice = 0;
   public float VelocidadeDeMovimento = 2;
   private RaycastHit hit;
   void FixedUpdate () {
      cabeca.transform.position = Jogador.transform.position;
      transform.LookAt (cabeca.transform);
      //CHECAR SE TEM COLISOR
      if (!Physics.Linecast (cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position)) {
         transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, posicoes[indice].transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
         Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position);
      }
      else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position,out hit)){
         transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
         Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
      }
   }
   void Update (){
      if (Input.GetKeyDown ("e") && indice < (posicoes.Length - 1)) {
         indice++;
      }
      else if (Input.GetKeyDown ("e") && indice >= (posicoes.Length - 1)) {
         indice = 0;
      }
   }
}

E os objetos, deixe assim:

avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qui Mar 17, 2016 4:29 pm

MarcosSchultz escreveu:Nuss, agora que eu entendi o que você fez... básicamente, este sistema não se encaixa no que você está tentando fazer...

Para resolver isto, há algumas saídas, como usar um character fixo, deixar a bola girar internamente a um objeto fixo oooou, eu refazer este script ai...

Vou reformular o script, com uma solução bem simplezinha, já já posto

ok, valeu pela ajuda

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qui Mar 17, 2016 4:34 pm

aquilo que estava dando errado deu certo mas agora tem outro problema kkk o alvo e as posições da camera ficar no player e isso faz eles girarem, então acho que vou ter que fazer de outro jeito. vou dar uma olhada aqui, mas se tiver alguma dica agradeço.

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 11:04 pm

Não cara, você não está fazendo exatamente como eu expliquei

As posições devem ficar dentro do alvo, más o alvo deve ficar solto na cena, para que o script iguale apenas a posição dele a posição do player, e não as rotações...

Se isto não for viável, você também pode ajustar a rotação interna do alvo para Vector3.zero o tempo todo
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Sex Mar 18, 2016 11:14 am

agora sim valeu ai Smile

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 583
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Sex Abr 08, 2016 9:10 pm

Marcos o Linecast esta apontando sempre para o x e meu player esta em y.

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1334
REPUTAÇÃO : 32
Idade : 23
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Abr 09, 2016 2:29 pm

Tem como mandar uma print?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Seg Abr 11, 2016 11:33 am


Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1334
REPUTAÇÃO : 32
Idade : 23
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Seg Abr 11, 2016 11:35 am


Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1334
REPUTAÇÃO : 32
Idade : 23
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por AtechEnfim em Seg Abr 11, 2016 10:00 pm

Queria te agradecer pela aula. Método muito simples e eficaz. Show de bola. Muito obrigado.

AtechEnfim
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 606
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Abr 12, 2016 1:24 pm

Chalinger, manda esse script ai... posso perceber que ele não é o meu original...

Também posso perceber que seu windows é pirata, kkkkkkk
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Ter Abr 12, 2016 7:45 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class bala : MonoBehaviour {

      public Rigidbody rb;
      public GameObject player;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      GameObject player;
      rb = GetComponent<Rigidbody>();
      
      player = GameObject.Find("Graphics");
      
      rb.AddForce(player.transform.forward * 1000);
   
   
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
   Destroy(gameObject,2f);
   }
   
   void OnTriggerEnter(Collider outro){
      if(outro.collider.tag == "inimigo"){
         Destroy(gameObject);
      }
   }
}
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class player : MonoBehaviour {
   
    public GameObject play;
    private float velocidade = 10f;
    public GameObject bala;
   
   
   // Use this for initialization
   void Start () {

   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
   
     transform.position += new Vector3(Input.GetAxis("Horizontal") * velocidade * Time.deltaTime, 0, 0);
     transform.position += new Vector3(0, 0, Input.GetAxis("Vertical") * velocidade * Time.deltaTime);
    
     if(Input.GetKeyDown(KeyCode.LeftControl)){
        Instantiate(bala, transform.position, Quaternion.identity);
     }
   
   
   }   

}
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class andar_atirar : MonoBehaviour {
   
   public GameObject player;
   public GameObject inimigo;
   public GameObject[] LugarDoSpawn;

   public float DistanciaParaSpawn = 10;
   private int quantidade;
   private bool realizarSpawn;

   
   int _p = 0;   
   
   void Start(){   
   
   realizarSpawn = false;

   quantidade = Random.Range (0, 6);
   
   }
   
   void OnGUI(){
      
   GUILayout.Label("Pontos: " + _p);   
   
   if(_p >= 5){
      Application.LoadLevel("fase2");
      }
   
   if(Vector3.Distance (player.transform.position,transform.position) <= DistanciaParaSpawn && realizarSpawn == true){
        for (int x = -1; x < quantidade; x++) {
            Instantiate (inimigo,LugarDoSpawn[quantidade].transform.position,transform.rotation);
        }
        realizarSpawn = true;
      }
      
   }


}
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class camera : MonoBehaviour {
   
    public GameObject cabeca;
    public GameObject [] posicoes;
    private int indice = 0;
 
    public float VelocidadeDeMovimento = 2;
    private RaycastHit hit;
 
 
 void FixedUpdate () {
   
   transform.LookAt(cabeca.transform);

    if(!Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position)) {
    transform.position = Vector3.Lerp(posicoes[indice].transform.position, posicoes[indice].transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
    Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position);
 }
    else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position,posicoes[indice].transform.position,out hit)){
    transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
    Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
   }
 }


}

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1334
REPUTAÇÃO : 32
Idade : 23
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Ter Abr 12, 2016 7:48 pm

o "Chalinger" agradece kkkk
não e pirata eu comprei deu uma semana a volto essa parada
e para ele andar / a câmera seguir / lançar balas e destroy 5 quadrados vermelhos ai dps eu ia fazer aparece a label game over

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1334
REPUTAÇÃO : 32
Idade : 23
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Death0932 em Qua Abr 13, 2016 12:10 pm

Marcos, e se eu quiser mover a câmera com o mouse, como eu faço ?

Death0932
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 497
REPUTAÇÃO : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 14, 2016 2:08 am

avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por jaqspw em Sab Jun 04, 2016 7:47 pm

Segui direitinho o tutorial, mas minha câmera fica tremendo demais quando a personagem anda. 
Fiz tudo igual no vídeo, não sei pq está dando isso. Sabe o que pode ser? Porque nem meu professor da faculdade conseguiu resolver esse problema, e isso com outros scripts. O seu não é o primeiro que acontece isso.

To tentando de tudo, pois preciso entregar meu jogo na segunda, tá complicado. ;/

jaqspw
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 453
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 04, 2016 11:17 pm

a camera fica tremendo? isto pode ser um monte de fatores...

1 - a movimentação do seu personagem é ruim, e causa tremores a ele

2 - a velocidade de movimento da camera está muito alta

se tiver como montar uma cena e postar para download, podemos analisar do que se trata o problema.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por SK Games em Qua Jun 08, 2016 10:02 pm

O FixedUpdate não proporciona movimentos mais suaves, ele possui um tempo fixo que é usado para Físicas (CharacterController, Rigidbody, etc...), para fazer movimentos da câmera mais suaves o ideal é utilizar o LateUpdate().

SK Games
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 444
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MARCIOPG em Sex Jul 08, 2016 8:15 am

como faco para mover a camera com o mause em terceira pessoa estilo gta?

MARCIOPG
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 411
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 09, 2016 1:16 pm

MARCIOPG escreveu:como faco para mover a camera com o mause em terceira pessoa estilo gta?

Você pode usar uma câmera orbital:

http://www.schultzgames.com/t1854-tutorial-camera-orbital-com-zoom-scroll#12549
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por dbzronaldo em Seg Set 12, 2016 12:03 am

Como faço pra virar a câmera quando virar o mouse?

dbzronaldo
Membro
Membro

PONTOS : 397
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Manawydan em Seg Set 12, 2016 10:02 am

uma forma simples seria usar o Input do Mouse x e Mouse y, voce poderia dar uma analisada no script MouseLook padrão da unity.
avatar
Manawydan
Moderador

PONTOS : 969
REPUTAÇÃO : 174
Idade : 20
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário https://wad.ojooo.com/register.php?ref=ManawydanBr

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por dbzronaldo em Seg Set 12, 2016 11:48 am

Bom dia  Manawydan... andei vendo ele em videos, mas não consegui localizar ele na unit.. parece q foi removido da unity 5..

dbzronaldo
Membro
Membro

PONTOS : 397
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 14, 2016 4:05 pm

dbzronaldo escreveu:Como faço pra virar a câmera quando virar o mouse?

http://www.schultzgames.com/t1854-tutorial-camera-orbital-com-zoom-scroll?highlight=orbital
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9508
REPUTAÇÃO : 1613
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por lilordin970 em Dom Fev 05, 2017 2:19 pm

andangelo escreveu:tem algum tutorial que ensina a movimentar o player? Fazer a importação?
https://youtu.be/EpTe7HJQJls aqui

lilordin970
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 233
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum