SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
[PROBLEMA] Problema ao conectar a um host com o Unet. (Localmente)
[DÚVIDA] Como descobrir se o Player está na frente do Npc
[DUVIDA] como melhorar a jogabilidade de um jogo 2D
MoonthyStudios, se junte a nós e seja reconhecido.
Script que detecta o nome do objeto que colidiu
DESLIGAR E LIGAR O CARRO
[Dúvida] Movimentação com touch
Diminuir tamanho do //BUILD// do projeto
Desenvolvendo um aeronave VTOL
Preciso de ajuda com Programação no Unity
[Asset] sendo criada, Hotel Completo(Ainda n esta pronta)
Erro ao tentar instalar o Visual Studio 2015
Unity ADS tem limite de anuncios diarios?
Como colocar o personagem a piscar quando bate num espinho por exemplo e perde vida???
[____ADMINISTRADOR OFFLINE____]
Idéias para games
BRASILIAN TRUCK SIMULADOR
Skript para atravessar uma area e ir para outra cena já como personagem
Como muda o shaders da unity
[RESOLVIDO] Script
RIGIDBODY...
Uno Game with Unity 3D
multiplayer
Android Swipe
Menu Button UI
Objeto ir para raycast
Formaçao de equipe para jogo de sobrevivencia online
[MODELO 3D] Fita K7 para Uso Comercial
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES
Resolver Error
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER
Recarregador de arms
Alguém Para Dar Uma Avaliada no Meu Jogo de Terror :)
Tela rosa em jogos
MonoDevelop
[TUTORIAL] Cutscene inicial!
Design de apartamento (interior)
[RESOLVIDO] //Script// pressionar botão e destruir objeto não funciona
Objeto ultrapassando Colisor
Stop Animation
Como usar uma animação de uma arma animada na Unity...
Como funciona esse script?!
Delay e ativar variavel de audio
Text to Speech ou outra sugestão
[RESOLVIDO] Como deixar sempre com dois dígitos
[RESOLVIDO] ERRO NO SISTEMA DE FOME, VIDA, STAMINA ETC... DO MARCOS
[RESOLVIDO] VOID START???
[RESOLVIDO] Animação
jogo quiz 2D unity 5...
(Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.
Personagem em 3ª pessoa
Projeto - IMU, terror de sobrevivência em primeira pessoa (estilo silent hill)
JUMP no estilo Subwey surf
Auxilio para script de Câmera
[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )
Criar varias funções de mesmo nome em um script
Como Que faço Para Quando Eu Reentrar no game o PlayerPrefs restaurar os dados salvos?
[ASSET] Cama Realista 3D + Download Grátis!
[RESOLVIDO] Meu Script Sumiu!
Como colocar arvores configuradas pelo terrain?
Duvida de camera
Problema de conexão com o fórum
Brasileiros podem usar o Unity ADS?
Desenvolvimento de game PokeGen MS - Vídeo e informações
dúvida com variáveis
Câmera tipo Uncharted
Como verificar se a animação términou no animator
[TUTORIAL] Sistema COMPLETO de câmeras
Iluminação unity 5
Procuro membros para minha Equipe (Programadores, designers, etc)
Galera aki tenho um site com muitos models 3d
COMO COLOCO LANTERNA DE LED NO MEU JOGO DE BUS
DUVIDA SCRIPT DO MARCOS SELEÇÃO DE PERSONAGEM !
SOBRE "IK" INVERSE KINEMATICS
Duvida como instância um game objeto com Raycast
Hoje à(s) 1:45 am
Hoje à(s) 1:07 am
Hoje à(s) 1:01 am
Hoje à(s) 12:57 am
Ontem à(s) 11:46 pm
Ontem à(s) 11:01 pm
Ontem à(s) 10:34 pm
Ontem à(s) 10:15 pm
Ontem à(s) 8:15 pm
Ontem à(s) 6:49 pm
Ontem à(s) 6:36 pm
Ontem à(s) 6:19 pm
Ontem à(s) 6:14 pm
Ontem à(s) 4:41 pm
Ontem à(s) 3:08 pm
Ontem à(s) 1:25 pm
Ontem à(s) 1:07 pm
Ontem à(s) 12:56 pm
Ontem à(s) 12:23 pm
Ontem à(s) 12:22 pm
Ontem à(s) 12:21 pm
Ontem à(s) 8:23 am
Sab Jan 21, 2017 10:13 pm
Sab Jan 21, 2017 10:04 pm
Sab Jan 21, 2017 9:39 pm
Sab Jan 21, 2017 9:34 pm
Sab Jan 21, 2017 9:17 pm
Sab Jan 21, 2017 4:48 pm
Sab Jan 21, 2017 4:08 pm
Sab Jan 21, 2017 3:21 pm
Sab Jan 21, 2017 2:22 pm
Sab Jan 21, 2017 1:45 pm
Sab Jan 21, 2017 1:23 pm
Sab Jan 21, 2017 1:16 pm
Sab Jan 21, 2017 2:31 am
Sab Jan 21, 2017 1:38 am
Sab Jan 21, 2017 12:07 am
Sex Jan 20, 2017 10:23 pm
Sex Jan 20, 2017 9:23 pm
Sex Jan 20, 2017 8:04 pm
Sex Jan 20, 2017 7:56 pm
Sex Jan 20, 2017 7:51 pm
Sex Jan 20, 2017 2:53 pm
Sex Jan 20, 2017 10:34 am
Sex Jan 20, 2017 5:22 am
Qui Jan 19, 2017 10:05 pm
Qui Jan 19, 2017 10:04 pm
Qui Jan 19, 2017 3:31 pm
Qui Jan 19, 2017 2:41 pm
Qui Jan 19, 2017 11:02 am
Qui Jan 19, 2017 10:17 am
Qui Jan 19, 2017 9:58 am
Qua Jan 18, 2017 11:04 pm
Qua Jan 18, 2017 10:35 pm
Qua Jan 18, 2017 10:10 pm
Qua Jan 18, 2017 8:27 pm
Qua Jan 18, 2017 8:27 pm
Qua Jan 18, 2017 7:45 pm
Qua Jan 18, 2017 7:21 pm
Qua Jan 18, 2017 5:32 pm
Qua Jan 18, 2017 4:53 pm
Qua Jan 18, 2017 3:58 pm
Qua Jan 18, 2017 3:04 pm
Qua Jan 18, 2017 2:07 pm
Qua Jan 18, 2017 12:59 pm
Qua Jan 18, 2017 12:23 pm
Qua Jan 18, 2017 12:22 pm
Qua Jan 18, 2017 4:58 am
Ter Jan 17, 2017 8:57 pm
Ter Jan 17, 2017 8:17 pm
Ter Jan 17, 2017 6:54 pm
Ter Jan 17, 2017 5:13 pm
Ter Jan 17, 2017 4:33 pm
Ter Jan 17, 2017 1:19 pm
Ter Jan 17, 2017 11:57 am
marcos4503
artplayer
artplayer
artplayer
weslleyFx
tom ramber
TassoCervi
AndyShow
gametrueheroes
kalel013
LukkaFA
Fabroid
Kenji Haruno
John Rambo
John Rambo
MateusWTP
kalel013
kalel013
lucasfera15
GabrielRaaposo
lucasfera15
dstaroski
anizioNoob
anizioNoob
TassoCervi
George Lucas Vieira
MateusWTP
John Rambo
Alerson Software
OnofreUnity
joabr
Callyde Jr
Moa
weslleyFx
Alerson Software
Dayzr
LukkaFA
joabr
AndyShow
weslleyFx
weslleyFx
weslleyFx
GustavoMaster
AndyShow
AndyShow
Joker 22
lucasfera15
GustavoMaster
Kenji Haruno
luKkaSs
AndyShow
joabr
poker14k
artplayer
Pedro Canassa Garcia
pablo10544
LegendGames
artplayer
AndyShow
artplayer
weslleyFx
Weverton Borges da Silva
Hardencio
AndyShow
AndyShow
John Rambo
John Rambo
MonsaM
John Rambo
dstaroski
MonsaM
John Rambo
LuizFixa3D
XavezZ
R R

[TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 19, 2015 4:59 pm

Elaborei este tutorial simples para uma camera que segue o Player no estilo GTA, evitando paredes e tudo mais...


Vídeo: 





Script:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Cam3Player : MonoBehaviour {
 public GameObject cabeca;
 public GameObject[] posicoes;
 private int indice = 0;
 public float VelocidadeDeMovimento = 2;
 private RaycastHit hit;
 void FixedUpdate () {
 transform.LookAt (cabeca.transform);
 //CHECAR SE TEM COLISOR
 if (!Physics.Linecast (cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position)) {
 transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, posicoes[indice].transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position);
 }
 else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position,out hit)){
 transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
 }
 }
 void Update (){
 if (Input.GetKeyDown ("e") && indice < (posicoes.Length - 1)) {
 indice++;
 }
 else if (Input.GetKeyDown ("e") && indice >= (posicoes.Length - 1)) {
 indice = 0;
 }
 }
}






@@EDIT 2016 - CRIEI UM SCRIPT ADICIONAL PARA QUEM QUISER, ELE SERVE PARA UMA CAMERA EM PRIMEIRA PESSOA E UMA EM TERCEIRA PESSOA...

Para este outro sistema, basta criar um código em C# com o nome "Controle" e usar o seguinte código nele:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Controle : MonoBehaviour {
 public GameObject cabeca;
 public GameObject CameraInterna, CameraExterna;
 public GameObject posicaoCameraExterna;
 public float VelocidadeDeMovimento = 2;
 private RaycastHit hit;

 void Start(){
 CameraInterna.SetActive (true);
 CameraExterna.SetActive (false);
 }

 void FixedUpdate () {
 if (CameraExterna.activeInHierarchy == true) {
 CameraExterna.transform.LookAt (cabeca.transform);
 }
 //CHECAR SE TEM COLISOR
 if (!Physics.Linecast (cabeca.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position)) {
 CameraExterna.transform.position = Vector3.Lerp(CameraExterna.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position);
 }
 else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicaoCameraExterna.transform.position,out hit)){
 CameraExterna.transform.position = Vector3.Lerp(CameraExterna.transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
 Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
 }
 }
 void Update (){
 if (Input.GetKeyDown ("c")) {
 if (CameraExterna.activeInHierarchy == true) {
 CameraInterna.SetActive (true);
 CameraExterna.SetActive (false);
 } else {
 CameraInterna.SetActive (false);
 CameraExterna.SetActive (true);
 }
 }
 }
}

Depois, basta linkar os objetos em suas respectivas variáveis, e deixar o player na layer "ignore raycast"


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:44 pm, editado 2 vez(es)

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por pablomezak em Sab Jul 25, 2015 2:40 pm

Foda

pablomezak
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 637
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por tiagozvz em Sex Jul 31, 2015 5:16 pm

Unity 5 ? Pq N Funfo Aqui n fiz td correto '-'

tiagozvz
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 644
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 31, 2015 7:41 pm

Eh so seguir o vídeo passo a passo, colocar as tags, etc

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por andangelo em Sex Set 11, 2015 2:20 pm

tem algum tutorial que ensina a movimentar o player? Fazer a importação?

andangelo
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 512
REPUTAÇÃO : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por tiagozvz em Seg Out 19, 2015 1:08 pm

Existe um jeito de separar apenas o colisor,pois estou usando o script de camera orbital da unity, só que ele não nem colisão ? , tem como apenas colocar a parte de colisão da câmera separada ?

https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/4

o meu script ta um pouco modificado pra mecher a camera mesmo sem aperta aki ?
e me desculpa por incomodar é que sou bem novato mesmo,estou com dificuldade

Código:
// Script Feito Pela Unity
// Ediçao TiagoBR

var target : Transform;
var distance = 10.0;
 
var xSpeed = 250.0;
var ySpeed = 120.0;
 
var yMinLimit = -20;
var yMaxLimit = 80;
 
var distanceMin = 3;
var distanceMax = 15;
 
private var x = 0.0;
private var y = 0.0;
 
 
@script AddComponentMenu("Camera-Control/Mouse Orbit")
 
function Start () {
    var angles = transform.eulerAngles;
    x = angles.y;
    y = angles.x;
 
   // Faça o Rigidid body não alterar a rotação
     if (GetComponent.<Rigidbody>())
      GetComponent.<Rigidbody>().freezeRotation = true;
}
 
function LateUpdate () {
    if (target) {
        x += Input.GetAxis("Mouse X") * xSpeed * distance* 0.02;
        y -= Input.GetAxis("Mouse Y") * ySpeed * 0.02;
 
       y = ClampAngle(y, yMinLimit, yMaxLimit);
 
      var rotation = Quaternion.Euler(y, x, 0);
 
      distance = Mathf.Clamp(distance - Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel")*5, distanceMin, distanceMax);
 
      var hit : RaycastHit;
      if (Physics.Linecast (target.position, transform.position, hit)) {
            distance -=  hit.distance;
      }
 
        var position = rotation * Vector3(0.0, 0.0, -distance) + target.position;
 
        transform.rotation = rotation;
        transform.position = position;
 
   }
 
}
 
 
static function ClampAngle (angle : float, min : float, max : float) {
   if (angle < -360)
      angle += 360;
   if (angle > 360)
      angle -= 360;
   return Mathf.Clamp (angle, min, max);
}

tiagozvz
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 644
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Out 19, 2015 2:11 pm

Este script da Unity está em JavaScript, e o meu em C#... 

complica...

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 2:55 pm

segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 3:07 pm

PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 3:15 pm

MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo


esta tudo linkado certo ponto da cabeça esta na cabeça ponto das posições esta certo. e so acontece isso quando linko alguma posição no índice. e o que digo dela girar é que com meu player é uma esfera quando o esfera anda ela vai rolando ai a camera fica rolando junto, sabe? ela fica rolando junto com a esfera e fica tudo rodando. como o seu player no tutorial não rola no chão acho que voce não percebeu, mas se ele rolasse voce ia entender o que estou falando.

se possível teste ai crie uma esfera e faça ela andar usei Horizontal e Vertical para mover minha esfera. ai faça a camera seguir o player com o seu script acho que vai ter o mesmo problema.

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 3:37 pm

Pessoal, novo script adicionado, com opção de primeira e terceira pessoa

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 3:39 pm

PrimeStudio escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo


esta tudo linkado certo ponto da cabeça esta na cabeça ponto das posições esta certo. e so acontece isso quando linko alguma posição no índice. e o que digo dela girar é que com meu player é uma esfera quando o esfera anda ela vai rolando ai a camera fica rolando junto, sabe? ela fica rolando junto com a esfera e fica tudo rodando. como o seu player no tutorial não rola no chão acho que voce não percebeu, mas se ele rolasse voce ia entender o que estou falando.

se possível teste ai crie uma esfera e faça ela andar usei Horizontal e Vertical para mover minha esfera. ai faça a camera seguir o player com o seu script acho que vai ter o mesmo problema.

Tem como mandar um zip do projeto??? precisaria ver exatamente no que você está errando... aqui não faz muito sentido o que está acontecendo ai

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 4:01 pm

MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
PrimeStudio escreveu:segui o tutorial mas esta dando um problema. quando coloco as posições e dou play a camera vai para dentro do meu player.(no meu caso o player é uma bola e isso leva para outro problema como faço para a camera não girar com a bola?)

Cara, se a camera está indo para dentro do seu Player, você está linkando coisas nas variáveis erradas O.o

e se não quiser que a camera gire, ué, então ela é para olhar para onde???

a camera segue apenas a posição do jogador e fica olhando para ele, conforme demonstrado no vídeo


esta tudo linkado certo ponto da cabeça esta na cabeça ponto das posições esta certo. e so acontece isso quando linko alguma posição no índice. e o que digo dela girar é que com meu player é uma esfera quando o esfera anda ela vai rolando ai a camera fica rolando junto, sabe? ela fica rolando junto com a esfera e fica tudo rodando. como o seu player no tutorial não rola no chão acho que voce não percebeu, mas se ele rolasse voce ia entender o que estou falando.

se possível teste ai crie uma esfera e faça ela andar usei Horizontal e Vertical para mover minha esfera. ai faça a camera seguir o player com o seu script acho que vai ter o mesmo problema.

Tem como mandar um zip do projeto??? precisaria ver exatamente no que você está errando... aqui não faz muito sentido o que está acontecendo ai




posso te mandar por onde?

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 4:07 pm

mandei uma mp para voce com um link do dropbox

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Mar 16, 2016 4:20 pm

mandou?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qua Mar 16, 2016 4:32 pm

sim

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 3:32 pm

Aqui não recebi nenhuma MP

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qui Mar 17, 2016 3:37 pm

MarcosSchultz escreveu:Aqui não recebi nenhuma MP

mandei de novo falou que foi enviada

só tira os espaços pq não estava deixando eu postar link

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 4:05 pm

Nuss, agora que eu entendi o que você fez... básicamente, este sistema não se encaixa no que você está tentando fazer...

Para resolver isto, há algumas saídas, como usar um character fixo, deixar a bola girar internamente a um objeto fixo oooou, eu refazer este script ai...

Vou reformular o script, com uma solução bem simplezinha, já já posto

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 4:13 pm

Tente isto

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class CameraFollow : MonoBehaviour {
   public GameObject cabeca, Jogador;
   public GameObject[] posicoes;
   private int indice = 0;
   public float VelocidadeDeMovimento = 2;
   private RaycastHit hit;
   void FixedUpdate () {
      cabeca.transform.position = Jogador.transform.position;
      transform.LookAt (cabeca.transform);
      //CHECAR SE TEM COLISOR
      if (!Physics.Linecast (cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position)) {
         transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, posicoes[indice].transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
         Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position);
      }
      else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position,out hit)){
         transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
         Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
      }
   }
   void Update (){
      if (Input.GetKeyDown ("e") && indice < (posicoes.Length - 1)) {
         indice++;
      }
      else if (Input.GetKeyDown ("e") && indice >= (posicoes.Length - 1)) {
         indice = 0;
      }
   }
}

E os objetos, deixe assim:


MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qui Mar 17, 2016 4:29 pm

MarcosSchultz escreveu:Nuss, agora que eu entendi o que você fez... básicamente, este sistema não se encaixa no que você está tentando fazer...

Para resolver isto, há algumas saídas, como usar um character fixo, deixar a bola girar internamente a um objeto fixo oooou, eu refazer este script ai...

Vou reformular o script, com uma solução bem simplezinha, já já posto

ok, valeu pela ajuda

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Qui Mar 17, 2016 4:34 pm

aquilo que estava dando errado deu certo mas agora tem outro problema kkk o alvo e as posições da camera ficar no player e isso faz eles girarem, então acho que vou ter que fazer de outro jeito. vou dar uma olhada aqui, mas se tiver alguma dica agradeço.

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 17, 2016 11:04 pm

Não cara, você não está fazendo exatamente como eu expliquei

As posições devem ficar dentro do alvo, más o alvo deve ficar solto na cena, para que o script iguale apenas a posição dele a posição do player, e não as rotações...

Se isto não for viável, você também pode ajustar a rotação interna do alvo para Vector3.zero o tempo todo

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por PrimeStudio em Sex Mar 18, 2016 11:14 am

agora sim valeu ai Smile

PrimeStudio
Membro
Membro

PONTOS : 372
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Sex Abr 08, 2016 9:10 pm

Marcos o Linecast esta apontando sempre para o x e meu player esta em y.

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1059
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Abr 09, 2016 2:29 pm

Tem como mandar uma print?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Seg Abr 11, 2016 11:33 am


Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1059
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Seg Abr 11, 2016 11:35 am


Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1059
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por AtechEnfim em Seg Abr 11, 2016 10:00 pm

Queria te agradecer pela aula. Método muito simples e eficaz. Show de bola. Muito obrigado.

AtechEnfim
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 395
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Abr 12, 2016 1:24 pm

Chalinger, manda esse script ai... posso perceber que ele não é o meu original...

Também posso perceber que seu windows é pirata, kkkkkkk

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Ter Abr 12, 2016 7:45 pm

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class bala : MonoBehaviour {

      public Rigidbody rb;
      public GameObject player;

   // Use this for initialization
   void Start () {
      GameObject player;
      rb = GetComponent<Rigidbody>();
      
      player = GameObject.Find("Graphics");
      
      rb.AddForce(player.transform.forward * 1000);
   
   
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
   Destroy(gameObject,2f);
   }
   
   void OnTriggerEnter(Collider outro){
      if(outro.collider.tag == "inimigo"){
         Destroy(gameObject);
      }
   }
}
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class player : MonoBehaviour {
   
    public GameObject play;
    private float velocidade = 10f;
    public GameObject bala;
   
   
   // Use this for initialization
   void Start () {

   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
   
     transform.position += new Vector3(Input.GetAxis("Horizontal") * velocidade * Time.deltaTime, 0, 0);
     transform.position += new Vector3(0, 0, Input.GetAxis("Vertical") * velocidade * Time.deltaTime);
    
     if(Input.GetKeyDown(KeyCode.LeftControl)){
        Instantiate(bala, transform.position, Quaternion.identity);
     }
   
   
   }   

}
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class andar_atirar : MonoBehaviour {
   
   public GameObject player;
   public GameObject inimigo;
   public GameObject[] LugarDoSpawn;

   public float DistanciaParaSpawn = 10;
   private int quantidade;
   private bool realizarSpawn;

   
   int _p = 0;   
   
   void Start(){   
   
   realizarSpawn = false;

   quantidade = Random.Range (0, 6);
   
   }
   
   void OnGUI(){
      
   GUILayout.Label("Pontos: " + _p);   
   
   if(_p >= 5){
      Application.LoadLevel("fase2");
      }
   
   if(Vector3.Distance (player.transform.position,transform.position) <= DistanciaParaSpawn && realizarSpawn == true){
        for (int x = -1; x < quantidade; x++) {
            Instantiate (inimigo,LugarDoSpawn[quantidade].transform.position,transform.rotation);
        }
        realizarSpawn = true;
      }
      
   }


}
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class camera : MonoBehaviour {
   
    public GameObject cabeca;
    public GameObject [] posicoes;
    private int indice = 0;
 
    public float VelocidadeDeMovimento = 2;
    private RaycastHit hit;
 
 
 void FixedUpdate () {
   
   transform.LookAt(cabeca.transform);

    if(!Physics.Linecast(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position)) {
    transform.position = Vector3.Lerp(posicoes[indice].transform.position, posicoes[indice].transform.position,VelocidadeDeMovimento*Time.deltaTime);
    Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, posicoes[indice].transform.position);
 }
    else if(Physics.Linecast(cabeca.transform.position,posicoes[indice].transform.position,out hit)){
    transform.position = Vector3.Lerp(transform.position, hit.point,(VelocidadeDeMovimento*2)*Time.deltaTime);
    Debug.DrawLine(cabeca.transform.position, hit.point);
   }
 }


}

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1059
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Chilinger em Ter Abr 12, 2016 7:48 pm

o "Chalinger" agradece kkkk
não e pirata eu comprei deu uma semana a volto essa parada
e para ele andar / a câmera seguir / lançar balas e destroy 5 quadrados vermelhos ai dps eu ia fazer aparece a label game over

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1059
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Death0932 em Qua Abr 13, 2016 12:10 pm

Marcos, e se eu quiser mover a câmera com o mouse, como eu faço ?

Death0932
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 286
REPUTAÇÃO : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 14, 2016 2:08 am


MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por jaqspw em Sab Jun 04, 2016 7:47 pm

Segui direitinho o tutorial, mas minha câmera fica tremendo demais quando a personagem anda. 
Fiz tudo igual no vídeo, não sei pq está dando isso. Sabe o que pode ser? Porque nem meu professor da faculdade conseguiu resolver esse problema, e isso com outros scripts. O seu não é o primeiro que acontece isso.

To tentando de tudo, pois preciso entregar meu jogo na segunda, tá complicado. ;/

jaqspw
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 242
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 04, 2016 11:17 pm

a camera fica tremendo? isto pode ser um monte de fatores...

1 - a movimentação do seu personagem é ruim, e causa tremores a ele

2 - a velocidade de movimento da camera está muito alta

se tiver como montar uma cena e postar para download, podemos analisar do que se trata o problema.

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por SK Games em Qua Jun 08, 2016 10:02 pm

O FixedUpdate não proporciona movimentos mais suaves, ele possui um tempo fixo que é usado para Físicas (CharacterController, Rigidbody, etc...), para fazer movimentos da câmera mais suaves o ideal é utilizar o LateUpdate().

SK Games
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 233
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MARCIOPG em Sex Jul 08, 2016 8:15 am

como faco para mover a camera com o mause em terceira pessoa estilo gta?

MARCIOPG
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 200
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 09, 2016 1:16 pm

MARCIOPG escreveu:como faco para mover a camera com o mause em terceira pessoa estilo gta?

Você pode usar uma câmera orbital:

http://www.schultzgames.com/t1854-tutorial-camera-orbital-com-zoom-scroll#12549

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por dbzronaldo em Seg Set 12, 2016 12:03 am

Como faço pra virar a câmera quando virar o mouse?

dbzronaldo
Membro
Membro

PONTOS : 186
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por Manawydan em Seg Set 12, 2016 10:02 am

uma forma simples seria usar o Input do Mouse x e Mouse y, voce poderia dar uma analisada no script MouseLook padrão da unity.

Manawydan
Moderador

PONTOS : 590
REPUTAÇÃO : 104
Idade : 20
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por dbzronaldo em Seg Set 12, 2016 11:48 am

Bom dia  Manawydan... andei vendo ele em videos, mas não consegui localizar ele na unit.. parece q foi removido da unity 5..

dbzronaldo
Membro
Membro

PONTOS : 186
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera que segue o Player ( estilo GTA )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 14, 2016 4:05 pm

dbzronaldo escreveu:Como faço pra virar a câmera quando virar o mouse?

http://www.schultzgames.com/t1854-tutorial-camera-orbital-com-zoom-scroll?highlight=orbital

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7532
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum