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Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

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DÚVIDA Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por S0RTUD0 em Sab Jul 18, 2015 9:23 pm

Queria Saber como fazer uma camera em terceira pessoa que fique fixada nas costas do player,e dar um pequeno zoom quando mirar(botão direito do mouse),bem ao estilo Resident Evil 4

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DÚVIDA Re: Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por cosmoplay em Sab Jul 18, 2015 10:50 pm

é so vc posicionar a câmera no lugar desejado e filiá-la ao player, claro que tem alguns ajustes, quanto ao zoom vai ter que fazer mais ou menos assim.
bom esse script é para unity 3d se for para unity 5 vai ter que fazer algumas alterações
Código:
//zoom para camera
var distance : float = 60;
var sensitivityDistance : float = 50;
var damping : float = 5;
var minFOV : float = 40;
var maxFOV : float = 60;

function Start () {
   distance = camera.fieldOfView;
}

function Update () {

   distance -= Input.GetAxis("Mouse ScrollWheel") * sensitivityDistance;
   distance = Mathf.Clamp(distance, minFOV, maxFOV);
   camera.fieldOfView = Mathf.Lerp(camera.fieldOfView, distance, Time.deltaTime * damping);
}

esse é um zoom suave, não sei se esta funcionando porque fiz no bloco de notas ja que não estou no meu pc, então nem testei.
claro que você também vai ter que trabalhar no movimento de camera e etc

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DÚVIDA Re: Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por cosmoplay em Sab Jul 18, 2015 11:04 pm

esse aqui acho que para exatamente o que vc quer mas vai me desculpando não testei e fiz no bloco de notas hehe eles devem ta com alguns erros

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class zoom : MonoBehaviour {

   public float zoom = 20;
   public float normal = 60;
   public float velocidadeDoZoom = 5;
   public bool estaComZoom;

   void Start (){
      estaComZoom == false){

   void Update (){
      if(Input.GetKeyDown ("e")){
         estaComZoom =! estaComZoom;
      }
      if(estaComZoom == true){
         GetComponent<Camera>().fieldOfView = Mathf.Lerp (GetComponent<Camera>().fieldOfView,zoom,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
      }else{
         GetComponent<Camera>().fieldOfView = Mathf.Lerp (GetComponent<Camera>().fieldOfView,normal,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
      }
         }
      }
   }
}

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DÚVIDA Re: Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 18, 2015 11:15 pm

Conhecidentemente este eh +/- o meu próximo vídeo... Very Happy

estou elaborando o sistema no momento. talvez amanha saia vídeo

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DÚVIDA Re: Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jul 20, 2015 12:46 am


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DÚVIDA Re: Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por S0RTUD0 em Ter Jul 21, 2015 10:42 pm

VLW ^-^

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DÚVIDA Re: Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por S0RTUD0 em Seg Jul 27, 2015 3:06 pm

Ainda estou com problemas,vou precisar de um novo script para a camera...em que a camera so se mova pala os eixos X(Ja tenho um script que o personagem segue para onde a camera vira)e olhar para cima apenas quando pressionar o botão direito do mouse(KeyCode.Mouse1)mas com limites.

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DÚVIDA Re: Camera Em Terceira Pessoa Com Zoom

Mensagem por S0RTUD0 em Seg Jul 27, 2015 3:08 pm

Se alguem quiser os Scripts Prontos para o Unity 5 ta ai.Apenas crie um C# novo e cole dentro...não esqueça de filiar o personagem com a camera.
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ThirdPerson : MonoBehaviour {
 
 public float zoom = 20;
 public float normal = 60;
 public float velocidadeDoZoom = 5;
 public bool estaComZoom;
 
 void Start (){
    estaComZoom = false;
 }
 
 void Update (){
 if(Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse1)){
 estaComZoom =! estaComZoom;
 }
        if(Input.GetKeyUp (KeyCode.Mouse1)){
     estaComZoom = false;
 }
 if(estaComZoom == true){
 GetComponent<Camera>().fieldOfView = Mathf.Lerp (GetComponent<Camera>().fieldOfView,zoom,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
 }
        else{
 GetComponent<Camera>().fieldOfView = Mathf.Lerp (GetComponent<Camera>().fieldOfView,normal,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
 }
 }
 }

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