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Spawn de objetos

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DÚVIDA Spawn de objetos

Mensagem por Hardencio em Seg Jul 25, 2016 6:51 pm

Olá galera,

Estou com um script aqui que spawna nos locais que eu quero e tal com um tempo. Esse script é bastante funcional, mas queria adicionar uma função nele que é de ter um limite de objetos spawnados (Ex: Tenho 10 locais de spawn, mas não quero que spawne os 10, quero que spawne uns 5 no máximo, ai conforme o  player vai destruído, vai nascendo mais) e tbm uma função que NÃO spawne um em cima do outro. Mas não faço ideia como faço isso. Quem puder ajudar ficarei muito grato, falta pouco pra acabar meu jogo.

Segue o script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Spawner : MonoBehaviour {

   public Transform[] locais;
   public GameObject[] enemy;

   private float cronometro;
   public float tempoPorSpawn;
   

   // Update is called once per frame
   void Update () {
      cronometro += Time.deltaTime;
      if (cronometro >= tempoPorSpawn) {

         Instantiate(enemy[Random.Range (0,enemy.Length)],locais [Random.Range(0, locais.Length)].transform.position, transform.rotation);
         cronometro = 0;
      }
   }
}
Obrigado e abraço!

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DÚVIDA Re: Spawn de objetos

Mensagem por Manawydan em Seg Jul 25, 2016 8:46 pm

Tente isso:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Spawner : MonoBehaviour {

  public Transform[] locais;
  public GameObject[] enemy;

  private float cronometro;
  public float tempoPorSpawn;
  public int maxEnemy = 5;
  public float spawnRadius = 2f;
  private int currentEnemy = 0;
 

  // Update is called once per frame
  void Update () {
     if(currentEnemy>=maxEnemy) return; // spawna apenas se nao chegou limite
      cronometro += Time.deltaTime;
      if (cronometro >= tempoPorSpawn) {
       int randomLocal = Random.Range(0, locais.Length);
       Vector3 pos = locais[randomLocal].position;
       pos.x+= Mathf.Cos(Random.Range(0,359))*spawnRadius;
       pos.z+= Mathf.Sin(Random.Range(0,359))*spawnRadius;
      
        Instantiate(enemy[Random.Range (0,enemy.Length)],pos, transform.rotation);
        cronometro = 0;
       currentEnemy++; //aumenta +1
      }
  }
 
  public void DecreaseEnemyCount(){
     currentEnemy--;
     if(currentEnemy<0)
        currentEnemy = 0;
  }
}
Quando seus inimigos morrerem voce deve chamar o método DecreaseEnemyCount para funcionar corretamente.
O que eu adicionei foi limitar o numero de inimigos, e quando spawnar adicionar uma posição aleatoria em circulo a mais para spawnar, sendo assim os inimigos nao irao spawnar exatamete no mesmo lugar mais bem proximo dentro de um raio determinado pela variavel spawnRadius. Não testei e fiz no notepad entao pode ter erros kk.

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DÚVIDA Re: Spawn de objetos

Mensagem por George Lucas Vieira em Ter Jul 26, 2016 2:22 am

A resposta do Manawydan foi ótima para esse sistema.
Da última vez que fiz um sistema desse, adicionei a tag "Enemy" para todos os inimigos e utilizei um array para verificar quantos inimigos tinha em cena, desta forma:
Código:
public int maxEnemies;
private GameObject[] enemiesSpawned;

void Update(){
 enemiesSpawned = new GameObject[0];
 enemiesSpawned = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Enemy");

 if(enemiesSpawned.Lenght < maxEnemies){
 //Spawn um novo inimigo
 }
 
}


Mas talvez fique um pouco pesado, já que a todo momento o array atualiza.

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DÚVIDA Re: Spawn de objetos

Mensagem por Hardencio em Ter Jul 26, 2016 3:31 pm

Manawydan e George Lucas Vieira obrigado pela ajuda!! Vou ver se funciona quando der um tempo. Qualquer coisa converso com vcs. Obrigado mesmo!

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DÚVIDA Re: Spawn de objetos

Mensagem por Hardencio em Qua Ago 31, 2016 7:57 pm

Gente, como eu chamo esse método DecreaseEnemyCount no script dos meus inimigos? 
Tem que deixar static algo assim?

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DÚVIDA Re: Spawn de objetos

Mensagem por John Rambo em Qua Ago 31, 2016 8:45 pm

Saudações Hardencio!

bom se você quer chamar este método a partir de outro script, você pode usar uma variável pública para isto, exemplo:


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Teste : MonoBehaviour {
   public Spawner scriptSpawn;

   void Start () {
   
   }
   

   void Update () {
      if (Input.GetMouseButtonDown(1)) {
         scriptSpawn.DecreaseEnemyCount ();
      }
   }
}

na variavel scriptSpawn você vai linkar o objeto que contem o script "Spawner"..... Aí você pode tirar esta parte do Input.GetMouse... e colocar o que realmente deve acontecer para este método ser chamado!


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