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[TUTORIAL] Deformar o terreno

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TUTORIAL [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por Dom3000 em Ter Jul 05, 2016 11:42 am

Galera esse Script  deforma o terreno , com o click do Mouse pelas variaveis elas funcionam entre si e conforme os valores do Raio em funçao do AlturaT e  Profundidade pode dar erro, tem que ajustar manualmente, se conseguirem melhoralo ficarei grato. Smile o script vai na Camera

Código:
#pragma strict

var Terreno: Terrain;

var Raio:float;
var Profundidade:float;
var AlturaT:float;
 

 

 private var matrixAltura  : float[,];

private  var matrixTextura : float[,,];

private var tamanhoMatriz: int;

private var ResolucaoTextura: int;
private var QntLayers: int;
private var i: int;
private var j: int;


private var PontoX: float;
private var PontoZ: float;

private var Altura: float;

private var Area: float;
private var Area2 : float;
private var contacurva : float;

private var MousePosicao:Ray;
private var PontoMapa: RaycastHit;

function Start () {


ResolucaoTextura = Terreno.terrainData.alphamapResolution;
tamanhoMatriz    = Terreno.terrainData.heightmapResolution;
QntLayers        = Terreno.terrainData.alphamapLayers;
matrixAltura     = new float[tamanhoMatriz,tamanhoMatriz];

matrixTextura    = new float[ResolucaoTextura,ResolucaoTextura,QntLayers];


for (i=0; i<tamanhoMatriz;i++)
{
  for (j=0; j<tamanhoMatriz;j++)
  {
   matrixAltura[i,j] = AlturaT/tamanhoMatriz;// a altura inial do terreno
  }
}


for (i=0; i<ResolucaoTextura;i++)
{
  for (j=0; j<ResolucaoTextura;j++)
  {
   matrixTextura[i,j,0] = 1;
   matrixTextura[i,j,1] = 0;
   matrixTextura[i,j,2] = 0;
  }
}

Terreno.terrainData.SetAlphamaps(0,0,matrixTextura);

Terreno.terrainData.SetHeights(0,0,matrixAltura);

}

function Update () {


if(Input.GetMouseButton(0))
{
  MousePosicao = GetComponent.<Camera>().ScreenPointToRay(Input.mousePosition);

 if (Physics.Raycast(MousePosicao,PontoMapa))
 {
  i = PontoMapa.point.x;
  j = PontoMapa.point.z;
  PontoX = PontoMapa.point.x - Terreno.transform.position.x;
  PontoZ = PontoMapa.point.z - Terreno.transform.position.z;
  
  PontoX = (PontoX*Terreno.terrainData.heightmapResolution)/Terreno.terrainData.size.x;
  PontoZ = (PontoZ*Terreno.terrainData.heightmapResolution)/Terreno.terrainData.size.z;
  
  Area = Raio; // area do burraco tem que ser menor que a altura
  Altura = Profundidade/Terreno.terrainData.heightmapResolution; // autura final do terreno tem que ser menor que o inicial

  for (i=PontoX-Area; i<PontoX+Area;i++)
  {
   for (j=PontoZ-Area; j<PontoZ+Area;j++)
    {
     contacurva = ((PontoX - i)*(PontoX - i)) + ((PontoZ - j)*(PontoZ - j));
    Area2 = Area*Area;
    if(contacurva<Area2)
    {
    if((Altura * (contacurva/Area2)) < matrixAltura[j,i])
    {
      matrixAltura[j,i] = (Altura * (contacurva/Area2));
      }
      }
    }
  }
Terreno.terrainData.SetHeights(0,0,matrixAltura);


  PontoX = PontoMapa.point.x - Terreno.transform.position.x;
  PontoZ = PontoMapa.point.z - Terreno.transform.position.z;
  
  PontoX = (PontoX*Terreno.terrainData.alphamapResolution)/Terreno.terrainData.size.x;
  PontoZ = (PontoZ*Terreno.terrainData.alphamapResolution)/Terreno.terrainData.size.z;
  
  Area = Raio; // area do burado pintada deve ser igual a area


  //((PontoX - PontoXF)*(PontoX - PontoXF)) + ((PontoZ - PontoZF)*(PontoZ - PontoZF)) < (30*30)
  for (i=PontoX-Area; i<PontoX+Area;i++)
  {
   for (j=PontoZ-Area; j<PontoZ+Area;j++)
    {
    contacurva = ((PontoX - i)*(PontoX - i)) + ((PontoZ - j)*(PontoZ - j));
    Area2 = Area*Area; // controla a textura
    if(contacurva<Area2){
      matrixTextura[j,i,0] = 0; // controla a opaciadades das texturas
      matrixTextura[j,i,1] = 1;
      matrixTextura[j,i,2] = 0.5;
    }
  }
Terreno.terrainData.SetAlphamaps(0,0,matrixTextura);
http://Terreno.terrainData.SetHeights(0,0,matrixAltura);

 
 // tM ---- TrH
 // Pm ---- x
 // (Pm*TrH)/tM
 }
}
}}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por AndyShow em Ter Ago 02, 2016 8:34 am

"pode dar erro" Isso Foi um como  um (Viruz) no meu Projeto, Acabou com meu Mapa Todo, assim que Apertei Play!
Modificou Todo Terrain e o Prefab dentro da Pasta Raiz, sem Opção de Desfazer!
Deixou o Mapa Todo FLAT e quando Exclui o "Script" do Projeto,Excluiu meu Terrain Junto!

ou Seja, Acabou com meu Projeto de Meses, que Levei pra Fazer o Mapa!  Mad
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por Weslley em Ter Ago 02, 2016 12:46 pm

nossa '-'
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 02, 2016 4:18 pm

O que acontece é que este metodo deforma a mesh, e isto nao é serializado pela Unity.

Bastava ter fechado o projeto e aberto novamente que a mesh não seria salva. éh simples
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por AndyShow em Ter Ago 02, 2016 9:25 pm

Eu Fiz isso Marcos, Assim que Percebi , Fechei e Abri Novamente sem Salvar ,e assim que abri o Projeto Novamente o Mapa estava igual, pois como Falei ele Modificou o "Terrain" na Pasta Raiz do Projeto! Sem Chance de Desfazer! Agora é não Desanimar e Começar o Mapa do Zero!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por JohnRambo em Ter Ago 02, 2016 9:38 pm

que coisa não :/
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Ter Ago 02, 2016 9:47 pm

Triste Por Isso Uso Outros Projetos De Segundo Plano Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Ago 03, 2016 1:04 am

Isto na verdade é preguiça da equipe da Unity de não fazer um serializable na matriz do terrain, por que por favor, pensa dar um erro ou algo que altere o terrain, e você clica em "não salvar", mas quando recarrega o projeto, paaa, salvou. 

.-.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por AndyShow em Qua Ago 03, 2016 3:54 am

Putz nem dei Bola na hora, pensei,"ahh vou Carregar o Projeto sem Salvar e pronto,tudo certo" mas quando carregou com o Mapa Flat, quase Virei o PC! Complicado, Demorei 1 mes pra Fazer todo esse Mapa,tava prontinho, Só tava Terminando o Sistema de AI e o game tava 90% pronto! Mapa tinha 2000x2000 tudo com LOD ,Todo Detalhado com Plantas, Arvores de Corte,Itens, Lagos,Texturas etc...Fiquei Muito Puto! só Aconselho a ninguém Colocar isso num projeto, se não quiser Perder o Mapa! Como o Jegue aqui! o.O
Sobrou uma Fotinho que Tinha tirado esses Dias atras!

[img][TUTORIAL] Deformar o terreno Mb0121[/img]
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por Manawydan em Qua Ago 03, 2016 1:28 pm

bom por isso sempre é bom ir fazendo beckups do projeto quando for fazer alguma alteração grande.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por AndyShow em Qua Ago 03, 2016 1:31 pm

@Manawydan escreveu:bom por isso sempre é bom ir fazendo beckups do projeto quando for fazer alguma alteração grande.
Claro Foi Burrice Minha, mas Tipo o Jogo tava Quase Pronto, Vi essa Deformação de Terreno pensei Opa, talvez de pra Adaptar no Game ficaria Interessante já que se Trava de um Jogo de Sobrevivência! ai Páhhh! Só Apartei Play e a Cagada ta Feita! o.O
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por Dom3000 em Ter Set 13, 2016 11:23 am

caraka nao sei oque vc fez pra isso acontecer no meu funciona direito   Sad Shocked
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por MeverPlays em Ter Set 13, 2016 6:36 pm

caraca mano, é dificil msm fazer terrenos bem detalhados e quando consegue acontece isso '-'
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por Deiverson em Seg Dez 05, 2016 3:03 pm

Recomendo fortemente armazenarem seus projetos na nuvem (eu utilizo o Bitbucket + Git) para melhorarem o processo  gerenciamento do controle de versão dos seus projetos e facilitar o processo de recuperação.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Deformar o terreno

Mensagem por JohnRambo em Seg Dez 05, 2016 3:10 pm

@NOME-ALEATORIO escreveu:Triste Por Isso Uso Outros Projetos De Segundo Plano Smile

eu costumo fazer assim também. Tipo tô lá com meu projeto principal em andamento... aí vejo um tutorial novo. antes de incrementá-lo no meu projeto principal, eu abro um outro projeto para fazer o teste deste tutorial nele.

se der tudo certo sem erro. eu coloco no meu projeto principal.... acho este método bem seguro
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