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[TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Fev 04, 2015 5:49 pm

Parte 1:


Video:


3D Model usado na aula: http://www.mediafire.com/download/c6boxprzrghfctt/CENARIO.rar



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Parte2:


Vídeo: 



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Parte3:


Vídeo: 



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Parte4:



Vídeo: 



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Parte5:



Vídeo: 



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Parte6:



Vídeo: 


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Parte7:


Vídeo: 


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:30 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 20, 2015 4:56 pm

Se alguém tiver pedidos de sustos ou algo que queira ver na série poste aqui que eu tentarei ensinar :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por galaxy s3 neo em Dom Fev 22, 2015 6:50 am

Muito bom !!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por galaxy s3 neo em Dom Fev 22, 2015 6:52 am

Cara não sei c VC sabe ,caso souber pode me ensinar a colocar botões para mobile (Android) vlwwwwww

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Fev 22, 2015 12:18 pm

seria interessante criar um tópico para esta dúvida, más enfim... que tipo de botão você quer criar exatamente?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por galaxy s3 neo em Dom Fev 22, 2015 3:38 pm

Um botão para se movimentar e outro para girar a camera

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Fev 22, 2015 4:02 pm

más que tipo de botão, de girar? manter pressionado, botão simples??? que tipo?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por galaxy s3 neo em Dom Fev 22, 2015 4:23 pm

Nesse estilo tipo VC arrasta o analógico virtual e ele vai para frente e para trás e outro analógico para girar a câmera

Nesse estilo mais ou menos

http://omeuandroid.net/wp-content/uploads/2012/03/unnamed-21.jpg

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Fev 22, 2015 5:10 pm

ahh, o Bruno do canal Games indie tem um vídeo especifico sobre como fazer estes botões... :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por galaxy s3 neo em Dom Fev 22, 2015 8:23 pm

Vlw cara,teus videos são fodas parabéns

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por galaxy s3 neo em Dom Fev 22, 2015 8:24 pm

Vlw cara,teus videos são fodas parabéns

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por eduardo9715 em Sex Maio 01, 2015 12:29 pm

olá eu queria saber sem tem como voce mostrar como se da o movimento para o inimigo ,tipo quando ele me ver ele corre atras de mim

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Maio 01, 2015 1:22 pm

Ainda tenho que trabalhar em uma AI que funcione com a visão do inimigo...

por inquanto elaborei apenas essas 2:


http://www.schultzgames.com/t107-tutorial-ai-enemy-jogos-de-terror


e


http://www.schultzgames.com/t101-tutorial-inteligencia-artificial-inimigo-e-aipoints
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por eduardo9715 em Sab Maio 02, 2015 1:01 am

o que eu faço minha lanterna já aparece ligada na hora que começa o jogo ,eu quero que quando eu aperta o F ela ligar não desligar ,tem como me explicar??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Maio 02, 2015 10:19 am

isso é impossivel se você viu o tutorial passo a passo por causa desta linha:

Código:
if (PodeLigar == false) {
         GetComponent<Light>().enabled = false;
      }


Más caso esteja tendo problemas, este aqui é o script completo da Lanterna :D

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class Lanterna : MonoBehaviour {
   public static float Carga;
   public int CargaMaxima = 300;
   private bool PodeLigar,Aviso;
   public Font Fonte;
   public AudioClip audioLanterna;
   void Start (){
      Aviso = true;
      Carga = CargaMaxima;
   }
   void Update () {
      if (Input.GetKeyDown ("f") && PodeLigar == true) {
         Aviso = false;
         GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(audioLanterna);
         if(GetComponent<Light>().enabled == true){
            GetComponent<Light>().enabled = false;
         }else if(GetComponent<Light>().enabled == false){
            GetComponent<Light>().enabled = true;
         } 
      }
      if (PodeLigar == false) {
         GetComponent<Light>().enabled = false;
      }
      if (GetComponent<Light>().enabled == true) {
         Carga -= Time.deltaTime;
      }
      if (Carga <= 0) {
         PodeLigar = false;
      } else if (Carga > 0) {
         PodeLigar = true;
      }
      if (Carga >= CargaMaxima) {
         Carga = CargaMaxima;
      }
      //PARAMETROS DA LUZ
      GetComponent<Light>().intensity = 0.4f + 2*Carga / CargaMaxima;
      GetComponent<Light>().range = 5 + 25*Carga / CargaMaxima;
   }
   void OnGUI (){
      GUI.skin.font = Fonte;
      GUI.skin.label.fontSize = Screen.height/20;
      if (Aviso == true) {
         GUI.Label (new Rect (Screen.width / 2 - Screen.width / 5, Screen.height / 2 - Screen.height / 16, Screen.width / 2.5f, Screen.height / 8), "Aperte ' F ' para ligar a lanterna"); 
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por eduardo9715 em Sab Maio 02, 2015 1:17 pm

sabe como eu posso colocar o som do pulo e do passos na grama no terrain? não estou conseguindo com aquele script

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Maio 02, 2015 1:35 pm

No terrain é MUITO complexo, pois você tem que enviar um raycast pro terreno e pedir qual a textura predominante naquela região...

Em objetos separados o som dos passos é facil, más no terrain é um pouco complicado
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por Derpycrap em Dom Maio 03, 2015 6:14 am

Seu script da lanterna com som ta dando erro nessa linha aki
  GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(audioLanterna);
na unity diz: Object reference not set to an instance of an object Lanterna.Update()
Por Favor pod me ajudar nisso ?? OBRIGADO!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 03, 2015 1:00 pm

nesta linha?

Código:
GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(audioLanterna);

se for, provavelmente é por que você não linkou nenhum audio na variavel " audioLanterna "
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por eduardo9715 em Dom Maio 03, 2015 2:43 pm

olá cara então o script susto 1 esta dando erro tem como voce ver isso para mim e se estiver errado mandar corrigido e fala aonde errei :
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof (AudioSource))]
public class Susto1 : MonoBehaviour {
private BoxCollider [] collisores;
public AudioClip audiosusto1;
private float cronometro;
public float tempoDaImagem;
private bool contar;
private int randomsusto;
public bool temSom = true;
void Start () {
randomsusto = Random.Range (1, 3);
if (randomsusto != 1) {
Destroy (gameObject);
}
GetComponent<Renderer>().enabled = false;
collisores = gameObject.GetComponents<BoxCollider> ();
GetComponent<AudioSource>().clip = audiosusto1;
}
void update(){
if (contar==true) {
cronometro += Time.deltaTime;
}
if(cronometro >= tempoDaImagem) {
contar = false;
GetComponent<Renderer>().enabled = false;
}
}
void OntriggerEnter (){
contar = true;
renderer.enabled = true;
if (temSom == true) {
AudioClip.PlayOneShot (audio.clip);
}
foreach (BoxCollider collisores in collisores ){
collisores.enabled = false;
}
Destroy (GameObject, audio.clip.length);
}
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por Derpycrap em Dom Maio 03, 2015 10:15 pm

a verdade não tinha o " <AudioSource> adicionado, vlw ae Marcos :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 03, 2015 10:54 pm

eduardo, na void Start você não está especificando qual componente você está setando habilitando ou designando...

o script correto fica assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(AudioSource))]
public class SUSTO1 : MonoBehaviour {
   private BoxCollider[] Colisores;
   public AudioClip audioSusto1;
   private float cronometro;
   public float tempoDaImagem;
   private bool contar;
   private int randomSusto;
   public bool temSom = true;
   void Start () {
      randomSusto = Random.Range (1, 3);
      if (randomSusto != 1) {
         Destroy (gameObject);
      }
      GetComponent<Renderer>().enabled = false;
      Colisores = gameObject.GetComponents<BoxCollider> ();
      GetComponent<AudioSource>().clip = audioSusto1;
   }
   void Update () {
      if (contar == true) {
         cronometro += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometro >= tempoDaImagem) {
         contar = false;
         GetComponent<Renderer>().enabled = false;
      }
   }
   void OnTriggerEnter (){
      contar = true;
      GetComponent<Renderer>().enabled = true;
      if (temSom == true) {
         GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot (GetComponent<AudioSource>().clip);
      }
      foreach (BoxCollider collisores in Colisores) {
         collisores.enabled = false;
      }
      Destroy (gameObject, GetComponent<AudioSource>().clip.length);
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por Derpycrap em Dom Maio 03, 2015 11:29 pm

marcos faz um video mostrando como fazer correr e agachar na unity4 pf to me enrolando mt :p pq meu projeto e diferente que o seu em algumas partes então não sei como mudar lguns scripts !! desde ja obrigado :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 03, 2015 11:32 pm

Estou um pouco enrolado no momento...

A unity 5 é preferencia imediata e recebi mais de 30 pedidos para refazer a série de C# na Unity 5 então vou dar prioridade a ela...


Também preciso atualizar a série de terror para a Unity 5...

Sei que muitos usuários tem preferencia pela Unity 4, más a 5 é uma unity 4 super otimizada ( em tudo ) e com varios recursos PRO... então mesmo que tenha um pouco de demanda, prefiro focar na Unity 5 em si :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por eduardo9715 em Seg Maio 04, 2015 1:43 pm

cara como chama o som que voce colocou no susto não consigo achar

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Mensagem por marcelo123 em Dom Maio 10, 2015 1:22 pm

marcos, eu tava querendo fazer algum puzzle pro jogo, pensei em fazer um cofre e colocar a senha dele em algum lugar ou outro tipo de charada mas não faço minima ideia do que fazer pode me ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por francisco barroso em Qui Set 20, 2018 10:02 am

eu coloquei o mesh collider no cenario como mostra no video e coloquei um personagem com animaçao na cena e o personagem ta atravessando as parede ja coloquei um box collider nele e no cenario e nada como resolver isso?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Set 20, 2018 8:49 pm

@francisco barroso escreveu:eu coloquei o mesh collider no cenario como mostra no video e coloquei um personagem com animaçao na cena e o personagem ta atravessando as parede ja coloquei um box collider nele e no cenario e nada como resolver isso?

Ta usando qual versão da Unity?

Tem como postar uma print do problema?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por francisco barroso em Qui Set 20, 2018 10:27 pm

Como envia print aqui no forum? nao tenho a url do print.. mas a versao do unity que eu uso é 2018.2.6f1 e o problema é que eu segui seu tutorial por video e coloquei o cenario que vc usou no video.. coloquei os mesh collider nos componente do cenario só que o personagem atravessa as parede como coloco pra elas colidir com meu personagem?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Set 21, 2018 1:43 am

@francisco barroso escreveu:Como envia print aqui no forum? nao tenho a url do print.. mas a versao do unity que eu uso é 2018.2.6f1 e o problema é que eu segui seu tutorial por video e coloquei o cenario que vc usou no video.. coloquei os mesh collider nos componente do cenario só que o personagem atravessa as parede como coloco pra elas colidir com meu personagem?

Tem que colocar meshCollider em todos os componentes do cenário, não apenas no principal.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar um JOGO DE TERROR

Mensagem por francisco barroso em Sex Set 21, 2018 11:41 am

@MarcosSchultz escreveu:
@francisco barroso escreveu:Como envia print aqui no forum? nao tenho a url do print.. mas a versao do unity que eu uso é 2018.2.6f1 e o problema é que eu segui seu tutorial por video e coloquei o cenario que vc usou no video.. coloquei os mesh collider nos componente do cenario só que o personagem atravessa as parede como coloco pra elas colidir com meu personagem?

Tem que colocar meshCollider em todos os componentes do cenário, não apenas no principal.
ja fiz isso nao funciona..e outra coisa que notei é que a fisica nos objetos nao ta funcionando de jeito nem um..criei ate uma cena pra testar dois cubos com colisor box colider e nao funciona nem com rigidbody o que pode ser?  Piedade
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