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[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

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TUTORIAL [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jan 22, 2015 5:59 pm

Vídeo tutorial:





Script do inimigo:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class INTELIGENCIA : MonoBehaviour {
 public Transform Player;
 private NavMeshAgent naveMesh;
 private float DistanciaDoPlayer, DistanciaDoAIPoint;
 public float DistanciaDePercepcao = 30,DistanciaDeSeguir = 20, DistanciaDeAtacar = 2, VelocidadeDePasseio = 3, VelocidadeDePerseguicao = 6,TempoPorAtaque = 1.5f, DanoDoInimigo = 40;
 private bool VendoOPlayer;
 public Transform[] DestinosAleatorios;
 private int AIPointAtual;
 private bool PerseguindoAlgo, contadorPerseguindoAlgo,atacandoAlgo;
 private float cronometroDaPerseguicao,cronometroAtaque;
 void Start (){
 AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
 naveMesh = transform.GetComponent<NavMeshAgent> ();
 }
 void Update (){
 DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(Player.transform.position,transform.position);
 DistanciaDoAIPoint =  Vector3.Distance(DestinosAleatorios[AIPointAtual].transform.position,transform.position);
 //============================== RAYCAST ===================================//
 RaycastHit hit;
 Vector3 deOnde = transform.position;
 Vector3 paraOnde = Player.transform.position;
 Vector3 direction = paraOnde - deOnde;
 if(Physics.Raycast (transform.position,direction,out hit,1000) && DistanciaDoPlayer < DistanciaDePercepcao ){
 if(hit.collider.gameObject.CompareTag("Player")){
 VendoOPlayer = true;
 }else{
 VendoOPlayer = false;
 }
 }
 //================ CHECHAGENS E DECISOES DO INIMIGO ================//
 if(DistanciaDoPlayer > DistanciaDePercepcao){
 Passear();
 }
 if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDePercepcao && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeSeguir) {
 if(VendoOPlayer == true){
 Olhar ();
 }else{
 Passear();
 }
 }
 if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeSeguir && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {
 if(VendoOPlayer == true){
 Perseguir();
 PerseguindoAlgo = true;
 }else{
 Passear();
 }
 }
 if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
 Atacar();
 }
 //COMANDOS DE PASSEAR
 if (DistanciaDoAIPoint <= 2) {
 AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
 Passear();
 }
 //CONTADORES DE PERSEGUICAO
 if (contadorPerseguindoAlgo == true) {
 cronometroDaPerseguicao += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometroDaPerseguicao >= 5 && VendoOPlayer == false) {
 contadorPerseguindoAlgo = false;
 cronometroDaPerseguicao = 0;
 PerseguindoAlgo = false;
 }
 // CONTADOR DE ATAQUE
 if (atacandoAlgo == true) {
 cronometroAtaque += Time.deltaTime;
 }
 if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
 atacandoAlgo = true;
 cronometroAtaque = 0;
 PLAYER.VIDA = PLAYER.VIDA - DanoDoInimigo;
 Debug.Log ("recebeuAtaque");
 } else if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {
 atacandoAlgo = false;
 cronometroAtaque = 0;
 Debug.Log ("errou");
 }
 }
 void Passear (){
 if (PerseguindoAlgo == false) {
 naveMesh.acceleration = 5;
 naveMesh.speed = VelocidadeDePasseio;
 naveMesh.destination = DestinosAleatorios [AIPointAtual].position;
 } else if (PerseguindoAlgo == true) {
 contadorPerseguindoAlgo = true;
 }
 }
 void Olhar(){
 naveMesh.speed = 0;
 transform.LookAt (Player);
 }
 void Perseguir(){
 naveMesh.acceleration = 8;
 naveMesh.speed = VelocidadeDePerseguicao;
 naveMesh.destination = Player.position;
 }
 void Atacar (){
 atacandoAlgo = true;
 }
}




Script do Player:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PLAYER : MonoBehaviour {
 public static float VIDA = 100;
 void Update (){
 if (VIDA <= 0) {
 Debug.Log ("morreu");
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:47 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sex Maio 01, 2015 4:54 pm

O meu deu esse erro:
Código:
MissingComponentException: There is no 'NavMeshAgent' attached to the "LION" game object, but a script is trying to access it.
You probably need to add a NavMeshAgent to the game object "LION". Or your script needs to check if the component is attached before using it.
AIPOINTS.Passear () (at Assets/Scripts/AIPOINTS.cs:85)
AIPOINTS.Update () (at Assets/Scripts/AIPOINTS.cs:34)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Maio 01, 2015 7:56 pm

esse aqui tem que assistir o vídeo, não é só jogar o script no objeto...

eu utilizei navMesh para fazer o Pafinding

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sab Maio 02, 2015 4:40 pm

Que parte mais ou menos ta isso???

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sab Maio 02, 2015 6:06 pm


O que esta errado???

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Maio 02, 2015 9:13 pm

O player está com tag?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Dom Maio 03, 2015 6:33 pm

Esta sim

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Dom Maio 03, 2015 7:17 pm

Da mais uma olhada na imagem pra ver se fiz algo errado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Dom Maio 03, 2015 7:18 pm

Ta falando que o navMesh nao tem um destination

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 03, 2015 10:51 pm

Bom, vou precisar que você faça 2 coisas...

primeira: retire o BoxCollider do inimigo... a navMesh já traz um colisor consigo.

segundo: mande-me as linhas em que o erro está apontando no script

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Seg Maio 04, 2015 7:01 pm



Linha 34, 87 e 99.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Ter Maio 05, 2015 6:54 pm

Ein??? O que esta errado???

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 05, 2015 10:12 pm

Terá que zipar o projeto e me mandar...

é provavel que seu Player não seja um Transform ou não esteja sendo detectado pelo script talvez por causa da Tag...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Ter Maio 05, 2015 10:57 pm

Ok, amanha te mando...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Qua Maio 06, 2015 8:48 am

Como te mando?
O Zipado tem 455 MB.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 06, 2015 12:27 pm

upa no mediafire, MEGA ou 4 shared

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Qui Maio 07, 2015 6:36 pm

Deixei no seu facebook, depois que ver me responder por aki mesmo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sex Maio 08, 2015 8:32 am

Tem que executar e chegar perto do inimigo pro erro aparecer ta

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Maio 08, 2015 11:46 am

Assista o vídeo completo... você não deu bake no cenário


tem que selecionar os objetos estaticos e marca-los como estaticos na aba " navegation " e depois Dar um Bake para ele gerar a mesh...

Aqui tem um tutorial curto mostrando como usar o NavMesh

http://www.schultzgames.com/t102-tutorial-como-usar-navemesh-para-inimigos-desviarem-de-obstaculos

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Sex Maio 08, 2015 7:04 pm

Deu certo, vlw, pode me explicar como eu coloco uma animação pra quando o inimigo andar ele fazer um movimento com as pernas

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por eduardo9715 em Dom Maio 10, 2015 12:08 pm

tem como eu usar esse metodo no meu inimigo pq aquele do inimigo ver e me seguir não esta dando certo no terreno ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 10, 2015 12:35 pm

Cada inimigo requer uma AI meio especifica...

aquela eu elaborei para javaScript, é pra ser uma AI do SCP-Containment Breach

essa AI desse tópico é para um jogo de terror onde o inimigo te ve, e se você se aproximar demais dele, ele te segue... e por ai vai.


as AI's tem que ser elaboradas para situações especificas

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por eduardo9715 em Dom Maio 10, 2015 1:38 pm

mas tem como eu fazer essa de terror no terrain sem plane ou cube ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 10, 2015 2:11 pm

basta utilizar NavMesh e mapear o terreno

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Dom Maio 10, 2015 7:27 pm

Como coloco uma animação pra quando o inimigo andar???

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Maio 11, 2015 3:31 pm

para fazer isso sincronizado com animações eu teria que fazer um vídeo explicando todo o funcionamento do Mecanim ou do animation...

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Seg Maio 11, 2015 7:01 pm

Vc pode fazer isso????
Isso serviria tanto pra inimigos como ate próprio personagem, desde já agradeço.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por osiasbezerra em Seg Jun 01, 2015 8:23 pm

Olá, Marcos, tenho uma dúvida: eu quero que  passando 5 segundos que o inimigo ve o jogador, ele passeie (vá para um dos AIpoints), mas so que o cronometro chega a 5 e zera e o inimigo continua vendo, continua parado.

//fiz public para acompanhar os valores na aba
public float cronometroVer;

void Start(){...}

void Update
{
....


if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDePercepcao && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeSeguir) {

if(VendoOPlayer==true){

//adicionei:
cronometroVer+=Time.deltaTime;

if (cronometroVer>5)
{
cronometroVer=0;
Passear();
}

else
//continuacao de seu codigo
{
Olhar ();
}
...
}

Grato a atençao!


Última edição por osiasbezerra em Seg Jun 01, 2015 8:47 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Faltou uma uma chave)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por osiasbezerra em Seg Jun 01, 2015 8:28 pm

A linha do seu código que adicionei é entre a 37 e 38. Se quiser eu posso mandar todo o codigo, mas é porque é so essa parte alterada e a variavel cronometroVer criada, grato!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por osiasbezerra em Seg Jun 01, 2015 8:42 pm

Refiz melhor assim: e ainda, depois de 5 segundos, o inimigo continua olhando, sendo que eu quero ele va para o IAPoint:

if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDePercepcao && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeSeguir) {
if(VendoOPlayer == true){

cronometroVer+=Time.deltaTime;

if (cronometroVer>5)
{

cronometroVer=0;

//codigo enxertado do Passear(); para nao cair no booleano de Passear();

naveMesh.acceleration = 5;
naveMesh.speed = VelocidadeDePasseio;
naveMesh.destination = DestinosAleatorios [AIPointAtual].position;

}
else{
Olhar ();

}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Jun 01, 2015 11:06 pm

tem como enviar o código inteiro para eu analisa-lo?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por osiasbezerra em Seg Jun 01, 2015 11:40 pm

Código:
///Segue abaixo:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class INTELIGENCIADois : MonoBehaviour {

public Transform Player;
private NavMeshAgent naveMesh;
private float DistanciaDoPlayer, DistanciaDoAIPoint;
public float DistanciaDePercepcao = 30,DistanciaDeSeguir = 20, DistanciaDeAtacar = 2, VelocidadeDePasseio = 3,   VelocidadeDePerseguicao = 6,TempoPorAtaque = 1.5f, DanoDoInimigo = 40;
private bool VendoOPlayer;
public Transform[] DestinosAleatorios;
private int AIPointAtual;
private bool PerseguindoAlgo, contadorPerseguindoAlgo,atacandoAlgo;
private float cronometroDaPerseguicao,cronometroAtaque;



///ADICIONEI ESSE
public float cronometroVer;




void Start (){
AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
naveMesh = transform.GetComponent<NavMeshAgent> ();
}
void Update (){
DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(Player.transform.position,transform.position);
DistanciaDoAIPoint =  Vector3.Distance(DestinosAleatorios[AIPointAtual].transform.position,transform.position);
//============================== RAYCAST ===================================//
RaycastHit hit;
Vector3 deOnde = transform.position;
Vector3 paraOnde = Player.transform.position;
Vector3 direction = paraOnde - deOnde;
if(Physics.Raycast (transform.position,direction,out hit,1000) && DistanciaDoPlayer < DistanciaDePercepcao ){
if(hit.collider.gameObject.CompareTag("Player")){
VendoOPlayer = true;
}else{
VendoOPlayer = false;
}
}
//================ CHECHAGENS E DECISOES DO INIMIGO ================//
if(DistanciaDoPlayer > DistanciaDePercepcao){
Passear();
}

if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDePercepcao && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeSeguir) {
if(VendoOPlayer == true){


//ADICIONEI AQUI MEU BLOCO
cronometroVer+=Time.deltaTime;

if (cronometroVer>5)
{
cronometroVer=0;


naveMesh.acceleration = 5;
naveMesh.speed = VelocidadeDePasseio;
naveMesh.destination = DestinosAleatorios [AIPointAtual].position;

}
else{
// FIM DO MEU BLOCO ADICIONADO
Olhar ();

}



}else{
Passear();
}
}
if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeSeguir && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {
if(VendoOPlayer == true){
Perseguir();
PerseguindoAlgo = true;
}else{
Passear();
}
}
if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
Atacar();
}
//COMANDOS DE PASSEAR
if (DistanciaDoAIPoint <= 2) {
AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
Passear();
}
//CONTADORES DE PERSEGUICAO
if (contadorPerseguindoAlgo == true) {
cronometroDaPerseguicao += Time.deltaTime;
}
if (cronometroDaPerseguicao >= 5 && VendoOPlayer == false) {
contadorPerseguindoAlgo = false;
cronometroDaPerseguicao = 0;
PerseguindoAlgo = false;
}
// CONTADOR DE ATAQUE
if (atacandoAlgo == true) {
cronometroAtaque += Time.deltaTime;
}
if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
atacandoAlgo = true;
cronometroAtaque = 0;
PLAYER.VIDA = PLAYER.VIDA - DanoDoInimigo;
Debug.Log ("recebeuAtaque");
} else if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {
atacandoAlgo = false;
cronometroAtaque = 0;
Debug.Log ("errou");
}
}
void Passear (){
if (PerseguindoAlgo == false) {
naveMesh.acceleration = 5;
naveMesh.speed = VelocidadeDePasseio;
naveMesh.destination = DestinosAleatorios [AIPointAtual].position;
} else if (PerseguindoAlgo == true) {
contadorPerseguindoAlgo = true;
}
}
void Olhar(){
naveMesh.speed = 0;
transform.LookAt (Player);
}
void Perseguir(){
naveMesh.acceleration = 8;
naveMesh.speed = VelocidadeDePerseguicao;
naveMesh.destination = Player.position;
}
void Atacar (){
atacandoAlgo = true;
}
}

//Valeu a atencao!


Última edição por osiasbezerra em Ter Jun 02, 2015 2:33 am, editado 1 vez(es) (Razão : colocar em codigo)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jun 02, 2015 12:31 am

tem um erro no Start

você não está dizendo que naveMesh vai receber o componente navMesh

você fez isso:

Código:

naveMesh = transform.GetComponent ();

em vez disso:

Código:

naveMesh = transform.GetComponent<NavMeshAgent> ();

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por osiasbezerra em Ter Jun 02, 2015 2:43 am

Ok, Marcos, tem a questão do Unity 5 exigir o GetComponent e ajeitei. Sobre a lógica, eu
entendi meu erro: peço pra passear, mas como zerou o cronômetro ele apenas olha de novo.
Vou tentar corrigir aqui, depois te passo, valeu!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por osiasbezerra em Ter Jun 02, 2015 7:05 pm

Olá, Marcos Schultz, eu consegui fazer a pequena mudanca que queria, que é o inimigo olhar por um tempo pequeno e depois passear, vale ressaltar que esse seu código é excelente para eu usar animacoes, pois so com o navmash agent eu nao tinha nenhuma ideia, muito obrigado!
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class INTELIGENCIA : MonoBehaviour {  
   public Transform Player;
   private NavMeshAgent naveMesh;
   private float DistanciaDoPlayer, DistanciaDoAIPoint;
   public float DistanciaDePercepcao = 30,DistanciaDeSeguir = 20, DistanciaDeAtacar = 2, VelocidadeDePasseio = 3,   VelocidadeDePerseguicao = 6,TempoPorAtaque = 1.5f, DanoDoInimigo = 40;
   private bool VendoOPlayer;
   public Transform[] DestinosAleatorios;
   private int AIPointAtual;
   private bool PerseguindoAlgo, contadorPerseguindoAlgo,atacandoAlgo;
   private float cronometroDaPerseguicao,cronometroAtaque;



   public bool ficaVendo=true;
   public float cronometroDeVer;

   void Start (){
      AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
      naveMesh = transform.GetComponent<NavMeshAgent> ();
   }
   void Update (){
      DistanciaDoPlayer = Vector3.Distance(Player.transform.position,transform.position);
      DistanciaDoAIPoint =  Vector3.Distance(DestinosAleatorios[AIPointAtual].transform.position,transform.position);
      //============================== RAYCAST ===================================//
      RaycastHit hit;
      Vector3 deOnde = transform.position;
      Vector3 paraOnde = Player.transform.position;
      Vector3 direction = paraOnde - deOnde;

      if (ficaVendo)
      if(Physics.Raycast (transform.position,direction,out hit,1000) && DistanciaDoPlayer < DistanciaDePercepcao ){
         if(hit.collider.gameObject.CompareTag("Player")){
            VendoOPlayer = true;
         }else{
            VendoOPlayer = false;
         }
      }
      //================ CHECHAGENS E DECISOES DO INIMIGO ================//
      if(DistanciaDoPlayer > DistanciaDePercepcao){
         Passear();
      }

      if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDePercepcao && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeSeguir) {
         if(VendoOPlayer){
            Olhar ();

            cronometroDeVer+=Time.deltaTime;

            if (cronometroDeVer>=2)
            {
               VendoOPlayer = false;
               ficaVendo=false;
               cronometroDeVer=0;
            }

         }else{


               Passear();
         }
      }

      if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeSeguir && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {

         if (!ficaVendo)
         {
            ficaVendo=true;
         }

         if(VendoOPlayer){
            Perseguir();
            PerseguindoAlgo = true;
         }else{
            Passear();
         }
      }
      if (DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
         Atacar();
      }
      //COMANDOS DE PASSEAR
      if (DistanciaDoAIPoint <= 2) {
         AIPointAtual = Random.Range (0, DestinosAleatorios.Length);
         Passear();
      }
      //CONTADORES DE PERSEGUICAO
      if (contadorPerseguindoAlgo == true) {
         cronometroDaPerseguicao += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometroDaPerseguicao >= 5 && VendoOPlayer == false) {
         contadorPerseguindoAlgo = false;
         cronometroDaPerseguicao = 0;
         PerseguindoAlgo = false;
      }
      // CONTADOR DE ATAQUE
      if (atacandoAlgo == true) {
         cronometroAtaque += Time.deltaTime;
      }
      if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
         atacandoAlgo = true;
         cronometroAtaque = 0;
         PLAYER.VIDA -=  DanoDoInimigo;
         Debug.Log ("recebeuAtaque");
      } else if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {
         atacandoAlgo = false;
         cronometroAtaque = 0;
         Debug.Log ("errou");
      }
   }
   void Passear (){
      if (PerseguindoAlgo == false) {
         naveMesh.acceleration = 5;
         naveMesh.speed = VelocidadeDePasseio;
         naveMesh.destination = DestinosAleatorios [AIPointAtual].position;
      } else if (PerseguindoAlgo == true) {
         contadorPerseguindoAlgo = true;
      }
   }
   void Olhar(){
      naveMesh.speed = 0;
      transform.LookAt (Player);
   }
   void Perseguir(){
      naveMesh.acceleration = 8;
      naveMesh.speed = VelocidadeDePerseguicao;
      naveMesh.destination = Player.position;
   }
   void Atacar (){
      atacandoAlgo = true;
   }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por jhon lenon em Sab Jun 06, 2015 5:41 pm

FIZ COMO NO VIDEO MAS TA DANDO ESTE ERRO O QUE PODE SER
?
IndexOutOfRangeException: Array index is out of range.
INTELIGENCIA.Update () (at Assets/ESCRIPTS/INTELIGENCIA.cs:19)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 06, 2015 9:49 pm

Linha 19 é esta:

Código:

  DistanciaDoAIPoint =  Vector3.Distance(DestinosAleatorios[AIPointAtual].transform.position,transform.position);

provavelmente você não linkou os AIPoints nas variaveis

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por jhon lenon em Sab Jun 06, 2015 11:34 pm

tinha me esquecido do size . vlw vc é o cara muito massa este forum vc encina de uma maneira muito facil .

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por LUCIFER em Qui Jul 30, 2015 3:05 am

como que eu faço para edicionar esse escript do inimigo me seguir e colocar audio dele andando e gritando quando me ver?
quero que o inimigo me mate se ele encostar em mim.
preciso muito de sua ajuda, sou iniciante e não sei quase nada de c#
vi suas video aulas de c# mas não consigo fazer.
obrigado

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TUTORIAL Inimigos ao ataque

Mensagem por Chilinger em Qui Jul 30, 2015 8:08 am

Lucifer se a calma vou te mandar um video que pode te ajudar

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 30, 2015 1:21 pm

Lucifer, você pode ver o vídeo acima como também pode ver a minha vídeo aula.

basta saber configurar as variáveis que eu criei, como o dano do inimigo, etc... 

Se assistir a minha vídeo aula completa com certeza saberá fazer o que está querendo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por LUCIFER em Qui Jul 30, 2015 5:59 pm

O script funcionou agora vou tentar fazer ele morrer se o inimigo tocar nele, ja que não consigo colocar a barra de vida para ele ter dano.
mas só tem um problema, ele não me segue, passeia pelo mapa porem ele me evita.
o que seria?
eu ja linkei o player
obrigado pelo script e ajuda.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 31, 2015 1:44 pm

colocou Tag "Player" no player?

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TUTORIAL {RESOLVIDO}

Mensagem por luizmeirelesx em Ter Ago 18, 2015 5:21 pm

ola marcos funcionou tudo 100%, so que fiz testei com poucos AI points eles não estão dando loop, quando inimigo chega no 3° aipoint por exemplo ele para se mexer e volta a se mexer só se ver o player

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por Orixinals em Dom Set 06, 2015 8:41 pm

Olá marcos , funcionou tudo certinho , porem quando ele da o hit em min não acontece nada , e não aparece nada no console , o inimigo que estou usando é uma aranha que baixei do assets store.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por LeonradoGp em Seg Set 07, 2015 11:13 pm

O meu também não recebe dano! Neutral

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Set 07, 2015 11:23 pm

Não tem dano por que eu não criei nenhum sistema de dano ué... basta ver o vídeo.

o que eu fiz foi isto:

Código:
if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer <= DistanciaDeAtacar) {
        atacandoAlgo = true;
        cronometroAtaque = 0;
        PLAYER.VIDA = PLAYER.VIDA - DanoDoInimigo;
        Debug.Log ("recebeuAtaque");
      } else if (cronometroAtaque >= TempoPorAtaque && DistanciaDoPlayer > DistanciaDeAtacar) {
        atacandoAlgo = false;
        cronometroAtaque = 0;
        Debug.Log ("errou");
      }

Tem apenas um Debug.Log para dizer se recebeu o ataque e outro para dizer se errou... nenhuma função de dano

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por zeca urubu em Sex Set 25, 2015 4:38 pm

" />

ESTA DANDO ESSE ERRO PORQUE?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )

Mensagem por cosmoplay em Sex Set 25, 2015 7:50 pm

a imagens não ta aparecendo
posta so o link dela

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TUTORIAL AI Enemy para Jogos de TERROR - UNITY 3D

Mensagem por gagasilva em Sab Dez 05, 2015 10:51 am

Meu inimigo ele deita no chão e fica em 180° graus como arrumar?

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