SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Asset de FPS - AU FPS Kit [unity 5] v1.5
Time.timeScale continua em 0
Números aleatorios
[TUTORIAL] Dicas de otimização
Unity 5 + um pouco de conhecimento ou Skyrim?
Dash2D
Animacao2D
Preciso saber o ponto medio entre dois Transform
[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL
Unity 5.5 BETA (Mudanças)
[TUTORIAL] Serialização - JSON
[TUTORIAL] Melhorar a estabilidade dos veículos com Wheel Collider
[TUTORIAL]Como colocar videos ou intros simples na unity free
[TUTORIAL] Deformar o terreno
[TUTORIAL] Scripts Básicos para Iniciantes
Qual asset comprar?
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER
Ideias para level design 3D
Duvida Animation Play não faz nada
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
Alien Planet - Atmospheric scattering test
Unity 5 Bugado
Integração PHP e Unity
Ideia Inovadora
Escolher que resoluções jogo vai ter
como usar o Lookat com o addforce do rigidibody?
[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script
Pra que serve o [SerializeField] e por que usar ele?
script
Forma uma equipe
Baixar Documentaçao Unity 3D?
Feixe de luz - melhor forma de fazer
erro sinistro
Duvida sobre o Peso do jogo?
Alquem tem alguma ideia de como fazer o Player tipo a cabeça olhar para o seu inimigo?
Cryengine 3?
Como mudar rotacao de um objeto em relacao a posicao do outro objeto
Gostaria da opinião de vocês sobre o beta da Unity
Script
[TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua
[TUTORIAL] Sistema de Escada Estilo FPS
Guitar The Legends of Brazil
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
Examinar
Formação de Equipe Battle of Worlds
me ajudem neste script para subir escada
Texturas
script por favor me ajudem
Tem como saber o Tamanho do Objeto?
Banco de dados Aleatorio
Procuro desenhista para jogo 2D Pixel Art (Compra)
[Dúvida] Blender erro ao aplicar osso na mesh
[resolvido]enfiar float no UItext por script
Daria para pegar as horas do computador e por no jogo?
Gerador de Characters Autodesk Online
[JOGO DE FPS MULTIPLAYER] Alguém que saiba fazer animações na Unity 5 ou no blender :D
[LANÇADO] The Dilma
Inventario
Procuro vagas em equipes [Programador]
The Dilma - O terror da Petrobrás
Ajuda Neste Script?
Teste de usuário para um jogo
Procuro Equipe de Jogos 2D
Animações de sobra
[TUTORIAL]Singleton, A melhor forma de acessar a classe!
[TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Mudança de FPS afetam a velocidade das coisas
[TUTORIAL] Sistema de tiro com RAYCAST (várias armas, mira laser, munição, dano, etc, etc)
Como criar um ranking online na Unity usando a PlayFab e o Facebook?
Problema da Conta do comerciante do developer
BUG DE VOLUME NO SCRIPT MENU DE PAUSA
controle 2D com touch ou clique do mouse
[Dúvida] MySQL. Funciona apenas no editor.
[RESOLVIDO]como acesar uma void publica pelo script e ativa-la
Active UI
Hoje à(s) 3:31 am
Hoje à(s) 2:13 am
Hoje à(s) 12:30 am
Ontem à(s) 11:52 pm
Ontem à(s) 10:29 pm
Ontem à(s) 9:41 pm
Ontem à(s) 8:49 pm
Ontem à(s) 6:52 pm
Ontem à(s) 6:48 pm
Ontem à(s) 6:32 pm
Ontem à(s) 6:17 pm
Ontem à(s) 6:15 pm
Ontem à(s) 4:08 pm
Ontem à(s) 3:10 pm
Ontem à(s) 1:36 pm
Ontem à(s) 12:35 pm
Ontem à(s) 12:08 pm
Dom Dez 04, 2016 10:52 pm
Dom Dez 04, 2016 10:01 pm
Dom Dez 04, 2016 6:37 pm
Dom Dez 04, 2016 6:33 pm
Dom Dez 04, 2016 7:16 am
Dom Dez 04, 2016 5:46 am
Dom Dez 04, 2016 3:34 am
Sab Dez 03, 2016 11:55 pm
Sab Dez 03, 2016 11:46 pm
Sab Dez 03, 2016 11:36 pm
Sab Dez 03, 2016 11:31 pm
Sab Dez 03, 2016 11:11 pm
Sab Dez 03, 2016 1:32 pm
Sab Dez 03, 2016 12:01 pm
Sab Dez 03, 2016 10:53 am
Sab Dez 03, 2016 1:25 am
Sab Dez 03, 2016 1:11 am
Sab Dez 03, 2016 1:08 am
Sex Dez 02, 2016 11:59 pm
Sex Dez 02, 2016 11:20 pm
Sex Dez 02, 2016 11:15 pm
Sex Dez 02, 2016 11:10 pm
Sex Dez 02, 2016 11:09 pm
Sex Dez 02, 2016 11:08 pm
Sex Dez 02, 2016 10:58 pm
Sex Dez 02, 2016 10:52 pm
Sex Dez 02, 2016 10:50 pm
Sex Dez 02, 2016 10:04 pm
Sex Dez 02, 2016 9:12 pm
Sex Dez 02, 2016 8:53 pm
Sex Dez 02, 2016 8:49 pm
Sex Dez 02, 2016 12:46 pm
Sex Dez 02, 2016 11:53 am
Sex Dez 02, 2016 8:06 am
Qui Dez 01, 2016 11:31 pm
Qui Dez 01, 2016 10:46 pm
Qui Dez 01, 2016 7:28 pm
Qui Dez 01, 2016 6:42 pm
Qui Dez 01, 2016 5:08 pm
Qui Dez 01, 2016 5:06 pm
Qui Dez 01, 2016 4:44 pm
Qua Nov 30, 2016 11:46 pm
Qua Nov 30, 2016 11:45 pm
Qua Nov 30, 2016 11:19 pm
Ter Nov 29, 2016 8:03 pm
Ter Nov 29, 2016 7:49 pm
Ter Nov 29, 2016 12:15 pm
Ter Nov 29, 2016 10:46 am
Ter Nov 29, 2016 10:13 am
Ter Nov 29, 2016 10:08 am
Ter Nov 29, 2016 6:32 am
Ter Nov 29, 2016 6:29 am
Ter Nov 29, 2016 3:13 am
Ter Nov 29, 2016 2:51 am
Ter Nov 29, 2016 2:47 am
Ter Nov 29, 2016 2:45 am
Ter Nov 29, 2016 1:42 am
Ter Nov 29, 2016 12:44 am
dimmuo
Hardencio
The Seven
Dom3000
Madness
Madness
Thiagofogaca217
Dom3000
artplayer
weslleyFx
RenanMSV
weslleyFx
Deiverson
John Rambo
Deiverson
Madness
dimmuo
Madness
vinilucas
weslleyFx
weslleyFx
AndyShow
artplayer
Madness
Marc7
Dom3000
weslleyFx
weslleyFx
weslleyFx
mafipt
dimmuo
dimmuo
Dom3000
Dom3000
Dom3000
Callyde Jr
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Dom3000
edumoran
dstaroski
dstaroski
Dom3000
artplayer
mlmattos
rafaelllsd
weslleyFx
Extreme Craft
Édipo
weslleyFx
weslleyFx
weslleyFx
weslleyFx
weslleyFx
weslleyFx
mayokota
weslleyFx
artplayer
dimmuo
Hardencio
Hardencio
Callyde Jr
Callyde Jr
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Extreme Craft
kalielson

[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 06, 2015 8:45 pm



Estive trabalhando neste script, e finalmente está pronto. trata-se de uma inteligência artificial simples, usando AIPoints

O inimigo se move randomicamente entre os AIPoints e se ve o player, começa a persegui-lo e s conseguir, ataca-lo também

se perder o player de vista, volta para a rotina de andar aleatoriamente pelos AIpoints.



Como usar? Primeiramente coloque a tag " Player " no seu player

agora jogue este script no seu inimigo ( o nome do script deve ser " AIPOINTS " ) :: 

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
 public Transform[] AIPoints; // PONTOS POR ONDE O INIMIGO PODE TRANSITAR
 private List<Transform> ListaDeAiPoints = new List<Transform>(); // LISTA QUE IRA GUARDAR OS AIPoints DISPONIVEIS PARA O INIMIGO ANDAR NO MOMENTO
 public float velocidadeDeMovimento = 5,DistanciaDeObservacao = 30,DistanciaDeSeguir = 20,DistanciaDeAtaque = 2; // VARIAVEIS A SEREM CONFIGURADAS
 private float distanciaDoJogador,cronometroTempoNoLocal;
 private int AIpoitAtual; // AIPoint ATUAL PARA ONDE O INIMIGO ESTA SE MOVENDDO
 private GameObject Player;
 private bool VendoOPlayer,EsperandoNoLocal,SeguindoOPlayer;
 public float TempoNoLocal = 0.001f; // TEMPO QUE O INIMIGO AGUARDA NO AIPoint ATE COMEÇAR A IR PARA O PROXIMO
 void Start (){  
 Player = GameObject.FindWithTag ("Player"); // PLAYER = OBJETO QUE CONTEM A TAG PLAYER
 for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
 Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
 if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
 ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
 }
 }
 else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
 ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
 }
 }
 }
 void Update () {
 //================================================RAYCAST ( INIMIGO ESTA VENDO O PLAYER? )=========================================================//
 RaycastHit hit; // DECLARO UM RAYCAST
 Vector3 deOnde = transform.position; //A VARIAVEL deOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 paraOnde = Player.transform.position;//A VARIAVEL paraOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 direction = paraOnde - deOnde; // O VETOR direction RECEBE A POSIÇAO CORRESPONDENTE A B-A, OU SEJA, O VETOR paraOnde - o vetor deOnde
 if (Physics.Raycast (transform.position, direction, out hit, 1000) && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao) { // SE RAYCAST, E SE A DISTANCIA DO PLAYER FOR MENOR DO QUE A MAXDISTANCIA
 if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("Player")) { // SE A TAG DO OBJETO QUE O RAYCAST COLIDIU FOR "PLAYER"
 VendoOPlayer = true; // VARIAVEL VendoOPlayer FICA VERDADEIRA
 } else { // SE NAO
 VendoOPlayer = false;// VARIAVEL VendoOPlayer FICA FALSA
 }
 }
 //===========================================LINECAST ( DEIXAR ACESSIVEL APENAS OS AIPOINTS VISIVEIS)=========================================//
 if (EsperandoNoLocal == true) { // SE A VARIAVEL EsperandoNoLocal ESTIVER VERDADEIRA
 for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
 Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
 Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
 ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
 }
 }
 else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
 Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
 }
 }
 EsperandoNoLocal = false; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA FALSA
 }
 //==================================================== COMANDO PARA FAZER O INIMIGO ANDAR PELOS AIPOINTS======================================//
 distanciaDoJogador = Vector3.Distance (Player.transform.position, transform.position); // MEDE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER
 if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeObservacao || VendoOPlayer == false && EsperandoNoLocal == false) { // SE A DISTANCIA ENTRE INIMIGO E PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE OBSERVAÇAO E VAR'S....
 if (AIpoitAtual < ListaDeAiPoints.Count) { // CHECAGEM PRA NAO DAR ERRO DE ARRAY
 Vector3 target = ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position;//A VARIAVEL target RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 transform.LookAt (target);//O INIMIGO OLHA NA DIREÇAO DO AIPOINT SELECIONADO ( O AIpointAtual )
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, target, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // MOVE O PALYER EM DIREÇAO AO AIpointAtual
 if (transform.position == ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position) { // SE A POSIÇAO DO PLAYER FOR IGUAL A POSIÇAO DO AIpointAtual, OU SEJA, CHEGOU NO DESTINO
 cronometroTempoNoLocal+=Time.deltaTime; // COMEÇA A CONTAR O CRONOMETRO DE ESPERA NO LOCAL
 EsperandoNoLocal = true; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA VERDADEIRA PARA INDICAR QUE ESTA ESPERANDO
 }
 if(cronometroTempoNoLocal >= TempoNoLocal){ // SE JA ESPEROU O TEMPO QUE DEVERIA ESPERAR NO LOCAL
 cronometroTempoNoLocal = 0; // ZERA O CRONOMETRO PARA PODER REUTILIZAR ELE
 int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // UMA INT COM NOME NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
 AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
 }
 }
 }
 //================================================= COMANDOS PARA CHECAR DISTANCIA, OLHAR E SEGUIR================================================//
 else if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeSeguir && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao && VendoOPlayer == true) { // SE ESTA PERTO PARA OLHAR MAS AINDA E LONGE PARA SEGUIR:
 Olhar (); // VOID PARA O INIMIGO FICAR OLHANDO PARA O PLAYER
 }else if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeSeguir && VendoOPlayer == true) {  //SE JA ESTA PERTO O SUFICIENTE PARA SEGUIR E ESTA VENDO O PLAYER
 Seguir ();  // VOID PARA O INIMIGO SEGUIR O PLAYER
 }
 //=======================================================CORRIGIR BUGS DE INDEX RANGE=============================================================//
 if (AIpoitAtual >= ListaDeAiPoints.Count) { // SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MAIOR DO QUE O MAXIMO DE ELEMENTOS QUE EXISTEM NA LISTA
 AIpoitAtual = ListaDeAiPoints.Count -1; // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS DA LISTA -1, ISSO EVITARA BUGS
 }else if (AIpoitAtual <= 0) { //SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MENOR DO QUE ZERO:
 AIpoitAtual = 0;//AIpoitAtual RECEBERA O VALOR ZERO, ISSO EVITARA BUGS
 }
 //==========================================FAZER O PLAYER RECEBER DANO AO CHEGAR PERTO DO INIMIGO================================================//
 if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
 VidaPlayer.RecebendoDano = true; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA VERDADEIRA
 } else if (distanciaDoJogador > DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MAIOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
 VidaPlayer.RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA FALSA
 }
 //===============================================ESTAVA SEGUINDO MAS PAROU DE VER O PLAYER========================================================//
 if (SeguindoOPlayer == true && VendoOPlayer == false) { // SE ESTA SEGUINDO O PLAYER MAS NAO ESTA VENDO ELE
 for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
 Vector3 de = transform.position;  // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
 Vector3 para = AIPoints [x].transform.position;  // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
 if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
 Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
 ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
 }
 }
 else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
 Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
 ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
 }
 }
 int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // A VARIAVEL NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS CONTIDOS NA LISTA
 AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
 SeguindoOPlayer = false; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer RECEBE FALSE
 }
 }
 //================================================================= OUTRAS VOIDS=======================================================================//
 void Olhar (){ // VOID QUE FAZ O INIMIGO OLHAR PARA O PLAYER
 Vector3 OlharPlayer = Player.transform.position; // O VETOR OlharPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
 transform.LookAt (OlharPlayer); // O INIMIGO PLHA EM DIREÇAO AO PLAYER
 }
 void Seguir (){
 SeguindoOPlayer = true; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer FICA VERDADEIRA
 Vector3 SeguirPlayer = Player.transform.position; // O VETOR SeguirPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
 transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, SeguirPlayer, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // O INIMIGO SE MOVE EM DIREÇAO AO PLAYER
 }
}

Depois disso, jogue este script no seu player( o nome do script deve ser " VidaPlayer " ) :

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class VidaPlayer : MonoBehaviour {
 public static bool RecebendoDano; //VARIAVEL ESTATICA QUE INDICA SE ESTA RECEBENDO DANO OU NAO
 public float tempoPorAtaque = 1.5f; // TEMPO MINIMO ENTRE CADA ATAQUE QUE O INIMIGO PODE DAR
 private float cronometroDeAtaque; // CRONOMETRO QUE CONTROLA O TEMPO DOS ATAQUES
 public int VidaDoPlayer = 100; // VIDA DO PERSONAGEM
 public int DanoPorAtaque = 40;
 void Start (){
 RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano RECEBE FALSO
 }
 void Update (){
 if (RecebendoDano == true) { // SE RecebendoDano ESTA VERDADEIRO
 cronometroDeAtaque += Time.deltaTime; // O CRONOMETRO COMEÇA A CONTAR
 } else { // SE NAO, OU SEJA, SE RecebendoDano ESTA FALSO
 cronometroDeAtaque = 0; // O CRONOMETRO RECEBE 0
 }
 if (cronometroDeAtaque >= tempoPorAtaque) { // SE O CRONOMETRO ULTRAPASSOU O TEMPO POR ATAQUE
 cronometroDeAtaque = 0; // CRONOMETRO RECEBE 0
 VidaDoPlayer = VidaDoPlayer - DanoPorAtaque; // A VIDA DO PLAYER RECEBE O VALOR DELA MESMA MENOS O DANO DO ATAQUE
 }
 if (VidaDoPlayer <= 0) { // SE A VIDA FOR MENOR OU IGUAL A 0
 Application.Quit (); // SAI DO JOGO
 }
 }
}

Os dois scripts extão COMPLETAMENTE comentados para um melhor entendimento.


Agora basta configurar as variáveis dos dois scripts e jogar AIpoints( pontos por onde o inimigo irá se mover ) na variavel  " AIPoints " do script do seu inimigo

Dúvidas postem ae


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:15 pm, editado 1 vez(es)

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Dionilson em Qua Jan 07, 2015 3:16 pm

Quando ele persegue o player ele ignora os aipoints e fica travado em objetos do cenário. Como fazer o inimigo evitar esses objetos, e perseguir o player através de um caminho específico pelos aipoints assim n travando em objetos ou "paredes"?

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 720
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jan 07, 2015 4:34 pm

Isto é possivel apenas com A*pathfinding, más é algo extremamente complexo... eu precisaria de 4 vídeoAulas para explicar como funciona...


Uma solução boa para isto é usar o NaveMesh da propria Unity

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Dionilson em Qua Jan 07, 2015 5:00 pm

Você pode explicar ou mostrar como usar o NaveMesh da unity para essa situação?

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 720
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jan 07, 2015 5:42 pm

Este aqui Very Happy


MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Dionilson em Qua Jan 07, 2015 9:14 pm

Mano Brigado cara, me ajudo pakas mano vlws mesmo.

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 720
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Alan Porfirio em Ter Abr 21, 2015 6:08 pm

Marcos eu coloquei o script no inimigo mas não funcionou.
Era pra colocar objetos vazio no transform?Ou era pra fazer de outro jeito.

Alan Porfirio
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 636
REPUTAÇÃO : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Abr 21, 2015 7:37 pm

tem que seguir passo a passo como eu citei...

nenhuma variavel pode ficar vazia, você deve linkar os AIPoints e tudo mais, senão vai dar erro

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Rafael Pirani em Dom Abr 26, 2015 1:56 am

Da dando erro de index!

Rafael Pirani
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 591
REPUTAÇÃO : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Abr 26, 2015 12:53 pm

Tem que anexar os AIPoints na array deles

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Dom Abr 26, 2015 6:48 pm


Ta dando erro de Index como pode ver, mas linkei tudo nas variaveis certas, o que esta errado?

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 789
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Abr 26, 2015 11:12 pm

Por favor, copie o código inteiro que você está utilizando e cole aqui para eu analiza-lo ?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Seg Abr 27, 2015 9:37 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class AIPOINTS : MonoBehaviour {
   public static bool Inimigo;
   public Transform[] AIPoints; // PONTOS POR ONDE O INIMIGO PODE TRANSITAR
   private List<Transform> ListaDeAiPoints = new List<Transform>(); // LISTA QUE IRA GUARDAR OS AIPoints DISPONIVEIS PARA O INIMIGO ANDAR NO MOMENTO
   public float velocidadeDeMovimento = 5,DistanciaDeObservacao = 30,DistanciaDeSeguir = 20,DistanciaDeAtaque = 2; // VARIAVEIS A SEREM CONFIGURADAS
   private float distanciaDoJogador,cronometroTempoNoLocal;
   private int AIpoitAtual; // AIPoint ATUAL PARA ONDE O INIMIGO ESTA SE MOVENDDO
   private GameObject Player;
   private bool VendoOPlayer,EsperandoNoLocal,SeguindoOPlayer;
   public float TempoNoLocal = 0.001f; // TEMPO QUE O INIMIGO AGUARDA NO AIPoint ATE COMEÇAR A IR PARA O PROXIMO
   void Start (){ 
      Inimigo = true;
      Screen.lockCursor = true;
      Player = GameObject.FindWithTag ("Player"); // PLAYER = OBJETO QUE CONTEM A TAG PLAYER
      for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
         Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
         Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
         if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
            if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
               ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
            }
         }
         else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
            ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
         }
      }
   }
   void Update () {
      if (Inimigo){
      //================================================RAYCAST ( INIMIGO ESTA VENDO O PLAYER? )=========================================================//
      RaycastHit hit; // DECLARO UM RAYCAST
      Vector3 deOnde = transform.position; //A VARIAVEL deOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
      Vector3 paraOnde = Player.transform.position;//A VARIAVEL paraOnde RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
      Vector3 direction = paraOnde - deOnde; // O VETOR direction RECEBE A POSIÇAO CORRESPONDENTE A B-A, OU SEJA, O VETOR paraOnde - o vetor deOnde
      if (Physics.Raycast (transform.position, direction, out hit, 1000) && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao) { // SE RAYCAST, E SE A DISTANCIA DO PLAYER FOR MENOR DO QUE A MAXDISTANCIA
         if (hit.collider.gameObject.CompareTag ("Player")) { // SE A TAG DO OBJETO QUE O RAYCAST COLIDIU FOR "PLAYER"
            VendoOPlayer = true; // VARIAVEL VendoOPlayer FICA VERDADEIRA
         } else { // SE NAO
            VendoOPlayer = false;// VARIAVEL VendoOPlayer FICA FALSA
         }
      }
      //===========================================LINECAST ( DEIXAR ACESSIVEL APENAS OS AIPOINTS VISIVEIS)=========================================//
      if (EsperandoNoLocal == true) { // SE A VARIAVEL EsperandoNoLocal ESTIVER VERDADEIRA
         for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
            Vector3 de = transform.position; // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
            Vector3 para = AIPoints [x].transform.position; // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
            if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
               Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
                  ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
               }
            }
            else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
               Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
            }
         }
         EsperandoNoLocal = false; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA FALSA
      }
      //==================================================== COMANDO PARA FAZER O INIMIGO ANDAR PELOS AIPOINTS======================================//
      distanciaDoJogador = Vector3.Distance (Player.transform.position, transform.position); // MEDE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER
      if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeObservacao || VendoOPlayer == false && EsperandoNoLocal == false) { // SE A DISTANCIA ENTRE INIMIGO E PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE OBSERVAÇAO E VAR'S....
         if (AIpoitAtual < ListaDeAiPoints.Count) { // CHECAGEM PRA NAO DAR ERRO DE ARRAY
            Vector3 target = ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position;//A VARIAVEL target RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
            transform.LookAt (target);//O INIMIGO OLHA NA DIREÇAO DO AIPOINT SELECIONADO ( O AIpointAtual )
            transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, target, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // MOVE O PALYER EM DIREÇAO AO AIpointAtual
            if (transform.position == ListaDeAiPoints [AIpoitAtual].transform.position) { // SE A POSIÇAO DO PLAYER FOR IGUAL A POSIÇAO DO AIpointAtual, OU SEJA, CHEGOU NO DESTINO
               cronometroTempoNoLocal+=Time.deltaTime; // COMEÇA A CONTAR O CRONOMETRO DE ESPERA NO LOCAL
               EsperandoNoLocal = true; // A VARIAVEL EsperandoNoLocal FICA VERDADEIRA PARA INDICAR QUE ESTA ESPERANDO
            }
            if(cronometroTempoNoLocal >= TempoNoLocal){ // SE JA ESPEROU O TEMPO QUE DEVERIA ESPERAR NO LOCAL
               cronometroTempoNoLocal = 0; // ZERA O CRONOMETRO PARA PODER REUTILIZAR ELE
               int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // UMA INT COM NOME NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
               AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
            }
         }
      }
      //================================================= COMANDOS PARA CHECAR DISTANCIA, OLHAR E SEGUIR================================================//
      else if (distanciaDoJogador >= DistanciaDeSeguir && distanciaDoJogador < DistanciaDeObservacao && VendoOPlayer == true) { // SE ESTA PERTO PARA OLHAR MAS AINDA E LONGE PARA SEGUIR:
         Olhar (); // VOID PARA O INIMIGO FICAR OLHANDO PARA O PLAYER
      }else if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeSeguir && VendoOPlayer == true) {  //SE JA ESTA PERTO O SUFICIENTE PARA SEGUIR E ESTA VENDO O PLAYER
         Seguir ();  // VOID PARA O INIMIGO SEGUIR O PLAYER
      }
      //=======================================================CORRIGIR BUGS DE INDEX RANGE=============================================================//
      if (AIpoitAtual >= ListaDeAiPoints.Count) { // SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MAIOR DO QUE O MAXIMO DE ELEMENTOS QUE EXISTEM NA LISTA
         AIpoitAtual = ListaDeAiPoints.Count -1; // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS DA LISTA -1, ISSO EVITARA BUGS
      }else if (AIpoitAtual <= 0) { //SE O AIpoitAtual TIVER UM VALOR MENOR DO QUE ZERO:
         AIpoitAtual = 0;//AIpoitAtual RECEBERA O VALOR ZERO, ISSO EVITARA BUGS
      }
      //==========================================FAZER O PLAYER RECEBER DANO AO CHEGAR PERTO DO INIMIGO================================================//
      if (distanciaDoJogador <= DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MENOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
         PlayerVida.RecebendoDano = true; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA VERDADEIRA
      } else if (distanciaDoJogador > DistanciaDeAtaque) { // SE A DISTANCIA ENTRE O INIMIGO E O PLAYER FOR MAIOR DO QUE A DISTANCIA DE ATAQUE
         PlayerVida.RecebendoDano = false; // A VARIAVEL RecebendoDano DO SCRIPT VidaPlayer FICA FALSA
      }
      //===============================================ESTAVA SEGUINDO MAS PAROU DE VER O PLAYER========================================================//
      if (SeguindoOPlayer == true && VendoOPlayer == false) { // SE ESTA SEGUINDO O PLAYER MAS NAO ESTA VENDO ELE
         for (int x=0; x<AIPoints.Length; x++) { // AQUI EU FAÇO UM FOR EM TODOS OS OBJETOS DA VARIAVEL AIPoints
            Vector3 de = transform.position;  // A VARIAVEL " de " RECEBE A POSIÇAO ATUAL DO INIMIGO
            Vector3 para = AIPoints [x].transform.position;  // A VARIAVEL " para " RECEBE A POSIÇAO DO AIpointAtual
            if (!Physics.Linecast (de, para)) { // AQUI EU CHEGO SE O CAMINHO ENTRE O INIMIGO E O AIPOINT ESTA LIVRE, SE ESTIVER:
               Debug.DrawLine(de,para); // APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               if(!ListaDeAiPoints.Contains( AIPoints [x] )){ // AQUI EU CHECO SE O ELEMENTO JA ESTA NA LISTA, SE NAO ESTA, FAZ ISSO ABAIXO:
                  ListaDeAiPoints.Add(AIPoints [x]); //ADICIONA O AIPoint[X] NA LISTA
               }
            }
            else if (Physics.Linecast (de, para)) { // SEM TEM ALGUMA COISA ENTRE O AIPoint ATUAL E O INIMIGO
               Debug.DrawLine(de,para);// APENAS FAÇO UM DEBUG ( OPCIONAL ) PARA VER A TRAJETORIA DAS LINHAS
               ListaDeAiPoints.Remove(AIPoints [x]) ; // REMOVE O ITEM AIPoint[X] ATUAL DA LISTA, PARA TORNA-LO INDISPONIVEL
            }
         }
         int NumeroDeElementosDaLista2 = ListaDeAiPoints.Count; // A VARIAVEL NumeroDeElementosDaLista2 RECEBE O NUMERO DE ELEMENTOS CONTIDOS NA LISTA
         AIpoitAtual = Random.Range (0, NumeroDeElementosDaLista2); // A VARIAVEL AIpoitAtual RECEBE UM VALOR ALEATORIO ENTRE 0 E O O NUMERO DE ITENS QUE TEM NA LISTA
         SeguindoOPlayer = false; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer RECEBE FALSE
      }
     }
   }
   //================================================================= OUTRAS VOIDS=======================================================================//
   void Olhar (){ // VOID QUE FAZ O INIMIGO OLHAR PARA O PLAYER
      Vector3 OlharPlayer = Player.transform.position; // O VETOR OlharPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
      transform.LookAt (OlharPlayer); // O INIMIGO PLHA EM DIREÇAO AO PLAYER
   }
   void Seguir (){
      SeguindoOPlayer = true; // A VARIAVEL SeguindoOPlayer FICA VERDADEIRA
      Vector3 SeguirPlayer = Player.transform.position; // O VETOR SeguirPlayer RECEBE A POSIÇAO DO PLAYER
      transform.position = Vector3.MoveTowards (transform.position, SeguirPlayer, velocidadeDeMovimento * Time.deltaTime); // O INIMIGO SE MOVE EM DIREÇAO AO PLAYER
   }
}

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 789
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Lucas Garcia Frade em Seg Abr 27, 2015 9:37 am

É o mesmo

Lucas Garcia Frade
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 789
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 15
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Abr 27, 2015 12:33 pm

Testei novamente com os 2 scripts originais do tutorial e funcionou perfeitamente. basta seguir passo a passo tudo que escrevi

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Jhonny_Ayllet em Dom Maio 24, 2015 12:17 pm

eu tipo to fazendo um jogo onde o player é uma "nave" q atira e tudo mais.. queria fazer dos meus inimigos naves semelhantes q atirassem ao me ver e tudo mais.. esta AI vai funcionar para eles ? outra coisa como o cenário se passa no espaço, os obstáculos podem ser asteroides, e pontos de transição por onde ele viaja podem ser gameobjects vazios msm certo ?

Jhonny_Ayllet
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 563
REPUTAÇÃO : 0

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Maio 24, 2015 1:35 pm

Um jogo assim requer uma AI mais especifica, vai ser meio dificil adaptar essa no seu jogo

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Chilinger em Sab Jul 11, 2015 7:24 am

Marcos se eu pegar waypoints e colocar varios na tela para carros ele andaram normalmente como trafego de rua

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 993
REPUTAÇÃO : 22
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jul 11, 2015 12:38 pm

Sim, más funcionará somente se as quadras tiverem predios ou coisas que barrem a visão da diagonal oposta e se so tiver 1 carro, pois se o linecast for em direção a um AIPoint e tiver um veiculo na frente ele vai eliminar o AIPoint...

esta AI é especificamente desenvolvida para inimigos... para carros precisaria de algo mais elaborado

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Chilinger em Sab Jul 11, 2015 1:10 pm

Poderia me ajudar com ela entao por que assim se eu colocar colisao em td vai dar certo por que eu queria fazer uma linha com wayponts indo e outra vindo com varios carros

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 993
REPUTAÇÃO : 22
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Orixinals em Sab Set 05, 2015 1:15 pm

Como eu configuro , onde o inimigo vai andar , no caso quais pontos ele vai transitar , pois analisei o comando que você postou , mas não encontrei um lugar especifico que eu possa alterar valores, no caso os pontos de transição, no caso eu quero fazer com que o inimigo transite pelo meu mapa todo ,e caso eu esteja perto dele , ele saia de sua transição , para me seguir.

==EDITADO==
DESCULPE !
Estava procurando no script e achei onde colocar os waypoints , achava que onde era colocado os waypoints , era diretamente no código, mas na verdade é no script do inimigo (interface), sou iniciante e estou começando no unity a pouco tempo, vlw pessoal !.

Orixinals
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 470
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por cosmoplay em Seg Nov 23, 2015 8:54 pm

Marcos tenho um problema que so fui perceber agora,
tentei fazer do meu jeito mais tive um problema.
o inimigo so me persegue se eu olho para ele com um angulo um pouco aberto, quase que olhando para a cara dele,
se eu olho apenas para suas pernas ou para o chão ele não me persegue, ai voltei a usar o seu e o problema continua, os scripts estão idênticos ao seu. acho que pode ser outra coisa sem ser o script mais não tenho minima ideia
se puder me ajudar ...

cosmoplay
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 859
REPUTAÇÃO : 37
Idade : 18
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 23, 2015 11:08 pm

cosmoplay escreveu:Marcos tenho um problema que so fui perceber agora,
tentei fazer do meu jeito mais tive um problema.
o inimigo so me persegue se eu olho para ele com um angulo um pouco aberto, quase que olhando para a cara dele,
se eu olho apenas para suas pernas ou para o chão ele não me persegue, ai voltei a usar o seu e o problema continua, os scripts estão idênticos ao seu. acho que pode ser outra coisa sem ser o script mais não tenho minima ideia
se puder me ajudar ...

Cara, não tem muito sentido estar acontecendo isto, pois nem tem função de OnBecameVisible ou Invisible...

O script está no seu player ou na sua camera?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por cosmoplay em Qua Dez 02, 2015 6:20 pm

no player

cosmoplay
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 859
REPUTAÇÃO : 37
Idade : 18
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Dez 03, 2015 12:37 am

cosmoplay escreveu:no player
Crie um tópico específico para este problema, relatando especificamente o que ocorre, postando prints e os scripts que você utiliza...

Não tem muito sentido estar acontecendo isto ai...

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por gagasilva em Dom Dez 06, 2015 3:58 pm

http://prntscr.com/9b1p6w <----- Link do erro, coloquei tudo certo, e espalhei 30 aipoints e os coloquei no script do nimigo e AIPOINTS e da esse erro

gagasilva
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 371
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Dez 07, 2015 12:11 am

gagasilva escreveu:http://prntscr.com/9b1p6w <----- Link do erro, coloquei tudo certo, e espalhei 30 aipoints e os coloquei no script do nimigo e AIPOINTS e da esse erro

Preciso de prints do seu Player, do inimigo, das configs do script no inimigo

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por iagokennedyy em Qua Jan 20, 2016 7:29 pm

Oi, funcionou quase tudo aqui, mas meu inimigo ele não fica andando para os UiPoints, ele fica parado no lugar que eu coloquei... Em vermelhos são os pontos e amarelo o inimigo, que é um esfera. Não fiz nenhuma alterações nos scripts em coloquei todos os transforms dos pontos no script, sabe o que pode ser?


iagokennedyy
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 536
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 17
Áreas de atuação : -Programador na Murano Games;


Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://muranogames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jan 21, 2016 2:16 am

iagokennedyy escreveu:Oi, funcionou quase tudo aqui, mas meu inimigo ele não fica andando para os UiPoints, ele fica parado no lugar que eu coloquei... Em vermelhos são os pontos e amarelo o inimigo, que é um esfera. Não fiz nenhuma alterações nos scripts em coloquei todos os transforms dos pontos no script, sabe o que pode ser?


O player tem tag "Player" ???

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por iagokennedyy em Qui Jan 21, 2016 6:33 am

Sim, tem... eu paguei tudo e refiz, funcionou, alguma coisa devo ter esquecido :p

iagokennedyy
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 536
REPUTAÇÃO : 38
Idade : 17
Áreas de atuação : -Programador na Murano Games;


Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://muranogames.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por JohnnyKills em Qui Jan 21, 2016 12:40 pm

Vejo esse script, "simples", então realmente tenho a certeza que eu gosto é de trabalhar com gráficos kkkkkk Marcos, a quanto tempo você trabalha com programação? Você manja de muita coisa kkk

JohnnyKills
Membro
Membro

PONTOS : 470
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jan 21, 2016 1:36 pm

JohnnyKills escreveu:Vejo esse script, "simples", então realmente tenho a certeza que eu gosto é de trabalhar com gráficos kkkkkk Marcos, a quanto tempo você trabalha com programação? Você manja de muita coisa kkk

Acho que vai completar uns 3 anos logo logo

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por Guisao666 em Seg Jul 25, 2016 6:34 pm

Muito obrigado cara.

Guisao666
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 333
REPUTAÇÃO : 0
Áreas de atuação : Iniciante em programação da linguagem C#.
Iniciante em Level Designer.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por dinho em Sab Ago 13, 2016 12:39 pm

Olá Galera adaptei um Script ( java para C#) de  uma IA para meu jogo de luta, que é dentro de um ringue , e não seria necessário AIPonints , mas esta dando "Erro"  gostaria de ajuda para esse meu problema ou uma idéia melhor para melhorar a jogabilidade. Talvez o Script do Marcos sem Aipoints, não sei como adaptar.
 Esse é o meu Script:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class InimigoSegue : MonoBehaviour {


 private int animI;//numeros de comportamentos
 public GameObject Player ;  // Player
 private Vector3 DistV; //Distancia em x,y e z
 public Quaternion rotQ;
 public float rmaxF;
 public float rmedF;
 public float rminF;
 public bool atacB;
 private Animator Animator_Oponente;
 // Use this for initialization
 void Start () {

 animI = 1;
 rmaxF =10;
 rmedF =5;
 rminF =3;
 atacB = false;
 Animator_Oponente = GetComponent<Animator> ();
 }
 
 // Update is called once per frame
 void Update () {


 if(animI==1){Animator_Oponente.Play("Idlle");}
 if(animI==2){Animator_Oponente.GetBool("Running");transform.Translate(0,0,3*Time.deltaTime);}
 if(animI==3){Animator_Oponente.SetTrigger("TriggerKick");}
 if(animI==4){Animator_Oponente.SetTrigger("TriggerCross");}


 
 //Variaveis
 
 DistV = transform.position - Player.transform.position; //distancia
 rotQ = Quaternion.LookRotation (DistV); // local de rotação
 
 
 //Função
 if (atacB==true)
 {transform.rotation.eulerAngles.y = rotQ.eulerAngles.y +180 ;}
 
 if(DistV.x<= rminF && DistV.x >= rminF && DistV.z >= -rminF && DistV.z <= rminF)
 {animI=2;} else
 
 if(DistV.x<= rmedF && DistV.x >= -rmedF && DistV.z <= rmedF && DistV.z >= -rmedF)
 {animI=3; atacB = true;}else

 if (atacB == true) {
 if(DistV.x<= rmaxF && DistV.x >= -rmaxF && DistV.z <= rmaxF && DistV.z >= -rmaxF)
 {animI = 2 ;}
 else
 { animI=1 ; atacB = false;}
 }
 }
}

O erro esta no "Quaternion"
Assets/Scripts/InimigoSegue.cs(46,37): error CS1612: Cannot modify a value type return value of `UnityEngine.Quaternion.eulerAngles'. Consider storing the value in a temporary variable

e esse:
Assets/Scripts/InimigoSegue.cs(46,28): error CS1612: Cannot modify a value type return value of `UnityEngine.Transform.rotation'. Consider storing the value in a temporary variable
  Não estou conseguindo solucionar.

dinho
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 499
REPUTAÇÃO : 5
Áreas de atuação : Desenhista e Modelador 3D.
Modelagem em Blender.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.andersondesigner.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por artplayer em Sab Ago 13, 2016 2:26 pm

Você vai ter que criar um novo vector3 pra passar o valor.

Tipo ...

Código:
transform.rotation.eulerAngles = new Vector3 (ValorX, ValorY, ValorZ);

artplayer
ProgramadorMaster

PONTOS : 414
REPUTAÇÃO : 78
Idade : 32
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por dinho em Sab Ago 13, 2016 7:03 pm

Cara não deu certo... Será q tem algum erro nesse Script que eu não estou enxergando.

dinho
Membro
Membro

Masculino PONTOS : 499
REPUTAÇÃO : 5
Áreas de atuação : Desenhista e Modelador 3D.
Modelagem em Blender.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.andersondesigner.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 14, 2016 11:21 pm

Cria um tópico e posta o seu script, que podemos ver.

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa em Seg Ago 29, 2016 1:32 pm

MarcosSchultz escreveu:Tem que anexar os AIPoints na array deles

como posso fazer isso? sou iniciante e não sei como fazer isso. alguém poderia me ajudar?

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 122
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por AndyShow em Seg Ago 29, 2016 1:39 pm

alemaopessoa escreveu:
MarcosSchultz escreveu:Tem que anexar os AIPoints na array deles

como posso fazer isso? sou iniciante e não sei como fazer isso. alguém poderia me ajudar?

Assistiu o Video Tutorial ?


AndyShow
Modelador

Masculino PONTOS : 1087
REPUTAÇÃO : 220
Idade : 33
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://mundounity3d.forumbom.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa em Seg Ago 29, 2016 2:02 pm

kara, eu ja coloquei a nav mesh agent no meu inimigo. primeiro eu copiei e colei o script "AIPOINTS" no inimigo, depois copiei e colei o script "VIDA PLAYER" no player, e agora por ultimo eu coloquei a nav mesh agent no inimigo e ainda ta dando erro de index. oque há de eraado? sou iniciante. ainda to apredendo. alguem poderia me explicar oque fazer detalhadamente?

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 122
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por AndyShow em Seg Ago 29, 2016 2:04 pm

Faz o "Bake" do Terreno ou Plano no Windows/Navigation ?

AndyShow
Modelador

Masculino PONTOS : 1087
REPUTAÇÃO : 220
Idade : 33
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://mundounity3d.forumbom.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa em Seg Ago 29, 2016 2:45 pm

eu fiz o "bake" e ainda ta com o erro de index.

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 122
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa em Seg Ago 29, 2016 7:52 pm

eu preciso criar os "waypoints"? se sim, como faço pra criar?

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 122
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por AndyShow em Seg Ago 29, 2016 8:50 pm

Sim, vc Cria GameObjects Vazios ou Esferas,Cubos (Sem Colisao) etc... oque vc quiser e quantos quiser,Coloca no Lugar que vc quiser que o AI vá,e Linka no Script na Variável AIPoints

AndyShow
Modelador

Masculino PONTOS : 1087
REPUTAÇÃO : 220
Idade : 33
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://mundounity3d.forumbom.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por alemaopessoa em Seg Ago 29, 2016 9:25 pm

AndyShow escreveu:Sim, vc Cria GameObjects Vazios ou Esferas,Cubos (Sem Colisao) etc... oque vc quiser e quantos quiser,Coloca no Lugar que vc quiser que o AI vá,e Linka no Script na Variável AIPoints

então mano, ja criei varios gameobjects vazios. o meu problema agora é saber como linkar. nao sei onde eu posso fazer isso no script.

alemaopessoa
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 122
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 30, 2016 11:33 pm

alemaopessoa escreveu:
AndyShow escreveu:Sim, vc Cria GameObjects Vazios ou Esferas,Cubos (Sem Colisao) etc... oque vc quiser e quantos quiser,Coloca no Lugar que vc quiser que o AI vá,e Linka no Script na Variável AIPoints

então mano, ja criei varios gameobjects vazios. o meu problema agora é saber como linkar. nao sei onde eu posso fazer isso no script.

Quando você joga o script no objeto, uma array é criada na aba Inspector. basta digitar o número de componentes da array e dar um enter... vários slots vão se abrir, para você linkar os objetos.

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7138
REPUTAÇÃO : 881
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum