Criar simulador
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Criar simulador
Olá pessoal, estou iniciando um projeto próprio, no meu caso se trata de um game simulador que irá ter como cenário industrias dos mais variados ramos, a ideia é criar máquinas, esteiras, robôs etc... Escolhi três plataformas para lidar com esse problema, solidworks, blender e unity. Pois bem, como estou começando do zero gostaria que se possível, me dessem dicas por onde começar as modelagens desses equipamentos, qual ponto de vista devo analisar e praticar, quanto ao unity vai funcionar como um container. Aonde posso achar um tutorial bom sobre criação de interfaces de usuário e multiplayer. Vlw.
Re: Criar simulador
No canal do marcos (dono do forum) existe bastante conteudo para criação de interface para o usuario, alem de tambem conter bastante conteudo sobre c# entre muitas outras coisas, ja blender existem canais no youtub que ensina mexer na ferramenta, ja solidworks nunca vi falar mas deve ter tambem conteudo no youtube, aqui no forum vc encontrara mesmo é bastante conteudo sobre a unity.
segue o link do canal do marcos >>>> https://www.youtube.com/channel/UCsXIdvfp138xs1K1eTsaezQ
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poyser- Avançado
- PONTOS : 2786
REPUTAÇÃO : 46
Idade : 25
Áreas de atuação : https://play.google.com/store/apps/dev?id=6312026995180986052
Respeito as regras :
Re: Criar simulador
O solidworks vai facilitar bastante a modelagem desse tipo de conteúdo, mas tem um porém, você troca essa facilidade por controle da mesh gerada, enquanto no blender você consegue controlar a quantidade de vértices de cada coisa, o solidworks vai gerar um modelo padrão CAD, pra ser usado na produção desses equipamentos, mas estarão longe de ser otimizados o suficiente pra jogos.
Pra quem está acostumado com CAD, sei que modelagem poligonal é chata, mas é um mal necessário se quiser que seu jogo rode bem.
Se o seu objetivo é ter na cena poucos objetos, talvez isso não seja um problema, computadores hoje em dia conseguem trabalhar com milhões de polígonos com relativa facilidade, mas se teu cenário for um pouco maior, você vai ter problemas pra seu simulador rodar bem.
Boa parte das máquinas funcionam com precisão nos movimentos e no caso dos robôs, tem várias articulações que giram no próprio eixo, isso pode causar uma certa dificuldade pra quem está começando, por conta dos Quaternions, a unity utiliza esse padrão pra gerenciar as rotações. Por sorte, tem maneiras alternativas de conseguir rotacionar objetos articulados sem esbarrar nesses problemas, aqui no fórum mesmo já vi alguém falando sobre isso, assim que achar o post deixo o link aqui.
A dica que tenho pra te dar sobre a modelagem é procurar plug-ins do blender que deixe a experiência de modelagem mais próxima do solidworks, nunca será igual, mas já ajuda bastante. Outra coisa é não sair modelando tudo de uma vez, nesse momento, o seu foco precisa ser sua mecânica, seu game play, construa esses robôs, esteiras etc, usando apenas formas geométricas básicas, e faça o jogo funcionar com isso. Quando tudo estiver funcionando redondinho, você vai pra modelagem.
#edit:
Aqui está o tópico que citei, olhe a ultima resposta, será util pra ti.
https://www.schultzgames.com/t8943-resolvido-ajuda-com-rotacao-local?highlight=Rota%C3%A7%C3%A3o
Pra quem está acostumado com CAD, sei que modelagem poligonal é chata, mas é um mal necessário se quiser que seu jogo rode bem.
Se o seu objetivo é ter na cena poucos objetos, talvez isso não seja um problema, computadores hoje em dia conseguem trabalhar com milhões de polígonos com relativa facilidade, mas se teu cenário for um pouco maior, você vai ter problemas pra seu simulador rodar bem.
Boa parte das máquinas funcionam com precisão nos movimentos e no caso dos robôs, tem várias articulações que giram no próprio eixo, isso pode causar uma certa dificuldade pra quem está começando, por conta dos Quaternions, a unity utiliza esse padrão pra gerenciar as rotações. Por sorte, tem maneiras alternativas de conseguir rotacionar objetos articulados sem esbarrar nesses problemas, aqui no fórum mesmo já vi alguém falando sobre isso, assim que achar o post deixo o link aqui.
A dica que tenho pra te dar sobre a modelagem é procurar plug-ins do blender que deixe a experiência de modelagem mais próxima do solidworks, nunca será igual, mas já ajuda bastante. Outra coisa é não sair modelando tudo de uma vez, nesse momento, o seu foco precisa ser sua mecânica, seu game play, construa esses robôs, esteiras etc, usando apenas formas geométricas básicas, e faça o jogo funcionar com isso. Quando tudo estiver funcionando redondinho, você vai pra modelagem.
#edit:
Aqui está o tópico que citei, olhe a ultima resposta, será util pra ti.
https://www.schultzgames.com/t8943-resolvido-ajuda-com-rotacao-local?highlight=Rota%C3%A7%C3%A3o
Fagner- Moderador
- PONTOS : 4193
REPUTAÇÃO : 665
Áreas de atuação : Modelagem 3D, Programação.
Respeito as regras :
Re: Criar simulador
Obrigado vou dar inicio aos meus estudos aqui, em breve venho postar o que consegui fazerFagner escreveu:O solidworks vai facilitar bastante a modelagem desse tipo de conteúdo, mas tem um porém, você troca essa facilidade por controle da mesh gerada, enquanto no blender você consegue controlar a quantidade de vértices de cada coisa, o solidworks vai gerar um modelo padrão CAD, pra ser usado na produção desses equipamentos, mas estarão longe de ser otimizados o suficiente pra jogos.
Pra quem está acostumado com CAD, sei que modelagem poligonal é chata, mas é um mal necessário se quiser que seu jogo rode bem.
Se o seu objetivo é ter na cena poucos objetos, talvez isso não seja um problema, computadores hoje em dia conseguem trabalhar com milhões de polígonos com relativa facilidade, mas se teu cenário for um pouco maior, você vai ter problemas pra seu simulador rodar bem.
Boa parte das máquinas funcionam com precisão nos movimentos e no caso dos robôs, tem várias articulações que giram no próprio eixo, isso pode causar uma certa dificuldade pra quem está começando, por conta dos Quaternions, a unity utiliza esse padrão pra gerenciar as rotações. Por sorte, tem maneiras alternativas de conseguir rotacionar objetos articulados sem esbarrar nesses problemas, aqui no fórum mesmo já vi alguém falando sobre isso, assim que achar o post deixo o link aqui.
A dica que tenho pra te dar sobre a modelagem é procurar plug-ins do blender que deixe a experiência de modelagem mais próxima do solidworks, nunca será igual, mas já ajuda bastante. Outra coisa é não sair modelando tudo de uma vez, nesse momento, o seu foco precisa ser sua mecânica, seu game play, construa esses robôs, esteiras etc, usando apenas formas geométricas básicas, e faça o jogo funcionar com isso. Quando tudo estiver funcionando redondinho, você vai pra modelagem.
#edit:
Aqui está o tópico que citei, olhe a ultima resposta, será util pra ti.
https://www.schultzgames.com/t8943-resolvido-ajuda-com-rotacao-local?highlight=Rota%C3%A7%C3%A3o
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