SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Seg Out 14, 2019 6:08 pm

Oi...

Estou tentando fazer uma mecânica simples tipo jogo da memória...

Código:
using UnityEngine;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    public GameObject[] cartas; //4 cartas
    public Transform[] posicao; //4 posicoes

    public void MudarPosicao() // onClick de um botao
    {
        foreach (GameObject item in cartas)
        {
            int objRandom = Random.Range(0, cartas.Length);
            item.transform.position = posicao[objRandom].position;
        }
    }
}

O problema é que sempre fica posicoes vazias ou posicao com mais de duas cartas... tentei de várias formas e não consegui... então, alguém pode me ajudar como posso fazer essa parte de um jeito simples? 

As demais partes tentarei fazer... qq coisa pergunto aqui... Mecânica simples no estilo Jogo da Memória 541976152

joffersoju
Avançado
Avançado

PONTOS : 2295
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por MayLeone Ter Out 15, 2019 3:17 am

É que vc está deixando sortear valores repetidos.
Tente adicionar numa lista as posições que já foram sorteadas e verificar com um if se essa posição sorteada já existe na lista, se sim, sorteie outra, se não sorteia ela mesmo.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3600
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Ter Out 15, 2019 11:32 am

Oi...

Fiz assim, peguei uns scripts e fui adequando... 
Linkei o indice randomico e fui add os sprites linkados no inspector a posicao dos gameobjectos anversos... funcionou...

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    private int valorMin = 0;
    public int valorMax;
    [Space(20)]
    public int valorSorteado;
    [Space(20)]
    public List<int> numerosJaSorteados = new List<int>();
    public GameObject[] anverso;
    public Sprite[] cartaOuro;

    void Update()
    {
        valorSorteado = NumeroRandomico();

        foreach (GameObject objeto in anverso)
        {
            int index = System.Array.IndexOf(anverso, objeto);
            objeto.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = cartaOuro[numerosJaSorteados[index]];
        }
    }

    public int NumeroRandomico()
    {
        if (Mathf.Abs(valorMax - valorMin) > numerosJaSorteados.Count)
        {
            while (true)
            {
                int numeroAleatorio = Random.Range(valorMin, valorMax);
                if (!numerosJaSorteados.Contains(numeroAleatorio))
                {
                    numerosJaSorteados.Add(numeroAleatorio);
                    return numeroAleatorio;
                }
            }
        }
        else
        {
            Debug.LogError("todas as cartas já saíram");
            return 0;
        }
    }
}

O que achou?

joffersoju
Avançado
Avançado

PONTOS : 2295
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por MayLeone Ter Out 15, 2019 3:02 pm

Hum, ficou um pouco mais complexo do que eu imaginava, mas parece que ficou bom.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3600
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Ter Out 15, 2019 3:51 pm

MayLeone escreveu:Hum, ficou um pouco mais complexo do que eu imaginava, mas parece que ficou bom.
Oi... como poderia ficar mais simples e ter a mesma funcionalidade???

Poderia me mostrar para que eu aprenda por gentileza?

joffersoju
Avançado
Avançado

PONTOS : 2295
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Ter Out 15, 2019 5:06 pm

Pois, tentei fazer como disse... encontrando a posição vazia... mas, não consegui... só consegui desse outro jeito... vc pode me mostrar como eu faria para encontrar a posição que ficou vazia e assim, atribuir um Sprite a ela? como tb evitar que uma mesma posição recebesse dois sprites?

joffersoju
Avançado
Avançado

PONTOS : 2295
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Qua Out 16, 2019 1:54 am

Oi... continuei o jogo... 

Coloquei esse script em cada carta que vira...

mas, não consigo fazer com que na carta anterior... o sprite do verso volte pra ela... 

pode me ajudar???

Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class AbrirCarta : MonoBehaviour
{
    public GameObject posicao;
    public Sprite verso;
    public Text[] cartaTexto;

    private void OnMouseDown()
    {
        JogoMemoria.pontosCarta = JogoMemoria.pontosCarta + 1;

        GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = posicao.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite;

        if (JogoMemoria.pontosCarta == 1)
        {
            cartaTexto[0].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
        }
        else if (JogoMemoria.pontosCarta == 2)
        {
            cartaTexto[1].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
            CompararCartas();
        }
    }

    void CompararCartas()
    {
        if (cartaTexto[0].text.Equals(cartaTexto[1].text))
        {
            Debug.Log("Voce venceu");
            JogoMemoria.pontosCarta = 0;
        }
        else
        {
            GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = verso;
            JogoMemoria.pontosCarta = 0;
        }
    }
}

joffersoju
Avançado
Avançado

PONTOS : 2295
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Qua Out 16, 2019 2:03 am

o outro código

Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    private int valorMin = 0;
    public int valorMax;
    [Space(20)]
    public int valorSorteado;
    [Space(20)]
    public List<int> numerosJaSorteados = new List<int>();
    public GameObject[] anverso, cartasVerso;
    public Sprite[] cartaOuro;
    public Text nomeCarta1, nomeCarta2;
    public static int pontosCarta = 0;
    public int pontosCartaFake;

    private void Start()
    {
        foreach(GameObject obj in cartasVerso)
        {
            print(obj);
        }
    }
    private void Update()
    {
        pontosCartaFake = pontosCarta;
    }

    public void NovoNumero()
    {
        valorSorteado = NumeroRandomico();

        while(numerosJaSorteados.Count < valorMax)
        {
            valorSorteado = NumeroRandomico();
        }

        foreach (GameObject objeto in anverso)
        {
            int index = System.Array.IndexOf(anverso, objeto);
            objeto.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = cartaOuro[numerosJaSorteados[index]];
        }
    }

    public int NumeroRandomico()
    {
        if (Mathf.Abs(valorMax - valorMin) > numerosJaSorteados.Count)
        {
            while (true)
            {
                int numeroAleatorio = Random.Range(valorMin, valorMax);
                if (!numerosJaSorteados.Contains(numeroAleatorio))
                {
                    numerosJaSorteados.Add(numeroAleatorio);
                    return numeroAleatorio;
                }
            }
        }
        else
        {
            Debug.LogError("todas as cartas já saíram");
            return 0;
        }
    }
}

já com algumas pequenas alteracoes...

joffersoju
Avançado
Avançado

PONTOS : 2295
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Mecânica simples no estilo Jogo da Memória

Mensagem por joffersoju Qua Out 16, 2019 9:34 pm

Fechei a mecânica básica... 
1. []cartasAleatorias recebem as []cartasEscolhidas sem repetição...
2. A []cartasPosições recebem ao serem clicadas os as[]cartasAleatorias...
3. Após clicar nas duas cartas, elas comparam por string e se forem iguais, mantem viradas, senão desviram, por tag e depois, a tag é desabilitada...

É isso, a mecânica do jogo da memória funcionou bacana...

Melhoria são bem vindas...

Script JogoMemoria em qualquer objeto
Script AbrirCarta nas cartas que serão abertas

Código:
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class JogoMemoria : MonoBehaviour
{
    private int valorMin = 0;
    public int valorMax;
    [Space(20)]
    public int valorSorteado;
    [Space(20)]
    public List<int> numerosJaSorteados = new List<int>();
    public GameObject[] anverso;
    public Sprite[] cartaOuro;
    public static int pontosCarta = 0;
    public int pontosCartaFake;


    private void Update()
    {
        pontosCartaFake = pontosCarta;
    }

    public void NovoNumero()
    {
        valorSorteado = NumeroRandomico();

        while (numerosJaSorteados.Count < valorMax)
        {
            valorSorteado = NumeroRandomico();
        }

        foreach (GameObject objeto in anverso)
        {
            int index = System.Array.IndexOf(anverso, objeto);
            objeto.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = cartaOuro[numerosJaSorteados[index]];
        }
    }

    public int NumeroRandomico()
    {
        if (Mathf.Abs(valorMax - valorMin) > numerosJaSorteados.Count)
        {
            while (true)
            {
                int numeroAleatorio = UnityEngine.Random.Range(valorMin, valorMax);
                if (!numerosJaSorteados.Contains(numeroAleatorio))
                {
                    numerosJaSorteados.Add(numeroAleatorio);
                    return numeroAleatorio;
                }
            }
        }
        else
        {
            Debug.LogError("todas as cartas já saíram");
            return 0;
        }
    }
}




Código:
using System;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using UnityScript.Steps;

public class AbrirCarta : MonoBehaviour
{
    public GameObject[] baralhoAleatorio, cartaPrimeira;
    public Sprite verso;
    public Text[] cartaTexto;

    public string posicaoCartaString;
    public int posicaoCartaInt;
    public new string tag;

    private void OnMouseDown()
    {
        JogoMemoria.pontosCarta = JogoMemoria.pontosCarta + 1;
        posicaoCartaInt = Convert.ToInt16(posicaoCartaString);
        GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = baralhoAleatorio[posicaoCartaInt].GetComponent<SpriteRenderer>().sprite;
        gameObject.tag = tag;

        if (JogoMemoria.pontosCarta == 1)
        {
            cartaTexto[0].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
        }
        else if (JogoMemoria.pontosCarta == 2)
        {
            cartaTexto[1].text = GetComponent<SpriteRenderer>().sprite.name;
            CompararCartas();
        }
    }

    void CompararCartas()
    {
        if (cartaTexto[0].text.Equals(cartaTexto[1].text))
        {
            Debug.Log("Voce venceu");
            foreach (GameObject carta in cartaPrimeira)
            {
                carta.tag = "Untagged";
            }
            JogoMemoria.pontosCarta = 0;
        }
        else
        {
            Invoke("Tempo", 1);
        }
    }

    void Tempo()
    {
        GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = verso;
        cartaPrimeira = GameObject.FindGameObjectsWithTag("tag");
        foreach (GameObject carta in cartaPrimeira)
        {
            carta.GetComponent<SpriteRenderer>().sprite = verso;
            carta.tag = "Untagged";
        }
        JogoMemoria.pontosCarta = 0;
    }
}

joffersoju
Avançado
Avançado

PONTOS : 2295
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : Mecânica simples no estilo Jogo da Memória WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos