SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Comparar posição de dois objetos
Void OnTriggerEnter
efeito de pingos na tela e camera com leve balanço realista (game 2D)
Role play online estilo gta bora jogar...
tempo parar
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
Criar Apk Android 64 .aab
[RESOLVIDO] Prefabs
servidor
LookRotation em alguns angulos apenas.
unity 2019
[TUTORIAL] Criando um simples Multiplayer [UNITY 5]
Jogo de Favela para Android - Estou usando o MS Vehicle System do Marcos!
[TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos
[RESOLVIDO] Modificação no Script
Como "medir" a distância do caminho no NavMesh??
Meu game para Android " As aventuras de Steff " finalizado, ou quase!
Mecânica do Inimigo (Horror Survive)
iae galera, postei meu jogo no Google play recentemente.
Problemas com animações
[RESOLVIDO] GUARDAR MACHADO
Erro ao usb
Bibliotecas obsoletas causam alguma perda de desempenho?
O jogo acaba depois de um determinado tempo
Mecânica simples no estilo Jogo da Memória
COMO MUDAR UMA VARIAVEL APOS EX: 10 DIAS
Duvida com Script de AI inteligente
Duvida com FadeIn e FadeOut quando o tempo do jogo acaba
Como fazer o personagem não conseguir flipar enquanto estou atacando? (Unity 2D)
Duvida com Network
Como criar perfil no jogo para quem pagar na play store
Uma Ideia Movimento
INVENTÁRIO ESTILO THE FOREST
ANIMAÇÃO INFINITA NO UNITY
Problemas para salvar imagem de textura gerada na Unity no PC
Deformar mesh sem usar rigidbody e reconhecer força do impacto
Existe outras formas de multiplayer sem ser pelo Photon ou Unet?
força de impacto em npc proximo a objeto que explode
criar perfil no jogo para quem pagar na play store
Uma Ideia Movimento
Sistema De Radio
Jogo de Maior ou Menor - Duvida sobre melhorias no script
As funções dadas não são executadas no cliente, somente no servidor...
Mudar a música com base na mudança do ambiente
[RESOLVIDO] Dano no inimigo
Caixa de dialogo aparece e desaparece muito rápido ;-
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Reiniciar Scene ao tocar Objeto
Ajuda com O Script de coletar objetos e transição de cena
Unity2D- Como criar um spawn inimigo onde saia apenas 2 inimigos do spawn?
Android Game - Fleeing From Evil
[TUTORIAL] Resolver bug dos reflexos, Unity 5.5+
[AJUDA]Preciso de ajuda em um script relacionado ao vídeo Sistema de escolha de personagen
Conexões!
Script faz a função tudo certo na unity, já quando gero apk o script não faz a função
NavMeshAgent com caminho manual.
Preciso de Ajuda Estou a desenvolver um projeto!
Direitos Autorais da Asset Store
Os seguinte apks ou pacotes de apps estão disponíveis para dispositivos de 64 bits!!
Estou querendo mandar as informações SERVIDOR/CLIENTE com o NETWORK
Erro no unity quando eu crio um projeto
Video Player travando no apk do jogo
Update jogo
Erro ao publicar na google play
[RESOLVIDO] BUG MT CHATO. USANDO O PlayerPrefs. ME AJUDAAAAAAA PF
Aparecer Texto Aleatório
Preciso De Um Programador! Para Um Game Fps!
[DUVIDA] Problemas na rotação de uma esfera com o mouse ( AddTorque )
[RESOLVIDO] Como fazer isso em for ou foreach dentro do update
Conceito básico de jogo em Rede Local.
Uso de PNG ou JPG no Unity?
Duvida(tamanho de objetos)
App feito na Unity - Biblia Sagrada
Unity carregando objetos sozinho
Limitação do FPS
Duvida sobre a geração de cenários aleatórios(plataforma 2D)
Personagem olhar para direção de onde estiver se movimentando
Problema com Dano ao Inimigo
Dúvida sobre chaves PlayerPrefs
inventario/Matrix
Personagem voando infinitamente no Unity 2D
[RESOLVIDO] Alguém sabe como tirar esse impulso do collider ?
[RESOLVIDO] Como fazer um objeto 2D rotacionar em direção a outro objeto
Como faço para Criar um sistema de touch em primeira pessoa na Unity2019?
duvida em c#
Shader com efeito de dissolução
[TUTORIAL] Sistema de tiro com RAYCAST (várias armas, mira laser, munição, dano, etc, etc)
Problema com a função Resolution[]
Função Text não esta dando erro no Unity2D (Score Text)
Unity travando na hora do Play
Duvida Raycast2D
Bug Partículas
Física ser calculada mais rápida
[TUTORIAL] Fazer som tocar apenas com colisão
Sobre Criação e Execução de Cutscene
O jogo acaba depois de um determinado tempo
Como fazer uma cena resetar ao voltar para ela
Fonte com caracteres matemáticos para unity
Luz
Hoje à(s) 12:25 am
Ontem à(s) 11:16 pm
Ontem à(s) 9:52 pm
Ontem à(s) 7:46 pm
Ontem à(s) 7:44 pm
Ontem à(s) 7:37 pm
Ontem à(s) 5:13 pm
Dom Out 20, 2019 5:10 pm
Dom Out 20, 2019 3:33 pm
Dom Out 20, 2019 3:32 pm
Sab Out 19, 2019 9:12 pm
Sab Out 19, 2019 1:49 pm
Sab Out 19, 2019 11:52 am
Sab Out 19, 2019 10:04 am
Sex Out 18, 2019 9:28 pm
Sex Out 18, 2019 8:23 pm
Sex Out 18, 2019 12:14 pm
Sex Out 18, 2019 9:40 am
Sex Out 18, 2019 9:33 am
Qui Out 17, 2019 8:09 pm
Qui Out 17, 2019 6:27 pm
Qui Out 17, 2019 6:25 pm
Qua Out 16, 2019 10:44 pm
Qua Out 16, 2019 9:40 pm
Qua Out 16, 2019 9:34 pm
Qua Out 16, 2019 8:25 pm
Qua Out 16, 2019 3:56 pm
Qua Out 16, 2019 3:51 pm
Ter Out 15, 2019 10:35 pm
Ter Out 15, 2019 9:58 pm
Ter Out 15, 2019 2:55 pm
Ter Out 15, 2019 1:31 pm
Ter Out 15, 2019 11:47 am
Ter Out 15, 2019 11:43 am
Ter Out 15, 2019 1:06 am
Ter Out 15, 2019 12:13 am
Seg Out 14, 2019 10:00 pm
Seg Out 14, 2019 8:36 pm
Seg Out 14, 2019 8:09 pm
Seg Out 14, 2019 8:04 pm
Seg Out 14, 2019 4:45 pm
Seg Out 14, 2019 1:29 pm
Seg Out 14, 2019 8:06 am
Seg Out 14, 2019 2:33 am
Dom Out 13, 2019 4:47 pm
Dom Out 13, 2019 3:52 pm
Dom Out 13, 2019 9:39 am
Dom Out 13, 2019 2:52 am
Dom Out 13, 2019 2:29 am
Sab Out 12, 2019 7:15 pm
Sab Out 12, 2019 11:21 am
Sex Out 11, 2019 8:06 pm
Sex Out 11, 2019 5:52 pm
Sex Out 11, 2019 5:23 pm
Sex Out 11, 2019 2:48 pm
Sex Out 11, 2019 12:38 pm
Sex Out 11, 2019 11:14 am
Sex Out 11, 2019 9:17 am
Sex Out 11, 2019 8:04 am
Qui Out 10, 2019 5:27 pm
Qui Out 10, 2019 2:32 pm
Qui Out 10, 2019 2:13 pm
Qui Out 10, 2019 1:42 pm
Qui Out 10, 2019 11:30 am
Qua Out 09, 2019 8:07 pm
Qua Out 09, 2019 2:26 pm
Ter Out 08, 2019 10:27 pm
Ter Out 08, 2019 8:12 pm
Ter Out 08, 2019 6:01 pm
Ter Out 08, 2019 5:05 pm
Ter Out 08, 2019 3:12 pm
Ter Out 08, 2019 3:07 pm
Ter Out 08, 2019 11:25 am
Ter Out 08, 2019 2:45 am
Ter Out 08, 2019 2:07 am
Seg Out 07, 2019 10:43 am
Seg Out 07, 2019 3:11 am
Dom Out 06, 2019 5:24 pm
Dom Out 06, 2019 4:02 pm
Dom Out 06, 2019 3:56 pm
Sab Out 05, 2019 3:08 pm
Sab Out 05, 2019 1:41 pm
Sab Out 05, 2019 1:40 pm
Sex Out 04, 2019 10:04 pm
Sex Out 04, 2019 9:12 pm
Sex Out 04, 2019 11:41 am
Qui Out 03, 2019 8:34 pm
Qui Out 03, 2019 7:57 pm
Qui Out 03, 2019 3:46 pm
Qui Out 03, 2019 10:28 am
Qui Out 03, 2019 7:19 am
Qua Out 02, 2019 11:09 pm
Qua Out 02, 2019 5:09 pm
Qua Out 02, 2019 11:19 am
Qua Out 02, 2019 8:57 am
Ter Out 01, 2019 9:03 pm
Ter Out 01, 2019 4:40 pm
Ter Out 01, 2019 4:23 pm
Seg Set 30, 2019 8:50 pm
MayLeone
MayLeone
nvndx
fecirineu
MayLeone
Callyde Jr
SergioDB
mirdov
Diguinho
Emanuel
nibirou
Diguinho
lunaticsgames
kelvys
Samuelostgamer
Laylson.f
Tomás zjjxj
Lester3422
Willams
Samuelostgamer
Fagner
FSL02
RodriGO3477
Okeizito
joffersoju
nibirou
Lester3422
Lester3422
Hamassfall
igorarruda
artplayer
FabioDev
leonardolopes
leonardolopes
gabrimo
JohnRambo
SteveRogers
Extreme Craft
eduardonog30
FabioDev
williangamesbr4021
joffersoju
marino96
luizrbizzio
leonardolopes
MayLeone
Dom3000
MayLeone
Lester3422
Fagner
samoliver1813
leonardolopes
daniel123163
Dimelus
marino96
Nowsfeky
LucasGamerFx
artplayer
samoliver1813
marino96
RafaelSquid1
gtcmcsgo
benhurgdll
natanael.olimpio
daniel123163
Tegh
nibirou
guirigottti
joffersoju
Dark_The_King
Fagner
poyser
Weslley
MayLeone
Fagner
vphyre
luizrbizzio
Gabriel Ferraz
billybmx
billybmx
MayLeone
gersoneson
Hamassfall
ReDsScript
diegopds
AnderGames
GabrielGelbcke
Fagner
gersoneson
gersoneson
poyser
TecnoGames
NKKF
Gutavex
alexalex
Okeizito
poyser
Socates
Magnatah

Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Ir em baixo

DÚVIDA Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por joffersoju em Seg Set 16, 2019 10:19 pm

Prezados,

Vi o tutorial do Marcos sobre [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena... no entanto ainda não consegui...

Seguinte... Eu quero sair e fazer com que uma array de gameobjetos voltem para a última posição em que estavam na cena...

Tentei adaptar dois scripts do tutorial do Marcos...

Esse nos gameobjetos...

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
//este script deve estar no seu Player e deve ter o nome "SalvarPosic"
public class SalvarPosicao : MonoBehaviour
{
    void Start()
    {
        if (PlayerPrefs.HasKey("X") && PlayerPrefs.HasKey("Y") && PlayerPrefs.HasKey("Z"))
        {
            transform.position = new Vector3(PlayerPrefs.GetFloat("X"), PlayerPrefs.GetFloat("Y"), PlayerPrefs.GetFloat("Z"));
        }
    }

    public void SalvarLocalizacao()
    {
        PlayerPrefs.SetFloat("X", transform.position.x);
        PlayerPrefs.SetFloat("Y", transform.position.y);
        PlayerPrefs.SetFloat("Z", transform.position.z);
        Debug.Log("Salvei as localizacoes");
    }
}

Esse no button que sai ou volta à cena...

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class SalvarPosicaoCarregar : MonoBehaviour
{
    public GameObject Jogador;

    public void Lugar()
    {
        Jogador.GetComponent<SalvarPosicao>().SalvarLocalizacao();
        Debug.Log("algoritmo salvar posicao");
    }
}


Perguntas: Como fazer a array de gameobjetos receber o transform.position de cada um e voltar à cena na última posição em que estavam?

joffersoju
Membro
Membro

PONTOS : 606
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por lesgoy em Ter Set 17, 2019 12:11 am

Mas não precisa de outro script, é só no botão vc dizer para ele acessar a void SalvarLocalizacao.

Dica: Deixe só o comando transform no star e tira o if

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 1462
REPUTAÇÃO : 44
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por joffersoju em Ter Set 17, 2019 10:24 am

Oi...

Deu certo não aqui... tentei assim e fiz outras adequações, mas, nada...

joffersoju
Membro
Membro

PONTOS : 606
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por lesgoy em Ter Set 17, 2019 1:29 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class SalvarPosicao: MonoBehaviour {

   float Obj1PosX,Obj1PosY,Obj1PosZ,aa;
   public GameObject Obj1;
   // Use this for initialization
   void Start () {

      // Essas Linhas carregam a posição do objeto e aplicam a posição nele
      //          //      //          //      //          //      //  //          //      //          //      // 
      if(PlayerPrefs.HasKey("XPosObj1") && PlayerPrefs.HasKey("YPosObj1") && PlayerPrefs.HasKey("ZPosObj1"))
         {
            Obj1PosX = PlayerPrefs.GetFloat ("XPosObj1");
            Obj1PosY = PlayerPrefs.GetFloat ("YPosObj1");
            Obj1PosZ = PlayerPrefs.GetFloat ("ZPosObj1");

            Obj1.transform.position = new Vector3 (Obj1PosX, Obj1PosY, Obj1PosZ);
         }
      //          //      //          //      //          //      //  //          //      //          //      // 


   }

   // Update is called once per frame
   void Update () {


   }

   public void BotaoTrocaDeCena (){

      // Essas 3 Linhas salvam a posição do Objeto
      //          //      //          //      //          //      //         
      PlayerPrefs.SetFloat("XPosObj1", Obj1.transform.position.x);
      PlayerPrefs.SetFloat("YPosObj1", Obj1.transform.position.y);
      PlayerPrefs.SetFloat("ZPosObj1", Obj1.transform.position.z);
      //        //      //          //      //          //      //         



      // O comando que muda de cena deve estar aqui, em baixo das 3 linhas


   }
}

Crie um C# Script com o nome 'SalvarPosicao' sem aspas.
Crie um Objeto na sua cena e coloque ele.
Agora no seu botão, aquele que muda de cena, você deverá ir em "OnClick" e clicar no +.
Arraste o Objeto que contem o script.
Clique em "No Function" e mude para SalvarPosicao > BotaoTrocaDeCena.

Agora no Objeto que contém o script existe uma variavel a Obj1
Este Obj1 é o Objeto que vc quer que a posição fique salva, pode ser o player, uma caixa, qualquer coisa. Basta arrastar o seu objeto para ela.

Agora basta dar Play, mover seu objeto e clicar no botão.

Se quiser que outros objetos tenham sua posição salva você devera fazer o seguinte :

Criar uma nova variável com o nome Obj2.
Na function Star, apenas copie e cole as linhas que fazem o carregamento e mude de Obj1 >> Obj2.
Faça o mesmo na void BotaoTrocaDeCena.

Isso deve funcionar

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 1462
REPUTAÇÃO : 44
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por lesgoy em Ter Set 17, 2019 1:29 pm

Ignora a váriavel 'aa' pode até apagar, eu coloquei só para fzr alguns testes e esqueci de tirar

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 1462
REPUTAÇÃO : 44
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por joffersoju em Ter Set 17, 2019 10:23 pm

Oi... tudo bem?

Funfou...

Tive que fazer umas pequenas adequações para a realidade do meu jogo, mas funcionou beleza, obrigado...

Só tenho mais uma pergunta, é possível fazer uma array de objetos para fazer essas localizações? Pq tenho que fazer 16 deles...

Existe algumas forma?

joffersoju
Membro
Membro

PONTOS : 606
REPUTAÇÃO : 2
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por lesgoy em Ter Set 17, 2019 11:28 pm

Ficaria assim : 
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Testes : MonoBehaviour {


   public GameObject[] Obj;
   public bool Salvar;
   public int Pos;


   // Use this for initialization
   void Start () {
      
      for (Pos = 0; Pos <= 15; Pos++) {
         if(PlayerPrefs.HasKey("XPosObj"+ Pos) && PlayerPrefs.HasKey("YPosObj"+ Pos) && PlayerPrefs.HasKey("ZPosObj"+ Pos))
         {
            Obj[Pos].transform.position = new Vector3 (PlayerPrefs.GetFloat ("XPosObj"+Pos), PlayerPrefs.GetFloat ("YPosObj"+Pos), PlayerPrefs.GetFloat ("ZPosObj"+Pos));
         }
      }





   }

   // Update is called once per frame
   void Update () {


   }

   public void BotaoTrocaDeCena (){
     

         for (Pos = 0; Pos <= 15; Pos++) {
            PlayerPrefs.SetFloat("XPosObj"+Pos, Obj[Pos].transform.position.x);
            PlayerPrefs.SetFloat("YPosObj"+Pos, Obj[Pos].transform.position.y);
            PlayerPrefs.SetFloat("ZPosObj"+Pos, Obj[Pos].transform.position.z);
         }




   }
}
PS: 
Ele não tem 16 espaços pq claro, começa a partir do 0 e não do 1.
Você deve ir no inspector onde esta o script e mudar o "Size" da variavel Obj para 16 e definir 1 a 1 qual objeto você quer salvar.

Se quiser adicionar mais obj's é só aumentar  o Size no Inspector e aumentar o numero do "for"

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 1462
REPUTAÇÃO : 44
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por lesgoy em Ter Set 17, 2019 11:30 pm

Novamente esqueci de apagar a variavel que usei para testes , você pode apaga-la "Salvar", espero que tenha ajudado.
Obs : Eu também não fazia a minima ideia de como fzr loop no unity, sempre fiz códigos grandes, e agr com sua duvida resolvi criar coragem e ir pesquisar, e para minha surpresa é facil kkk
É por isso que se dizem que quem ajuda aprende também !

lesgoy
Mestre
Mestre

PONTOS : 1462
REPUTAÇÃO : 44
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena WvDYdlf

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena

Mensagem por MayLeone em Qua Set 18, 2019 3:07 pm

Só para otimizar o código acima, e já que está aprendendo sobre loops também, não é interessante colocar um número específico como condição do laço, pois você mesmo disse que quando muda o size do array, precisa mudar os valores no loop.
Para ficar mais dinâmico e não ter de fazer alterações manuais, você pode usar a propriedade Length dos Arrays para saber seu tamanho, tornando-o  a condição do laço:

Código:
for(Pos = 0; Pos < Obj.Length; Pos++){
// Conteúdo do laço
}

Assim não importa o tamanho do array, o laço vai percorre-lo todo.

Outra alternativa seria usar o loop foreach, que é mais usado para trabalhar com Arrays e coleções num geral:

Código:
foreach(GameObject objeto in Obj){
/* A variável objeto irá guardar
o objeto que está sendo varrido no laco*/
}

Espero ter ajudado neste detalhe.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 1298
REPUTAÇÃO : 348
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Manter a última posic de objetos após sair e voltar de cena Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum