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[TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

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TUTORIAL [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 25, 2016 4:19 pm

Olá pessoal, elaborei este tutorial simples explicando como salvar a última posição do seu personagem antes de trocar de cena, e caso você volte para aquela cena, você pode facilmente restaurar a última posição salva, deixando a troca de cenas legal.

Vídeo tutorial: 


Script 1 - (Deve ir no jogador. O script tem que ser em C# e deve ter o nome "SalvarPosic")

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
//este script deve estar no seu Player e deve ter o nome "SalvarPosic"
public class SalvarPosic : MonoBehaviour {

 string nomeCenaAtual;

 void Awake () {
 nomeCenaAtual = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 }

 void Start(){
 if (PlayerPrefs.HasKey (nomeCenaAtual + "X") && PlayerPrefs.HasKey (nomeCenaAtual + "Y") && PlayerPrefs.HasKey (nomeCenaAtual + "Z")) {
 transform.position = new Vector3 (PlayerPrefs.GetFloat (nomeCenaAtual + "X"), PlayerPrefs.GetFloat (nomeCenaAtual + "Y"), PlayerPrefs.GetFloat (nomeCenaAtual + "Z"));
 }
 }

 public void SalvarLocalizacao () {
 PlayerPrefs.SetFloat (nomeCenaAtual + "X", transform.position.x);
 PlayerPrefs.SetFloat (nomeCenaAtual + "Y", transform.position.y);
 PlayerPrefs.SetFloat (nomeCenaAtual + "Z", transform.position.z);
 }
}


Script 2 - Usado para fazer o loading entre as cenas (assistam o vídeo para entender)

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Carregar : MonoBehaviour {

 bool podeInteragir = false;
 public GameObject Jogador;
 public string CenaACarregar;

 void Update(){
 if (podeInteragir == true && Input.GetKeyDown (KeyCode.E)) {
 Jogador.GetComponent<SalvarPosic> ().SalvarLocalizacao ();
 SceneManager.LoadScene (CenaACarregar);
 }
 }

 void OnTriggerEnter(){
 podeInteragir = true;
 }

 void OnTriggerExit(){
 podeInteragir = false;
 }

 void OnGUI(){
 if (podeInteragir == true) {
 GUIStyle stylez = new GUIStyle ();
 stylez.alignment = TextAnchor.MiddleCenter;
 GUI.skin.label.fontSize = 20;
 GUI.Label (new Rect (Screen.width / 2 - 50, Screen.height / 2 + 50, 200, 30), "Pressione 'E'");
 }
 }
}

Feito isto, já irá funcionar Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 25, 2016 11:20 pm

tópico atualizado - vídeo foi upado novamente.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Sex Ago 26, 2016 11:10 am

Youtube Como Sempre Bugado Ne Marcos  Evil or Very Mad
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por willianroma em Seg Ago 29, 2016 3:31 pm

Marcos, caso eu queira resetar algo salvo? tipo, salvei em um ponto mas ficou muito ruim, como faria pra caso eu queira da um resete? usaria o PlayerPrefs.DeleteKey? ou tem um jeito diferente? 

Obs: quando tentei usar o "DeleteKey", deleto o que eu tinha salvo mas, eu não consigo mais salvar o que queria e gostaria de entende mais sobre essa parte pra evitar esse tipo de coisa

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 30, 2016 11:19 pm

willianroma escreveu:Marcos, caso eu queira resetar algo salvo? tipo, salvei em um ponto mas ficou muito ruim, como faria pra caso eu queira da um resete? usaria o PlayerPrefs.DeleteKey? ou tem um jeito diferente? 

Obs: quando tentei usar o "DeleteKey", deleto o que eu tinha salvo mas, eu não consigo mais salvar o que queria e gostaria de entende mais sobre essa parte pra evitar esse tipo de coisa

Para resetar algo salvo tem que usar o DeleteKey, ou o DeleteAll... Mas tem que tirá-lo do script depois, para não ficar deletando o tempo todo. O correto é criar uma void e chamar o comando de delete somente apertando algum botão, ou algo assim.
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