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[TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

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TUTORIAL [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 25, 2016 4:19 pm

Olá pessoal, elaborei este tutorial simples explicando como salvar a última posição do seu personagem antes de trocar de cena, e caso você volte para aquela cena, você pode facilmente restaurar a última posição salva, deixando a troca de cenas legal.

Vídeo tutorial: 


Script 1 - (Deve ir no jogador. O script tem que ser em C# e deve ter o nome "SalvarPosic")

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;
//este script deve estar no seu Player e deve ter o nome "SalvarPosic"
public class SalvarPosic : MonoBehaviour {

 string nomeCenaAtual;

 void Awake () {
 nomeCenaAtual = SceneManager.GetActiveScene ().name;
 }

 void Start(){
 if (PlayerPrefs.HasKey (nomeCenaAtual + "X") && PlayerPrefs.HasKey (nomeCenaAtual + "Y") && PlayerPrefs.HasKey (nomeCenaAtual + "Z")) {
 transform.position = new Vector3 (PlayerPrefs.GetFloat (nomeCenaAtual + "X"), PlayerPrefs.GetFloat (nomeCenaAtual + "Y"), PlayerPrefs.GetFloat (nomeCenaAtual + "Z"));
 }
 }

 public void SalvarLocalizacao () {
 PlayerPrefs.SetFloat (nomeCenaAtual + "X", transform.position.x);
 PlayerPrefs.SetFloat (nomeCenaAtual + "Y", transform.position.y);
 PlayerPrefs.SetFloat (nomeCenaAtual + "Z", transform.position.z);
 }
}


Script 2 - Usado para fazer o loading entre as cenas (assistam o vídeo para entender)

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

public class Carregar : MonoBehaviour {

 bool podeInteragir = false;
 public GameObject Jogador;
 public string CenaACarregar;

 void Update(){
 if (podeInteragir == true && Input.GetKeyDown (KeyCode.E)) {
 Jogador.GetComponent<SalvarPosic> ().SalvarLocalizacao ();
 SceneManager.LoadScene (CenaACarregar);
 }
 }

 void OnTriggerEnter(){
 podeInteragir = true;
 }

 void OnTriggerExit(){
 podeInteragir = false;
 }

 void OnGUI(){
 if (podeInteragir == true) {
 GUIStyle stylez = new GUIStyle ();
 stylez.alignment = TextAnchor.MiddleCenter;
 GUI.skin.label.fontSize = 20;
 GUI.Label (new Rect (Screen.width / 2 - 50, Screen.height / 2 + 50, 200, 30), "Pressione 'E'");
 }
 }
}

Feito isto, já irá funcionar :D

ASSISTAM O VÍDEO ATÉ O FINAL PARA EVITAR ERROS
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Ago 25, 2016 11:20 pm

tópico atualizado - vídeo foi upado novamente.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por NOME-ALEATORIO em Sex Ago 26, 2016 11:10 am

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por willianroma em Seg Ago 29, 2016 3:31 pm

Marcos, caso eu queira resetar algo salvo? tipo, salvei em um ponto mas ficou muito ruim, como faria pra caso eu queira da um resete? usaria o PlayerPrefs.DeleteKey? ou tem um jeito diferente? 

Obs: quando tentei usar o "DeleteKey", deleto o que eu tinha salvo mas, eu não consigo mais salvar o que queria e gostaria de entende mais sobre essa parte pra evitar esse tipo de coisa

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Ago 30, 2016 11:19 pm

@willianroma escreveu:Marcos, caso eu queira resetar algo salvo? tipo, salvei em um ponto mas ficou muito ruim, como faria pra caso eu queira da um resete? usaria o PlayerPrefs.DeleteKey? ou tem um jeito diferente? 

Obs: quando tentei usar o "DeleteKey", deleto o que eu tinha salvo mas, eu não consigo mais salvar o que queria e gostaria de entende mais sobre essa parte pra evitar esse tipo de coisa

Para resetar algo salvo tem que usar o DeleteKey, ou o DeleteAll... Mas tem que tirá-lo do script depois, para não ficar deletando o tempo todo. O correto é criar uma void e chamar o comando de delete somente apertando algum botão, ou algo assim.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por glauco em Qui Maio 03, 2018 8:24 pm

tem como apagar o lugar salvo nos arquivos da unity,ou pela unity?
pq salvei em um lugar ae quando eu dou play na cena fica gravado a ultima posição...
ou tem como deletar as posições quando o jogo fechar,tipo eu dou play ae passo de uma cena para outra ae grava a posição,mas se eu fechar o jogo(quando ja estiver feito a build) ou no modo editor msm essa posição será resetada, pq se o jogador fechar o jogo,quando ele voltar ele voltará para a ultima posição..
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por NKKF em Qui Maio 03, 2018 9:36 pm

Não entendi, poderia ser mais específico?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por glauco em Sex Maio 04, 2018 6:06 am

Souris escreveu:Não entendi, poderia ser mais específico?
Tipo quando eu passo de uma cena para outra salva a posição certo?eu queria apagar essa posição, sem ser por script,ou apagar quando eu fechasse o jogo..
Entendeu?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por glauco em Sex Maio 04, 2018 3:46 pm

help me! please!!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por NKKF em Sex Maio 04, 2018 3:57 pm

Você pode salvar o ponto que você quer e assim ele dá um "spawn" no checkpoint. Isto seria +- um reset no PlayerPrefs.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por glauco em Sex Maio 04, 2018 4:18 pm

Souris escreveu:Você pode salvar o ponto que você quer e assim ele dá um "spawn" no checkpoint. Isto seria +- um reset no PlayerPrefs.
não intendi...
eu vi um comentario acima falando sobre PlayerPrefs.DeleteKey,mas tem que fazer um script...
vc poderia criar essa linha do PlayerPrefs.DeleteKey para eu ativar quando for apertar um botao.

eu nao sei programar nada,se vc poder me ajudar.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por NKKF em Sex Maio 04, 2018 4:43 pm

Da própria Unity:

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/PlayerPrefs.DeleteAll.html

Código:
//This example creates a button on the screen that if pressed, deletes any PlayerPrefs settings.
//You must set values or keys in the PlayerPrefs first to see this in action.

using UnityEngine;

public class Example : MonoBehaviour
{
    void OnGUI()
    {
        //Delete all of the PlayerPrefs settings by pressing this Button
        if (GUI.Button(new Rect(100, 200, 200, 60), "Delete"))
        {
            PlayerPrefs.DeleteAll();
        }
    }
}

Recomendo que você comece a aprender à programar, pois isto é essencial para o seu jogo.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por Phph09 em Sex Maio 04, 2018 4:48 pm

Código:

 public void DeletarLocalizacao () {
 PlayerPrefs.DeleteKey (nomeCenaAtual + "X");
 PlayerPrefs.DeleteKey (nomeCenaAtual + "Y");
 PlayerPrefs.DeleteKey (nomeCenaAtual + "Z");
 }
 void OnApplicationQuit(){
  DeletarLocalizacao();
}

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.OnApplicationQuit.html

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/PlayerPrefs.DeleteKey.html
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por glauco em Sex Maio 04, 2018 4:54 pm

vlw Souris e Phph09
vou criar o script aqui.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por Nanerzito em Dom Jun 02, 2019 6:44 pm

Estou tendo problemas em colocar dois transitor de cena na mesma cena,eles só mudam pra mesma cena independente do que eu faça (mudei nome de scripiti mudei o nome das cenas e etc)
Alguém ja conseguiu algo do tipo?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Salvar a última posição do personagem ao trocar de cena

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 08, 2019 8:40 pm

@Nanerzito escreveu:Estou tendo problemas em colocar dois transitor de cena na mesma cena,eles só mudam pra mesma cena independente do que eu faça (mudei nome de scripiti mudei o nome das cenas e etc)
Alguém ja conseguiu algo do tipo?

O problema está no PlayerPrefs, pois ele está salvando sempre na mesma key...

Você deve trocar a key em que o PlayerPrefs salva e lê valores
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