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GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS

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DÚVIDA GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS

Mensagem por wagnercaragua em Qui Abr 04, 2019 8:58 pm

Olá!
Caramba, estou quebrando a cabeça om algo que acho simples, porém não estou conseguindo...
Caso possam me ajudar, já agradeço!
Seguinte, preciso que o player sempre olhe para o ponto central da tela, fácil, lookAt, ou outras coisas como um objeto no meio, do qual pega o transform, ou cálculo da metade da tela, blz, porém o player conforme os comandos WASD, ele gire em torno do centro, no maior angulo possível, sem sair da tela, esta sempre estática.
Então se pressiono W, e o player estiver às 6h01, ele seguirá pela esquerda da tela, sempre olhando para o centro e girando em torno dele, no caso iria até o topo 12h00, se estiver às 5h59 seguirá para o topo mas pelo sentido anti horário (mais perto!). Outro exemplo: se pressiono A, e o Player estiver às 2h00 ele fará o sentido anti horário, até 9h00. isso tudo só acontece se pressionada alguma tecla, caso contrário fica parado...
Realmente procurei e achei alguns scripts que não eram exatamente isso, mas parecidos e tentei adequá-los, mas sem sucesso!

Alguém pode me dar uma LUZ!

wagnercaragua
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DÚVIDA Re: GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS

Mensagem por Isabela em Qui Abr 04, 2019 9:57 pm

Então, uma luz eu não tenho, serve um vaga-lume?
GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS YQ1K3cb
Ao invés de fazer via código, você poderia criar uma malha em forma de círculo, e usá-la como navmesh pro seu player, neste caso, apertando "W" você mandaria um objeto vazio (Objetivo) para a posição 12:00h, e o sistema da navmesh se encarregaria de buscar o menor caminho até ele.
A malha seria assim:
GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS C3BlNnE GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS Q0YXtJc ou...GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS 6DacFDV
A parte de olhar pro centro você já manja...
Mas se o vaga-lume não servir, daqui a pouco chega algum Programador com um Refletor de estádio pra você kkk
Boa sorte e boa noite!

Isabela
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DÚVIDA Re: GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS

Mensagem por wagnercaragua em Sex Abr 05, 2019 1:03 am

@Isabela escreveu:Então, uma luz eu não tenho, serve um vaga-lume?
GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS YQ1K3cb
Ao invés de fazer via código, você poderia criar uma malha em forma de círculo, e usá-la como navmesh pro seu player, neste caso, apertando "W" você mandaria um objeto vazio (Objetivo) para a posição 12:00h, e o sistema da navmesh se encarregaria de buscar o menor caminho até ele.
A malha seria assim:
GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS C3BlNnE GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS Q0YXtJc ou...GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS 6DacFDV
A parte de olhar pro centro você já manja...
Mas se o vaga-lume não servir, daqui a pouco chega algum Programador com um Refletor de estádio pra você kkk
Boa sorte e boa noite!

Caramba! Este vaga lume brilhou!

Esta realmente foi uma das possibilidades que cheguei a pensar, mas não tinha em mente tudo que passou!
Muitíssimo agradecido!
Enquanto isso....eu consegui fazer funcionar, mas o scrip ficou enorme e terrivelmente redundante....já é tarde e não consigo mais...rs

O importante é que funcionou, porém acho que a opção que apresentou parece bem melhor....

Da uma olhada no frankestein que criei!

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class rotacionarPlayer : MonoBehaviour
{
    public GameObject alvo;
    public Vector3 direcao;
    public float velocidade;
    public float xpos, ypos;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
       
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        if (Input.GetKey(KeyCode.A))//caso pressione a tecla A, deseja que o player vá em direção à 09h00
        {
            if (transform.position.x < 0)
            {
                if (transform.position.y < 1)
                {
                    if (transform.position.y > -1)
                    {
                        direcao.z = 0;
                    }
                    else
                    {
                        xpos = transform.position.x;
                        ypos = transform.position.y;
                        moveA(xpos, ypos);
                    }
                }
                else
                {
                    xpos = transform.position.x;
                    ypos = transform.position.y;
                    moveA(xpos, ypos);
                }
            }
            else
            {
                xpos = transform.position.x;
                ypos = transform.position.y;
                moveA(xpos, ypos);
            }

        }
        else if (Input.GetKey(KeyCode.D))//caso pressione a tecla S, deseja que o player vá em direção à 03h00
        {
            if (transform.position.x > 0)
            {
                if (transform.position.y < 1)
                {
                    if (transform.position.y > -1)
                    {
                        direcao.z = 0;
                    }
                    else
                    {
                        xpos = transform.position.x;
                        ypos = transform.position.y;
                        moveD(xpos, ypos);
                    }
                }
                else
                {
                    xpos = transform.position.x;
                    ypos = transform.position.y;
                    moveD(xpos, ypos);
                }
            }
            else
            {
                xpos = transform.position.x;
                ypos = transform.position.y;
                moveD(xpos, ypos);
            }

        }
        else if (Input.GetKey(KeyCode.W))//caso pressione a tecla W, deseja que o player vá em direção à 12h00
        {
            if (transform.position.y > 0)
            {
                if (transform.position.x < 1)
                {
                    if (transform.position.x > -1)
                    {
                        direcao.z = 0;
                    }
                    else
                    {
                        xpos = transform.position.x;
                        ypos = transform.position.y;
                        moveW(xpos, ypos);
                    }
                }
                else
                {
                    xpos = transform.position.x;
                    ypos = transform.position.y;
                    moveW(xpos, ypos);
                }
            }
            else
            {
                xpos = transform.position.x;
                ypos = transform.position.y;
                moveW(xpos, ypos);
            }

        }
        else if (Input.GetKey(KeyCode.S))//caso pressione a tecla S, deseja que o player vá em direção à 06h00
        {
            if (transform.position.y < 0)
            {
                if (transform.position.x < 1)
                {
                    if (transform.position.x > -1)
                    {
                        direcao.z = 0;
                    }
                    else
                    {
                        xpos = transform.position.x;
                        ypos = transform.position.y;
                        moveS(xpos, ypos);
                    }
                }
                else
                {
                    xpos = transform.position.x;
                    ypos = transform.position.y;
                    moveS(xpos, ypos);
                }
            }
            else
            {
                xpos = transform.position.x;
                ypos = transform.position.y;
                moveS(xpos, ypos);
            }

        }
        else
        {
            direcao.z = 0;
        }

        void moveA(float posX, float posY)
        {
            if (posX > 0f)//verifica se o player está do lado direito da tela (quadrante 12h00 as 06h00)
            {
                if (posY > 0f)//verifica se está acima, caso positivo, o player está no quadrante 12h00 a 03h00
                {
                    //o melhor caminho é sentido anti horário
                    direcao.z = 1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante 03h00 as 06h00
                {
                    direcao.z = -1f;//sentido horário nele
                }
            }
            else//não o player está do lado esquerdo da tela
            {
                if (posY < 0f)//verifica se está acima, caso positivo, o player está no quadrante 09h00 as 12h00
                {
                    //o melhor caminho para 09h00 é sentido horário
                    direcao.z = -1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante 06h00 as 09h00
                {
                    direcao.z = 1f;//sentido anti horário nele
                }
            }
        }
        void moveD(float posX, float posY)
        {
            if (posX > 0f)//verifica se o player está do lado direito da tela (quadrante 12h00 as 06h00)
            {
                if (posY > 0f)//verifica se está acima, caso positivo, o player está no quadrante 12h00 a 03h00
                {
                    //o melhor caminho é sentido horário
                    direcao.z = -1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante 03h00 as 06h00
                {
                    direcao.z = 1f;//sentido anti horário nele
                }
            }
            else//não o player está do lado esquerdo da tela
            {
                if (posY < 0f)//verifica se está acima, caso positivo, o player está no quadrante 09h00 as 12h00
                {
                    //o melhor caminho para 03h00 é sentido anti horário
                    direcao.z = 1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante 06h00 as 09h00
                {
                    direcao.z = -1f;//sentido horário nele
                }
            }
           
        }
        void moveW(float posX, float posY)
        {
            if (posY < 0f)//verifica se o player está do lado de baixo da tela (quadrante 03h00 as 09h00)
            {
                if (posX > 0f)//verifica se está a direita, caso positivo, o player está no quadrante 03h00 a 06h00
                {
                    //o melhor caminho é sentido anti horário
                    direcao.z = 1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante das 06h00 as 09h00
                {
                    direcao.z = -1f;//sentido horário nele
                }
            }
            else//não o player está do lado de cima da tela
            {
                if (posX < 0f)//verifica se está a esquerda, caso positivo, o player está no quadrante 09h00 as 12h00
                {
                    //o melhor caminho para 03h00 é sentido horário
                    direcao.z = -1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante 12h00 as 03h00
                {
                    direcao.z = 1f;//sentido anti horário nele
                }
            }
        }
        void moveS(float posX, float posY)
        {
            if (posY > 0f)//verifica se o player está do lado de cima da tela (quadrante das 09h00 as 03h00)
            {
                if (posX > 0f)//verifica se está a direita, caso positivo, o player está no quadrante 12h00 as 03h00
                {
                    //o melhor caminho é sentido horário
                    direcao.z = -1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante das 09h00 as 12h00
                {
                    direcao.z = 1f;//sentido anti horário nele
                }
            }
            else//não o player está do lado de baixo da tela
            {
                if (posX < 0f)//verifica se está a esquerda, caso positivo, o player está no quadrante das 06h00 as 09h00
                {
                    //o melhor caminho para 03h00 é sentido anti horário
                    direcao.z = 1f;
                }
                else//neste caso está no quadrante das 03h00 as 06h00
                {
                    direcao.z = -1f;//sentido horário nele
                }
            }
        }

        transform.LookAt(alvo.transform.position);
        transform.RotateAround(alvo.transform.position, direcao, velocidade * Time.deltaTime);
    }
}

De qualquer forma muito obrigado!

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DÚVIDA Re: GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS

Mensagem por Isabela em Sex Abr 05, 2019 11:09 am

Bom, se estiver disposto a implementar usando navmesh, creio que irá simplificar muito seu código kkk
um exemplo que eu fiz:
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.AI;

public class Player : MonoBehaviour
{
    public NavMeshAgent player;
    public Transform destino;
    public Transform[] pos;

    void FixedUpdate()
    {
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.W))
            destino.transform.position = pos[0].transform.position;
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.D))
            destino.transform.position = pos[1].transform.position;
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.S))
            destino.transform.position = pos[2].transform.position;
        if (Input.GetKeyDown(KeyCode.A))
            destino.transform.position = pos[3].transform.position;

        if (Input.GetKey(KeyCode.W)|| Input.GetKey(KeyCode.S) || Input.GetKey(KeyCode.D) || Input.GetKey(KeyCode.A))
        {
            player.isStopped = false;
            player.destination = destino.position;
        }
        else
        {
            player.velocity = Vector3.zero;//Remover caso queira parar suavemente.
            player.isStopped = true;
        }
    }
}

e aqui uma build, caso queira dar uma olhada no resultado...
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DÚVIDA Re: GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS

Mensagem por wagnercaragua em Sex Abr 05, 2019 2:51 pm

Ae sim!

Vou implementar hoje e depois te falo como ficou!

Valeu! Obrigado pelo interesse em ajudar! Punho

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DÚVIDA Re: GIRAR EM TORNO DE ACORDO COM AS TECLAS

Mensagem por wagnercaragua em Sex Abr 05, 2019 10:46 pm

Isabela, usando meu script, visto que ainda não dominei o navMesh, como faria para que o objeto ficasse de cabeça para baixo quando estiver em cima e virado ao centro quando aos lados e normal quando em baixo? Ou seja, verdadeiramente olhando para o centro?

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