SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
criar um app que atende a vários produtos.
Erro Ao Tentar vincular SCRIPT C# com Objeto (Script need's to derive from MonoBehaviour)
onde publicar os trabalhos prontos.
tela preta do unity apos abrir no celular..
tela branca ao iniciar videoplayer
Rodar música fora do App
2 JOGOS EM ANDAMENTO:
Salvar Cores com Json
[Asset Grátis] - Key gratuita para "Ingame Logs Viewer" para quem avalia-lo!
fazer unity5 imprimir
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
Como faz para o jogo saber se e windows, android,tablet , mac e ios?
[RESOLVIDO] Detecta o fim da animação e conjura um novo evento.
como limitar o zoom mínimo e máximo no lean touch
[Resolvido] Unity - Executar Pagina Web Dentro De Um Programa
Rádio para programadores
StreamWriter... ajuda rapida no salvamento
Efeito Glowing
[RESOLVIDO] Detectar distância de objetos
Pack de áudio/ efeitos sonoros gratuitos.
Software para testar AR no PC
Fazer cada Scene em uma orientação
[TUTORIAL] Compilar para Android
Asset de paint com lag
Utilizar movimento de plataforma na UI
COMO MOVER UM OBJETO OU PERSONAGEM
[TUTORIAL] CONFIGURANDO O UNITY PARA COMPILAR PARA ANDROID
Como fazer as perguntas ficarem aleatorias em jogo quiz - Unity 2D
texto com rolamento pela seta
[RESOLVIDO] Rotacionar Personagem De Acordo Com a Direção Do Analógico
Dúvida Com Conta Matematica
[RESOLVIDO] Colocar uma condição para remover uma variavel do inspector?
APK trava com Admob
Conectar ao wifi
Celular dentro do game
[TUTORIAL] Como fazer um TELEPORTE
[RESOLVICO] Colisor que ao atravessar ele eu mudo minha cena no Unity2D ?
[TUTORIAL] Mover, arremessar e girar objetos com o mouse
Objeto sempre ocupando toda a camera
Transições de Animações de Sprites
[RESOLVIDO] Sprites mudando posição
Renderização no blender
[RESOLVIDO] AJUDA ERRO COM INIMIGO
Unity - Erro ao Salvar
Duvida resolucao
Mecânica de destruição de parte de um sprite
[RESOLVIDO] Reconhecimento de Joystick e Teclado
convert byte[] em texture2D
[TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos
Captura de imagem
Como fazer variáveis se ocultarem no Editor?
[TUTORIAL] Unity 5 - Sistema Completo de PORTAS E CHAVES
paredes
OnTriggerExit2D detectando collider desativado
[TUTORIAL] Wheel Collider - como configurar corretamente.
posição de cubos..
[RESOLVIDO] Movimentar personagem por grade com clique do mouse. (Isométrico)
[RESOLVIDO] Data e hora atual no android
Game Engine
Dúvida Sobre o lucky patcher
[TUTORIAL] Converter uma variável String em Vetores
Tem como reproduzir vídeo em android?
Preferência em Games
[TUTORIAL] Singleton, A melhor forma de acessar a classe!
[RESOLVIDO] Acessar Scripts de Objetos Que Estão Como "DontDestroyOnLoad()" ?
[TUTORIAL] Arma tipo a do call of duty
[TUTORIAL] Double Jumping para games em 2D
[TUTORIAL] Unity 2019 - Lanterna e pilhas, com UI
GameJam valendo 15 mil reais em bitcoin!!
Combinar prefabs?!?
[TUTORIAL] Como usar FREE EASY CRIATURA CONTROLE IA
[TUTORIAL] MOVIMENTO NA ARMA PARA FICAR MAIS REAL!
Multiplayer será tirado da Unity?
Como dar o mesmo valor a varias variaveis ?
Procurando modelador de personagens!
Conta playstore
[TUTORIAL] Sistema de "Entrar" em locais
[TUTORIAL] Sistema de Lanterna com Pilhas
Como mudar cor do botao UI
[RESOLVIDO] Set Materials
Uma duvida sobre colliders 2d
Efeito 'vai e volta'
Tiro do IA direcionado a posição atual do Player
CircleCast
[RESOLVIDO] MoveTowards
Como mudar variaveis de uma [Serializable]
[TUTORIAL] Plataforma Tangente 2D
como criar um sistema de concorrência finaceira para jogo tycon
Salvando screenshot na galeria do Ipad (IOS)
Grama de terreno mudou textura e não consigo identificar o motivo
Como usar o Unity Monetization 3.0.1?
Marcha
Paint
[Asset Grátis] - Key gratuita para "Easy Mesh Combiner" para quem avalia-lo!
problemas com admob no Android Studio
Coroutine ou Invoke - qual tem melhor desempenho
[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)
[RESOLVIDO] Movimentação RigidBody 2D visto de cima
[RESOLVIDO] Gerador de senha
Hoje à(s) 12:02 am
Hoje à(s) 12:01 am
Ontem à(s) 11:51 pm
Ontem à(s) 11:36 pm
Ontem à(s) 11:16 pm
Ontem à(s) 10:12 pm
Ontem à(s) 8:18 pm
Ontem à(s) 8:15 pm
Ontem à(s) 8:07 pm
Ontem à(s) 8:00 pm
Ontem à(s) 7:34 pm
Ontem à(s) 6:58 pm
Ontem à(s) 2:49 pm
Ontem à(s) 12:09 pm
Qui Mar 21, 2019 11:13 pm
Qui Mar 21, 2019 11:02 pm
Qui Mar 21, 2019 9:22 pm
Qui Mar 21, 2019 5:10 pm
Qui Mar 21, 2019 5:01 pm
Qui Mar 21, 2019 3:38 pm
Qui Mar 21, 2019 11:52 am
Qui Mar 21, 2019 10:18 am
Qua Mar 20, 2019 9:29 pm
Qua Mar 20, 2019 9:19 pm
Qua Mar 20, 2019 8:39 pm
Qua Mar 20, 2019 8:33 pm
Ter Mar 19, 2019 10:03 pm
Ter Mar 19, 2019 1:50 pm
Ter Mar 19, 2019 7:03 am
Ter Mar 19, 2019 6:23 am
Ter Mar 19, 2019 6:02 am
Seg Mar 18, 2019 6:48 pm
Seg Mar 18, 2019 3:39 pm
Seg Mar 18, 2019 3:28 pm
Seg Mar 18, 2019 1:00 pm
Seg Mar 18, 2019 4:31 am
Dom Mar 17, 2019 3:43 pm
Sab Mar 16, 2019 5:11 pm
Sab Mar 16, 2019 4:37 pm
Sab Mar 16, 2019 3:48 pm
Sex Mar 15, 2019 6:40 pm
Sex Mar 15, 2019 3:09 pm
Sex Mar 15, 2019 9:32 am
Sex Mar 15, 2019 9:27 am
Qui Mar 14, 2019 9:55 pm
Qui Mar 14, 2019 9:50 pm
Qui Mar 14, 2019 9:45 pm
Qui Mar 14, 2019 9:44 pm
Qui Mar 14, 2019 9:42 pm
Qui Mar 14, 2019 9:38 pm
Qui Mar 14, 2019 9:00 pm
Qui Mar 14, 2019 8:54 pm
Qui Mar 14, 2019 8:33 pm
Qui Mar 14, 2019 8:29 pm
Qui Mar 14, 2019 5:06 pm
Qui Mar 14, 2019 3:39 pm
Qua Mar 13, 2019 5:30 pm
Ter Mar 12, 2019 2:54 pm
Seg Mar 11, 2019 10:21 pm
Seg Mar 11, 2019 1:25 pm
Seg Mar 11, 2019 11:51 am
Seg Mar 11, 2019 12:35 am
Dom Mar 10, 2019 9:49 pm
Dom Mar 10, 2019 8:20 pm
Dom Mar 10, 2019 5:47 pm
Dom Mar 10, 2019 5:21 pm
Dom Mar 10, 2019 2:12 pm
Sab Mar 09, 2019 7:50 pm
Sab Mar 09, 2019 12:18 pm
Sex Mar 08, 2019 6:55 pm
Sex Mar 08, 2019 2:40 pm
Qui Mar 07, 2019 12:19 pm
Qui Mar 07, 2019 12:12 pm
Qui Mar 07, 2019 11:59 am
Qui Mar 07, 2019 11:12 am
Qui Mar 07, 2019 1:29 am
Qua Mar 06, 2019 10:32 pm
Qua Mar 06, 2019 5:37 pm
Qua Mar 06, 2019 1:21 pm
Ter Mar 05, 2019 2:53 pm
Seg Mar 04, 2019 7:39 pm
Seg Mar 04, 2019 5:44 pm
Seg Mar 04, 2019 2:38 pm
Dom Mar 03, 2019 7:45 pm
Sab Mar 02, 2019 8:34 pm
Sab Mar 02, 2019 7:45 pm
Sab Mar 02, 2019 12:46 am
Sex Mar 01, 2019 10:52 pm
Sex Mar 01, 2019 4:43 pm
Sex Mar 01, 2019 4:31 pm
Sex Mar 01, 2019 12:52 pm
Qui Fev 28, 2019 9:30 pm
Qua Fev 27, 2019 8:30 pm
Qua Fev 27, 2019 11:05 am
Qua Fev 27, 2019 10:57 am
Ter Fev 26, 2019 6:33 pm
Ter Fev 26, 2019 10:37 am
Seg Fev 25, 2019 9:08 pm
Seg Fev 25, 2019 5:12 pm
marciosilva
NKKF
marciosilva
marciosilva
marciosilva
NKKF
dstaroski
dstaroski
dstaroski
dstaroski
Tegh
Chilinger
fabricadegame
eduardonog30
Magnatah
Magnatah
Encracker
michelly
numb123
RCGames Oficial
Magnatah
joffersoju
fabricadegame
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
fabricadegame
Akuma97
Magnatah
Magnatah
Magnatah
luiz12345
rejão
Zack2
Zack2
MarcosSchultz
luiz12345
henriquegames501
lesgoy
MiguelLuiz
Lteo
diegopds
Diego Felix
Magnatah
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Isabela
Isabela
Annko
juniorhotes
Weslley
Daniel Dória
juniorhotes
lesgoy
lucaslbatista
Flávio
Magnatah
diegopds
MayLeone
glauco
dimmuo
AnderGames
Unidade3d5
arthurunity
artplayer
diegopds
zeca urubu
Daniel Dória
AnderGames
MarcosSchultz
Alanigma
ffabim
Flávio
Flávio
Manawydan
rafaelllsd
Lteo
dimmuo
MateusPignatti
Madness
dstaroski
dstaroski
dstaroski
Madness
Madness
marcos4503
marcos4503
Flávio
kirito37
DuViDoSo
Flávio

[TUTORIAL] Double Jumping para games em 2D

Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Double Jumping para games em 2D

Mensagem por MayLeone em Dom Mar 10, 2019 1:56 pm

Olá, dessa vez resolvi postar um tutorial bem simples para ensinar como fazer um sistema de double jump, visto que muitas pessoas fazem de diversos modos, o meu seria uma maneira bem simples e direta. Então caso não saiba e queira saber (ou já sabe, mas queira aprender uma alternativa) confira abaixo:

O script vai depender que o objeto possua um rigidbody2D e um objeto filho que deve ser posicionado abaixo do player com o nome de "GroundCheck" para podermos verificar se o objeto está tocando no chão:



Também faça com que as plataformas que o objeto vai pular estejam no layer chamado "Ground".


Dentro do script nós vamos criar as seguintes variáveis:

Um float para mensurar a força do pulo, 3 bools: uma vai verificar se o objeto está no chão, a outra se o objeto está pulando e a outra se o pulo duplo está sendo executado. Por fim, uma variável do tipo "Transform" para armazenar a posição do objeto-filho de verificação e a variável do tipo "Rigidbody2D" para armazenar o componente de física do objeto.

Dentro do Start, referencie o Rigidbody, e faça com que a variável do tipo "Transform" receba a posição do objeto na cena com nome de "GroundCheck", através do comando GameObject.Find:



Agora no Update, precisamos verificar se o jogador pressionou a tecla de pulo, para fazer o objeto pular, para tal, faça com que a variável "isJumping" receba o comando de Input da tecla:

Código:
isJumping = Input.GetKeyDown(KeyCode.Space);

Então se o jogador pressionar "Space" a variável isJumping se tornará verdadeira, do contrário será false, dessa forma poderemos verificar se o jogador apertou para pular, para executarmos o pulo através do FixedUpdate.

Ainda dentro do Update, vamos checar se o objeto está tocando ao chão: Para isso, nós iremos fazer com que a variável "isGround" receba um OverlapCircle, que vai detectar através de um valor de raio se o objeto "GroundCheck" está colidindo com algo no layer "Ground".
Então passe como argumento da função: a posição de "GroudCheck", um valor para o raio (acredito que 0.1f esteja suficiente, não precisa ser tão grande) e o layer específico que criamos chamado "Ground".
Também verifique se "isGround" é verdadeiro, pois caso for, devemos passar "doubleJump" para false, dessa forma, o pulo duplo volta a desabilitar quando o objeto voltar a tocar no chão:




Agora crie uma função chamada "DoJump" para executarmos o pulo: dentro dela apenas resete a velocidade em y do rigidbody, para que a força nesse eixo não fique aumentando sempre, e por fim, adicione uma força nesse objeto através do "AddForce", com uma força direcionada para cima e multiplicada pelo valor da variável "jumpForce":



Depois de tudo isso, vamos de fato fazer o objeto pular: dentro do FixedUpdate, verifique se "isJumping é verdadeiro, caso for, crie outra verificação se "isGround" é true (ou seja, se o objeto toca no chão). Dentro dessa condição faça com que o pulo seja executado chamando a função "DoJump" e faça com que "doubleJump" fique verdadeiro, permitindo que o jogador possa dar o pulo duplo, se ele desejar.
Na condição "isGround" crie um "else if" verificando se o objeto não está no chão e se "doubleJump" é true, permitindo então, que o pulo duplo seja executado chamando a função "DoJump" e tornando false a variável "doubleJump" para impedir que o jogador dê um terceiro, quarto pulo:



Agora salve o script e através do Inspector configure a força do pulo da forma que achar necessário.

Como podem ver, é um script bem simples e rápido que dará um double jump ao objeto, então aproveite se precisar.

Código completo:

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Jump : MonoBehaviour {

 public float jumpForce;
 private bool doubleJump, isJumping, isGround;
 private Transform groundCheck;
 private Rigidbody2D rb;


 void Start () {
 
 rb = GetComponent<Rigidbody2D> ();
 groundCheck = GameObject.Find ("GroundCheck").transform;
 }

 void Update () {

 isJumping = Input.GetKeyDown (KeyCode.Space);

 isGround = Physics2D.OverlapCircle (groundCheck.position, 0.1f, LayerMask.GetMask ("Ground"));
 if (isGround)
 doubleJump = false;
 }

 void FixedUpdate(){
 if (isJumping) {
 if (isGround) {
 DoJump ();
 doubleJump = true;
 } else if (!isGround && doubleJump) {
 DoJump ();
 doubleJump = false;
 }
 }
 }

 void DoJump(){
 rb.velocity = new Vector2 (rb.velocity.x, 0);
 rb.AddForce (Vector2.up * jumpForce);
 }
}
MayLeone
MayLeone
ProgramadorMaster

Feminino PONTOS : 852
REPUTAÇÃO : 243
Áreas de atuação : Unity, C++/C#, HTML, CSS, JS, jQuery, PHP, MySQL, XML, Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Double Jumping para games em 2D

Mensagem por NKKF em Dom Mar 10, 2019 2:07 pm

May, o próximo pode ser sobre wall jump? Esses tutoriais são muito bom!
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2289
REPUTAÇÃO : 443
Idade : 14
Áreas de atuação : Error 404 Not Found.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.projetounity.esy.es

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Double Jumping para games em 2D

Mensagem por MayLeone em Dom Mar 10, 2019 2:12 pm

@NKKF escreveu:May, o próximo pode ser sobre wall jump? Esses tutoriais são muito bom!

Faço sim! Na verdade nunca fiz um wall jump, seria uma tentativa interessante! Grata pela sugestão!
MayLeone
MayLeone
ProgramadorMaster

Feminino PONTOS : 852
REPUTAÇÃO : 243
Áreas de atuação : Unity, C++/C#, HTML, CSS, JS, jQuery, PHP, MySQL, XML, Blender
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum