SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Jogo multiplayer com steam
Collider (mesh?)
[TUTORIAL] Deformar mesh com batidas (para objetos, veículos, etc)
WW2 Low poly Pack (Free)
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Sáb maio 11, 2024 8:58 am
Sáb maio 11, 2024 8:55 am
Qui maio 09, 2024 11:33 pm
Seg Abr 29, 2024 9:34 pm
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am



































































































Dúvida sobre método de acesso as variáveis

2 participantes

Ir para baixo

DÚVIDA Dúvida sobre método de acesso as variáveis

Mensagem por guimaraf Qua Jun 13, 2018 9:36 am

Olá pessoal, estudo a pouco tempo C#, orientação a objetos infelizmente ainda não é meu forte, mas estou melhorando bastante.
Ao acompanhar alguns vídeos, ler documentações sobre a engine e acompanhar aqui no forum sobre Unity, já vi diversas formas de acesso as variáveis, então resolvi perguntar aqui qual seria o método mais adequado e os motivos para tal.

Fiz um pequeno Script de teste com os métodos que vejo o pessoal usando, scripts bem simples mesmo para discutir a dúvida.

Código:
using UnityEngine;

public class ClasseOrigem : MonoBehaviour {

    public int valor = 1;
}

Código:
using UnityEngine;

public class ClasseTeste : MonoBehaviour
{
    int valorRecebe;
    int valorRecebe2;
    int valorRecebe3;

    public void Start()
    {
        valorRecebe = FindObjectOfType<ClasseOrigem>().valor; //Método 1

        valorRecebe2 = GetComponent<ClasseOrigem>().valor; //Método 2

        ClasseOrigem a = GetComponent<ClasseOrigem>(); //Método 3
        valorRecebe3 = a.valor;

        print(valorRecebe);
        print(valorRecebe2);
        print(valorRecebe3);
    }
}


Deixei da forma mais clara possível, quem souber responder, fico muito agradecido.
guimaraf
guimaraf
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2918
REPUTAÇÃO : 87
Idade : 41
Áreas de atuação : Programação de jogos e técnico de informática
Respeito as regras : Dúvida sobre método de acesso as variáveis Aad8pUi

http://guimaraf.github.io

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre método de acesso as variáveis

Mensagem por MayLeone Qua Jun 13, 2018 9:50 am

Os três estão certos, só o primeiro pode dar um resultado inesperado se tiver mais de um objeto na cena com esse script.
Eu uso sempre o segundo, mas dessa forma:

Código:
ClasseOrigem classe;
void Start(){
classe = GetComponent<ClasseOrigem>();
}

Mas isso claro, apenas se eu quiser ter acesso a outras propriedades da classe, e for utilizá-la mais de uma vez no código.

Agora, se a variável é algo que vale pro jogo todo e não é apenas uma propriedade de instância, como a vida do player por exemplo, que vai ser a mesma para todos os scripts, eu deixo ela como estática:

Código:
public class Teste{
public static int vida;}

E chamo ela assim externamente:

Código:
if(Teste.vida > 0)
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3618
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre método de acesso as variáveis Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre método de acesso as variáveis

Mensagem por guimaraf Qua Jun 13, 2018 10:48 am

Neste caso eu fiz este exemplo para discutir estes 3 métodos, não uso em projetos estes scripts, mas entendi o ponto.
Também conheço sobre variáveis e métodos estáticos.

Na questão de desempenho, tem alguma diferença?
guimaraf
guimaraf
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2918
REPUTAÇÃO : 87
Idade : 41
Áreas de atuação : Programação de jogos e técnico de informática
Respeito as regras : Dúvida sobre método de acesso as variáveis Aad8pUi

http://guimaraf.github.io

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre método de acesso as variáveis

Mensagem por MayLeone Qua Jun 13, 2018 11:41 am

guimaraf escreveu:Neste caso eu fiz este exemplo para discutir estes 3 métodos, não uso em projetos estes scripts, mas entendi o ponto.
Também conheço sobre variáveis e métodos estáticos.

Na questão de desempenho, tem alguma diferença?
Sim, é um pouco óbvio que você não utilize isso, só demonstrei também uma outra forma de declaração além das citadas.

No caso de desempenho, o GetComponent dentro de métodos como o Update e o FixedUpdate pode não ser o mais recomendável de usar, como você pode ver nessa discussão no fórum da Unity: https://answers.unity.com/questions/712804/getcomponent-in-void-update.html portanto, o mais recomendável é sempre fazer essa referência no Start ou no Awake, como eu fiz no primeiro exemplo!

Já o FindObjectOfType é mais crítico, pois é como eu disse, ele pode gerar um resultado inesperado se mais de um objeto na cena tiver esse script, sem dizer o que a própria documentação da Unity cita:

Please note that this function is very slow. It is not recommended to use this function every frame. In most cases you can use the singleton pattern instead.
Não é recomendável usar esse comando em métodos como Update porque ele é lento e pode diminuir o frame rate do seu jogo.

Você pode ler um tópico mais detalhado sobre a diferença entre GetComponent e FindObjectOfType nesse link: https://stackoverflow.com/questions/30310847/gameobject-findobjectoftype-vs-getcomponent

Com relação à performance entre os outros 2, não tem muita diferença, o segundo e o terceiro métodos são praticamente a mesma coisa, só que o terceiro é mais extenso e nesse caso não há tanta necessidade de fazer isso. 
Mas há sempre o questionamento do que será melhor para seu código em determinada situação, porém na maioria dos casos, o segundo método é mais eficiente.

É óbvio que estamos discutindo esses métodos com relação à referência externa, mas no caso de querer ter acesso ao componente do próprio objeto que possui o script, o GetComponent é o ideal, aliás, essa é a função dele.
MayLeone
MayLeone
Instrutor

Feminino PONTOS : 3618
REPUTAÇÃO : 598
Áreas de atuação : Unity & C#
Respeito as regras : Dúvida sobre método de acesso as variáveis Aad8pUi

http://compilemosfacil.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

DÚVIDA Re: Dúvida sobre método de acesso as variáveis

Mensagem por guimaraf Qua Jun 13, 2018 3:11 pm

Muito obrigado, você me ajudou bastante, não sabia da recomendação da Unity sobre este tipo de evento.

Esta discussão deixe bem claro os motivos, o que eu queria saber, além da sua explicação é claro.
https://stackoverflow.com/questions/30310847/gameobject-findobjectoftype-vs-getcomponent

Muito obrigado.

Caso alguém queira fechar o tópico.
guimaraf
guimaraf
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2918
REPUTAÇÃO : 87
Idade : 41
Áreas de atuação : Programação de jogos e técnico de informática
Respeito as regras : Dúvida sobre método de acesso as variáveis Aad8pUi

http://guimaraf.github.io

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos