SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
facebook login
Objeto ter a mesma rotação que outro em apenas um eixo
[RESOLVIDO] Pegar o meu ping/latencia (Unet)
Animação com mão fechada
Sistema De Marchas para Veiculos
Quando o inimigo ataca todos os inimigos ativam a animação
Rotacionar player no eixo Y da camera
Alguém pode me dizer como usar as texturas,Normal map,Occlusion...
Começar em Game Design / Design
erro com carregamento de dados
Material rosa no HDRender Pipeline como resolvo isso
Instanciate objeto lado a lado
[Duvida] movimentação de nave
[RESOLVIDO] Usando o SetActive para reativar um GameObject, ajuda!
Flamehead MMORPG Indie
erro de java
[TUTORIAL] Desenvolvendo um jogo de quebra-cabeças
[TUTORIAL] Salvar dados com playerprefs facilmente.
[RESOLVIDO] Grafico quadriculado?
duvida com asset store
[TUTORIAL] Assinando um Apk e dicas de instalação e configurações
Como fazer um sistema para conectar objetos?
[RESOLVIDO] Unity sem som
Erro ao tentar compilar para Android
Como iniciar uma animação atraves de um clique em um objeto?
Error ao Gerar a KeyStore do Apk Android
Participe da Game Jam - Jaaj do canal Amdré Young!
[JOGO MOBILE] Defeat the Illuminatis
Alguém sabe como posso aplicar a movimentação agachado?!
Script de Spawn Aleatório
Sugestão para o Fórum - "Área Avançada"
(NavMesh) Objeto "Deslizando"
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
Alguém conhece algum bom tutorial para aprender Algoritmo genético em C# ?
Mudar cor de area
tela branca ao iniciar videoplayer
COMO FAÇO O SISTEMA DE CHUVA ESTILO ETS2 COM GOTAS NO PARA BRISA?
COMO FAZER SISTEMA DE BHOP ESTILO CS ? (BUNNY HOP)
A Arma mudar de posição de acordo coma movimentação
[PEDIDO] Rig Simples para esse modelo.
[TUTORIAL] Acionar a vibração do dispositivo
[TUTORIAL] CONFIGURANDO O UNITY PARA COMPILAR PARA ANDROID
Animação no movimento do mouse
[___COMO UTILIZAR O FÓRUM___] Principais botões e suas funções
[RESOLVIDO] Colisor
[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
[RESOLVIDO] Como faço um limitador de tiros por distância?
[RESOLVIDO] Mudar a proporção
[RESOLVIDO] Vuforia bug
Objetos (itens) pegos na cena anterior não são destruídos quando volta para ela
Codigo em Python para colocar Imagens em POT (Power Of Two) e .exe
[RESOLVIDO] Error depois de copilar para Android?
[JOGO ANDROID] PLANET DEFENSE
[TUTORIAL] Acessar nomes de arquivos diretamente da pasta
Sistema de IAP Paypal ou parecido
[RESOLVIDO] JOGO SAINDO (ANDROID)
{Equipe} Programador que tenha interesse de participar de uma JAM.
Como fazer Sistema Dia e Noite Segui o sistema de Hora
fazer script pegar arquivo de som, porem o som sera colocado apos a build...
[RESOLVIDO] Mover Plataforma
Formação de Equipe ( Favela Killer)
[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.
[Devlog] Lost in the world (1.2_beta)
AJUDA COM SCRIPT DE SISTEMA QTE
Tilesets de Floresta em Pixel Art
[RESOLVIDO] Sistema de login
(UNITY 3D) Mesh Splitter - Como separar uma Mesh em multiplos Game Objects?
Como fazer um sistema de compra de itens?
[JOGO] Tetris em Unity - Para tutorial
Modulo Xbox One
[RESOLVIDO] Pegar e Jogar armas no chão (estilo CS 1.6)
[RESOLVIDO] Como apagar parte da grama do terreno para fazer uma calçada?
[RESOLVIDO] Erro ao Copilar: Bug no personagem.
[Opinião] 2d ou 3d?
Como é feito esse efeito?
Teaser 2 do meu jogo
Shader com efeito de dissolução
[TUTORIAL] Geração de Mesh procedural (estilo Minecraft)
[RESOLVIDO] Erro no Baú
Problema ao mudar sprite entre objetos por conta do uso de joystick
Unity 3d TELA PRETA
[Duvida] Como chamar uma void criada por mim, apenas em determinados momentos.
Corcle (Mobile) - Um jogo simples com um nome estranho.
Bomb Battle Jogo Online Em Desenvolvimento
Ajuda com Visual Studio e MonoDevelop
[RESOLVIDO] Bug o material fica preto
[RESOLVIDO] Error para copilar para Android?
Como colocar um botao do teclado na UI exemplo botao "e"?
[RESOLVIDO] Destruir Mesh na Unity
Destruição de Polígonos
[RESOLVIDO] ATIVAR E DESATIVAR OBJETO PRESSIONANDO BOTÃO
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
[TUTORIAL] Mover objetos 2D e conectar em lugares específicos
[JOGO] Jogo de memória do Pokémon (com som)
[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
Dúvida sobre assets da Unity Assets Store
[TUTORIAL] MENU PRINCIPAL - UNITY 5 (5.3 ou superior) (Com UI)
[RESOLVIDO] Sistema de disparos de doze
[Em Desenvolvimento] Battles of Worlds
Hoje à(s) 9:22 pm
Hoje à(s) 5:53 pm
Hoje à(s) 3:48 pm
Hoje à(s) 3:30 pm
Hoje à(s) 12:45 pm
Hoje à(s) 12:20 pm
Hoje à(s) 11:49 am
Hoje à(s) 7:26 am
Hoje à(s) 2:45 am
Hoje à(s) 12:59 am
Qui Jan 17, 2019 8:23 pm
Qui Jan 17, 2019 6:10 pm
Qui Jan 17, 2019 1:24 am
Qui Jan 17, 2019 12:48 am
Qui Jan 17, 2019 12:28 am
Qua Jan 16, 2019 5:28 pm
Qua Jan 16, 2019 10:35 am
Qua Jan 16, 2019 8:30 am
Ter Jan 15, 2019 9:57 pm
Ter Jan 15, 2019 8:51 pm
Ter Jan 15, 2019 7:20 pm
Ter Jan 15, 2019 4:22 pm
Ter Jan 15, 2019 3:09 pm
Ter Jan 15, 2019 2:50 pm
Ter Jan 15, 2019 1:06 pm
Ter Jan 15, 2019 12:50 pm
Ter Jan 15, 2019 11:26 am
Ter Jan 15, 2019 9:49 am
Ter Jan 15, 2019 2:27 am
Ter Jan 15, 2019 2:23 am
Ter Jan 15, 2019 2:19 am
Ter Jan 15, 2019 2:15 am
Ter Jan 15, 2019 2:13 am
Ter Jan 15, 2019 2:06 am
Ter Jan 15, 2019 2:04 am
Ter Jan 15, 2019 1:58 am
Ter Jan 15, 2019 1:47 am
Ter Jan 15, 2019 1:39 am
Seg Jan 14, 2019 5:58 pm
Seg Jan 14, 2019 4:54 pm
Seg Jan 14, 2019 1:20 pm
Seg Jan 14, 2019 6:28 am
Dom Jan 13, 2019 5:19 pm
Dom Jan 13, 2019 8:52 am
Sab Jan 12, 2019 7:10 pm
Sab Jan 12, 2019 3:08 pm
Sab Jan 12, 2019 1:41 pm
Sex Jan 11, 2019 9:28 pm
Sex Jan 11, 2019 7:41 pm
Sex Jan 11, 2019 7:31 pm
Sex Jan 11, 2019 11:11 am
Sex Jan 11, 2019 6:33 am
Sex Jan 11, 2019 1:18 am
Qui Jan 10, 2019 10:36 pm
Qui Jan 10, 2019 12:04 pm
Qui Jan 10, 2019 11:58 am
Qui Jan 10, 2019 11:50 am
Qui Jan 10, 2019 8:23 am
Qua Jan 09, 2019 8:33 pm
Qua Jan 09, 2019 1:47 am
Ter Jan 08, 2019 11:17 pm
Ter Jan 08, 2019 11:02 pm
Ter Jan 08, 2019 9:24 pm
Ter Jan 08, 2019 4:00 pm
Ter Jan 08, 2019 2:51 pm
Seg Jan 07, 2019 9:42 pm
Seg Jan 07, 2019 9:26 am
Dom Jan 06, 2019 11:43 pm
Dom Jan 06, 2019 4:16 pm
Dom Jan 06, 2019 1:22 pm
Sex Jan 04, 2019 2:15 pm
Sex Jan 04, 2019 1:29 pm
Sex Jan 04, 2019 1:25 pm
Sex Jan 04, 2019 11:38 am
Qua Jan 02, 2019 11:35 pm
Qua Jan 02, 2019 8:46 pm
Qua Jan 02, 2019 7:56 pm
Qua Jan 02, 2019 5:48 pm
Qua Jan 02, 2019 4:32 pm
Qua Jan 02, 2019 1:34 pm
Qua Jan 02, 2019 10:17 am
Seg Dez 31, 2018 5:23 pm
Seg Dez 31, 2018 4:53 pm
Seg Dez 31, 2018 10:29 am
Dom Dez 30, 2018 11:26 pm
Dom Dez 30, 2018 8:45 pm
Dom Dez 30, 2018 7:53 pm
Dom Dez 30, 2018 2:15 pm
Dom Dez 30, 2018 11:49 am
Dom Dez 30, 2018 11:46 am
Sab Dez 29, 2018 3:06 pm
Sex Dez 28, 2018 8:34 pm
Sex Dez 28, 2018 6:16 pm
Sex Dez 28, 2018 2:31 pm
Sex Dez 28, 2018 2:29 pm
Sex Dez 28, 2018 2:20 pm
Sex Dez 28, 2018 2:17 pm
Sex Dez 28, 2018 1:11 pm
Sex Dez 28, 2018 5:20 am
Zack2
CaioItz
luiz12345
Zack2
Gabryellx007
MayLeone
CaioItz
glauco
Joshuaaaa
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MayLeone
MarcosSchultz
bielTuvel
Skurb
zZAndersonZz
MayLeone
dstaroski
heitor
MarcosSchultz
rafaelllsd
henriquegames501
Daniel Dória
dstaroski
dstaroski
Duarte
NKKF
dstaroski
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
dstaroski
BRGC
Callyde Jr
Callyde Jr
TecnoGames
dstaroski
MayLeone
NKKF
bielTuvel
Priste_Hell
Callyde Jr
Wanderli
Andeton
Callyde Jr
MateusPignatti
MayLeone
Callyde Jr
NoobZ
AladoAlan
francisco barroso
luiz12345
speedluk
zeca urubu
Rafal
NKKF
Diego Felix
ismarspn
Zack2
Dom3000
henriquegames501
conceptfac
guimaraf
lhm
EricKBMS
5pntozero
Daniel Dória
Madness
Patrick
AnderGames
kalango studios games
EricKBMS
francisco barroso
dstaroski
MayLeone
PauloFR
glauco
francisco barroso
Dom3000
Callyde Jr
Callyde Jr
vitorhugo
vitorhugo
Diego Felix
JohnRambo
NKKF
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
diegopds
Dom3000

Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Ir em baixo

DÚVIDA Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por ZeroTuhnder em Dom Jun 10, 2018 5:55 pm

Galera, sou novo nesse negocio de scripting em C# e eu estou fazendo uma das aulas padrões da Unity, mas eu me deparei com um erro que não consigo resolver, eu usei um código para fazer um inimigo ir até um jogador e ataca-lo, até ai tudo bem, mas quando eu fui testar deu o erro: NullReferenceException: Object reference not set to an instance of an object enemyMovement.Update () (at Assets/enemyMovement.cs:27)
quando eu digitei a linha: if (enemyHealth.currentHealth > 0 && playerHealth.currentHealth > 0) {

Alguém pode me ajudar??
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.AI;

public class enemyMovement : MonoBehaviour {

 public Transform player;               // Reference to the player's position.
 PlayerHealth playerHealth;      // Reference to the player's health.
 EnemyHealth enemyHealth;        // Reference to this enemy's health.
 NavMeshAgent nav;               // Reference to the nav mesh agent.
 
 
 void Awake ()
 {
 // Set up the references.
 player = GameObject.FindGameObjectWithTag ("Player").transform;
 playerHealth = player.GetComponent <PlayerHealth> ();
 enemyHealth = GetComponent <EnemyHealth> ();
 nav = GetComponent <UnityEngine.AI.NavMeshAgent> ();
 }
 
 
 void Update ()
 {
 // If the enemy and the player have health left...
 if (enemyHealth.currentHealth > 0 && playerHealth.currentHealth > 0) {
 // ... set the destination of the nav mesh agent to the player.
 nav.SetDestination (player.position);
 }
 // Otherwise...
 else {
 // ... disable the nav mesh agent.
 nav.enabled = false;
 }
 }
}
avatar
ZeroTuhnder
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 230
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 16
Áreas de atuação : Somente estudo atualmente
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por NKKF em Dom Jun 10, 2018 5:59 pm

Você adicionou "enemyHealth" ao script?
avatar
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2173
REPUTAÇÃO : 428
Idade : 14
Áreas de atuação : Error 404 Not Found.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.projetounity.esy.es

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por ZeroTuhnder em Dom Jun 10, 2018 6:02 pm

Sim (eu acho), quando eu fiz a referência na 10° linha e fiz ela resgatar esse componente na 19°
avatar
ZeroTuhnder
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 230
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 16
Áreas de atuação : Somente estudo atualmente
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por NKKF em Dom Jun 10, 2018 6:13 pm

Só uma dúvida: Quando o inimigo ficar sem vida, ele morre, não é? Então por que você faz a verificação se ele está vivo ou não?
avatar
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 2173
REPUTAÇÃO : 428
Idade : 14
Áreas de atuação : Error 404 Not Found.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.projetounity.esy.es

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por Phph09 em Dom Jun 10, 2018 6:16 pm

O player tem a tag Player?
O player tem o script PlayerHealth?
O inimigo(objeto com esse script) tem o script EnemyHealth?
O inimigo(objeto com esse script) tem navmesh?

Faça a verificação
if(PlayerHealth != null && EnemyHealth != null)
avatar
Phph09
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1653
REPUTAÇÃO : 236
Idade : 13
Áreas de atuação :

Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por ZeroTuhnder em Dom Jun 10, 2018 6:21 pm

NKKF : Então, é porque se eu remover essa verificação (If e Else) aparece um outro erro quando eu inicio o jogo: "SetDestination" can only be called on an active agent that has been placed on a NavMesh.UnityEngine.AI.NavMeshAgent:SetDestination(Vector3) enemyMovement:Update() (at Assets/enemyMovement.cs:27)

Phph09: Sim, meu player tem a tag "Player" e o script "PlayerHealth" e esse inimigo tem NavMesh e o script "EnemyHealth" tudo está presente, por isso não sei qual é o erro...
avatar
ZeroTuhnder
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 230
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 16
Áreas de atuação : Somente estudo atualmente
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Unity 5: Object reference not set to an instance of an object

Mensagem por ZeroTuhnder em Dom Jun 10, 2018 6:23 pm

Script "EnemyHealth"
Código:
using UnityEngine;

namespace CompleteProject
{
    public class EnemyHealth : MonoBehaviour
    {
        public int startingHealth = 100;            // The amount of health the enemy starts the game with.
        public int currentHealth;                  // The current health the enemy has.
        public float sinkSpeed = 2.5f;              // The speed at which the enemy sinks through the floor when dead.
        public int scoreValue = 10;                // The amount added to the player's score when the enemy dies.
        public AudioClip deathClip;                // The sound to play when the enemy dies.


        Animator anim;                              // Reference to the animator.
        AudioSource enemyAudio;                    // Reference to the audio source.
        ParticleSystem hitParticles;                // Reference to the particle system that plays when the enemy is damaged.
        CapsuleCollider capsuleCollider;            // Reference to the capsule collider.
        bool isDead;                                // Whether the enemy is dead.
        bool isSinking;                            // Whether the enemy has started sinking through the floor.


        void Awake ()
        {
            // Setting up the references.
            anim = GetComponent <Animator> ();
            enemyAudio = GetComponent <AudioSource> ();
            hitParticles = GetComponentInChildren <ParticleSystem> ();
            capsuleCollider = GetComponent <CapsuleCollider> ();

            // Setting the current health when the enemy first spawns.
            currentHealth = startingHealth;
        }


        void Update ()
        {
            // If the enemy should be sinking...
            if(isSinking)
            {
                // ... move the enemy down by the sinkSpeed per second.
                transform.Translate (-Vector3.up * sinkSpeed * Time.deltaTime);
            }
        }


        public void TakeDamage (int amount, Vector3 hitPoint)
        {
            // If the enemy is dead...
            if(isDead)
                // ... no need to take damage so exit the function.
                return;

            // Play the hurt sound effect.
            enemyAudio.Play ();

            // Reduce the current health by the amount of damage sustained.
            currentHealth -= amount;
           
            // Set the position of the particle system to where the hit was sustained.
            hitParticles.transform.position = hitPoint;

            // And play the particles.
            hitParticles.Play();

            // If the current health is less than or equal to zero...
            if(currentHealth <= 0)
            {
                // ... the enemy is dead.
                Death ();
            }
        }


        void Death ()
        {
            // The enemy is dead.
            isDead = true;

            // Turn the collider into a trigger so shots can pass through it.
            capsuleCollider.isTrigger = true;

            // Tell the animator that the enemy is dead.
            anim.SetTrigger ("Dead");

            // Change the audio clip of the audio source to the death clip and play it (this will stop the hurt clip playing).
            enemyAudio.clip = deathClip;
            enemyAudio.Play ();
        }


        public void StartSinking ()
        {
            // Find and disable the Nav Mesh Agent.
            GetComponent <UnityEngine.AI.NavMeshAgent> ().enabled = false;

            // Find the rigidbody component and make it kinematic (since we use Translate to sink the enemy).
            GetComponent <Rigidbody> ().isKinematic = true;

            // The enemy should no sink.
            isSinking = true;

            // Increase the score by the enemy's score value.
            ScoreManager.score += scoreValue;

            // After 2 seconds destory the enemy.
            Destroy (gameObject, 2f);
        }
    }
}
Script "Player Health
Código:
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;
using System.Collections;
using UnityEngine.SceneManagement;

namespace CompleteProject
{
    public class PlayerHealth : MonoBehaviour
    {
        public int startingHealth = 100;                            // The amount of health the player starts the game with.
        public int currentHealth;                                  // The current health the player has.
        public Slider healthSlider;                                // Reference to the UI's health bar.
        public Image damageImage;                                  // Reference to an image to flash on the screen on being hurt.
        public AudioClip deathClip;                                // The audio clip to play when the player dies.
        public float flashSpeed = 5f;                              // The speed the damageImage will fade at.
        public Color flashColour = new Color(1f, 0f, 0f, 0.1f);    // The colour the damageImage is set to, to flash.


        Animator anim;                                              // Reference to the Animator component.
        AudioSource playerAudio;                                    // Reference to the AudioSource component.
        PlayerMovement playerMovement;                              // Reference to the player's movement.
        PlayerShooting playerShooting;                              // Reference to the PlayerShooting script.
        bool isDead;                                                // Whether the player is dead.
        bool damaged;                                              // True when the player gets damaged.


        void Awake ()
        {
            // Setting up the references.
            anim = GetComponent <Animator> ();
            playerAudio = GetComponent <AudioSource> ();
            playerMovement = GetComponent <PlayerMovement> ();
            playerShooting = GetComponentInChildren <PlayerShooting> ();

            // Set the initial health of the player.
            currentHealth = startingHealth;
        }


        void Update ()
        {
            // If the player has just been damaged...
            if(damaged)
            {
                // ... set the colour of the damageImage to the flash colour.
                damageImage.color = flashColour;
            }
            // Otherwise...
            else
            {
                // ... transition the colour back to clear.
                damageImage.color = Color.Lerp (damageImage.color, Color.clear, flashSpeed * Time.deltaTime);
            }

            // Reset the damaged flag.
            damaged = false;
        }


        public void TakeDamage (int amount)
        {
            // Set the damaged flag so the screen will flash.
            damaged = true;

            // Reduce the current health by the damage amount.
            currentHealth -= amount;

            // Set the health bar's value to the current health.
            healthSlider.value = currentHealth;

            // Play the hurt sound effect.
            playerAudio.Play ();

            // If the player has lost all it's health and the death flag hasn't been set yet...
            if(currentHealth <= 0 && !isDead)
            {
                // ... it should die.
                Death ();
            }
        }


        void Death ()
        {
            // Set the death flag so this function won't be called again.
            isDead = true;

            // Turn off any remaining shooting effects.
            playerShooting.DisableEffects ();

            // Tell the animator that the player is dead.
            anim.SetTrigger ("Die");

            // Set the audiosource to play the death clip and play it (this will stop the hurt sound from playing).
            playerAudio.clip = deathClip;
            playerAudio.Play ();

            // Turn off the movement and shooting scripts.
            playerMovement.enabled = false;
            playerShooting.enabled = false;
        }


        public void RestartLevel ()
        {
            // Reload the level that is currently loaded.
            SceneManager.LoadScene (0);
        }
    }
}
avatar
ZeroTuhnder
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 230
REPUTAÇÃO : 0
Idade : 16
Áreas de atuação : Somente estudo atualmente
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum