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[RESOLVIDO]Colocar dois fundos diferentes em um mesmo canvas dependendo do menu carregado.

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Resolvido [RESOLVIDO]Colocar dois fundos diferentes em um mesmo canvas dependendo do menu carregado.

Mensagem por kenau em Sex Jun 08, 2018 1:18 pm

Pessoal, boa tarde.

Tenho um canvas, que terá dois menus. Gostaria de colocar em cada menu uma imagem de fundo diferente, é possível? De que forma eu posso fazer isso usando o mesmo canvas? Ou terei que criar um segundo canvas?

Agradeço desde já.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]Colocar dois fundos diferentes em um mesmo canvas dependendo do menu carregado.

Mensagem por Isabela em Sex Jun 08, 2018 2:48 pm

Meu workflow é o seguinte:
Utilizo um único Canvas contendo diferentes Panels para cada menu, assim cada um pode ser habilitado/desabilitado via script, ou até mesmo animado (deslizando para dentro da área visível da tela, por exemplo).
A estrutura do Canvas e seus submenus é a apresentada abaixo:


Dessa forma cada menu é representado por um Panel. 

Recomendo que retire o sprite padrão que vem no Panel, pois ele é arredondado e acaba mostrando em suas bordas a cor do céu da Unity.

Essa foi a maneira mais simples que encontrei para fazer.
Só tome cuidado pois, dependendo do jogo, utilizar vários menus assim pode não ser o ideal, se seu jogo utiliza muito a UI, o recomendado é ter mais de um Canvas, um para elementos mais estáticos, e outro para elementos que variam muito conforme o tempo. Lembrando que isso é apenas em casos específicos onde ter muitos objetos em um um único canvas causa problemas, na maioria dos casos, o workflow que apresentei acima vai te suprir muito bem.
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]Colocar dois fundos diferentes em um mesmo canvas dependendo do menu carregado.

Mensagem por kenau em Sex Jun 08, 2018 3:31 pm

Obrigado Isah, mas dessa forma como devo colocar o script para chamar cada panel? É alguma função que devo criar com algum onLoad dentro e depois chamá-la dentro da void start ou da void Awake?
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]Colocar dois fundos diferentes em um mesmo canvas dependendo do menu carregado.

Mensagem por Isabela em Sex Jun 08, 2018 3:52 pm

Bom, você nem precisa de um script para fazer isso, basta usar o action click dos botões  :P

Seria algo mais ou menos assim: Dentro do painel1 você tem um botão que chama o painel2, nesse botão você adiciona dois OnClick(), seta os dois painéis nos campos de gameobject, e altera a propriedade setActive diretamente pelo click.
Repita a operação no painel 2, de forma que ative o 1 e desative a si mesmo.

Ficaria similar a isso aqui:



Caso tenha dúvidas de como implementar, estou incluindo essa cena de teste no meu GDrive, caso queira baixar para dar uma olhada no funcionamento, é só clicar AQUI

Lembrando que por padrão, você já deixa um painel ativo, e um desativado. assim, quando você clicar no botão, quem está ativo é desativado, e quem estava desativado se torna ativo.


Última edição por isah em Sex Jun 08, 2018 5:14 pm, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: [RESOLVIDO]Colocar dois fundos diferentes em um mesmo canvas dependendo do menu carregado.

Mensagem por kenau em Sex Jun 08, 2018 4:23 pm

Valeu de novo Isah. Deu certinho, era isso mesmo que eu precisava.
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