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[TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

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TUTORIAL [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 16, 2014 1:21 pm




Isto é extremamente util quando você quer trabalhar com uma quantidade indefinida de objetos, por ex, você quer declarar 10 sons em um script, para poder usa-los durante algum momento do jogo. você pode simplesmente declarar uma array para guardar todos. ex:


Código:
public AudioClip[] audios;

colocando " [] " depois do tipo da variavel, você transforma ela em uma array. com isto, ela automaticamente cria listas de objetos para serem alocados. Na aba inspector do objeto que contem o script, será criado um novo campo, que pedirá para você preenche-lo com a quantidade de objetos. coloque um valor e dê um Enter. após isso, surgirão campos para alocar os objetos, sons, valores, etc, conforme a variavel.

As array são praticamente de todos os tipos, podem ser de audios, textos, texturas, vetores, etc, etc, etc. ex:

Código:
       public Vector3[] vetores;
 public AudioClip[] audios;
 public Texture[] texturas;
 public GameObject[] objetos;
 public Transform[] transform;
 public int[] numerosInteiros;
 public float[] numerosQuebrados;
 public bool[] verdadeiro_falso;
 public Camera[] cameras;
 public Light [] luzes;
        public string [] textos;

e assim vai indo. crie listas e mais listas conforme a sua necessidade.

após a lista ser criada, o seu campo na aba inspector será ajustado automaticamente pela propria unity, por ex:

você declara um Vector3[], então surgirá um novo campo que aloca 3 valores ( x, y, z )
você declara um AudioClip[], então surgirá um novo campo para você linkar o audio.


Depois que a lista foi criada, existem vários metodos para " alcançar " o som correto dentro do script. Quando você cria um array, eles ficam em ordem dentro da lista, do numero 0 até onde for sua lista.

Se você linkou uma luz no 3 " slot " da sua lista, ela será o numero 2. e para acessar esta luz basta colocar o numero " 2 " entre os colchetes. ex:

Código:
luzes [2].enabled = false; // aqui eu desativo a terceira luz da lista


Para audio é um pouco diferente, você tem que designar qual é o audio.clip antes de executar o Play. ex:

Código:
audio.clip = audios[2]; // aqui eu digo que o audioClip é o terceiro audio da lista
audio.Play(); // aqui eu dou um play no audio


Para acessar uma variavel int ou float é a mesma coisa, ex:

Código:
int valorNovoInteiro = numerosInteiros [2]; // aqui eu igualo a variavel valorNovoInteiro ao terceiro valor da lista
float valorNovoQuebrado = numerosQuebrados [2]; // aqui eu igualo a variavel numerosQuebrados ao terceiro valor da lista

Para cameras é o mesmo sistema de objetos, ou da luz, ex:

Código:
cameras[2].enabled = false; // desativa a terceira camera da lista



OUTRO COMANDO BEM UTIL AGORA            ( Length )

Este comando consiste em achar todos os elementos de sua matriz, ex:

Código:
public int valorMaximo; // esta variavel recebera o valor maximo dentro da matriz
public int[] valores; // esta é a array
void Start (){
valorMaximo = valores.Length; // este comando pega o numero máximo de elementos que foram declarados na matriz
}

Length também é interessante quando você está trabalhando com for , ex: ( for da variavel cameras )

Código:
for (int i = 0; i < cameras.Length; i++) { // não preciso declarar um valor maximo para o for, apenas pego o valor maximo da lista com o Length

}



Para esvaziar os elementos de uma variavel, basta fazer um loop, ex:

Código:
for (int i = 0; i < cameras.Length; i++) { // isto fará um loop e irá percorrer todos os elementos da lista
 cameras[i] = null; // isto tornará o elemento nulo ( ira deixar o slot vazio )
 }





há muito mais a ser adicionado neste tutorial, más é muito conteúdo. Deixarei apenas esta base para dar entendimento do principal sobre Array ^^


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:45 pm, editado 3 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por ClapTrap em Dom Nov 16, 2014 1:31 pm

Mais scripts para o estudo. ^^
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Dionilson em Sab Jan 31, 2015 6:13 pm

To tentando fazer uma coisa com uma lista mas não consigo juntar as duas coisas e fazer funcionar.
Eu tenho um painel com 4 slots e um botão, o jogador precisa encontrar os 4 itens que pertence a cada um desses slots e ai sim poder acionar o botão para que outra coisa aconteça como sair fogo de algum lugar. Porém não consigo fazer isso, to fazendo um JavaScript pra ver se e mais fácil mas não funciona, eu pego os itens mas o botão não ativa não consigo entender e nem arrumar isso. Pode me ensinar a fazer isso? To tentando usar uma lista.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jan 31, 2015 9:29 pm

Não entendi exatamente o que você quer fazer, más aparentemente não precisaria usar uma Array...

poderia por favor criar um novo tópico especificando bem a sua dúvida para eu poder resolve-la?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Chilinger em Sab Dez 26, 2015 1:15 pm

Se fosse texture no lugar de string como eu usaria.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por hellkiller em Sab Dez 26, 2015 8:02 pm

Chilinger
Código:

 private Image[] imagens = new Image[10];//exemplo

Mendigo de likes aqui!!!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por RenanMSV em Sab Dez 26, 2015 8:34 pm

Praticamente tudo que voce colocar [] na frente vai virar um array.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Chilinger em Seg Dez 28, 2015 9:55 am

hellkiller eu fiz isso mas nao foi

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por hellkiller em Seg Dez 28, 2015 2:01 pm

Como assim explique me o seu erro(lembrando que se for imagem tem que colocar o UnityEngine.UI)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Chilinger em Seg Dez 28, 2015 2:44 pm

add no skype Chilinger2

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por RenanMSV em Seg Dez 28, 2015 8:57 pm

Use

Código:


using UnityEngine.UI;

public Image [] imagens; // eh preciso ser publico para ser visualizado no inspector.


Para usar agora use imagens[0 a numero maximo de imagens q vc colocou]

Tipo

Código:

imagens[1].sprite = cachorrinho.jpg;

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por HudsonJeff em Qua Maio 25, 2016 4:07 pm

como faço p/ desativar todos os elementos de array?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 25, 2016 4:28 pm

Código:
foreach (GameObject objetos in nomeDaArrayDeGameObjects) {
         objetos.SetActive (false);
      }
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por HudsonJeff em Sab Maio 28, 2016 10:11 pm

@MarcosSchultz escreveu:
Código:
foreach (GameObject objetos in nomeDaArrayDeGameObjects) {
 objetos.SetActive (false);
 }
vlw

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Édipo em Sex Abr 28, 2017 4:31 pm

como posso medir a distancia dos objetos que estão num array??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por fecirineu em Qui Out 12, 2017 11:23 pm

@Édipo escreveu:como posso medir a distancia dos objetos que estão num array??

Código:
   using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class inimigo : MonoBehaviour {
    public List<GameObject> inimigos;
    public GameObject[] tagPlayer;
    public bool Red= false, Blue=false;
    public float[] Dist;
    public float Menor, Maior;
    public GameObject Selecionado;
    public GameObject[] temp;

    // Use this for initialization
    void Start () {
      tagPlayer = GameObject.FindGameObjectsWithTag("Player");
     
   }
   
   // Update is called once per frame
   void Update () {
        if (Red)
        {
            inimigos = new List<GameObject>();
            for (int i = 0; i < tagPlayer.Length; i++)
            {
                if (tagPlayer[i].GetComponent<CharacterStatus>().Blue)
                {
                    inimigos.Add(tagPlayer[i]);
                }
            }
        }

        if (Blue)
        {
            inimigos = new List<GameObject>();
            for (int i = 0; i < tagPlayer.Length; i++)
            {
                if (tagPlayer[i].GetComponent<CharacterStatus>().Red)
                {
                    inimigos.Add(tagPlayer[i]);
                }
            }
        }

 
  temp = inimigos.ToArray();
        Dist = new float[temp.Length];
        for (int i = 0; i < temp.Length; i++)
        {
            Dist[i] = Vector3.Distance(temp[i].transform.position, transform.position);
            if (i == 0)
            {
                Maior = Dist[i];
                Menor = Dist[i];
            }

            if (Dist[i] > Maior)
            {
                Maior = Dist[i];
             
            }
            if (Dist[i] < Menor)
            {
                Menor = Dist[i];
              Selecionado = temp[i];
           
         
               
            }
        }




     
    }
}


pessoal CRIEI ESTE CODIGO , PARA MEDIR A MENOR DISTANCIA  ENTRE O INIMIGOS , POREM ELE NAO ATUALIZA . EXEMPLO SE O INIMIGO SE MOVE ELE SEMPRE FICA NO MESMO INIMIGO, eu queria que conforme ele ficasse perto de um outro inimigo ele mudasse o target dele para o outro inimigo.. alguem pode me ajudar
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