SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Fazer objeto preview andar de gridsize em gridsize
Rotaçao de um objeto e paralizaçao de seu "filho" na hierarquia(Unity 2D)
PARTICULAS PLAY/STOP
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
Criação de uma mensagem notificação em objeto 3d no unity
ABRIR E FECHAR PORTA!
Fazer a camera seguir o personagem porem quando ela chegar na parede ela pare de se movimenta
Tocar som ao andar.
Verificar se é a primeira vez que joga
COMO POSSO FAZER O INIMIGO MORRER COM TIRO?
Dúvida sobre multiplayer!
Unity Microfone
OBJETO GIRAR QUANDO ARRASTAR O MOUSE
Instanciar objetos aonde mira
disolver/ desintegrar um objeto
BARRINHA PARA REBAIXAR O CARRO!
Chamar Metodo
Gerador de códigos
Duvida sobre patrulha aleatória
[TUTORIAL] Ligar e Desligar Lanterna
[TUTORIAL] ARMA NO UNITY 3D
TOP SECRET - Programador iniciante com experiencia em 2D
SOM DO TIRO
Como usar uma animação de uma arma animada na Unity...
[Tutorial] Porta ativada por alavanca
[DUVIDA] "encostar" em um GameObject e Tomar Dano
MIRA PARA JOGO DE FPS ESTILO CSGO
Game Resistência
Parede ocas
Modificar uma barrinha!
[Quase Pronto] Survival Block. Testem e mandem os bugs pra mim.
[ME AJUDA] O player não se movimenta...
SIRENE ESTILO POLÍCIA MILITAR
Movimentaçao player
Cena Loading para carregar proximo Level
SITE MODELOS 3D PARA USO COMERCIAL
Home Simulator 2017 (Estilo The Sims em 1ª Pessoa) (Download Grátis)
MUDAR FLOAT NO FIM DE UMA ANIMAÇÃO
RagDoll + Download Free -- feito por um gringo
[TUTORIAL] Criar Analógico Virtual UI Para Mobile.
[AJUDA] Cronometro
[PEDIDO] Designers ou Entendedores (Capa,Menu e ToolTip) 3 Imagens
[RESOLVIDO] Publicando Apk Parte 2
[TUTORIAL] IA Simples
[TUTORIAL] Ajustar o Brilho do LensFlare de Acordo com a Distância
CONTROLE ARCADE PARA JOGO DE CORRIDA
[TUTORIAL] IA Simples Parte 2 (Atirar)
[DEMO] Survival Block
Aprimoramento IA Inimiga
Batalha de Canhão
[RESOLVIDO] Camera Collider
Todos os inimigos morrem
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER
Canal de tutoriais android
Area Para modeladores
Inimigo ao seguir flutua [ajuda]
[TUTORIAL] Sistema de tiro com RAYCAST (várias armas, mira laser, munição, dano, etc, etc)
Demo de jogo para testarem...
[TUTORIAL] Fazer um VOLANTE com UI, para Android
[DUVIDA] Como destruir um GameObject (cubo etc...) sem destruir seus "afilhados"
[Duvida] Como fazer uma luz se desativar ao ficar longe dela
[TUTORIAL] Inteligência artificial, inimigo e AIPoints
GRAFICO BUGADO [MOBILE]
Duvida sobre array de gameobject
ERRO NO APK
ANIMAÇÃO
sincronizar um Variável String multiplayer
DUVIDAS VARIADAS
Publicando Apk na PlayStore
Curar vida ao coletar itens
(Dúvida) Rotacionar roda
Sistema de tráfego
ObjetoCair
Existe alguma forma de fazer multiplayer por lan ou por bluethooth?
Duvida Script
converter para C#
Animação de movimento
Modelos 3D para uso gratuito ou comercial
Ajuda com jogos em flash
[RESOLVIDO] Dano No Player Ajuda erro
Como fazer parar de seguir em uma distancia determinada
Meus modelos 3D em fase de experimento
Lampião Vs Zombies - FORMAÇÃO DE EQUIPE - Jogo 2D
Criando Inteligencia Artificial Para BOSS.
Problema Com Menu Inicial !!
Tutorial rpg?
Criar um objeto preso em apenas um lado
Inventario equipando roupas - Leia mas para saber
Animação não esta ativando na hora do pulo
COMO POSSO FAZER UM MULTIPLAYER?
Menu principal não funciona no mobile
tenho que alterar os scripts para transfomar um game para Android????
Movimentação, sem Rigidbody
dash estilo megaman x, suavizar
[TUTORIAL] Mensagem aparecer na tela conforme a distância do jogador (Unity 5)
Como criar um sistema d interação cm objetos atraves do raycasthit?
RESOLVIDO Script de ligar/desligar lanterna Unity 5 Ultima Versao
Script para recarregar cena
como chamar void do objeto em que o RayCast bateu?
Hoje à(s) 4:01 am
Hoje à(s) 3:20 am
Hoje à(s) 1:43 am
Hoje à(s) 1:37 am
Hoje à(s) 12:53 am
Hoje à(s) 12:53 am
Hoje à(s) 12:52 am
Hoje à(s) 12:49 am
Hoje à(s) 12:46 am
Hoje à(s) 12:45 am
Hoje à(s) 12:37 am
Hoje à(s) 12:34 am
Hoje à(s) 12:30 am
Hoje à(s) 12:22 am
Hoje à(s) 12:20 am
Hoje à(s) 12:15 am
Hoje à(s) 12:05 am
Ontem à(s) 11:59 pm
Ontem à(s) 11:58 pm
Ontem à(s) 8:59 pm
Ontem à(s) 6:50 pm
Ontem à(s) 5:16 pm
Ontem à(s) 3:37 pm
Ontem à(s) 1:51 am
Ontem à(s) 1:31 am
Ontem à(s) 12:31 am
Sex Mar 24, 2017 8:54 pm
Sex Mar 24, 2017 8:05 pm
Sex Mar 24, 2017 7:43 pm
Sex Mar 24, 2017 7:18 pm
Sex Mar 24, 2017 6:52 pm
Sex Mar 24, 2017 6:48 pm
Sex Mar 24, 2017 3:46 pm
Sex Mar 24, 2017 1:50 pm
Sex Mar 24, 2017 12:29 pm
Sex Mar 24, 2017 10:05 am
Qui Mar 23, 2017 10:13 pm
Qui Mar 23, 2017 6:55 pm
Qui Mar 23, 2017 4:50 pm
Qui Mar 23, 2017 4:38 pm
Qui Mar 23, 2017 4:33 pm
Qui Mar 23, 2017 12:46 pm
Qui Mar 23, 2017 8:56 am
Qua Mar 22, 2017 7:47 pm
Qua Mar 22, 2017 7:35 pm
Qua Mar 22, 2017 7:30 pm
Qua Mar 22, 2017 3:28 pm
Ter Mar 21, 2017 11:50 pm
Ter Mar 21, 2017 10:14 pm
Ter Mar 21, 2017 7:22 pm
Ter Mar 21, 2017 6:08 pm
Ter Mar 21, 2017 5:00 pm
Ter Mar 21, 2017 4:43 pm
Ter Mar 21, 2017 3:22 pm
Ter Mar 21, 2017 3:08 pm
Ter Mar 21, 2017 2:13 pm
Ter Mar 21, 2017 10:53 am
Ter Mar 21, 2017 10:13 am
Ter Mar 21, 2017 12:26 am
Ter Mar 21, 2017 12:10 am
Ter Mar 21, 2017 12:09 am
Ter Mar 21, 2017 12:05 am
Ter Mar 21, 2017 12:02 am
Seg Mar 20, 2017 11:58 pm
Seg Mar 20, 2017 11:55 pm
Seg Mar 20, 2017 9:10 pm
Seg Mar 20, 2017 7:57 pm
Seg Mar 20, 2017 6:41 pm
Seg Mar 20, 2017 4:31 pm
Seg Mar 20, 2017 8:10 am
Dom Mar 19, 2017 11:32 pm
Dom Mar 19, 2017 8:50 pm
Dom Mar 19, 2017 8:20 pm
Dom Mar 19, 2017 12:06 pm
Sab Mar 18, 2017 10:31 pm
Sab Mar 18, 2017 10:01 pm
Sab Mar 18, 2017 8:26 pm
Sab Mar 18, 2017 8:06 pm
Sab Mar 18, 2017 6:53 pm
Sab Mar 18, 2017 5:31 pm
Sab Mar 18, 2017 9:41 am
Sab Mar 18, 2017 7:23 am
Sex Mar 17, 2017 10:02 pm
Sex Mar 17, 2017 3:21 pm
Sex Mar 17, 2017 12:42 pm
Sex Mar 17, 2017 10:47 am
Qui Mar 16, 2017 11:16 pm
Qui Mar 16, 2017 9:33 pm
Qui Mar 16, 2017 9:32 pm
Qui Mar 16, 2017 9:28 pm
Qui Mar 16, 2017 9:18 pm
Qui Mar 16, 2017 9:16 pm
Qui Mar 16, 2017 9:09 pm
Qui Mar 16, 2017 9:08 pm
Qui Mar 16, 2017 9:07 pm
Qui Mar 16, 2017 9:06 pm
Qui Mar 16, 2017 8:59 pm
Qui Mar 16, 2017 8:56 pm
Qui Mar 16, 2017 8:52 pm
hackernew404
niao
Atiradogamer
Atiradogamer
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
wender
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MateusWTP
Gabriel César O
mafipt
Gabriel César O
Sheyk
PauloFR
wender
Gabriel César O
Weverton Borges da Silva
maikonluis
HeF Software
Junim
Junim
wender
bravoent
Marc7
Callyde Jr
hen000
rafaelllsd
MateusWTP
Gabriel César O
Gabriel César O
Madness
Paizudo
Gabriel César O
AnderGames
Gabriel César O
Matrirxp
rafaelllsd
Matrirxp
AndyShow
ffabim
rafaelllsd
PauloFR
MikaelSteam
PauloFR
bravoent
DuViDoSo34
Édipo
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
lucasfera15
Khilua
PauloFR
Paizudo
willtuck
rafaelllsd
rafaelllsd
IanLuan
John Rambo
kalielson
willtuck
MikaelSteam
joabr
Luiz Mauro TCC
bravoent
AndyShow
joabr
BatataName
Callyde Jr
John Rambo
Callyde Jr
IanLuan
MarcosSchultz
Junim
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Phillip
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz

[TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Nov 16, 2014 1:21 pm




Isto é extremamente util quando você quer trabalhar com uma quantidade indefinida de objetos, por ex, você quer declarar 10 sons em um script, para poder usa-los durante algum momento do jogo. você pode simplesmente declarar uma array para guardar todos. ex:


Código:
public AudioClip[] audios;

colocando " [] " depois do tipo da variavel, você transforma ela em uma array. com isto, ela automaticamente cria listas de objetos para serem alocados. Na aba inspector do objeto que contem o script, será criado um novo campo, que pedirá para você preenche-lo com a quantidade de objetos. coloque um valor e dê um Enter. após isso, surgirão campos para alocar os objetos, sons, valores, etc, conforme a variavel.

As array são praticamente de todos os tipos, podem ser de audios, textos, texturas, vetores, etc, etc, etc. ex:

Código:
       public Vector3[] vetores;
 public AudioClip[] audios;
 public Texture[] texturas;
 public GameObject[] objetos;
 public Transform[] transform;
 public int[] numerosInteiros;
 public float[] numerosQuebrados;
 public bool[] verdadeiro_falso;
 public Camera[] cameras;
 public Light [] luzes;
        public string [] textos;

e assim vai indo. crie listas e mais listas conforme a sua necessidade.

após a lista ser criada, o seu campo na aba inspector será ajustado automaticamente pela propria unity, por ex:

você declara um Vector3[], então surgirá um novo campo que aloca 3 valores ( x, y, z )
você declara um AudioClip[], então surgirá um novo campo para você linkar o audio.


Depois que a lista foi criada, existem vários metodos para " alcançar " o som correto dentro do script. Quando você cria um array, eles ficam em ordem dentro da lista, do numero 0 até onde for sua lista.

Se você linkou uma luz no 3 " slot " da sua lista, ela será o numero 2. e para acessar esta luz basta colocar o numero " 2 " entre os colchetes. ex:

Código:
luzes [2].enabled = false; // aqui eu desativo a terceira luz da lista


Para audio é um pouco diferente, você tem que designar qual é o audio.clip antes de executar o Play. ex:

Código:
audio.clip = audios[2]; // aqui eu digo que o audioClip é o terceiro audio da lista
audio.Play(); // aqui eu dou um play no audio


Para acessar uma variavel int ou float é a mesma coisa, ex:

Código:
int valorNovoInteiro = numerosInteiros [2]; // aqui eu igualo a variavel valorNovoInteiro ao terceiro valor da lista
float valorNovoQuebrado = numerosQuebrados [2]; // aqui eu igualo a variavel numerosQuebrados ao terceiro valor da lista

Para cameras é o mesmo sistema de objetos, ou da luz, ex:

Código:
cameras[2].enabled = false; // desativa a terceira camera da lista



OUTRO COMANDO BEM UTIL AGORA            ( Length )

Este comando consiste em achar todos os elementos de sua matriz, ex:

Código:
public int valorMaximo; // esta variavel recebera o valor maximo dentro da matriz
public int[] valores; // esta é a array
void Start (){
valorMaximo = valores.Length; // este comando pega o numero máximo de elementos que foram declarados na matriz
}

Length também é interessante quando você está trabalhando com for , ex: ( for da variavel cameras )

Código:
for (int i = 0; i < cameras.Length; i++) { // não preciso declarar um valor maximo para o for, apenas pego o valor maximo da lista com o Length

}



Para esvaziar os elementos de uma variavel, basta fazer um loop, ex:

Código:
for (int i = 0; i < cameras.Length; i++) { // isto fará um loop e irá percorrer todos os elementos da lista
 cameras[i] = null; // isto tornará o elemento nulo ( ira deixar o slot vazio )
 }





há muito mais a ser adicionado neste tutorial, más é muito conteúdo. Deixarei apenas esta base para dar entendimento do principal sobre Array ^^


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:45 pm, editado 3 vez(es)
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8118
REPUTAÇÃO : 1140
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por ClapTrap em Dom Nov 16, 2014 1:31 pm

Mais scripts para o estudo. ^^
avatar
ClapTrap
Membro
Membro

PONTOS : 909
REPUTAÇÃO : 8
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Dionilson em Sab Jan 31, 2015 6:13 pm

To tentando fazer uma coisa com uma lista mas não consigo juntar as duas coisas e fazer funcionar.
Eu tenho um painel com 4 slots e um botão, o jogador precisa encontrar os 4 itens que pertence a cada um desses slots e ai sim poder acionar o botão para que outra coisa aconteça como sair fogo de algum lugar. Porém não consigo fazer isso, to fazendo um JavaScript pra ver se e mais fácil mas não funciona, eu pego os itens mas o botão não ativa não consigo entender e nem arrumar isso. Pode me ensinar a fazer isso? To tentando usar uma lista.

Dionilson
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 830
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 25
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jan 31, 2015 9:29 pm

Não entendi exatamente o que você quer fazer, más aparentemente não precisaria usar uma Array...

poderia por favor criar um novo tópico especificando bem a sua dúvida para eu poder resolve-la?
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8118
REPUTAÇÃO : 1140
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Chilinger em Sab Dez 26, 2015 1:15 pm

Se fosse texture no lugar de string como eu usaria.

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1125
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por hellkiller em Sab Dez 26, 2015 8:02 pm

Chilinger
Código:

 private Image[] imagens = new Image[10];//exemplo

Mendigo de likes aqui!!!
avatar
hellkiller
Mestre
Mestre

PONTOS : 1272
REPUTAÇÃO : 160
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por RenanMSV em Sab Dez 26, 2015 8:34 pm

Praticamente tudo que voce colocar [] na frente vai virar um array.
avatar
RenanMSV
Instrutor

Masculino PONTOS : 1672
REPUTAÇÃO : 321
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Chilinger em Seg Dez 28, 2015 9:55 am

hellkiller eu fiz isso mas nao foi

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1125
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por hellkiller em Seg Dez 28, 2015 2:01 pm

Como assim explique me o seu erro(lembrando que se for imagem tem que colocar o UnityEngine.UI)
avatar
hellkiller
Mestre
Mestre

PONTOS : 1272
REPUTAÇÃO : 160
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por Chilinger em Seg Dez 28, 2015 2:44 pm

add no skype Chilinger2

Chilinger
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 1125
REPUTAÇÃO : 26
Idade : 22
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por RenanMSV em Seg Dez 28, 2015 8:57 pm

Use

Código:


using UnityEngine.UI;

public Image [] imagens; // eh preciso ser publico para ser visualizado no inspector.


Para usar agora use imagens[0 a numero maximo de imagens q vc colocou]

Tipo

Código:

imagens[1].sprite = cachorrinho.jpg;

avatar
RenanMSV
Instrutor

Masculino PONTOS : 1672
REPUTAÇÃO : 321
Áreas de atuação : Programação em C#, PHP. SQL, JavaScript (Web)
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por HudsonJeff em Qua Maio 25, 2016 4:07 pm

como faço p/ desativar todos os elementos de array?

HudsonJeff
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 325
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Maio 25, 2016 4:28 pm

Código:
foreach (GameObject objetos in nomeDaArrayDeGameObjects) {
         objetos.SetActive (false);
      }
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 8118
REPUTAÇÃO : 1140
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Criar um Array ( lista de objetos )

Mensagem por HudsonJeff em Sab Maio 28, 2016 10:11 pm

MarcosSchultz escreveu:
Código:
foreach (GameObject objetos in nomeDaArrayDeGameObjects) {
 objetos.SetActive (false);
 }
vlw

HudsonJeff
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 325
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum