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[TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Seg Maio 14, 2018 10:37 pm

Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

   private string turnInputAxis = "Horizontal";

   private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

   [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
   public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


   void Start()
   {
      anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
   }


   void Update ()
   {
      float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

      ApplyInput (turnAxis);

      float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
      float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

      anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
      anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

      //Correndo ou não
      if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
         anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
      }
      else
      {
         anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
      }
   }


    void ApplyInput(float turnInput)
   {
      Turn (turnInput);
   }


   void Turn(float input)
   {
      transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
   }
}


Abraço!


Última edição por dstaroski em Ter Maio 15, 2018 9:21 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Editado.)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por rafaelllsd em Ter Maio 15, 2018 12:43 am

Tava faltando um bom tutorial no youtube em portugues sobre isso. Muito bom, espero a 2° parte...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por MRX em Ter Maio 15, 2018 3:43 am

Muito legal mn, explica muito bem !!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Ter Maio 15, 2018 8:18 pm

Vlw brothers rafaelllsd MRX! daqui a pouco sai a ultima parte.


Abraços!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Convidado em Ter Maio 15, 2018 9:18 pm

Muito bom, gostei, ensina de boas Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Ter Maio 15, 2018 9:22 pm

Boa noite! Segunda parte publicada, vejam no inicio do post, já está editado com o segundo e último vídeo.

Obrigado e abraço! Vlw M4theuz!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Convidado em Ter Maio 15, 2018 9:54 pm

@dstaroski escreveu:Boa noite! Segunda parte publicada, vejam no inicio do post, já está editado com o segundo e último vídeo.

Obrigado e abraço! Vlw M4theuz!
Que isso meu jovem, assim vou ficar feliz da vida!

Script e tudo kkkk.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por NKKF em Ter Maio 15, 2018 9:55 pm

Incrível a sua dedicação, parabéns, isto vai ajudar muita gente. :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por mateusvasco100 em Qua Maio 16, 2018 1:27 pm

Muito obrigado!!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Convidado em Qua Maio 16, 2018 6:05 pm

Você pode ensinar como faz pra câmera se mover junto com o personagem, tipo.
Em vez de usar a câmera principal, teria uma câmera em cima dele que iria seguir ele.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Callyde Jr em Qua Maio 16, 2018 7:08 pm

Parabens brothe
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Qua Maio 16, 2018 9:07 pm

M4theuz escreveu:Você pode ensinar como faz pra câmera se mover junto com o personagem, tipo.
Em vez de usar a câmera principal, teria uma câmera em cima dele que iria seguir ele.
Ah sim, a câmera acompanha o personagem, pois ela torna-se parente do objeto alvo, mas eu acabei usando a main camera mesmo, mas dá pra usar outra também, é só setar no script do sistema de câmeras. Mas é uma sugestão sim que dá pra fazer, eu uso o sistema do Marcos para câmeras, é o mais completo que eu conheço até o momento, e já vem com proteção contra muros e paredes e tals.

Obrigado a todos pelos comentários! 

Abraço!


Última edição por dstaroski em Qua Maio 16, 2018 9:07 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Editado.)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Zecandy em Sex Maio 18, 2018 10:09 am

Muito bom cara, parabéns e abs.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Sex Maio 18, 2018 10:12 am

@Zecandy escreveu:Muito bom cara, parabéns e abs.
vlw brow!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Dom Set 16, 2018 9:35 pm

como baixa os scripts?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Seg Set 17, 2018 7:24 am

@LordGamesYT escreveu:como baixa os scripts?
Bom dia! é só copiar e colar, mas é importante você assistir os vídeos PT1 e PT2 para entender como usar.

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 2:59 am

@dstaroski escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!
Oi espero que eteja bem, bom sempre quando copio o  script e saio pra coloca no personagem pede para criar um novo do zero e nao sei como fazer um

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 3:05 am

sempre ta dizendo assim "please fix compile errors before creating new script components" se puder me ajudar agradeço pq ja faz um tempo que to tentando criar um jogo mais o unico tutorial bom que encontrei foi o seu.
  abraço!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 5:23 am

consegui colocar ele pra se mexer, mais so que nao anda eu aperto "W" e nao vai para frente, aperto "S" e nao vai para tras, ta ruim pra resolver isso kkk

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Qua Set 19, 2018 7:30 am

@LordGamesYT escreveu:consegui colocar ele pra se mexer, mais so que nao anda eu aperto "W" e nao vai para frente, aperto "S" e nao vai para tras, ta ruim pra resolver isso kkk
Conseguiu fazer o script então? se ele não responde quando pressiona os botões, tem algo errado. Recomendo que veja os vídeos novamente (pt1 e pt2) com calma e atenção, pausando o vídeo se necessário para acompanhar. Pois deve haver algum detalhe que você esqueceu. Recomendo que estude sobre códigos para Unity 3D em C#, aqui tem uma playlist com um excelente conteúdo para aprender:

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Qua Set 19, 2018 12:57 pm

@dstaroski escreveu:
@LordGamesYT escreveu:consegui colocar ele pra se mexer, mais so que nao anda eu aperto "W" e nao vai para frente, aperto "S" e nao vai para tras, ta ruim pra resolver isso kkk
Conseguiu fazer o script então? se ele não responde quando pressiona os botões, tem algo errado. Recomendo que veja os vídeos novamente (pt1 e pt2) com calma e atenção, pausando o vídeo se necessário para acompanhar. Pois deve haver algum detalhe que você esqueceu. Recomendo que estude sobre códigos para Unity 3D em C#, aqui tem uma playlist com um excelente conteúdo para aprender:

Abraço!
 sim consegui no que ele so consegue movimentar a parte do idle, as outras para se movimentar nao vai mais vou ver tudo de novo com mais atenção  obrigado pela dica caso tiver mais uma dulvida pergunto aqui denovo obrigado pela ajuda fica com deus, abraço

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por LordGamesYT em Sex Set 21, 2018 1:00 am

@dstaroski escreveu:Vlw brothers rafaelllsd MRX! daqui a pouco sai a ultima parte.


Abraços!
mano configurei tudo certinho so que ta dizendo que a referencia de objeto nao esta defenida pode me ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Sex Set 21, 2018 6:58 am

@LordGamesYT escreveu:
@francisco barroso escreveu:lord games vc baixou o Raw mocap data? ver se vc tirou a copia de cada animaçao
sim fiz tudo direito so que nao consegui fazer ele andar pq ta dizendo que a referencia de objeto nao ta definida
ok, você colocou o script no seu personagem? fez alguma modificação no código? se sim, poste ele aqui por gentileza. O seu personagem possui o componente Animator? e dentro do Animator o controlador de animação (Animator Controller) com os parâmetros Horizontal, Vertical e Run e a árvore de animação definida?

Abraço!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por francieljesus em Qui Nov 15, 2018 3:23 pm

[list=linenums]
[*]using System.Collections;

[*]using System.Collections.Generic;

[*]using UnityEngine;


[*][RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator

[*]public class ControlePlayer : MonoBehaviour {


[*]   private string turnInputAxis = "Horizontal";


[*]   private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável


[*]   [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]

[*]   public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player



[*]   void Start()

[*]   {

[*]      anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização

[*]   }



[*]   void Update ()

[*]   {

[*]      float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);


[*]      ApplyInput (turnAxis);


[*]      float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX

[*]      float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY


[*]      anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação

[*]      anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação


[*]      //Correndo ou não

[*]      if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {

[*]         anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true

[*]      }

[*]      else

[*]      {

[*]         anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false

[*]      }

[*]   }



[*]    void ApplyInput(float turnInput)

[*]   {

[*]      Turn (turnInput);

[*]   }



[*]   void Turn(float input)

[*]   {

[*]      transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);

[*]   }

[*]}

[/list]

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Hyuke em Sex Dez 07, 2018 11:18 am

Código:
Poderia me tirar uma dúvida? O meu personagem apenas rotaciona e ele é compatível com o corpo humanoide e também apliquei o root motion. Tem ideia do que pode ser?
Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!

Hyuke
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por Hyuke em Sex Dez 07, 2018 11:23 am



dstaroski o unity diz que o parâmetro vertical não existe. Você sabe o que pode ser? escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!
Oi espero que eteja bem, bom sempre quando copio o  script e saio pra coloca no personagem pede para criar um novo do zero e nao sei como fazer um

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Controle 3ª pessoa com animações mecânicas (root motion)

Mensagem por dstaroski em Sex Dez 07, 2018 6:04 pm

@Hyuke escreveu:


dstaroski o unity diz que o parâmetro vertical não existe. Você sabe o que pode ser? escreveu:Boa noite! Segue abaixo a primeira parte de um tuto para criar um controle em terceira pessoa usando animações mecânicas e locomoção via root motion.


Segunda parte:


Script:
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[RequireComponent(typeof(Animator))] //Obriga o componente do Animator
public class ControlePlayer : MonoBehaviour {

 private string turnInputAxis = "Horizontal";

 private Animator anim; //Declarando o animator como uma variável

 [Tooltip("Rate per seconds holding down input")]
 public float rotationRate = 360; //Valor para velocidade da rotação do player


 void Start()
 {
 anim = GetComponent<Animator> (); //Atribuindo o componente a variável na inicialização
 }


 void Update ()
 {
 float turnAxis = Input.GetAxis (turnInputAxis);

 ApplyInput (turnAxis);

 float inputX = Input.GetAxis ("Horizontal"); //Capturando os imputs do eixo Horizontal e atribuindo para a variável inputX
 float inputY = Input.GetAxis ("Vertical"); //Capturando os imputs do eixo Vertical e atribuindo para a variável inputY

 anim.SetFloat ("Horizontal", inputX); //Atribui o valor da variável inputX para o parâmetro Horizontal do controle de animação
 anim.SetFloat ("Vertical", inputY); //Atribui o valor da variável inputY para o parâmetro Vertical do controle de animação

 //Correndo ou não
 if (Input.GetKey (KeyCode.LeftShift)) {
 anim.SetBool ("Run", true); //Segurando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe true
 }
 else
 {
 anim.SetBool ("Run", false); //Soltando o shift esquerdo a bool Run do controle de animação recebe false
 }
 }


 void ApplyInput(float turnInput)
 {
 Turn (turnInput);
 }


 void Turn(float input)
 {
 transform.Rotate (0, input * rotationRate * Time.deltaTime, 0);
 }
}


Abraço!
Oi espero que eteja bem, bom sempre quando copio o  script e saio pra coloca no personagem pede para criar um novo do zero e nao sei como fazer um
Boa tarde! clicando com o botão direito do mouse dentro da aba Project e vá em Create > C# Script, ele deverá abrir o programa para códigos que sua Unity definiu por padrão, nas ultimas versões dela é o  Visual Studio. E então poderá editar o script. 

Abraço!
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