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[TUTORIAL] Screenshoot do jogo no editor (em resoluções mais altas)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Screenshoot do jogo no editor (em resoluções mais altas)

Mensagem por AnderGames em Seg Abr 09, 2018 7:19 pm

Olá a todos!
Fiz um script rápido que lhe permite tirar screenshoots do seu game direto do editor, além disso é possível retirar a captura de tela em resoluções muito mais altas do que a que está no game.

Para ultilizar, crie um objeto no seu jogo e coloque o script abaixo.... Depois clique na bool "TirarScreenshoot" e seu arquivo será salvo em png dentro da pasta do projeto
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[ExecuteInEditMode]
public class INEditorScreenshoot : MonoBehaviour {
    public string NomeDoArquivo = "Screenshoot";
    public int Tamanho = 1;
    [Space]
    public bool TirarScreenshoot;
    bool ScreenShootTirada;

    private void OnValidate()
    {
        if (TirarScreenshoot)
        {
            ScreenShootTirada = true;
        } else
        {
            ScreenShootTirada = false;
        }

        if(ScreenShootTirada == true)
        {
            ScreenCapture.CaptureScreenshot(NomeDoArquivo + ".png", Tamanho);
            TirarScreenshoot = false;
        }

    }
}

Lembre-se de remover o script do jogo caso vá fazer alguma build....
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Screenshoot do jogo no editor (em resoluções mais altas)

Mensagem por NKKF em Seg Abr 09, 2018 7:57 pm

Bacana, mas não é necessário usar tudo isso, dá para resumir um pouco do seu código:

Código:
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour {
    public string NomeDoArquivo;
    public int Tamanho = 1;
    [Space]
    public bool TirarScreenshoot;
    private void OnValidate()
    {
        if (TirarScreenshoot)
        {
            TirarScreenshoot = false;
            ScreenCapture.CaptureScreenshot(NomeDoArquivo + ".png", Tamanho);
        }
    }
}

Além disso, percebi que mesmo que com o ExecuteInEditMode, ele não vai. Exceto se você entrar em Play Mode.

Referências Usadas:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.OnValidate.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/ScreenCapture.CaptureScreenshot.html

Valeu por compartilhar isso com a gente, descobri métodos e funções novas.  :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Screenshoot do jogo no editor (em resoluções mais altas)

Mensagem por AnderGames em Ter Abr 10, 2018 10:59 am

Souris escreveu:Bacana, mas não é necessário usar tudo isso, dá para resumir um pouco do seu código:

Código:
using UnityEngine;

public class Teste : MonoBehaviour {
    public string NomeDoArquivo;
    public int Tamanho = 1;
    [Space]
    public bool TirarScreenshoot;
    private void OnValidate()
    {
        if (TirarScreenshoot)
        {
            TirarScreenshoot = false;
            ScreenCapture.CaptureScreenshot(NomeDoArquivo + ".png", Tamanho);
        }
    }
}

Além disso, percebi que mesmo que com o ExecuteInEditMode, ele não vai. Exceto se você entrar em Play Mode.

Referências Usadas:
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.OnValidate.html
https://docs.unity3d.com/ScriptReference/ScreenCapture.CaptureScreenshot.html

Valeu por compartilhar isso com a gente, descobri métodos e funções novas.  :D
hum.... ótimo trabalho... eu fiz o scrpit correndo para um projeto em particular....
a respeito do ExecuteInEditMode ele funcionou como esperado aqui no meu pc, criei esse script para tirar screenshoots do jogo mas sem ele estar rodando (tipo pausado ou sem estar com o play mode....)
Algumas imagens:

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Screenshoot do jogo no editor (em resoluções mais altas)

Mensagem por dstaroski em Ter Abr 10, 2018 2:30 pm

@AnderGames escreveu:Olá a todos!
Fiz um script rápido que lhe permite tirar screenshoots do seu game direto do editor, além disso é possível retirar a captura de tela em resoluções muito mais altas do que a que está no game.

Para ultilizar, crie um objeto no seu jogo e coloque o script abaixo.... Depois clique na bool "TirarScreenshoot" e seu arquivo será salvo em png dentro da pasta do projeto
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

[ExecuteInEditMode]
public class INEditorScreenshoot : MonoBehaviour {
    public string NomeDoArquivo = "Screenshoot";
    public int Tamanho = 1;
    [Space]
    public bool TirarScreenshoot;
    bool ScreenShootTirada;

    private void OnValidate()
    {
        if (TirarScreenshoot)
        {
            ScreenShootTirada = true;
        } else
        {
            ScreenShootTirada = false;
        }

        if(ScreenShootTirada == true)
        {
            ScreenCapture.CaptureScreenshot(NomeDoArquivo + ".png", Tamanho);
            TirarScreenshoot = false;
        }

    }
}

Lembre-se de remover o script do jogo caso vá fazer alguma build....
Parabéns ai cara!
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