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[TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity

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TUTORIAL [TUTORIAL] Crie sua própria Editor Window(janela,aba) básica na Unity

Mensagem por PauloFR em Ter Maio 16, 2017 2:18 pm

Bem para começarmos irei explicar oque é essa Editor Window e para oque ela serve.

Oque é uma Editor Window e para oque serve:


Quando estamos na Unity estamos utilizando sempre uma window,Em uma tradução livre "Window" Significa "Janela",alguns chamam de "Aba", Não está errado chamar de aba, Só que nesse tutorial irei chamar de window. o "Inspector" é uma window, o "Game" é uma window e tudo oque você utiliza fora de runtime(tempo de execução) é uma "Window". Então provavelmente você já entendeu oque é uma window e para oque ela serve, Caso não tenha,a window serve para utilizarmos na criação de jogos, você pode fazer um Addon para unity com a Editor window.


Recomendo que você saiba pelo menos um pouco do GUI antes de continuar,pois não irei explica-lo detalhadamente.

Depois de você ter entendido oque é uma Editor Window seguiremos 3 simples passos para criar uma:

1 - Criaremos um script que utiliza o EditorWindow.
2 - Verificaremos se a janela aparece.
3 - Colocaremos o código GUI no script.

[1] Criando o script:


1 - Crie uma pasta chamada "Editor" na pasta do seu projeto e crie um script em c# nela. Colocarei o nome de "Janela" nesse do tutorial.

2 - Abra o script anteriormente criado,Use as bibliotecas UnityEditor,UnityEngine,System.Collections e substitua o MonoBehaviour por EditorWindow

Exemplo:

Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias


public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour


       // Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}

3 - Crie um MenuItem e chame ele

Exemplo:

Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias


public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour

[MenuItem("Window/Nossa Janela")] // Aqui cria uma window de nome "Nossa Janela" no Menu "Windows"
// A " / " Separa o Menu da  Window que queremos criar
// Para criarmos outro Menu apenas trocamos o Windows por qualquer nome

       // Utilizaremos essa void para exibir a Janela criada anteriormente
       public static void ShowWindow () {
       EditorWindow.GetWindow(typeof(Janela)); // Aqui chamamos uma Window do tipo "Janela" que criamos acima
       //"Janela" É o nome do script...
}
       // Utilizaremos essa void no próximo passo
       void OnGUI () {

}

       // Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}


[2] Verificando a janela no Menu:


1 - Clique na aba Window e veja se a janela criada anteriormente já aparece nela.

2 - Se sim avance para o próximo passo.

3 - Se não,verifique se fez todos os passos corretamente.


[3] Utilizando o GUI na janela:


1 - Crie variaveis para utilizarmos posteriormente

Exemplo:

Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias


public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour

       // Variaveis {
       string Texto = "Digite aqui";
       bool grupoOpcoes;
       bool Ativar = true;
       float Barrinha = 2.5f;
       // Variaveis }
    
// Aqui cria uma window de nome "Nossa Janela" no Menu "Windows"
[MenuItem("Window/Nossa Janela")] // A " / " Separa o Menu da  Window que queremos criar
// Para criarmos outro Menu apenas trocamos o Windows por qualquer nome

       // Utilizaremos essa void para exibir a Janela criada anteriormente
       public static void ShowWindow () {
       EditorWindow.GetWindow(typeof(Janela)); // Aqui chamamos uma Window do tipo "Janela" que criamos acima
}
      
       void OnGUI () {

}

       // Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}

2 - Faça o GUI da Window

Exemplo:

Código:
using UnityEngine; // Essas bibliotecas são necessárias
using UnityEditor; // Essas bibliotecas são necessárias
using System.Collections; // Essas bibliotecas são necessárias


public class Janela : EditorWindow { // Usaremos o EditorWindow em vez do MonoBehaviour

       // Variaveis {
       string Texto = "Digite aqui";
       bool grupoOpcoes;
       bool Ativar = true;
       float Barrinha = 2.5f;
       // Variaveis }
    
// Aqui cria uma window de nome "Nossa Janela" no Menu "Windows"
[MenuItem("Window/Nossa Janela")] // A " / " Separa o Menu da  Window que queremos criar
// Para criarmos outro Menu apenas trocamos o Windows por qualquer nome

       // Utilizaremos essa void para exibir a Janela criada anteriormente
       public static void ShowWindow () {
       EditorWindow.GetWindow(typeof(Janela)); // Aqui chamamos uma Window do tipo "Janela" que criamos acima
}
      
       // Não comentarei essa parte porque é meio que desnecessario...
       // Mas aqui praticamente fazemos as variaveis aparecerem na aba.
       void OnGUI () {
       GUILayout.Label ("Configuracoes Principais", EditorStyles.boldLabel);
       Texto = EditorGUILayout.TextField ("Texto", Texto);
      
       grupoOpcoes = EditorGUILayout.BeginToggleGroup ("Outras Opcoes", grupoOpcoes);
       Ativar = EditorGUILayout.Toggle ("AtivarOpcao", Ativar);
       Barrinha = EditorGUILayout.Slider ("Barrinha",Barrinha, 0, 5);
       EditorGUILayout.EndToggleGroup ();

}

       // Não iremos utilizar a void Start e nem a Update por enquanto...
}

 

Quando você tiver terminado,todas as variaveis e a janela irão aparecer  Smile
Em um próximo tutorial ensino a tornar essas variaveis uteis  Surprised
Se você fez tudo corretamente e não funcionou, comente o erro que tentarei ajudar.

Veja o Editor Window no site da unity:

[Manual:Editor Window]
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PauloFR
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REPUTAÇÃO : 216
Idade : 14
Áreas de atuação : Programação,Modelagem,Pixel Art,Dev alone,Coisas que devs alones fazem...
Respeito as regras :

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