SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
modelar avatar e skins para um jogo web
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Unity - Banco de Dados Online junto ao Jogo
Player virar para o inimigo(Prefab)
[TUTORIAL] Sistema De Save Game Ao Sair Da Fase
Problema de Sincronização de um objeto de um jogo multiplayer usa q Photon
Unity - Compartilhar meu Jogo
Alguém que manja do Google ADmob?
Unity - Avaliar meu Jogo
[RESOLVIDO] Destruir inimigo com o player.
Salvar e carregar dados na Unity de objetos prefabs sem sobrescrever os dad
Unity - Salvar os Dados do Jogador Online
Ontem à(s) 10:09 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Qua Fev 21, 2024 10:39 am
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 1:29 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm
Sex Set 15, 2023 4:28 pm
Sex Set 15, 2023 10:56 am
Sex Set 15, 2023 10:15 am
Seg Set 11, 2023 11:43 am
Seg Set 11, 2023 11:31 am
Sáb Set 09, 2023 4:53 pm
Sáb Set 09, 2023 1:44 pm
Ter Set 05, 2023 11:12 pm
Ter Set 05, 2023 3:12 pm
Seg Set 04, 2023 11:53 pm



































































































[TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

+8
Yan
amchacon
Andeton
NKKF
Cezar2016
Dom3000
fabriciorsz34
jasondavin
12 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por jasondavin Ter Fev 27, 2018 11:14 am

Olá galera...

Hoje vim postar um tutorial bem direto que várias pessoas tem dúvidas: Como integrar Unity + PHP + Mysql ?
Vou explicar em passos, colocando o trecho de código e dando uma breve resumida da lógica do algoritmo. Também não vou fazer a parte de UI no Unity pois não é o foco.

Tecnologias utilizadas:
- Appserv 8.6.0 (Servidor PHP) ~> Link aqui
- PHP 7.0
- Mysql 5.7

Script do banco de dados Mysql

Código:
CREATE DATABASE minhadb;
USE minhadb;

CREATE TABLE usuarios
(
    _id INT UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT PRIMARY KEY,
    _username VARCHAR(25) NOT NULL UNIQUE,
    _password VARCHAR(25) NOT NULL
);


Lado servidor PHP


1. Criando arquivo de configuração



Código:
<?php
// Configuracoes mysql
DEFINE("HOST","127.0.0.1");
DEFINE("USER","root");
DEFINE("PASSWORD","teste");
DEFINE("DATABASE","minhadb");
?>


Esse código define constantes contendo o HOST (IP), usuário, senha do banco de dados e a database que será utilizada na conexão Mysql.


2. Criando classe de Conexão PDO com um banco de dados (não necessariamente Mysql, pois estamos tratando de conexão PDO)



Código:
<?php
if(!class_exists("Connector"))
{
   class Connector
   {
      private $con = NULL;

      public function __construct()
      {
         $this->connect();
      }

      protected function connect()
      {
         try {
            $this->con = new PDO("mysql:host=".HOST.";dbname=".DATABASE, USER, PASSWORD);
         }
         catch(PDOException $e)
         {
            die($e->getMessage());
         }
         return $this->con;
      }

      public function execute($sql)
      {
         return $sql->execute();
      }

      public function prepare($stmt)
      {
         return $this->con->prepare($stmt);
      }

      public function fetch($stmt)
      {
         return $stmt->fetch(PDO::FETCH_ASSOC);
      }

      public function numRow($stmt)
      {
         return $stmt->rowCount();
      }

      public function close() {
         try {
            $this->con = NULL;
         }
         catch(PDOException $e) {
            exit($e->getMessage());
         }
      }
   }
}
?>


Essa classe contem os métodos básicos e principais para conexão com um banco de dados e manipulação de instruções sql. Não vou me explicar muito sobre essa classe, mas se quiser dar uma olhada em um projeto de TCC que eu fiz no meu curso ~> FastTCC


3. Criando arquivos de registro e login


login.php
Código:
<?php
// Importando arquivos de configuracao e classe de conexao
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

// Declaracao da variavel que ira conter a mensagem de erro
$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

// Verificando se existe variaveis POST
if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    // Prepara instrucao SQL
    $stmt = $conn->prepare("SELECT * FROM usuarios WHERE _username = ? AND _password = ?");
    // Configura os parametros da instrucao
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    // Executa instrucao
    if($stmt->execute())
    {
          // Verifica se houve resultados da instrucao
          if($conn->numRow($stmt) > 0)
          {
              // Guarda o resultado
              $row = $conn->fetch($stmt);
              $result["error"] = false;
              $result["message"] = "login successful.";
              $result["_userid"] = (int)$row["_id"];
              $result["_username"] = $row["_username"];
          }
          else {
              $result["message"] = "user incorrect.";
          }
    }
    else {
          $result["message"] = "error in server.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

// Decodifica a variavel contendo a mensagem de erro para JSON
$result_json = json_encode($result);
// Fecha conexao Mysql
$conn->close();
// Retorna dados para o client
exit($result_json);
?>

register.php
Código:
<?php
require "config.php";
require "Connector.class.php";

$conn = new Connector();

$result = array(
    "error" => true,
    "message" => ""
);

if(isset($_POST["username"], $_POST["password"]))
{
    $stmt = $conn->prepare("INSERT INTO usuarios SET _username = ?, _password = ?");
    /*
    * Tambem podendo ser:
    * "INSERT INTO usuarios (_username,_password) VALUES (?,?)"
    */
    $stmt->bindValue(1, $_POST["username"], PDO::PARAM_STR);
    $stmt->bindValue(2, $_POST["password"], PDO::PARAM_STR);

    if($stmt->execute())
    {
          $result["error"] = false;
          $result["message"] = "registered with success.";
    }
    else {
          $result["message"] = "not registered.";
    }
}
else
{
    $result["message"] = "fill all fields.";
}

$result_json = json_encode($result);
$conn->close();
exit($result_json);
?>

Os dois arquivos são bem parecidos, mudando apenas na instrução SQL e o tratamento das informações. Ambos importam o arquivo de configuração (citado no 1º passo) e a classe de conexão (citado no 2º passo). Verificam se existe as variáveis POST "username" e "password" para a construção da instrução SQL.
A instrução é executada e com as informações retornadas, é criada uma variável contendo o resultado da instrução e logo em seguida, é convertido em JSON e finalmente retornada para o cliente.

Lado cliente C#



Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason"); // Parametro username
        form.AddField("password", "123");  // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", "jason");
        form.AddField("password", "123");

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}



Esse arquivo C# possui duas Coroutines e uma classe serializada.

Classe Message


Essa classe é criada com objetivo de converter o retorno do PHP (que é uma string no formato JSON) para um objeto em PHP.
Obs: os atributos criados nesta classe deve conter exatamente o mesmo nome das propriedades criada no PHP.

Coroutine Login & Register


Cria um WWWForm contendo os parâmetros username e password que são utilizados para fazer a instrução SQL no arquivo PHP. Tal formulário é enviado como parâmetro na chamada da URL pelo objeto WWW.
Depois de instanciado, é feito uma verificação se não houve erro na requisição. Caso não houver, é criado um objeto do tipo Message que converte as informações retornadas do PHP para um objeto em C#.

Ponto importante:

Caso você queira acessar um banco de dados externo, você deverá mudar apenas na URL passada na instância do Objeto WWW. Por exemplo:
Código:
WWW www = new WWW("http://seusite.com/sua_pasta/arquivo.php", form);


Caso este tutorial não foi claro o bastante (pois não sou bom em explicar) poste sua dúvida que tentarei responde-la.
jasondavin
jasondavin
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2430
REPUTAÇÃO : 16
Idade : 24
Áreas de atuação : Programação Web
GitHub : www.github.com/jasondavindev
Projeto: www.teamdev.pe.hu
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://jasondavin.xyz

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por fabriciorsz34 Ter Fev 27, 2018 12:33 pm

Wow
fabriciorsz34
fabriciorsz34
Avançado
Avançado

PONTOS : 3090
REPUTAÇÃO : 25
Idade : 24
Áreas de atuação : C#,unity,cinema 4D, SketchUp

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 Ter Fev 27, 2018 2:59 pm

muito bom parabens  Laughing
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 4327
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 28
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Cezar2016 Ter Fev 27, 2018 5:40 pm

Parabéns pelo tutorial.

Cezar2016
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2857
REPUTAÇÃO : 28
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Dom3000 Qua Fev 28, 2018 9:33 am

tenho uma duvida tipo eu tenho um game quase pronto, mas é single uso C# normal, para eu fazer ele ser multiplayer vou ter que mudar os scripts dele?
Dom3000
Dom3000
Programador

Masculino PONTOS : 4327
REPUTAÇÃO : 232
Idade : 28
Áreas de atuação : canal https://www.youtube.com/watch?v=yvmQEJUfbhQ
Page: https://www.facebook.com/BatlesofWorlds/

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

https://www.instagram.com/battlesofworlds/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por NKKF Qua Fev 28, 2018 2:10 pm

Sim, com certeza você terá que mudar muita coisa. Caso contrário, poderá ter problemas. Lembre-se de sempre fazer um BKUP do jogo singleplayer e do progresso dele.  :D
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4570
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 19
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Andeton Ter Mar 27, 2018 7:13 am

bom tutorial, fiz algo assim há alguns meses mais em vez de usar PDO usei mysqli, e em vez de json usei xml

Andeton
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2584
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por amchacon Ter Mar 27, 2018 9:02 pm

Muito bom. Eu mudaria apenas poucas coisas.

O campo password no banco, colocaria VARCHAR(255)
_password VARCHAR(255) NOT NULL
E adicionaria o campo '_status' como tinyint(1) para podermos rapidamente desativar um usuáro para que não possa mais logar.


E, no C#, antes de adicionar a senha no WWWForm, converteria para MD5. Assim, a senha já vai mais segura no pacote do POST.

amchacon
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2913
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Sáb maio 19, 2018 8:54 pm

Estou na duvida para configurar os  input fields.
Alguém pra explicar.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2704
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Dom maio 20, 2018 8:58 am

Se voce for usar input fields ele fica assim
Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class Manager : MonoBehaviour {
 
    public InputField InputUsername;//Adicione o input
    public InputField InputPassword;//Adicione o input
 

    private void Start()
    {
        StartCoroutine("Register");
        StartCoroutine("Login");
    }

    IEnumerator Login()
    {
        // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
        form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

        // Chamando e enviando variaveis para uma URL
        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

        yield return www;

        // Verificando se nao houve erro na requisicao
        if(www.error == null)
        {
            // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            // Mostra a mensagem de retorno
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }

    IEnumerator Register()
    {
        WWWForm form = new WWWForm();
        form.AddField("username", InputUsername.text);
        form.AddField("password", InputPassword.text);

        WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

        yield return www;

        if (www.error == null)
        {
            Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
            Debug.Log(jsonReturn.message);
        }
    }
}

// Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
[System.Serializable]
public class Message
{
    public string message;
    public bool error;
    public int _userid;
    public string _username;

    public static Message decodify(string _text)
    {
        return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
    }
}
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4919
REPUTAÇÃO : 444
Idade : 45
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Dom maio 20, 2018 3:36 pm

Ainda não foi muito claro.
Sou iniciante.
Não sei como dizer para apertar no botão e logar só se as informações estiverem corretas.
O mesmo para o botão registrar.
Facilitaria usando o OnClick.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2704
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Dom maio 20, 2018 6:53 pm

Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
   
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
    StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);  // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4919
REPUTAÇÃO : 444
Idade : 45
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Yan Seg maio 21, 2018 4:55 pm

Exelente estou conseguindo conectar ao banco de dado efetuando registro e fazendo login.
Porém... Tentei fazer com que quando aperto para logar vá para a outra cena e não consegui.
Utilizei algo como.
Código:
IEnumerator CarregarCena () {
      yield return new WaitForSeconds (3);
      Application.LoadLevel ("Nome da cena");
   }


mas quando colocava o
StartCoroutine (CarregaScene());
no
IEnumerator Login()
passava sem precisar de senha.
Como disse sou iniciante, script não é muito comigo, mas eu tento. É muita coisa de uma vez, fazer modelos, texturas, animações, scripts... Desculpa o incomodo. E muito obrigado por me ajudar. Olhando aprendi métodos.

Yan
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2704
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Seg maio 21, 2018 6:51 pm

Use
Código:
using UnityEngine.SceneManagement;

SceneManager.LoadScene ("Login");//Para chamar a scene
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4919
REPUTAÇÃO : 444
Idade : 45
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Callyde Jr Ter maio 22, 2018 5:56 am

Para verificar o retorno e aplicar a passagem de scene voce tem que ver o retorno do PHP Veja no exemplo abaixo.
Código:
if( mensage == "registered with success" ){
      
      yield return new WaitForSeconds (5);
              SceneManager.LoadScene ("Login");
Callyde Jr
Callyde Jr
Programador

Masculino PONTOS : 4919
REPUTAÇÃO : 444
Idade : 45
Áreas de atuação : Iniciante em modelagem Blender,Sketchup
Programador
Idealista

Meu Canal
https://www.youtube.com/ch
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

http://unnygames.000webhostapp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por Diguinho Dom Nov 03, 2019 3:14 pm

Primeira vez mechendo com php + mysql, Então o registro e login ta funcionando corretamente, Mas como eu faria se foste pra adcionar "Coins" via db ?, O codigo em si, OBS: já criei uma nova tabela chamada moedas na db, mas queria saber como fazer o player "Getar" e aparecer em um txt os "coins" ?
Diguinho
Diguinho
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 2342
REPUTAÇÃO : 15
Idade : 23
Áreas de atuação : Programação
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Seg Jun 01, 2020 3:55 pm

Boa tarde amigos... obtenho o seguinte erro


 ArgumentException: JSON parse error: Invalid value.
UnityEngine.JsonUtility.FromJson[Message] (System.String json) (at C:/buildslave/unity/build/artifacts/generated/common/modules/JSONSerialize/JsonUtilityBindings.gen.cs:25)
Message.decodify (System.String _text) (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:106)
Manager+<RegisterPlayer>c__Iterator1.MoveNext () (at Assets/Scripts/Connection/Manager.cs:89)
UnityEngine.SetupCoroutine.InvokeMoveNext (IEnumerator enumerator, IntPtr returnValueAddress) (at C:/buildslave/unity/build/Runtime/Export/Coroutines.cs:17)

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1719
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por gtcmcsgo Seg Jun 01, 2020 6:12 pm

Muito show, desculpe a minha duvida, mas no caso o banco de dados é online ou local no celular da pessoa? estou querendo aprender a salvar em algum banco online, mas nao sei por onde começar.

gtcmcsgo
Avançado
Avançado

PONTOS : 1972
REPUTAÇÃO : -3
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Qua Jun 03, 2020 9:43 pm

Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
é preciso trocar ou public void Register();
ou IEnumerator Register(); pois pode ocorrer erro!!

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1719
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO)

Mensagem por FabioDev Qua Jun 03, 2020 9:50 pm

Callyde Jr escreveu:Bom ele colocou tudo no start
Bom eu fiz umas alteraçoes no script mais acho que fica mais facil de enteder
Código:
using System.Collections;
    using System.Collections.Generic;
    using UnityEngine;
    using UnityEngine.UI;

    public class Manager : MonoBehaviour {
    
        public InputField InputUsername;//Adicione o input
        public InputField InputPassword;//Adicione o input
        public Text textoRetorno = null;//UI textpara aparecer o retorno
        public GameObject canvasLogin,canvasRegister;//Os canvas para separar
      
        private void Start()
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
        }
      
      public void Register()//ir para canvas registro
        {
            canvasRegister.SetActive(true);
            canvasLogin.SetActive(false);
      }
      public void ReturnToLogin()//ir para canvas login
        {
            canvasLogin.SetActive(true);
            canvasRegister.SetActive(false);
      }
      
      public void LogarUsuario(){//Funçao para fazer login
       if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == ""){//Para nao cadrastar usuariosvazios
      textoRetorno.text = "Nao pode existir campo vasios";
      print("Nao pode existir campo vasios");
      return;
   }   
     StartCoroutine("Login");
   }
   public void registrarNovoUsuario()//Funçao para cadrato
    {
        if(InputUsername.text == "" || InputPassword.text == "")
        {
            textoRetorno.text = "Prencha todos os campos!";
            print("Prencha todos os campos!");
            return;
        }
        StartCoroutine("Register");
    }   
      

        IEnumerator Login()
        {
            // Criando formulario e configurando variaveis de parametro
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text); // Parametro username
            form.AddField("password", InputPassword.text);   // Parametro password

            // Chamando e enviando variaveis para uma URL
            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/login.php", form);

            yield return www;

            // Verificando se nao houve erro na requisicao
            if(www.error == null)
            {
                // Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                // Mostra a mensagem de retorno
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }

        IEnumerator Register()
        {
            WWWForm form = new WWWForm();
            form.AddField("username", InputUsername.text);
            form.AddField("password", InputPassword.text);

            WWW www = new WWW("http://127.0.0.1/tutorial/register.php", form);

            yield return www;

            if (www.error == null)
            {
                Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
                Debug.Log(jsonReturn.message);
            }
        }
    }

    // Classe criada para converter a resposta da requisicao (string / JSON) em um objeto em C#
    [System.Serializable]
    public class Message
    {
        public string message;
        public bool error;
        public int _userid;
        public string _username;

        public static Message decodify(string _text)
        {
            return JsonUtility.FromJson<Message>(_text);
        }
    }
você pode colocar dentro do if no Ienumerator: 
[list=linenums]
[*]if (www.error == null)
{
// Cria um objeto do tipo Message contendo a resposta da requisicao
Message jsonReturn = Message.decodify(www.text);
// Mostra a mensagem de retorno
Debug.Log(jsonReturn.message);

SceneManager.LoadScene("scenaAqui");


}

[/list]
não se esqueça de colocar a referência (using UnityEngine.SceneManagement;)

FabioDev
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1719
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity + PHP + Mysql (com PDO) WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos