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[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

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TUTORIAL [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 5:15 pm


Após o tutorial de SQLite que eu postei a algum tempo atrás, venho trazer agora o tutorial de banco de dados MySQL.

O banco de dados MySQL é um banco de dados online, que fica em um servidor. Portanto você precisará ter um host já contratado e ativo.
Você pode contratar um serviço pago ou um gratuito neste site: http://www.freesqldatabase.com/. Ou varios outros gratuitos na internet. Este foi só um exemplo.

Independente de qual você escolher lhe será dado um hostname, um nome de usuario, uma senha e talvez uma porta. E será com essas informações que você vai poder utilizar seu banco de dados em seus jogos.

Muito bem, ja tenho tudo isso. Vamos começar? Vamos.

Precisamos baixar o MySQL Connector neste site: http://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-Net/mysql-connector-net-5.0.9-noinstall.zip

Abra o zip e extraia o MySql.Data.dll que se encontra na pasta bin.

Crie uma pasta em seu Unity com o nome de Plugins e coloque a DLL lá.

Abra a pasta C:\Program Files\Unity\Editor\Data\Mono\lib\mono\2.0 ( depende de onde você instalou seu Unity ) e copie os arquivos I18N.dll e I18N.West.dll para a pasta Plugins do seu projeto do Unity.

Agora você TERA QUE IR em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecionar .NET 2.0

Caso você tenha escolhido usar o banco de dados do freesqldatabase.com basta voce logar aqui http://www.phpmyadmin.co/ para ter acesso a uma interface de administração de seu banco de dados.
Caso você escolha outro provedor do serviço verifique que o método dele é diferente.
Mas todos provedores vão levar você ao PHP My Admin.

Muito, bem agora vamos aos codigos.

Dentro do PHP My Admin clique em seu banco de dados, clique em SQL e cole este código aqui:

Código:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `login_users` (
  `id_user` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `name_user` varchar(255) NOT NULL,
  `pass_user` varchar(255) NOT NULL,
  `email_user` varchar(255) NOT NULL,
  PRIMARY KEY (`id_user`)
) ENGINE=MyISAM  DEFAULT CHARSET=utf8 AUTO_INCREMENT=3 ;


INSERT INTO `login_users` (`id_user`, `name_user`, `pass_user`, `email_user`) VALUES
(1, 'Usuario 1', 'senha123', 'asflasjf.com'),
(2, 'Usuario 2', 'senha321', 'asfhas@.com');

Clique em executar.

Com este código criamos uma tabela simples que guardará os usuarios de nosso jogo. Guardaremos nome, senha e email. Um ID será automaticamente criado para este usuario. Iremos nos basear sempre pelo ID do usuario para fazermos nossas requisições ao banco de dados.

Bem, feito isto podemos ir para o Unity.

Vejam aqui a string source usada para o MySQL se conectar: https://www.connectionstrings.com/mysql/

Crie um script C#:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using MySql.Data.MySqlClient; // importamos a dll
using UnityEngine.UI;

public class MyDataTut : MonoBehaviour {
   public string Host; // host do seu banco de dados
   public string Pass;   // senha do seu banco de dados
   public string User;   // nome de usuario do seu banco de dados
   public string DataBaseName; // nome do seu banco de dados
   public string LoginTableName; // nome da tabela do seu banco de dados.
   private MySqlConnection connection; // declaramos a conexao que iremos utilizar. podemos utilizar centenas de conexoes juntas
   private string source;

   void Start () {
      source = "Server=" + Host + ";Database= " + DataBaseName + ";Uid=" + User + ";Pwd="+ Pass +";"; // Estamos criando a source string para conexoes MySQL
      if (ConectarBanco(source)){ // perguntamos ao jogo se ele pode conectar
         ListarTodosOsDados(connection);// pedimos para ele listar todos os dados existentes no banco
      }
   }
   bool ConectarBanco(string _source){
      print ("Criando conexao"); // Printamos que estamos criando a conexão
      connection = new MySqlConnection (_source); // criando a conexao
      print ("Abrindo conexao"); // Printamos que estamos abrindo a conexão
      try { // tente
         connection.Open (); // abrir a conexao
         print ("Conexao aberta");
         return true; // retorna verdadeiro
      }catch(System.Exception e){ // se não conseguir
         Debug.LogError (e); // mostre o erro no console
         return false; // e retorne falso
      }
   }
   void ListarTodosOsDados(MySqlConnection _conn){
      MySqlCommand cmd = _conn.CreateCommand(); // criamos um comando vazio na conexao passada
      cmd.CommandText = "SELECT * FROM " + LoginTableName; // colocamos uma requisicao sql no comando pertencente a esta conexao
      MySqlDataReader dados = cmd.ExecuteReader (); // executamos este comando na conexao passada
      while (dados.Read ()) { // enquanto houver dados
         print("Dados: " + "ID: " + dados ["id_user"] + ". UserName: " + dados ["name_user"] + ". Senha: " + dados ["pass_user"] + ". Email: " + dados ["email_user"]  + "\n"); // Mostramos estes dados
      }
      dados.Close(); // por fim fechamos a leitura e o comando
      dados = null;
      cmd.Dispose();
      cmd = null;
   }
   void OnApplicationQuit (){ // Se a aplicação for fechada
      connection.Close (); // Fechamos a conexao
      connection = null;
      print ("Database Fechado"); // Printamos que foi fechado
   }
}

Para se pegar os dados utilizamos dados[nome do campo no banco de dados]. Exemplo:

Código:

string PegarSenhaDoUsuarioPeloID(MySqlConnection _conn,int id){
   string retSt;
   MySqlCommand cmd = _conn.CreateCommand(); // criamos um comando vazio na conexao passada
   cmd.CommandText = "SELECT pass_user FROM " + LoginTableName + "where id_user =" + id; // pegamos a senha do usuario que tiver o id passado
   MySqlDataReader dados = cmd.ExecuteReader (); // executamos este comando na conexao passada
   if (dados.Read ()) { // como existe apenas 1 usuario por id não precisamos do while.
      print("Senha: " + dados[pass_user]); // Mostramos esta senha
      retSt = dados[pass_user]);
   }
   dados.Close(); // por fim fechamos a leitura e o comando
   dados = null;
   cmd.Dispose();
   cmd = null;
   return retSt;
}

No exemplo criamos um simples método que pode ser usado para saber a senha do usuario a partir de seu id.
E retornamos esta senha. Iriamos utilizar assim:

Código:

print(PegarSenhaDoUsuarioPeloID(connection,2)); // irá printar a senha
string senha = PegarSenhaDoUsuarioPeloID(connection,this.id); // irá atribuir a senha

Demais explicações estão no script.

Agora o resultado:

Console:


PHP My Admin:


Qualquer duvida mandem abaixo.

Até!


Última edição por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:52 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Erro corrigido. Falha ao buscar por DLL.)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Chilinger em Sex Jul 01, 2016 6:48 pm

Irmao eu sei fazer igual o seu mas descobri pouco tempo depois que fazer em php e mas rapido

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Jul 01, 2016 8:29 pm

Na unity deu esse erro no script
Código:
Unhandled Exception: Mono.CSharp.InternalErrorException: Assets/Scripts/MyDataTut.cs(6,14): MyDataTut ---> Mono.CSharp.InternalErrorException: Assets/Scripts/MyDataTut.cs(12,33): MyDataTut.connection ---> System.IO.FileNotFoundException: Could not load file or assembly 'System.Drawing, Version=2.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a' or one of its dependencies.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:39 pm

Não é erro no banco de dados. Ocultei as informações para evitar de gente entrando.

Tente: Ir em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecione .NET 2.0


Última edição por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:53 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Jul 01, 2016 8:47 pm

RenanMSV escreveu:Não é erro no banco de dados. Ocultei as informações para evitar de gente entrando.

Tente:

Ir em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecione .NET 2.0
Ou ir na pasta  C:\Program Files\Unity\Editor\Data\Mono\lib\mono\2.0 e copiar o arquivo System.Data.dll para a pasta Plugins de seu projeto.

Volte aqui e diga qual funcionou, ou se não funcionou.
Mudei para .NET 2.0 e funcionou, vlw

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:50 pm

Vi agora, esqueci de mencionar que precisa alterar isso. Ai as dll não precisam serem importadas.
Vou colocar isto no post. Obrigado.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por rafaelllsd em Sex Jul 01, 2016 8:53 pm

Que massa, esse assunto é novo para mim mais acho bem legal, muito bom.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Chilinger em Qui Set 22, 2016 10:33 am

Renan fui a tras da resposta certa e vi que eu tinha falado algo erro pois se nao for c# a unity tem que buscar uma biblioteca fora entao demora mas logo banco com c# e mas rapido.

No meu nao estou conseguindo cadastrar e logar ao msm tempo com c# mysql so com php.

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