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[TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

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TUTORIAL [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 5:15 pm


Após o tutorial de SQLite que eu postei a algum tempo atrás, venho trazer agora o tutorial de banco de dados MySQL.

O banco de dados MySQL é um banco de dados online, que fica em um servidor. Portanto você precisará ter um host já contratado e ativo.
Você pode contratar um serviço pago ou um gratuito neste site: http://www.freesqldatabase.com/. Ou varios outros gratuitos na internet. Este foi só um exemplo.

Independente de qual você escolher lhe será dado um hostname, um nome de usuario, uma senha e talvez uma porta. E será com essas informações que você vai poder utilizar seu banco de dados em seus jogos.

Muito bem, ja tenho tudo isso. Vamos começar? Vamos.

Precisamos baixar o MySQL Connector neste site: http://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-Net/mysql-connector-net-5.0.9-noinstall.zip

Abra o zip e extraia o MySql.Data.dll que se encontra na pasta bin.

Crie uma pasta em seu Unity com o nome de Plugins e coloque a DLL lá.

Abra a pasta C:\Program Files\Unity\Editor\Data\Mono\lib\mono\2.0 ( depende de onde você instalou seu Unity ) e copie os arquivos I18N.dll e I18N.West.dll para a pasta Plugins do seu projeto do Unity.

Agora você TERA QUE IR em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecionar .NET 2.0

Caso você tenha escolhido usar o banco de dados do freesqldatabase.com basta voce logar aqui http://www.phpmyadmin.co/ para ter acesso a uma interface de administração de seu banco de dados.
Caso você escolha outro provedor do serviço verifique que o método dele é diferente.
Mas todos provedores vão levar você ao PHP My Admin.

Muito, bem agora vamos aos codigos.

Dentro do PHP My Admin clique em seu banco de dados, clique em SQL e cole este código aqui:

Código:
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `login_users` (
  `id_user` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  `name_user` varchar(255) NOT NULL,
  `pass_user` varchar(255) NOT NULL,
  `email_user` varchar(255) NOT NULL,
  PRIMARY KEY (`id_user`)
) ENGINE=MyISAM  DEFAULT CHARSET=utf8 AUTO_INCREMENT=3 ;


INSERT INTO `login_users` (`id_user`, `name_user`, `pass_user`, `email_user`) VALUES
(1, 'Usuario 1', 'senha123', 'asflasjf.com'),
(2, 'Usuario 2', 'senha321', 'asfhas@.com');

Clique em executar.

Com este código criamos uma tabela simples que guardará os usuarios de nosso jogo. Guardaremos nome, senha e email. Um ID será automaticamente criado para este usuario. Iremos nos basear sempre pelo ID do usuario para fazermos nossas requisições ao banco de dados.

Bem, feito isto podemos ir para o Unity.

Vejam aqui a string source usada para o MySQL se conectar: https://www.connectionstrings.com/mysql/

Crie um script C#:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using MySql.Data.MySqlClient; // importamos a dll
using UnityEngine.UI;

public class MyDataTut : MonoBehaviour {
   public string Host; // host do seu banco de dados
   public string Pass;   // senha do seu banco de dados
   public string User;   // nome de usuario do seu banco de dados
   public string DataBaseName; // nome do seu banco de dados
   public string LoginTableName; // nome da tabela do seu banco de dados.
   private MySqlConnection connection; // declaramos a conexao que iremos utilizar. podemos utilizar centenas de conexoes juntas
   private string source;

   void Start () {
      source = "Server=" + Host + ";Database= " + DataBaseName + ";Uid=" + User + ";Pwd="+ Pass +";"; // Estamos criando a source string para conexoes MySQL
      if (ConectarBanco(source)){ // perguntamos ao jogo se ele pode conectar
         ListarTodosOsDados(connection);// pedimos para ele listar todos os dados existentes no banco
      }
   }
   bool ConectarBanco(string _source){
      print ("Criando conexao"); // Printamos que estamos criando a conexão
      connection = new MySqlConnection (_source); // criando a conexao
      print ("Abrindo conexao"); // Printamos que estamos abrindo a conexão
      try { // tente
         connection.Open (); // abrir a conexao
         print ("Conexao aberta");
         return true; // retorna verdadeiro
      }catch(System.Exception e){ // se não conseguir
         Debug.LogError (e); // mostre o erro no console
         return false; // e retorne falso
      }
   }
   void ListarTodosOsDados(MySqlConnection _conn){
      MySqlCommand cmd = _conn.CreateCommand(); // criamos um comando vazio na conexao passada
      cmd.CommandText = "SELECT * FROM " + LoginTableName; // colocamos uma requisicao sql no comando pertencente a esta conexao
      MySqlDataReader dados = cmd.ExecuteReader (); // executamos este comando na conexao passada
      while (dados.Read ()) { // enquanto houver dados
         print("Dados: " + "ID: " + dados ["id_user"] + ". UserName: " + dados ["name_user"] + ". Senha: " + dados ["pass_user"] + ". Email: " + dados ["email_user"]  + "\n"); // Mostramos estes dados
      }
      dados.Close(); // por fim fechamos a leitura e o comando
      dados = null;
      cmd.Dispose();
      cmd = null;
   }
   void OnApplicationQuit (){ // Se a aplicação for fechada
      connection.Close (); // Fechamos a conexao
      connection = null;
      print ("Database Fechado"); // Printamos que foi fechado
   }
}

Para se pegar os dados utilizamos dados[nome do campo no banco de dados]. Exemplo:

Código:

string PegarSenhaDoUsuarioPeloID(MySqlConnection _conn,int id){
   string retSt;
   MySqlCommand cmd = _conn.CreateCommand(); // criamos um comando vazio na conexao passada
   cmd.CommandText = "SELECT pass_user FROM " + LoginTableName + "where id_user =" + id; // pegamos a senha do usuario que tiver o id passado
   MySqlDataReader dados = cmd.ExecuteReader (); // executamos este comando na conexao passada
   if (dados.Read ()) { // como existe apenas 1 usuario por id não precisamos do while.
      print("Senha: " + dados[pass_user]); // Mostramos esta senha
      retSt = dados[pass_user]);
   }
   dados.Close(); // por fim fechamos a leitura e o comando
   dados = null;
   cmd.Dispose();
   cmd = null;
   return retSt;
}

No exemplo criamos um simples método que pode ser usado para saber a senha do usuario a partir de seu id.
E retornamos esta senha. Iriamos utilizar assim:

Código:

print(PegarSenhaDoUsuarioPeloID(connection,2)); // irá printar a senha
string senha = PegarSenhaDoUsuarioPeloID(connection,this.id); // irá atribuir a senha

Demais explicações estão no script.

Agora o resultado:

Console:


PHP My Admin:


Qualquer duvida mandem abaixo.

Até!


Última edição por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:52 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Erro corrigido. Falha ao buscar por DLL.)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Chilinger em Sex Jul 01, 2016 6:48 pm

Irmao eu sei fazer igual o seu mas descobri pouco tempo depois que fazer em php e mas rapido

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Jul 01, 2016 8:29 pm

Na unity deu esse erro no script
Código:
Unhandled Exception: Mono.CSharp.InternalErrorException: Assets/Scripts/MyDataTut.cs(6,14): MyDataTut ---> Mono.CSharp.InternalErrorException: Assets/Scripts/MyDataTut.cs(12,33): MyDataTut.connection ---> System.IO.FileNotFoundException: Could not load file or assembly 'System.Drawing, Version=2.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=b03f5f7f11d50a3a' or one of its dependencies.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:39 pm

Não é erro no banco de dados. Ocultei as informações para evitar de gente entrando.

Tente: Ir em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecione .NET 2.0


Última edição por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:53 pm, editado 1 vez(es)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Jul 01, 2016 8:47 pm

RenanMSV escreveu:Não é erro no banco de dados. Ocultei as informações para evitar de gente entrando.

Tente:

Ir em Build Settings > Player Settings > Optimization e selecione .NET 2.0
Ou ir na pasta  C:\Program Files\Unity\Editor\Data\Mono\lib\mono\2.0 e copiar o arquivo System.Data.dll para a pasta Plugins de seu projeto.

Volte aqui e diga qual funcionou, ou se não funcionou.
Mudei para .NET 2.0 e funcionou, vlw

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por RenanMSV em Sex Jul 01, 2016 8:50 pm

Vi agora, esqueci de mencionar que precisa alterar isso. Ai as dll não precisam serem importadas.
Vou colocar isto no post. Obrigado.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por rafaelllsd em Sex Jul 01, 2016 8:53 pm

Que massa, esse assunto é novo para mim mais acho bem legal, muito bom.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Chilinger em Qui Set 22, 2016 10:33 am

Renan fui a tras da resposta certa e vi que eu tinha falado algo erro pois se nao for c# a unity tem que buscar uma biblioteca fora entao demora mas logo banco com c# e mas rapido.

No meu nao estou conseguindo cadastrar e logar ao msm tempo com c# mysql so com php.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Deiverson em Seg Dez 05, 2016 3:23 pm

Tenho uma preocupação relacionada na comunicação com o banco de dados remoto, podemos melhorar isso aplicando uma criptografia para que os dados não seja interceptados facilmente durante a comunicação?

Teria como fazer essa comunicação criptografada usando alguma API do Unity? Usar um HTTPS (até um certificado digital não valido) ou fazer essa consulta no banco via Webservice?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por artplayer em Seg Dez 05, 2016 5:19 pm

Deiverson escreveu:Tenho uma preocupação relacionada na comunicação com o banco de dados remoto, podemos melhorar isso aplicando uma criptografia para que os dados não seja interceptados facilmente durante a comunicação?

Teria como fazer essa comunicação criptografada usando alguma API do Unity? Usar um HTTPS (até um certificado digital não valido) ou fazer essa consulta no banco via Webservice?

Por isso o ideal é você deixar que o servidor manipule o banco de dados e não a Unity em si. Você envia os dados via WWWforms pra uma página php com apenas os parâmetros definidos e deixa que o php faz a consulta retornando apenas o desejado.
Eu só trabalho com consultas desta forma, e só em jogos online, daí restrinjo o meu apache a aceitar conexões somente do servidor, impedindo que os forms sejam manipulados por usuários mau intencionados.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por Deiverson em Seg Dez 05, 2016 6:03 pm

Sim, nesse caso você faz somente consultas, correto?

No caso da necessidade de sincronização de dados do cliente (podendo ser mobile ou pc) para servidor MySQL, qual seria uma solução do ponto de vista de uma arquitetura mais simples, para você conseguir inserir os dados remotos no banco? Webservice usando o PHP para inserir + algum outro mecanismo de criptografia?

Com o Apache HTTPD já da para garantir uma proteção maior evitando SQL Injection.

Minha preocupação seria na manipulação de dados envenenandos no POST, por que eu teria que sincronizar incluindo informações no banco de dados do servidor (não é Sql Injection e sim o jogador alterar por exemplo Level do personagem, que esta em 2, para 9999, alterar valores dos campos submetidos no form). Vou dar uma estudada nesse envio os dados via WWWforms, talvez já resolva.

Acho que pode depender muito mais da forma que está sendo projetado essa sincronização de dados, tanto de consumo do webservice como envio, no caso do envio que é mais complicado. Não sei se seria possivel ou bom encapsular os dados com criptografia um xml ou json (tambem não sei se o Unity suporta isso) e submeteria para o webservice descriptografar e fazer as atualizações no banco remoto. Talvez por HTTPS resolva essa questão de sincronização com segurança sem maiores problemas, vou dar uma verificada depois.


Última edição por Deiverson em Seg Dez 05, 2016 6:13 pm, editado 5 vez(es) (Razão : Adicionando mais informações sobre sincronização...)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Banco de dados || MySQL

Mensagem por artplayer em Seg Dez 05, 2016 6:48 pm

Deiverson escreveu:Sim, nesse caso você faz somente consultas, correto?

No caso da necessidade de sincronização de dados do cliente (podendo ser mobile ou pc) para servidor MySQL, qual seria uma solução do ponto de vista de uma arquitetura mais simples, para você conseguir inserir os dados remotos no banco? Webservice usando o PHP para inserir + algum outro mecanismo de criptografia?

Com o Apache HTTPD já da para garantir uma proteção maior evitando SQL Injection.

Minha preocupação seria na manipulação de dados envenenandos no POST, por que eu teria que sincronizar incluindo informações no banco de dados do servidor (não é Sql Injection e sim o jogador alterar por exemplo Level do personagem, que esta em 2, para 9999, alterar valores dos campos submetidos no form). Vou dar uma estudada nesse envio os dados via WWWforms, talvez já resolva.

Acho que pode depender muito mais da forma que está sendo projetado essa sincronização de dados, tanto de consumo do webservice como envio, no caso do envio que é mais complicado. Não sei se seria possivel ou bom encapsular os dados com criptografia um xml ou json (tambem não sei se o Unity suporta isso) e submeteria para o webservice descriptografar e fazer as atualizações no banco remoto. Talvez por HTTPS resolva essa questão de sincronização com segurança sem maiores problemas, vou dar uma verificada depois.

Foi uma das minhas primeiras preocupações quando comecei a usar WWWForms. Também sou um pouco paranoico com segurança, até contestei isso no fórum da Unity. Sempre fiquei me perguntando uma maneira de evitar que alguém manipule os dados do form que está sendo enviado. 
No final das contas, eu pensei em Ssh. Como eu disse, só preciso fazer isso em jogos online, oque é bem mais fácil de manter a segurança.


EDIT: Uma maneira eficaz de proteger os dados seria usar uma criptografia AES. Uma vez que ela usa uma chave secreta pra criptografar / descriptografar os dados, a única maneira de um hack conseguir a sua SecretKey seria descompilando o seu código. E, pra reforçar um pouco a segurança do código você poderia usar algum inibidor / ofuscador.


Última edição por artplayer em Seg Dez 05, 2016 7:27 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Sugestão de criptografia AES.)

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