(ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
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Callyde Jr
Zecandy
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(ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro". (Stephen King).
Introdução
A seguir uma curta e básica instrução com objetivo de elucidar os desenvolvedores iniciantes sobre alguns pontos importantes para se obter sucesso.
GDD(game design document ou documento de planejamento do jogo)
Quando o desenvolvedor dispõe de uma ideia para um jogo, primeiro é essencial pôr no papel e não introduzir em um motor do jogo, aplicativo de modelagem, etc…Ou até mesmo um desenvolvedor que trabalha sozinho não pode começar com ideias impossíveis no momento como criar um GTA V ou Resident Evil 7, jogos desse porte são criados por equipe de mais de 100 pessoas aproximadamente, tem deles que até 500! No GDD dispomos de várias opções, entre elas, pensar nos seguintes detalhes: E agora? Primeiro devo modelar o cenário, personagem ou elaborar a história? Digamos que o GDD ajuda o desenvolvedor a compor de forma organizada os seguintes itens: Mecânica, gênero, faixa etária, ambientação, controles, enredo, personagens, características dos personagens, como você quer que seu jogador aproveite o jogo, trilha sonora, interface, público alvo, entre outras inúmeras ideias.
Não possuo nenhuma especialidade, e agora?
Então comece a estudar algo: Uma linguagem de programação, motor de jogo, arte 3D, 2.5D, 2D, animação, etc...Recomenda-se aprender os mais populares.
Tenho uma especialidade, mas sou ruim nas demais! AH! Quero criar meu jogo mesmo assim
Ora, enriqueça seu projeto daquilo que você mais domina! Digamos: Sei modelar, mais sou péssimo em programação, enriqueça seu projeto de arte! Quanto a programação ou outras especialidades, aplique de forma simples ou recrute alguém com determinada especialidade.
Como fazer jogadores passar horas jogando meu jogo?
Você deve pensar em uma mecânica diferente para seu jogo, ensinar algo interessante e de grande serventia para os jogadores, principalmente unir dedicação, capricho e amor para seu projeto, jogue seu jogo favorito e perceba o que ele ensina para você, por que você é viciado nele, o que te faz ficar preso no jogo? A história? Jogabilidade? Humor? Conteúdo? A arte?
Público Alvo
Para quem você deseja destinar seu jogo? Para jogadores que gostam de terror, humor, ação, sangue, mulheres, exploração, história, quebra-cabeças? Ou seja, se seu público alvo for crianças, não faria sentido usar mulheres com poucas roupas, terror pesado, cenários obscuros, mas sim cenários coloridos, engraçados, músicas engraçadas, etc...
Essas dicas são extremante básicas! Para se aprofundar, estarei a dispor dos senhores(as) para tirar dúvidas, ou você pode aprofundar mais sobre os temas abordados com uma pesquisa na internet. Grato pela leitura, fiquem com Deus, paz saúde!
Joab Artes Gráficas- Membro
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Zecandy- Mestre
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Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Seguindo essas dicas sera muito bom para nossos projetos.
Bom tutorial.
Bom tutorial.
Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Muito boa as dicas !, como sempre digo nada é impossível com uma boa dedicação você vai o mais longe do que imagina, eu não sabia absolutamente nada sobre a unity, só sabia fazer servidor de SAMP de conhecimento a programação e hoje tenho meu projeto e me sinto orgulhoso por chegar aonde cheguei e pelo conhecimento que adquiri criando e excluindo diversos projetos, o melhor é sonhar com o grande para te dar a vontade de se aperfeiçoar cada vez mais e trazer a dedicação ao projeto , e até hoje tenho muito que aprender para chegar no meu objetivo.
Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Obrigado a todos! Desejo de verdade um grande sucesso em seus projetos!
Joab Artes Gráficas- Membro
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Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Mais algumas dicas básicas de como melhorar a qualidade de seus jogos
Primeiras Bases
Principais funções do Design de Jogos, basicamente:
- Esboçar o projeto
Pensar em como será o conceito do seu jogo, as animações, etc..
- Compor as regras
O que o jogador pode ou não executar durante o jogo.
- Implementar as mecânicas
Pensar em qual gênero pertence a seu jogo, ação, sangue, controles, conteúdo adulto, etc…
- Estruturar o enredo
Prescrever a história dos personagens, de um ambiente, de um objeto, em que época se passa, etc…
- Criar os objetivos
Qual o motivo do protagonista estar ali, o que busca, o que está tentando fazer.
- Formular um antagonismo
Algo que impede o jogador de concluir sua jornada.
- Produzir as perdas e ganhos
Em um jogo é obrigatório existir o perdedor e ganhador, um perder e ganhar.
- Gráficos
Se realistas, desenhos, etc…
- Sons
Efeitos, músicas.
Arte Conceitual
Arte Conceitual é o desenvolvedor pensar em como será a estética e características dos objetos do jogo, basicamente.
- Personagens
- Ambiente
- 3D
- 2.5D
- 2D
- Ter um conceito do que é cor e texturas
- Tons
- Composição
- Renderização
- Arte em pixel ou bitmap
- Arte vetorial
- História da arte
- GUI
Design de Personagens
Básicos:
- Época
- História
- Profissão
- Físico
- Pensamentos
- Onde vive
- Família
- Temperamento
- Humano, não humano
- Real, fictício, desenho
- Sexo
- Herói
- Meio herói
- Vilão
- Cores
- Texturas
- Características primárias, secundárias, etc...
Acima, dicas muito básicas mais focadas no conceito de DESIGN.
Joab Artes Gráficas- Membro
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Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Muito Bom;
A dedicação e o esforço é essencial;
A dedicação e o esforço é essencial;
Phph09- Profissional
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Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
"Como fazer jogadores passar horas jogando meu jogo?
Você deve pensar em uma mecânica diferente para seu jogo, ensinar algo interessante e de grande serventia para os jogadores, principalmente unir dedicação, capricho e amor para seu projeto, jogue seu jogo favorito e perceba o que ele ensina para você, por que você é viciado nele, o que te faz ficar preso no jogo? A história? Jogabilidade? Humor? Conteúdo? A arte?"
Era dessa parte que eu precisava.
cody0033- Avançado
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Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Pessoal, bom dia! Outrora estive ocupado, desse modo, não respondi vocês. Sendo assim venho hoje agradecer pelo contentamento de todos, e, sempre estou aberto para críticas e sugestões. Paz, saúde, sucesso, disciplina e foco em seus projetos!
Joab Artes Gráficas- Membro
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Idade : 32
Áreas de atuação : Unreal, Unity, Blender, Gimp.
Respeito as regras :
Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Boa noite queridos leitores, escrevi agora dicas básicas e baseadas em alguns GDDS (game design document ou documento de planejamento) para você requintar o desenvolvimento do seu projeto, bem como preservar a organização e para toda a equipe "ficar por dentro do projeto e segui-lo, talvez ajude você a ter um "norte".
Não consegui formatar o texto aqui, todavia tentei deixar o mais organizado possível, qualquer crítica, bem como palpites para acrescentar informações serão bem-vindas. TALVEZ EM ALGUNS DIAS E CONFORME TEMPO LIVRE, ESTAREI DISPONIBILIZANDO SPRITES ANIMADOS DE PERSONAGENS OU CENÁRIOS E DE GRAÇA E EM 2D.
DOCUMENTO DE PLANEJAMENTO
• Nome do jogo: SENSATIONS OF HEROES.
• Licença: Gratuita.
• Plataforma: Windows 10, Android.
• Jogadores: 1 jogador.
• Gênero: Ação, aventura, RPG, 2D, plataforma, rico em história, atmosférico, anime.
• Controladores: Controle Xbox One, teclado e mouse.
CONCEITO GERAL
• Resumo: O mundo do jogo se trata de fantasia o qual será possível interagir com alguns objetos presentes no mesmo, o jogador controla um homem e uma mulher, os quais são humanos e protagonistas do jogo, ambos são controlados em cenários diferentes, sendo que depois que eles forem ao planeta alternativo, ganharão habilidades especiais e distintas, desse modo o homem chamado Ricardo possuirá espada, escudo e armadura, sua habilidade é a força, manuseio de armas e resistência. Lisa carrega consigo vestes leves típicas de feiticeiras, sua habilidade é magia, agilidade, inteligência, furtividade, no entanto, possui pouca resistência. Ambos os personagens terão suas habilidades melhoradas conforme avança na aventura.
• Objetivo: Descobrir como e o porquê que ambos acordaram naquele planeta hostil, derrotar inimigos, resolver mistérios, conversar com NPCS (personagens não jogáveis), por fim sair daquele lugar.
• Recursos: Sistema de “level up” (Subir de nível), itens coletáveis pelo cenário, menu para troca de equipamentos, 2 personagens jogáveis, NPCS (personagens não jogáveis), cenário animado com sprites (texturas animadas e/ou imagens).
CONJUNTURA
• História: Em uma manhã de 08 de setembro de 2018, Ricardo sai de sua casa e vai a uma feira de física aberta ao público, onde serão expostos produtos tecnológicos, nessa mesma data e do outro lado da cidade, Lisa também foi observar a feira, diante disso, passam as horas e em algum local do bosque um experimento começa a gerar falhas, causando assim uma desordem no ambiente, onde o mesmo foi coberto por fortes luzes, depois do ocorrido Ricardo e Iisa acordam em um local desconhecido, porém locais diferentes e parecidos com a floresta a qual os dois estavam, e assim começam a aventura.
• Acontecimentos anteriores: Uma semana antes do ocorrido em 08 de setembro de 2018, uns alunos preparavam o experimento para ser exposto na feira, o experimento se trata de uma ciência que estuda a teoria do teletransporte de objetos ao seu redor, no entanto eles não imaginariam que funcionaria de fato, porque se tratava de teoria e algo nunca provado.
• Personagens: Ricardo, Iisa e NPCS.
• Objetos: Árvore, arbustos, flores, grama, pessoas, espada, escudo, magias, etc...
• Cenários: Floresta, cidade, bosque, planeta, etc…
• Inteligência artificial: Básica, interação simples com NPCS e outros objetos.
• Acontecimentos do jogo: Descrever comportamento dos personagens, do ambiente, inimigos, NPCS, diálogos, etc…
• Variações do jogo: Terá finais alternativos? Mais de 1 personagem jogável? Modo online? Etc…
• Referências: Foi criado em qual engine (motor de jogo), inspirado em quais obras? Aplicativos usados no desenvolvimento, etc…
INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO
PRIMEIROS PASSOS
Introdução: Ao abrir o jogo aparecerá uma tela com logo do motor que foi usado no desenvolvimento, aplicativos que auxiliaram no desenvolvimento, bem como logo do desenvolvedor.
Menu principal: Como plano de fundo terá uma imagem do jogo animada, no canto inferior direito o nome do jogo, no canto inferior centralizado uma instrução para o jogador prescrevendo para que serve cada função do menu, no canto superior esquerdo o nome “Novo Jogo”, abaixo “Configurações”, abaixo “Carregar Jogo” e abaixo “Fechar o Jogo”.
Para navegar pelo menu o jogador poderá usar um controle do Xbox One ou teclado e mouse, a opção selecionada será destacada com um plano de fundo e uma pequena imagem do jogo, ao movimentar por entre as opções ou selecionar alguma delas tocará um som.
Menu secundário: Ao selecionar “Configurações” o jogador será levado a outra tela onde terá as opções de áudio e gráficos.
Configuração do Áudio: Terá a opção de aumentar e diminuir volume.
Configuração do Gráfico: Terá as opções de “Tela Cheia”, “Resoluções” e “Qualidade do Gráfico”.
Ao selecionar “Novo Jogo” será levado a uma tela de “loading”.
Tela de loading: Canto inferior direito uma imagem animada, uma imagem de fundo do jogo e a frente instruções.
Após a tela de “loading” o jogo contará uma pequena história introdutória através de texto, imagens e som, contendo em que época de passa o jogo, uma pequena introdução aos personagens e ao seu ambiente. Depois do “loading” começará o jogo.
Continuar aqui o fluxo do seu jogo…
Não consegui formatar o texto aqui, todavia tentei deixar o mais organizado possível, qualquer crítica, bem como palpites para acrescentar informações serão bem-vindas. TALVEZ EM ALGUNS DIAS E CONFORME TEMPO LIVRE, ESTAREI DISPONIBILIZANDO SPRITES ANIMADOS DE PERSONAGENS OU CENÁRIOS E DE GRAÇA E EM 2D.
DOCUMENTO DE PLANEJAMENTO
• Nome do jogo: SENSATIONS OF HEROES.
• Licença: Gratuita.
• Plataforma: Windows 10, Android.
• Jogadores: 1 jogador.
• Gênero: Ação, aventura, RPG, 2D, plataforma, rico em história, atmosférico, anime.
• Controladores: Controle Xbox One, teclado e mouse.
CONCEITO GERAL
• Resumo: O mundo do jogo se trata de fantasia o qual será possível interagir com alguns objetos presentes no mesmo, o jogador controla um homem e uma mulher, os quais são humanos e protagonistas do jogo, ambos são controlados em cenários diferentes, sendo que depois que eles forem ao planeta alternativo, ganharão habilidades especiais e distintas, desse modo o homem chamado Ricardo possuirá espada, escudo e armadura, sua habilidade é a força, manuseio de armas e resistência. Lisa carrega consigo vestes leves típicas de feiticeiras, sua habilidade é magia, agilidade, inteligência, furtividade, no entanto, possui pouca resistência. Ambos os personagens terão suas habilidades melhoradas conforme avança na aventura.
• Objetivo: Descobrir como e o porquê que ambos acordaram naquele planeta hostil, derrotar inimigos, resolver mistérios, conversar com NPCS (personagens não jogáveis), por fim sair daquele lugar.
• Recursos: Sistema de “level up” (Subir de nível), itens coletáveis pelo cenário, menu para troca de equipamentos, 2 personagens jogáveis, NPCS (personagens não jogáveis), cenário animado com sprites (texturas animadas e/ou imagens).
CONJUNTURA
• História: Em uma manhã de 08 de setembro de 2018, Ricardo sai de sua casa e vai a uma feira de física aberta ao público, onde serão expostos produtos tecnológicos, nessa mesma data e do outro lado da cidade, Lisa também foi observar a feira, diante disso, passam as horas e em algum local do bosque um experimento começa a gerar falhas, causando assim uma desordem no ambiente, onde o mesmo foi coberto por fortes luzes, depois do ocorrido Ricardo e Iisa acordam em um local desconhecido, porém locais diferentes e parecidos com a floresta a qual os dois estavam, e assim começam a aventura.
• Acontecimentos anteriores: Uma semana antes do ocorrido em 08 de setembro de 2018, uns alunos preparavam o experimento para ser exposto na feira, o experimento se trata de uma ciência que estuda a teoria do teletransporte de objetos ao seu redor, no entanto eles não imaginariam que funcionaria de fato, porque se tratava de teoria e algo nunca provado.
• Personagens: Ricardo, Iisa e NPCS.
• Objetos: Árvore, arbustos, flores, grama, pessoas, espada, escudo, magias, etc...
• Cenários: Floresta, cidade, bosque, planeta, etc…
• Inteligência artificial: Básica, interação simples com NPCS e outros objetos.
• Acontecimentos do jogo: Descrever comportamento dos personagens, do ambiente, inimigos, NPCS, diálogos, etc…
• Variações do jogo: Terá finais alternativos? Mais de 1 personagem jogável? Modo online? Etc…
• Referências: Foi criado em qual engine (motor de jogo), inspirado em quais obras? Aplicativos usados no desenvolvimento, etc…
INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO
PRIMEIROS PASSOS
Introdução: Ao abrir o jogo aparecerá uma tela com logo do motor que foi usado no desenvolvimento, aplicativos que auxiliaram no desenvolvimento, bem como logo do desenvolvedor.
Menu principal: Como plano de fundo terá uma imagem do jogo animada, no canto inferior direito o nome do jogo, no canto inferior centralizado uma instrução para o jogador prescrevendo para que serve cada função do menu, no canto superior esquerdo o nome “Novo Jogo”, abaixo “Configurações”, abaixo “Carregar Jogo” e abaixo “Fechar o Jogo”.
Para navegar pelo menu o jogador poderá usar um controle do Xbox One ou teclado e mouse, a opção selecionada será destacada com um plano de fundo e uma pequena imagem do jogo, ao movimentar por entre as opções ou selecionar alguma delas tocará um som.
Menu secundário: Ao selecionar “Configurações” o jogador será levado a outra tela onde terá as opções de áudio e gráficos.
Configuração do Áudio: Terá a opção de aumentar e diminuir volume.
Configuração do Gráfico: Terá as opções de “Tela Cheia”, “Resoluções” e “Qualidade do Gráfico”.
Ao selecionar “Novo Jogo” será levado a uma tela de “loading”.
Tela de loading: Canto inferior direito uma imagem animada, uma imagem de fundo do jogo e a frente instruções.
Após a tela de “loading” o jogo contará uma pequena história introdutória através de texto, imagens e som, contendo em que época de passa o jogo, uma pequena introdução aos personagens e ao seu ambiente. Depois do “loading” começará o jogo.
Continuar aqui o fluxo do seu jogo…
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Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Bom dia, apenas subindo o tópico para quem se interessar em ler essas dicas básicas. Boa sorte a todos nessa caminhada de sucesso!
Joab Artes Gráficas- Membro
- PONTOS : 2364
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Re: (ARQUIVO) Leia aqui como obter sucesso com seu jogo independente?
Edit: Por favor, algum administrador do fórum, apague o ponto de interrogação no final do título desse tópico, percebi agora que ficou incoerente, que digitei sem querer he he he!
Joab Artes Gráficas- Membro
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