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[TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

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TUTORIAL [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qui 12 Nov 2015 - 16:29

Fala galera, fiz este tutorial explicando como fazer uma camera de visão noturna Very Happy






Em Window>Lighting, aconselho deixar:
"Ambiente Source" em Color
"Color" em (1, 1, 1, 255)
"Ambient Intensity" em 8
"Reflection Intensity" em 0.02


E lembre-se de fazer a exportação do shader "Unlit/Texture" conforme o vídeo mostra. Senão dará erros ao exportar o projeto




Script do tutorial:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;
using UnityStandardAssets.ImageEffects;
[RequireComponent(typeof(Camera))]
[RequireComponent(typeof(ScreenOverlay))]
[RequireComponent(typeof(EdgeDetection))]
[RequireComponent(typeof(NoiseAndScratches))]
[RequireComponent(typeof(SphereCollider))]
[RequireComponent(typeof(Rigidbody))]
public class VisNot : MonoBehaviour {
 //LEMBRAR DE EXPORTAR OS SHADERS
 [Range(15,100)]
 public int claridade = 50;
 [Range(0,0.1f)]
 public float intensidadeCor = 0.02f;
 public Color cor = Color.green;
 [Range(0,1)]
 public float intensidadeChuvisco = 0.03f;
 public GameObject TelaCamera;
 public Image nivelBateria;
 public Text textoBaterias;
 [Range(0,300)]
 public int duracaoBateria = 120;
 [Range(0,10)]
 public int quantInicBaterias = 5;
 [Range(0,10)]
 public int quantTotBaterias = 10;
 public string tagBaterias = "BATERIA";

 private Texture2D texturaDesligado;
 private RenderTexture renderTexture;
 private Camera cameraTextura;
 private ScreenOverlay clareador;
 private EdgeDetection colorador;
 private NoiseAndScratches chuviscador;

 private float tempBateria;
 private int quantBaterias;
 private bool camLigada = false,noturnLigada = false;
 private bool perto;
 private GameObject bateriaTemporaria;
 
 void Awake () {
 //SETAR COMPONENTES
 cameraTextura = GetComponent<Camera>();
 clareador = GetComponent<ScreenOverlay>();
 colorador = GetComponent<EdgeDetection>();
 chuviscador = GetComponent<NoiseAndScratches>();
 //criar nova textura
 texturaDesligado = new Texture2D (1, 1);
 texturaDesligado.SetPixel (1, 1, Color.black);
 //tela da camera
 renderTexture = new RenderTexture(256, 256, 16, RenderTextureFormat.ARGB32);
 renderTexture.Create();
 TelaCamera.GetComponent<Renderer>().material.shader = Shader.Find("Unlit/Texture");
 TelaCamera.GetComponent<Renderer> ().material.SetTexture ("_MainTex", renderTexture);
 //Camera
 GetComponent<SphereCollider> ().radius = 0.005f;
 GetComponent<SphereCollider> ().isTrigger = false;
 GetComponent<Rigidbody> ().isKinematic = true;
 cameraTextura.nearClipPlane = 0.01f;
 cameraTextura.targetTexture = renderTexture;
 //ScreenOverlay
 clareador.blendMode = ScreenOverlay.OverlayBlendMode.Multiply;
 clareador.intensity = claridade;
 //EdgeDetection
 colorador.mode = EdgeDetection.EdgeDetectMode.TriangleLuminance;
 colorador.lumThreshold = 0;
 colorador.sampleDist = 0;
 colorador.edgesOnly = intensidadeCor;
 colorador.edgesOnlyBgColor = cor;
 //NoiseAndScratches
 chuviscador.grainIntensityMin = intensidadeChuvisco;
 chuviscador.grainIntensityMax = intensidadeChuvisco;
 chuviscador.scratchIntensityMin = 0;
 chuviscador.scratchIntensityMax = 0;
 }

 void Start (){
 SetarVariaveis ();
 clareador.enabled = colorador.enabled = noturnLigada;
 tempBateria = duracaoBateria;
 quantBaterias = quantInicBaterias;
 }
 void Update () {
 if (Input.GetMouseButtonDown(1) && tempBateria > 0) {
 camLigada = !camLigada;
 SetarVariaveis ();
 }
 if (Input.GetKeyDown ("n")) {
 noturnLigada = !noturnLigada;
 clareador.enabled = colorador.enabled = noturnLigada;
 }
 if (camLigada == true) {
 if(noturnLigada == true){
 tempBateria -= Time.deltaTime*2;
 }else{
 tempBateria -= Time.deltaTime;
 }
 }
 if (tempBateria <= 0) {
 camLigada = false;
 SetarVariaveis ();
 }
 if (Input.GetKeyDown ("r") && quantBaterias > 0) {
 quantBaterias--;
 tempBateria = duracaoBateria;
 }
 nivelBateria.fillAmount = (tempBateria / duracaoBateria);
 textoBaterias.text = "" + quantBaterias;
 //PEGAR BATERIAS
 if (Input.GetKeyDown("e") && perto == true) {
 if(quantBaterias < quantTotBaterias){
 perto = false;
 Destroy(bateriaTemporaria.gameObject);
 quantBaterias++;
 }
 }
 }
 void SetarVariaveis (){
 if (camLigada == true) {
 TelaCamera.GetComponent<Renderer>().material.shader = Shader.Find("Unlit/Texture");
 TelaCamera.GetComponent<Renderer> ().material.SetTexture ("_MainTex", renderTexture);
 nivelBateria.enabled = true;
 textoBaterias.enabled = true;
 } else {
 TelaCamera.GetComponent<Renderer>().material.shader = Shader.Find("Standard");
 TelaCamera.GetComponent<Renderer> ().material.SetTexture ("_MainTex", texturaDesligado);
 TelaCamera.GetComponent<Renderer> ().material.SetColor ("_Color",new Color32(60,60,60,255));//diminuir a claridade do preto
 nivelBateria.enabled = false;
 textoBaterias.enabled = false;
 }
 }
 void OnTriggerEnter (Collider colisor){
 if (colisor.gameObject.CompareTag (tagBaterias)) {
 perto = true;
 bateriaTemporaria = colisor.gameObject;
 }
 }
 void OnTriggerExit (Collider colisor){
 if (colisor.gameObject.CompareTag (tagBaterias)) {
 perto = false;
 bateriaTemporaria = null;
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Sab 17 Set 2016 - 0:41, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por gustavo Games Indie em Qui 12 Nov 2015 - 17:45

cara to criando um game de guerra e queria saber como faço para enves de uma camera que gravasse queria aquele oculos de night vision como que qu faria um script pra fazer isso?

Um oculos de night vision que nao usase bateria cara me ajuda pfv todo dia to postando aqui no forum e digulgando para meus amigos.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Sex 13 Nov 2015 - 0:14

Basta utilizar os efeitos que eu citei no tutorial...

São scripts dos assets padrões da Unity
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por Animdude em Sex 13 Nov 2015 - 10:42

marcos como adicionar uma animação de o carinha tirando a camera
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 14 Nov 2015 - 19:12

Dê uma olhada neste tutorial, veja se ajuda...




Más você teria que alterar bastante coisa no sistema
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por diogo leite 123 em Qui 15 Set 2016 - 19:19

marcos esta dando erro no script   Assets/Plugins/OUTROS SCRIPTS S-CHARP/VisNot.cs(11,43): error CS1519: Unexpected symbol `:' in class, struct, or interface member declaration

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por Manawydan em Qui 15 Set 2016 - 19:37

so delete o:
 http://WWW.SCHULTZGAMES.COM
da linha 11
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por diogo leite 123 em Qui 15 Set 2016 - 19:43

ja fiz isso ... o erro que estou percebendo agora é esse

[RequireComponent(typeof(NoiseAndScratches))] linha 8

private NoiseAndScratches chuviscador;  linha 36

chuviscador = GetComponent(); linha 49

chuviscador.grainIntensityMin = intensidadeChuvisco;
chuviscador.grainIntensityMax = intensidadeChuvisco;
chuviscador.scratchIntensityMin = 0;
chuviscador.scratchIntensityMax = 0;

linhas 74 ao 77 

obrigado por responder

diogo leite 123
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 17 Set 2016 - 0:41

diogo leite 123 escreveu:ja fiz isso ... o erro que estou percebendo agora é esse

[RequireComponent(typeof(NoiseAndScratches))] linha 8

private NoiseAndScratches chuviscador;  linha 36

chuviscador = GetComponent(); linha 49

chuviscador.grainIntensityMin = intensidadeChuvisco;
chuviscador.grainIntensityMax = intensidadeChuvisco;
chuviscador.scratchIntensityMin = 0;
chuviscador.scratchIntensityMax = 0;

linhas 74 ao 77 

obrigado por responder

Você importou todos os efeitos conforme o vídeo?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por diogo leite 123 em Sab 17 Set 2016 - 12:35

sim marcos importei todos como no video e ainda continua esse erro 

fiz um projeto novo pra ver se era erro no meu projeto mas ainda continua a mesma coisa 

se puder ver agradeço

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Ter 20 Set 2016 - 0:32

Assistiu o tutorial passo a passo? Linkou tudo que o script pede?

Tenho a Unity 5.4.1 aqui, remontei o sistema nela e funcionou 100% O.o
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por darkdrezinho em Qua 16 Nov 2016 - 13:32

tem como vc fazer a parte de quarta baterrias pra lanterna?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por weslleyFx em Qua 16 Nov 2016 - 20:40

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por Dayzr em Sex 23 Dez 2016 - 21:50

Minha câmera esta rosa!Alguem pode me ajudar ???
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por John Rambo em Sex 23 Dez 2016 - 22:28

Dayzr escreveu:Minha câmera esta rosa!Alguem pode me ajudar ???

Mande print das suas configurações se puder, pode ter algo a ver com shaders
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Sab 24 Dez 2016 - 18:22

Dayzr escreveu:Minha câmera esta rosa!Alguem pode me ajudar ???

Está rosa na engine ou no jogo compilado?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por Dayzr em Seg 26 Dez 2016 - 16:53

MarcosSchultz escreveu:
Dayzr escreveu:Minha câmera esta rosa!Alguem pode me ajudar ???

Está rosa na engine ou no jogo compilado?
Na engine!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 28 Dez 2016 - 22:21

Vex, ai estamos mal.


O script adiciona vários componentes automaticamente na camera... Tente criar uma camera nova e adicionar os componentes um a um nesta camera nova, e ver qual está deixando a imagem rosa.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por tom ramber em Dom 18 Jun 2017 - 19:09

Após compilar o jogo a câmera também  ficou rosa...Na ensine toca normal...sabes o motivo Marcos?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por tom ramber em Dom 18 Jun 2017 - 19:25

tom ramber escreveu:Após compilar o jogo a câmera também  ficou rosa...Na engine toca normal...sabes o motivo Marcos?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por MarcosSchultz em Ter 20 Jun 2017 - 13:00

Por que a Unity não exporta automaticamente o shader 'Unlit/Texture' a princípio.

Vá em Edit > Project Settings > Graphics e adicione o shader "Unlit/Texture" na lista always. Talvez isto resolva.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna (Night vision) na Unity 5

Mensagem por tom ramber em Ter 20 Jun 2017 - 21:11

Deu certo...Realmente era apenas o shader...[img][/img]usei o sistema na mina da minha pistola...
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