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[TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

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TUTORIAL [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 12, 2014 1:16 pm

ATENÇÃO, O TUTORIAL ABAIXO ESTÁ ULTRAPASSADO. UMA NOVA VERSÃO ENCONTRA-SE NESTE LINK: http://www.schultzgames.com/t639-tutorial-camera-de-visao-noturna-night-vision-na-unity-5#3281



tutorial em vídeo:



Primeiramente adicione este script a sua camera:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class CameraRec : MonoBehaviour {
 public Texture renderizacaoDaCamera,focoDaCamera,SemZoom,ComZoom,REC;
 public Texture[] TexturaBateria;
 public int numeroBateriaIndice;
 public int qualBateriaTexturizar;
 public Light luzDaCamera;
 public bool ligado;
 public AudioClip audioDaCamera;
 public Camera mainCamera;
 public float zoom = 20;
 public float normal = 60;
 public float velocidadeDoZoom = 5;
 public bool estaComZoom;
 public static float TempoNORMALDeBateriaDaCamera = 10; // ESTE VALOR DEVE SER ALTERADO PELO SCRIPT
 public static float TempoTotalDeBateriaDaCamera;
 public bool SemBateria,boolRec;
 public float floatRec;
 //===================START=======================//
 void Start (){
 TempoTotalDeBateriaDaCamera = TempoNORMALDeBateriaDaCamera;
 numeroBateriaIndice = Mathf.RoundToInt (TempoTotalDeBateriaDaCamera) / TexturaBateria.Length;
 ligado = false;
 luzDaCamera.enabled = false;
 }
 //=================== TEXTURAS EM GERAL =======================//
 void OnGUI (){
 if(ligado == true){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,100); // RED,GREEN,BLUE,TRANSPARENCIA
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),renderizacaoDaCamera);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-focoDaCamera.width/2,Screen.height/2-focoDaCamera.height/2,focoDaCamera.width,focoDaCamera.height),focoDaCamera);
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.3f,Screen.width/10,Screen.height/10),TexturaBateria[qualBateriaTexturizar]);
 if(boolRec == true){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2-Screen.height/2.2f,Screen.width/15,Screen.height/13),REC);
 }
 if(estaComZoom == true){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/20,Screen.height/2-Screen.height/2.1f,Screen.width/10,Screen.height/8),ComZoom);
 }
 if(estaComZoom == false){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/20,Screen.height/2-Screen.height/2.1f,Screen.width/10,Screen.height/8),SemZoom);
 }
 }
 }
 void Update (){
 qualBateriaTexturizar = Mathf.FloorToInt ((TempoNORMALDeBateriaDaCamera-1)/numeroBateriaIndice);
 if(qualBateriaTexturizar <=0){ qualBateriaTexturizar = 0; }
 //=================== CRONOMETROS DA TEXTURA REC =======================//
 if(boolRec == true){
 floatRec += Time.deltaTime;
 }
 if(boolRec == false){
 floatRec -= Time.deltaTime;
 }
 if(floatRec>=0.6f){
 boolRec = false;
 }
 if(floatRec <= 0){
 boolRec = true;
 }
 //=================== PARAMETROS DA BATERIA =======================//
 if(ligado == true){
 TempoNORMALDeBateriaDaCamera -= Time.deltaTime;
 }
 if(TempoNORMALDeBateriaDaCamera >= TempoTotalDeBateriaDaCamera){
 TempoNORMALDeBateriaDaCamera = TempoTotalDeBateriaDaCamera;
 }
 if(TempoNORMALDeBateriaDaCamera <= 0){
 SemBateria = true;
 ligado = false;
 luzDaCamera.enabled = false;
 } else{
 SemBateria = false;
 }
 //=================== ZOOM DA CAMERA =======================//    
 if(Input.GetKeyDown ("z")){
 estaComZoom =! estaComZoom;
 }
 if(estaComZoom == true){
 camera.fieldOfView = Mathf.Lerp (camera.fieldOfView,zoom,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
 }else{
 camera.fieldOfView = Mathf.Lerp (camera.fieldOfView,normal,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
 }
 //=================== LIGAR A CAMERA =======================//  
 if(Input.GetMouseButtonDown (1) && SemBateria == false){
 if(ligado == true){
 ligado = false;
 luzDaCamera.enabled = false;
 audio.Stop ();
 audio.PlayOneShot(audioDaCamera);
 }else{
 ligado = true;
 luzDaCamera.enabled = true;
 audio.Stop ();
 audio.PlayOneShot(audioDaCamera);
 }
 }
 }
}

Jogue uma textura de chuvisco ou algo assim na variavel " Renderização da camera"
Jogue uma textura de " mira " ou centro de camera na variavel " foco da camera "
Jogue uma textura que simbolize zoom na variavel " Com Zoom "
Jogue uma textura que simbolize sem zoom na variavel " Sem Zoom "
Jogue uma textura que simbolize " está gravando " na variavel " REC "

Em TexturaBateria, adicione a quantidade de texturas que você tem, e linke elas da mais vazia para a mais cheia, estas devem simbolizar o nivel da bateria.
Na variavel Luz Da Camera, você deve linkar uma Point Light ali, e esta Point Light deve estar um pouco afrente da camera.
Na variavel Audio Da camera linke um audio que simbolize a ação de ligar e desligar a camera




Agora crie um novo script e jogue este codigo nele:

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Baterias : MonoBehaviour {
 public float CargaDaBeteria = 50;
 public bool EstaDentro;
 void OnTriggerEnter (){
 EstaDentro = true;
 }
 void OnTriggerExit (){
 EstaDentro = false;
 }
 void Update (){
 if(Input.GetKeyDown ("e") && EstaDentro == true){
 CameraRect.TempoNORMALDeBateriaDaCamera = CameraRect.TempoNORMALDeBateriaDaCamera + CargaDaBeteria;
 Destroy (gameObject);
 }
}
}

este é o script da sua bateria. apenas crie um objeto com aparencia de bateria, adicione um box collider a ele ( de tamanho que o player possa entrar ) e marque a opção IsTrigger.

toda vez que você entrar no colisor e apertar " e " você pega a bateria.



Camera feita.



OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, TROQUE O SCRIPT DA CAMERA POR ESTE ABAIXO:





Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class CameraRec : MonoBehaviour {
 public Texture renderizacaoDaCamera,focoDaCamera,SemZoom,ComZoom,REC;
 public Texture[] TexturaBateria;
 public int numeroBateriaIndice;
 public int qualBateriaTexturizar;
 public Light luzDaCamera;
 public bool ligado;
 public AudioClip audioDaCamera;
 public Camera mainCamera;
 public float zoom = 20;
 public float normal = 60;
 public float velocidadeDoZoom = 5;
 public bool estaComZoom;
 public static float TempoNORMALDeBateriaDaCamera = 10; // ESTE VALOR DEVE SER ALTERADO PELO SCRIPT
 public static float TempoTotalDeBateriaDaCamera;
 public bool SemBateria,boolRec;
 public float floatRec;
 //===================START=======================//
 void Start (){
 TempoTotalDeBateriaDaCamera = TempoNORMALDeBateriaDaCamera;
 numeroBateriaIndice = Mathf.RoundToInt (TempoTotalDeBateriaDaCamera) / TexturaBateria.Length;
 ligado = false;
 luzDaCamera.enabled = false;
 }
 //=================== TEXTURAS EM GERAL =======================//
 void OnGUI (){
 if(ligado == true){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,100); // RED,GREEN,BLUE,TRANSPARENCIA
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),renderizacaoDaCamera);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-focoDaCamera.width/2,Screen.height/2-focoDaCamera.height/2,focoDaCamera.width,focoDaCamera.height),focoDaCamera);
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.3f,Screen.width/10,Screen.height/10),TexturaBateria[qualBateriaTexturizar]);
 if(boolRec == true){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2-Screen.height/2.2f,Screen.width/15,Screen.height/13),REC);
 }
 if(estaComZoom == true){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/20,Screen.height/2-Screen.height/2.1f,Screen.width/10,Screen.height/8),ComZoom);
 }
 if(estaComZoom == false){
 GUI.color = new Color32(255,255,255,255);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/20,Screen.height/2-Screen.height/2.1f,Screen.width/10,Screen.height/8),SemZoom);
 }
 }
 }
 void Update (){
 qualBateriaTexturizar = Mathf.FloorToInt ((TempoNORMALDeBateriaDaCamera-1)/numeroBateriaIndice);
 if(qualBateriaTexturizar <=0){ qualBateriaTexturizar = 0; }
 //=================== CRONOMETROS DA TEXTURA REC =======================//
 if(boolRec == true){
 floatRec += Time.deltaTime;
 }
 if(boolRec == false){
 floatRec -= Time.deltaTime;
 }
 if(floatRec>=0.6f){
 boolRec = false;
 }
 if(floatRec <= 0){
 boolRec = true;
 }
 //=================== PARAMETROS DA BATERIA =======================//
 if(ligado == true){
 TempoNORMALDeBateriaDaCamera -= Time.deltaTime;
 }
 if(TempoNORMALDeBateriaDaCamera >= TempoTotalDeBateriaDaCamera){
 TempoNORMALDeBateriaDaCamera = TempoTotalDeBateriaDaCamera;
 }
 if(TempoNORMALDeBateriaDaCamera <= 0){
 SemBateria = true;
 ligado = false;
 luzDaCamera.enabled = false;
 } else{
 SemBateria = false;
 }
 //=================== ZOOM DA CAMERA =======================//    
 if(Input.GetKeyDown ("z")){
 estaComZoom =! estaComZoom;
 }
 if(estaComZoom == true){
 GetComponent<Camera>().fieldOfView = Mathf.Lerp (GetComponent<Camera>().fieldOfView,zoom,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
 }else{
 GetComponent<Camera>().fieldOfView = Mathf.Lerp (GetComponent<Camera>().fieldOfView,normal,Time.deltaTime*velocidadeDoZoom);
 }
 //=================== LIGAR A CAMERA =======================//  
 if(Input.GetMouseButtonDown (1) && SemBateria == false){
 if(ligado == true){
 ligado = false;
 luzDaCamera.enabled = false;
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(audioDaCamera);
 }else{
 ligado = true;
 luzDaCamera.enabled = true;
 GetComponent<AudioSource>().Stop ();
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(audioDaCamera);
 }
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 9:18 pm, editado 2 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por jokinha2189 em Qui Mar 26, 2015 12:27 pm

Olá marcos. Pode disponibilizar para mim sua pasta onde voce tem todas as texturas utilizadas neste tutorial? e o som da camera onde voce conseguiu. pode dar pra mim isso por favor? aguardo

Abraço de Portugal

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Mar 26, 2015 11:17 pm

Olá, desculpe a demora para responder Very Happy


Quanto as imagens, não tenho mais elas pois formatei o PC e acabei perdendo aquele projeto... Sad
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por jokinha2189 em Sex Mar 27, 2015 5:20 am

Na renderizaçao da camera e no foco da camera que textura voce colocou? de onde fez o download dessas texturas? e que no tutorial nao da pra ver muito bem... aguardo Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Mar 27, 2015 12:06 pm

a textura de Rec eu peguei no google imagens mesmo, e as outras eu fiz no Photoshop
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por jokinha2189 em Qua Abr 01, 2015 4:10 pm

Marcos apareceu um erro aqui para mim que eu nao sei o que significa. Pode ajudar-me por favor?

o erro e esse:
DivideByZeroException: Division by zero CameraRec.Start () (at Assets/Scripts/CameraRec.cs:23)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Abr 01, 2015 4:56 pm

Você não colocou nenhuma textura nas variaveis das texturas de bateria...

Nenhuma array pode estar vazia, todas as variaveis tem que estar preenchidas de acordo com o vídeo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por cosmoplay em Qua Abr 22, 2015 1:37 pm

eu uso a unity 5 e ela não me fala em que linha ou qual é o erro,
quando eu coloco o script da bateria, simplesmente da erro e eu não sei o que é


descobri o erro Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 23, 2015 12:43 pm

tem como mandar print da bateria com o script???


Já conferiu se o nome do script é o mesmo que esta no MonoBehaviour?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por cosmoplay em Qui Abr 23, 2015 5:12 pm

Acontece que eu copiei o script aqui do site e na linha 13 esta escrito "RECT" igual no vídeo
obrigado
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por carlos2305 em Ter Maio 05, 2015 11:56 pm

onde voce baixor os aquivos

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por GibsonDKS em Qua Jul 01, 2015 1:41 pm

O meu esta dando um Erro

IndexOutOfRangeException: Array index is out of range.
CameraRec.OnGUI () (at Assets/Scripts/CameraRec.cs:34)


No script da Camera quando eu a ligo
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Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 02, 2015 1:47 pm

Você não linkou todos os itens que o script pediu pelo que parece
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por GibsonDKS em Qui Jul 02, 2015 3:29 pm

Eu linkei as Texturas (Coloquei 4) linkei o Point Light, Linkei as texturas do Rec,Zoom in e out e Renderização e o Foco, Linkei o Som tbm, Main Camera.

Acontece o Seguinte, ele inicia o game com ela desligada, ao clicar com o botao no mouse ele minimiza e da o erro, na aba inspector a range do "qualTextura..." ele marca como 4, o certo seria 3 né? Partindo do 0, se eu edito com ele aberto e coloco 3 no lugar do 4 e tiro o pause do jogo fica normal. ele esta retornando o mesmo numero de textura (4) e não o indice do array.
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Mensagem por GibsonDKS em Sex Jul 03, 2015 3:39 pm

Marcos veja o que eu fiz pra funcionar.

na linha 34 (Script para Unity 5) estava da seguinte forma:

Código:
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.3f,Screen.width/10,Screen.height/10),TexturaBateria[qualBateriaTexturizar]);

eu adicionei um -0 no final e ficou assim:

Código:
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.3f,Screen.width/10,Screen.height/10),TexturaBateria[qualBateriaTexturizar-0]);

desta forma não deu mas index outRange.

Agora o porquê eu não sei, mas ta funcionando perfeitamente.
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Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jul 05, 2015 1:14 pm

hahaha, não faz minimo sentido tirar "0" de um indice... más não vou contestar pois já tive MUITOS bugs relacionados a indices com arrays e sei que ocorrem direto kkkkk Very Happy
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Mensagem por GustavoMaster em Seg Jul 06, 2015 2:29 pm

Mano esse e meu script da arma em c#
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class PistolBehavior : MonoBehaviour {
public ProjetilBehavior Bala;
public ParticleSystem Fogo;
public int NumeroBalas = 20;
public int Municao = 2;
private int BalasIniciais;


// Use this for initialization
void Start () {
BalasIniciais = NumeroBalas;

}

// Update is called once per frame
void Update () {
if(Input.GetButtonDown("Fire1")&& NumeroBalas > 0){
Instantiate(Bala, transform.position, transform.rotation);
Fogo.Emit(1);
NumeroBalas --;
}
if(Input.GetKeyDown(KeyCode.R)){
if(Municao > 0)
Municao--;

if(NumeroBalas <= BalasIniciais){
NumeroBalas = 0;
NumeroBalas += BalasIniciais;
}



}


}
}

o sistema de recarregar ta funcionando direitinho mas tipo se o numero de munições de reserva for 0 também recarrega vc podia me ajudar a criar uma limitação pra tipo quando o valor da munição for igual a 0 a tecla R nao vai funcionar

Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por GibsonDKS em Seg Jul 06, 2015 4:01 pm

Não sei se pode ajudar , mas porque vc nao coloca um else if depois de :

Código:
if(Input.GetKeyDown(KeyCode.R)){
if(Municao > 0)
Municao--;
assim
Código:
else if(Municao =0){

Debug.Log("out ammo"); // substitui o Debug.log por algum tipo de informação que aparece na tela

}
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Mensagem por di745 em Ter Jul 07, 2015 2:05 pm

Legal!

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Mensagem por zeca urubu em Dom Out 04, 2015 11:13 pm

Marcos o meu tbm esta com o mesmo erro que o do GibsonDKS ja botei -0 e coloquei tudo certo na camera meu unity é o 4.  

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Mensagem por jhoydossantosds em Ter Out 13, 2015 9:39 am

Marcos Eu Nn Entendi os negocios da texturas Com Zoom sem Zoomm me ajuda ???????

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Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 13, 2015 12:34 pm

Brother, basta assistir o vídeo

Com zoom é uma textura que representa que você está com zoom, sem zoom é uma textura que representa que você está sem zoom O.o Ué
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Mensagem por ismarspn em Ter Out 13, 2015 1:44 pm

Postei um Pack com texturas PNG pra esse tutorial(Camera de visão noturna), está ai o link pra quem quiser(Link seguro, arquivos sem virus):

https://mega.nz/#!6AgiCRxT!4Huw0CeM7kbEz2QcDcK9qpPu9h7txOw524lvXx2YZS4
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por Animdude em Ter Nov 03, 2015 7:52 pm

Marcos com fazer um sitema de camera como a de outlast que mostra ele abrindo a camera ?????????
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 03, 2015 11:26 pm

Pretendo refazer este tutorial, más agora com a Unity 5... 

Vou tentar sanar todas as dúvidas do sistema antigo com um novo mais eficaz Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Camera de visão noturna estilo OUTLAST

Mensagem por zeca urubu em Sab Nov 07, 2015 12:44 am

Marcos o meu ainda esta com erro de IndexOutOfRangeException: Array index is out of range.

           Meu JOGO para quem quiser testar não esta feito mais só pra testar: http://www.4shared.com/rar/OEaT0s6uba/Alpha_JOGO_.html

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