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Como acesso uma variável em outro script?

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DÚVIDA Como acesso uma variável em outro script?

Mensagem por GabrielBs1409 em Qua Dez 06, 2017 3:55 pm

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;

public class VidaArovre : MonoBehaviour {

   public float VidaArvore = 3f;
   public GameObject Madeira;
   public Transform PosicaoSpawnMa;
   bool cortando;


   void Start () {
      
   }
   

   void Update () {
      if (VidaArvore == 0f) {
         Instantiate (Madeira, PosicaoSpawnMa.position, PosicaoSpawnMa.rotation);
         this.gameObject.SetActive (false);
      }
      if (Input.GetKeyDown (KeyCode.Mouse0) && cortando == true) {
         VidaArvore -= 1;      
      }
   }
   void OnTriggerEnter(Collider Colisaun){
      if(Colisaun.gameObject.tag == "Machado"){
         Debug.Log ("CORTANDO");
            cortando = true;
      }
   }
}
Eu coloquei o script na aba de script, não sei se vai funcionar...


Na parte do script onde eu aperto o MOUSE0, era ali que queria colocar uma variável bool de outro script. Seria possível isso?

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DÚVIDA Re: Como acesso uma variável em outro script?

Mensagem por dimmuo em Qua Dez 06, 2017 4:24 pm

Sim, existem vários métodos de comunicação entre classes, citarei três aqui:

1. Referencia
Nesse modelo é necessário que você criei um campo do tipo da classe que deseja acessar o seu membro e passe a classe via GetComponent();. Porém dessa forma é necessario que ambas as classes sejam MonoBehaviour e estejam no mesmo GameObject ou Filho (GetComponentInChildren) ou (GetComponentInParent) para os pais.

2. Referencia com Instanciação
Segue o mesmo principio da primeira, porém aqui ao invés de usar GetComponent, você ira usar a keyword "new" para fazer uma instância de uma nova classe.

3. Singleton
Esse modelo é o mais indicado para ser usado em classes que necessitam de controles globais (o que nao é uma boa prática, porém é a unica forma de se fazer na Unity)


Para saber mais leia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Singleton

https://docs.microsoft.com/pt-br/dotnet/csharp/language-reference/keywords/new

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/GameObject.GetComponent.html

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/GameObject.GetComponentInChildren.html

https://docs.unity3d.com/ScriptReference/GameObject.GetComponentInParent.html
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DÚVIDA Re: Como acesso uma variável em outro script?

Mensagem por John Rambo em Qui Dez 07, 2017 9:20 pm

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DÚVIDA Re: Como acesso uma variável em outro script?

Mensagem por Flávio em Dom Dez 10, 2017 4:50 am

Voces falaram sobre o GetComponentInChildren e GetComponentInParent!
Qual a diferença entre eles?
Quando é que se deve usar um ou outro?
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DÚVIDA Re: Como acesso uma variável em outro script?

Mensagem por recagonlei em Dom Dez 10, 2017 12:07 pm

Flávio escreveu:Voces falaram sobre o GetComponentInChildren e GetComponentInParent!
Qual a diferença entre eles?
Quando é que se deve usar um ou outro?

Children = Filhos
Parent = Pais

Ou seja, você utiliza de acordo com a necessidade da hierarquia... Para pegar o componente ou no(ou nos com o GetComponents) filho ou pai... Abraços, até mais!
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DÚVIDA Re: Como acesso uma variável em outro script?

Mensagem por Flávio em Seg Dez 11, 2017 12:36 am

recagonlei escreveu:
Flávio escreveu:Voces falaram sobre o GetComponentInChildren e GetComponentInParent!
Qual a diferença entre eles?
Quando é que se deve usar um ou outro?

Children = Filhos
Parent = Pais

Ou seja, você utiliza de acordo com a necessidade da hierarquia... Para pegar o componente ou no(ou nos com o GetComponents) filho ou pai... Abraços, até mais!

Certo mas por exemplo, eu tenho um objeto pai e um filho dentro dele, se eu quero pegar o componente do filho, eu tenho que usar o GetComponentInChildren?  E se for o pai eu tenho que usar o GetComponentInParent?

Não basta usar o GetComponent comum para os dois?
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DÚVIDA Re: Como acesso uma variável em outro script?

Mensagem por recagonlei em Seg Dez 11, 2017 1:14 pm

Por exemplo, se você tem acesso ao GameObject do filho, você pode usar apenas o GetComponent:


Código:
public GameObject m_myChild;

void Start(){
    Rigidbody tempRb = m_myChild.GetComponent<Rigidbody>();
}

Isso pega o Rigid do filho, de acordo com o Objeto declarado, o script está no pai e a variável setada, por isso pode pegar com o GetComponent, por estar explícito o objeto!

Mas, se você quer apenas ir de acordo com um Objeto(o pai ou filho) sem declara-lo, você então usa o GetComponentInChildren(ou Parent se for o filho que está com o script ou em referência do método):

Código:
void Start(){
   Rigidbody tempRb = gameObject.GetComponentInChildren<Rigidbody>();
}

A variável gameObject se refere ao objeto que está o script, ou seja, se ele tenha um filho que tem um Rigidbody, então você pode acessar pelo seu pai!

Espero que tenha entendido, até!
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