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[TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por MatadorLkre em Sex Nov 06, 2015 10:29 pm

Código:
//Criado Por : Lucio Henrique
//Versao 1.0.
//Precisa de um Audio Source.
//Unity 5
//Colocar Na Arma.

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PistolBehaviour : MonoBehaviour {

 public BulletBehaviour Bullet; //Bala.
 public Transform CanoArma;    // De Onde Vai Sair o Tiro.
 public ParticleSystem FireParticle; // Particula de Fogo.

 public float FireRate = 0.1f;        //Tempo Para Arma ATIRAR.
 private float currentTimeToFire = 0; //Cronometro.
 private bool canFire = true;         //Poder ou Nao Atirar.

 void Update () {

 if (canFire == false) { //Se Pode Atirar for Falso.
 currentTimeToFire += Time.deltaTime; //Cronometro Começa A contar.
 if(currentTimeToFire > FireRate){ // Se Cronometro For Maior que Tempo para Atira.
 currentTimeToFire = 0;  //Cronometro vai Zerar.
 canFire = true;   //Pode Atirar Fica True.


 }
 
 }
 
 if (Input.GetButton ("Fire1") && canFire == true){ //Se Aperta Botao Esq. do Mouse.
 Instantiate(Bullet, CanoArma.position,CanoArma.rotation); //A Bala vai Sair do CanoArma.
 canFire = false;   // E Pode Atirar fica False.
 FireParticle.Emit (1); //E A Particula Aparece.
 GetComponent<AudioSource>().Play(); // E Solta um Audio


 }

 }
 }

]

Código:
//Lucio Henrique
//Unity 5
//Colocar na BALA.

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class BulletBehaviour : MonoBehaviour {

 public float speed = 10; // Velocidade da Bala.
 public float TimeToLive = 2;  // Tempo que A Bala vai ficar na Cena.
 private float currentTimeToLive = 0; //Cronometro.

 void Start () {
 
 }

 void Update () {

 currentTimeToLive += Time.deltaTime;  //Cronometro vai Receber o TEMPO.

 if (currentTimeToLive > TimeToLive) //Se Cronometro for Maior que Tempo da Bala.
 Destroy (gameObject);    //Bala Vai Ser Destruida.

 transform.Translate (Vector3.forward * speed); //A BALA VAI ANDAR PARA FRENTE
 
 }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 22, 2015 11:54 am

Me ajudou muito, eu tentei fazer um sistema de você tem 30 balas, e quando chega a 0 para de atira, mais infelizmente não consegui, tem algum modo de fazer isto neste script?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por ismarspn em Ter Dez 22, 2015 12:14 pm

É muito simples, amigo, é só você colocar um int com o tanto de balas que você tem, aí quando esse tanto for igual a 0 é só colocar o "canFire" como false.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 22, 2015 12:21 pm

Já fiz isso, mais quando quantBullet chega a 0, ele ainda atira
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PistolBehaviour : MonoBehaviour {

   public BulletBehaviour Bullet; //Bala.
   public Transform CanoArma;    // De Onde Vai Sair o Tiro.
   public ParticleSystem FireParticle; // Particula de Fogo.
   public int quantBullet;
   public float FireRate = 0.1f;        //Tempo Para Arma ATIRAR.
   private float currentTimeToFire = 0; //Cronometro.
   private bool canFire = true;         //Poder ou Nao Atirar.
   void Start () {
      quantBullet = 30;


   }
   void Update () {

      if (canFire == false) { //Se Pode Atirar for Falso.
         currentTimeToFire += Time.deltaTime; //Cronometro Começa A contar.
         if(currentTimeToFire > FireRate){ // Se Cronometro For Maior que Tempo para Atira.
            currentTimeToFire = 0;  //Cronometro vai Zerar.
            canFire = true;   //Pode Atirar Fica True.


         }

      }

      if (Input.GetButton ("Fire1") && canFire == true){ //Se Aperta Botao Esq. do Mouse.
         Instantiate(Bullet, CanoArma.position,CanoArma.rotation); //A Bala vai Sair do CanoArma.
         canFire = false;   // E Pode Atirar fica False.
         FireParticle.Emit (1); //E A Particula Aparece.
         GetComponent<AudioSource>().Play(); // E Solta um Audio
         quantBullet -= 1;




   
      }
      if(quantBullet == 0) {
         canFire = false;
   }
   }
}


o script que editei está errado?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por Stipp em Ter Dez 22, 2015 12:52 pm

Tenta isso:
Código:

      if (canFire == false) { //Se Pode Atirar for Falso.

        currentTimeToFire += Time.deltaTime; //Cronometro Começa A contar.

        if((currentTimeToFire > FireRate) && (quantBullet > 0)){ // Se Cronometro For Maior que Tempo para Atira.

            currentTimeToFire = 0;  //Cronometro vai Zerar.

            canFire = true;  //Pode Atirar Fica True.

        }

      }


Agora é só testar e apagar a ultima parte onde ele verifica.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Dez 22, 2015 12:54 pm

A lógica está errada sim meu caro, veja este trecho do script

Código:
if (canFire == false) { //Se Pode Atirar for Falso.
         currentTimeToFire += Time.deltaTime; //Cronometro Começa A contar.
         if(currentTimeToFire > FireRate){ // Se Cronometro For Maior que Tempo para Atira.
            currentTimeToFire = 0;  //Cronometro vai Zerar.
            canFire = true;  //Pode Atirar Fica True.
         }
      }

Se "canFire" ficou false, você tem um auto ativador para ele, independente de ter balas ainda ou não
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 22, 2015 1:32 pm

Revendo o script, eu consegui, fazer alguma logica e agora está funcionando.

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
public class PistolBehaviour : MonoBehaviour {

   public BulletBehaviour Bullet; //Bala.
   public Transform CanoArma;    // De Onde Vai Sair o Tiro.
   public ParticleSystem FireParticle; // Particula de Fogo.
   public int quantBullet;
   public float FireRate = 0.1f;        //Tempo Para Arma ATIRAR.
   private float currentTimeToFire = 0; //Cronometro.
   private bool canFire = true;         //Poder ou Nao Atirar.
   void Start () {
      quantBullet = 30;


   }
   void Update () {

      if (canFire == true) { //Se Pode Atirar for Falso.
         currentTimeToFire += Time.deltaTime; //Cronometro Começa A contar.
         if(currentTimeToFire > FireRate){ // Se Cronometro For Maior que Tempo para Atira.
            currentTimeToFire = 0;  //Cronometro vai Zerar.
            canFire = true;   //Pode Atirar Fica True.


         }

      }

      if (Input.GetButton ("Fire1") && canFire == true){ //Se Aperta Botao Esq. do Mouse.
         Instantiate(Bullet, CanoArma.position,CanoArma.rotation); //A Bala vai Sair do CanoArma.
         canFire = true;   // E Pode Atirar fica False.
         FireParticle.Emit (1); //E A Particula Aparece.
         GetComponent<AudioSource>().Play(); // E Solta um Audio
         quantBullet -= 1;




   
      }
      if(quantBullet == 0) {
         canFire = false;
   }
   }
}


@Edit
Mais surge outro problema, dai o script não respeita o tempo de tiro.
se alguem tiver uma solução.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por Stipp em Ter Dez 22, 2015 2:27 pm

Cara eu postei a solução lá em cima.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como Fazer (Arma e Bala) Para Jogo De FPS

Mensagem por rafaelllsd em Ter Dez 22, 2015 2:50 pm

Obrigado, confundi as resposta.
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