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[TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

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TUTORIAL [TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

Mensagem por marcos4503 em Qui Jul 20, 2017 4:29 pm

Oi, hoje vou ensinar uma coisa muito útil, que é o download in-game do arquivo OBB do seu jogo. Antes de começar, vocês devem ter em mente algumas coisas sobre o arquivo OBB, então vamos lá.

Versão da Unity recomendada: 2017.1 ou superior

- O APK possui TODOS os scripts do seu jogo e os arquivos necessarios para rodar a primeira cena
- O OBB possui todos os arquivos que não estão na primeira cena
- O seu jogo DEVE ter um arquivo OBB se for maior do que 100MB. É uma regra da Google Play

Você tambem já deve ter tido aquele velho problema de quando baixa o seu jogo da Google Play, ele simplesmente não carrega e fica travado na primeira cena. Isso acontece porque as vezes o APK baixado da Google Play não consegue encontrar o arquivo OBB. Neste tutorial você vai aprender a solucionar isso.

Lembre-se: Este tutorial só vai servir se você possui uma conta de desenvolvedor da Google Play.

Bom. Antes de começar, você deve configurar a Unity para gerar arquivos OBB quando você compila seu projeto. Para isso, vá até "File" > "Build Settings" > "Player Settings" > Na aba inspector, vá até "Publishing Settings" > Marque a caixa "Split Application Binary". Feito isso, a Unity já vai gerar seu arquivo OBB, sempre que você compilar.

Agora vamos ao que interessa. Nós vamos usar um plugin da propria Unity, o "Google Play OBB Downloader". Ele pode ser baixado por aqui:
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/3189

Baixe-o e importe para seu projeto.

Vamos então ao passo a passo:

CONFIGURAÇÃO DO PLUGIN

Vá até seu console de desenvolvimento do Google Play, selecione o aplicativo desejado.
Vá até a aba "Ferramentas de desenvolvimento"
Vá até "Serviços e APIs"
Procure por "Sua chave de licença para este app"
Logo abaixo disso você vai ver um código enorme com varias letras e numeros aleatórios. Esse é sua chave publica RSA Base64, ela é usada para interligar seu APK com a Google. Copie-a.
Vá até a Unity, e procure pela pasta "Plugins" em seu projeto
Em seguida vá até a pasta "Android"
Abra o script C# "GooglePlayDownloader"
No script, procure por essa linha:

Código:

      using (AndroidJavaClass dl_service = new AndroidJavaClass("com.unity3d.plugin.downloader.UnityDownloaderService"))
      {
       // stuff for LVL -- MODIFY FOR YOUR APPLICATION!
         dl_service.SetStatic("BASE64_PUBLIC_KEY", "REPLACE THIS WITH YOUR PUBLIC KEY");
       // used by the preference obfuscater
         dl_service.SetStatic("SALT", new byte[]{1, 43, 256-12, 256-1, 54, 98, 256-100, 256-12, 43, 2, 256-8, 256-4, 9, 5, 256-106, 256-108, 256-33, 45, 256-1, 84});
      }

Substitua o "REPLACE THIS WITH YOUR PUBLIC KEY" pela sua chave RSA Base64. Certifique-se de que ela esteja realmente correta e que não tenha nenhum espaço ou algo assim.

Pronto! O Plugin em si, já está checando o arquivo OBB. Agora, o seu APK já consegue buscar pelo arquivo, mais ainda não acabamos.

VERIFICANDO SE A INTEGRIDADE DA OBB E EXECUTANDO SEU DOWNLOAD

Ok. Isso é relativamente simples. Tudo que vamos precisar é de algumas linhas de código. Aqui esta:

Código:

        if (Application.platform == RuntimePlatform.Android == true) //Aqui verificamos se esta sendo rodado num dispositivo Android, se sim, a verificação é rodada
        {
            Memoria = GooglePlayDownloader.GetExpansionFilePath(); //Aqui pegamos o local da memoria, pelo plugin
            LocalOBB = GooglePlayDownloader.GetMainOBBPath(Memoria); //Aqui pegamos o diretorio do arquivo OBB
            LocalPasta = GooglePlayDownloader.GetPatchOBBPath(Memoria); //Aqui pegamos o local da pasta do arquivo OBB

            if(LocalOBB == null) //Se o local da OBB for nulo, quer dizer que o arquivo não existe, então é chamado o assistente de download do plugin e o download da OBB começa.
            {
                GooglePlayDownloader.FetchOBB(); //Esse é o metodo usado para chamar o assistente de download do plugin.
            }
        }
        if (Application.platform == RuntimePlatform.Android == false) //Se não esta sendo rodado num android, apenas é ignorado esse processo. Isso é útil pra não dar erro no Editor.
        {
            Memoria = ("Memoria teste"); //Se esta sendo executado fora do Android, então apenas colocamos isso na variavel, porque é apenas um teste.
            LocalOBB = ("Memoria teste"); //Se esta sendo executado fora do Android, então apenas colocamos isso na variavel, porque é apenas um teste.
            LocalPasta = ("Memoria teste"); //Se esta sendo executado fora do Android, então apenas colocamos isso na variavel, porque é apenas um teste.
        }

Você pode colar isso na void Start de algum script que fica na sua primeira cena. Lembre-se que isso deve ficar na sua primeira cena, porque ela SEMPRE vai estar no seu APK, independente que você tenha dividido em OBB ou não.

Você tambem pode incrementar esse script e fazer as alterações de acordo com o que você queira. Eu passei somente o necessario para você baixar seu OBB.

Alguns detalhes adicionais:
- O download da OBB só funciona se o seu jogador tiver baixado o APK(Jogo) direto da Google Play. Isso é apenas uma forma de evitar a pirataria do OBB.
- Como já disse acima, este plugin corrige o bug das cenas restantes não carregarem, quando se tem uma OBB.

Faça seus testes e se tiver algum problema é só falar por aqui! Até mais!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 20, 2017 5:15 pm

Nossa, estou vendo cada vez mais como criar estas áreas de mobile e C# era EXTREMAMENTE necessário...

Até agora, só novidades... cheio de coisas que eu nunca tinha visto antes.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

Mensagem por marcos4503 em Qui Jul 20, 2017 5:27 pm

Realmente! Essas areas vão ser muito uteis :D :D :D :D
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

Mensagem por ubroly em Qui Jul 20, 2017 7:26 pm

@marcos4503 escreveu:Oi, hoje vou ensinar uma coisa muito útil, que é o download in-game do arquivo OBB do seu jogo. Antes de começar, vocês devem ter em mente algumas coisas sobre o arquivo OBB, então vamos lá.

Versão da Unity recomendada: 2017.1 ou superior

- O APK possui TODOS os scripts do seu jogo e os arquivos necessarios para rodar a primeira cena
- O OBB possui todos os arquivos que não estão na primeira cena
- O seu jogo DEVE ter um arquivo OBB se for maior do que 100MB. É uma regra da Google Play

Você tambem já deve ter tido aquele velho problema de quando baixa o seu jogo da Google Play, ele simplesmente não carrega e fica travado na primeira cena. Isso acontece porque as vezes o APK baixado da Google Play não consegue encontrar o arquivo OBB. Neste tutorial você vai aprender a solucionar isso.

Lembre-se: Este tutorial só vai servir se você possui uma conta de desenvolvedor da Google Play.

Bom. Antes de começar, você deve configurar a Unity para gerar arquivos OBB quando você compila seu projeto. Para isso, vá até "File" > "Build Settings" > "Player Settings" > Na aba inspector, vá até "Publishing Settings" > Marque a caixa "Split Application Binary". Feito isso, a Unity já vai gerar seu arquivo OBB, sempre que você compilar.

Agora vamos ao que interessa. Nós vamos usar um plugin da propria Unity, o "Google Play OBB Downloader". Ele pode ser baixado por aqui:
https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/3189

Baixe-o e importe para seu projeto.

Vamos então ao passo a passo:

CONFIGURAÇÃO DO PLUGIN

Vá até seu console de desenvolvimento do Google Play, selecione o aplicativo desejado.
Vá até a aba "Ferramentas de desenvolvimento"
Vá até "Serviços e APIs"
Procure por "Sua chave de licença para este app"
Logo abaixo disso você vai ver um código enorme com varias letras e numeros aleatórios. Esse é sua chave publica RSA Base64, ela é usada para interligar seu APK com a Google. Copie-a.
Vá até a Unity, e procure pela pasta "Plugins" em seu projeto
Em seguida vá até a pasta "Android"
Abra o script C# "GooglePlayDownloader"
No script, procure por essa linha:

Código:

 using (AndroidJavaClass dl_service = new AndroidJavaClass("com.unity3d.plugin.downloader.UnityDownloaderService"))
 {
    // stuff for LVL -- MODIFY FOR YOUR APPLICATION!
 dl_service.SetStatic("BASE64_PUBLIC_KEY", "REPLACE THIS WITH YOUR PUBLIC KEY");
    // used by the preference obfuscater
 dl_service.SetStatic("SALT", new byte[]{1, 43, 256-12, 256-1, 54, 98, 256-100, 256-12, 43, 2, 256-8, 256-4, 9, 5, 256-106, 256-108, 256-33, 45, 256-1, 84});
 }

Substitua o "REPLACE THIS WITH YOUR PUBLIC KEY" pela sua chave RSA Base64. Certifique-se de que ela esteja realmente correta e que não tenha nenhum espaço ou algo assim.

Pronto! O Plugin em si, já está checando o arquivo OBB. Agora, o seu APK já consegue buscar pelo arquivo, mais ainda não acabamos.

VERIFICANDO SE A INTEGRIDADE DA OBB E EXECUTANDO SEU DOWNLOAD

Ok. Isso é relativamente simples. Tudo que vamos precisar é de algumas linhas de código. Aqui esta:

Código:

        if (Application.platform == RuntimePlatform.Android == true) //Aqui verificamos se esta sendo rodado num dispositivo Android, se sim, a verificação é rodada
        {
            Memoria = GooglePlayDownloader.GetExpansionFilePath(); //Aqui pegamos o local da memoria, pelo plugin
            LocalOBB = GooglePlayDownloader.GetMainOBBPath(Memoria); //Aqui pegamos o diretorio do arquivo OBB
            LocalPasta = GooglePlayDownloader.GetPatchOBBPath(Memoria); //Aqui pegamos o local da pasta do arquivo OBB

            if(LocalOBB == null) //Se o local da OBB for nulo, quer dizer que o arquivo não existe, então é chamado o assistente de download do plugin e o download da OBB começa.
            {
                GooglePlayDownloader.FetchOBB(); //Esse é o metodo usado para chamar o assistente de download do plugin.
            }
        }
        if (Application.platform == RuntimePlatform.Android == false) //Se não esta sendo rodado num android, apenas é ignorado esse processo. Isso é útil pra não dar erro no Editor.
        {
            Memoria = ("Memoria teste"); //Se esta sendo executado fora do Android, então apenas colocamos isso na variavel, porque é apenas um teste.
            LocalOBB = ("Memoria teste"); //Se esta sendo executado fora do Android, então apenas colocamos isso na variavel, porque é apenas um teste.
            LocalPasta = ("Memoria teste"); //Se esta sendo executado fora do Android, então apenas colocamos isso na variavel, porque é apenas um teste.
        }

Você pode colar isso na void Start de algum script que fica na sua primeira cena. Lembre-se que isso deve ficar na sua primeira cena, porque ela SEMPRE vai estar no seu APK, independente que você tenha dividido em OBB ou não.

Você tambem pode incrementar esse script e fazer as alterações de acordo com o que você queira. Eu passei somente o necessario para você baixar seu OBB.

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- Como já disse acima, este plugin corrige o bug das cenas restantes não carregarem, quando se tem uma OBB.

Faça seus testes e se tiver algum problema é só falar por aqui! Até mais!

Já implementei e farei os testes com a atualização.
São coisas que realmente não pensei em passar, apesar disso tudo é sempre bom passar por isso e melhorar cada dia mais
Muito obrigado Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

Mensagem por Duarte em Qua Fev 28, 2018 4:56 pm

Olá, esse asset ele abre uma outra aba para realizar o DownLoad teria como fazer o DownLoad dentro do próprio jogo?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

Mensagem por marcos4503 em Qua Fev 28, 2018 5:33 pm

Ele pausa o jogo e inicia um novo processo que permite o seu jogo baixar a obb mesmo enquanto o jogo esta minimizado. Durante o download seu jogo não roda e tudo que é possivel fazer é pausa, cancelar ou resumir seu download atraves de uma interface bem simples. Quando o download acaba a pessoa é notificada e o jogo ja podera ser jogado!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] - Como fazer download da OBB do jogo, in-game! (Android)

Mensagem por googolepton em Qui Mar 01, 2018 12:42 pm

show, tem um monte de coisas que eu nao sabia, obrigado
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