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[TUTORIAL] Spawn Terrain aleatório

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TUTORIAL [TUTORIAL] Spawn Terrain aleatório

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Out 02, 2014 1:31 am

É muito facil fazer um esquema de spawn aleatório...

Primeiramente, crie um Terrain ( GameObject>CreateOther>Terrain ) e adicione uma textura de grama e algumas gramas a ele...

após isso, Jogue este script nele...

Código:
var selfTerrain : Terrain;
var arvMax : int;
var arvore : Transform;
var tempo : float;
var posicao : Vector3;
var numerodearvores : int;
function Awake () {
    selfTerrain = GetComponent(Terrain);
    GenerateTerrain(Random.Range (10, 50));
}
function Start () {
tempo =0;
arvMax = 0;
}
function Update () {
tempo = tempo + 1*Time.deltaTime;
 if (arvMax<numerodearvores && tempo > 0.01 )   {
   posicao.x = Random.Range(1.241818,1893.676);
   posicao.z = Random.Range(61.44055,1942.262);
   posicao.y = Random.Range(0,0);
   Instantiate(arvore,posicao,transform.rotation);
   tempo=0;
   arvMax +=1;
 }
}
function GenerateTerrain(tileSize: float) {
    //QUANTO MAIOR O NUMERO, MAIS MONTANHAS EXISTIRAO...
    var HM : float = Random.Range (20, 400);
    //Quanto menores os números no intervalo número, maior as colinas / montanhas será
    var divRange:float  = Random.Range (10, 30);
    var height = selfTerrain.terrainData.heightmapHeight;
    var width = selfTerrain.terrainData.heightmapWidth;
    //Heights para nossas colinas / montanhas
    var hts : float[,] = new float[width,height];
    for (var i :float = 0; i < width; i++) {
        for (var k :float = 0; k < height; k++) {
            hts [i, k] = Mathf.PerlinNoise ((i / width) * tileSize, (k / height) * tileSize) / divRange;
        }
    }
    Debug.LogWarning ("DivRange: " + divRange + " , " + "HTiling: " + HM);
    selfTerrain.terrainData.SetHeights (0, 0, hts);
}


após isso, jogue este Script no seu player ( este script faz o player nascer sempre em cima do terreno )

Código:
function Start () {
 transform.position.y = Terrain.activeTerrain.SampleHeight(transform.position)+3;
 }

Depois disso, Peque um modelo 3D de uma árvore, adicione Collider e este script a ele

Código:
function LateUpdate () {
 transform.position.y = Terrain.activeTerrain.SampleHeight(transform.position);
 }

E transforme-o em um prefab...

Depois disso basta linkar o proprio terreno na variavel Terreno ( do script que está nele mesmo ) e linke o prefab na variavel Arvore, do script que está no terreno...


agora altere os valores das variáveis...

- arvMax ( maximo de arvores )
- numerodearvores ( numero de arvores )

deixe as 2 em 200 ( é um bom valor )

e o spawn está criado...


É bem simples, más funciona... Estarei trabalhando mais para frente em mudança de textura, etc...

MarcosSchultz
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