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Spawn de inimigos Aleatorio

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DÚVIDA Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Joaogabrielf13 em 19/6/2015, 20:57

Teria com fazer um tutorial fazendo um spawn de inimigos que seja aleatorio?Tipo,tem um numero limite de spawns e ai rola um sorteio pra saber quais inimigos vao ser spawnados,exemplo,tem 10 inimigos que podem ser spawnados,ai tem o sorteio e três dos inimigos são spawnados. Very Happy Cool
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 21/6/2015, 13:14

Você está utilizando terrain ou cenário fixo?

o spawn é para ser em lugares aleatórios ou de inimigos aleatórios ou dos 2?
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Joaogabrielf13 em 21/6/2015, 13:42

Cenario fixo.
De inimigos aleatorios apenas.
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 21/6/2015, 14:01

Dê uma olhada neste tutorial:



básicamente você fará um random.Range entre o número 0 e o número máximo para decidir a quantidade, depois um Random entre 0 e array.Lenght para decidir quais inimigos irá instanciar

seria algo +/- assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Gerador : MonoBehaviour {

   public GameObject LugarDoSpawn;
   public GameObject[] inimigos; // linke inimigos aqui
   public int minimoDeInimigos = 1,maximoDeInimigos = 10;//ajuste o minimo e o maximo para o sorteio

   void Start () {
      int quantidade = Random.Range (minimoDeInimigos, maximoDeInimigos); // aqui acontece o sorteio da quantidade de inimigos
      for (int x = 0; x < quantidade; x++) {
         Instantiate (inimigos[Random.Range (0,inimigos.Length)],LugarDoSpawn.transform.position,transform.rotation); // instancia um inimigo aleatorio
      }
   }
}

neste script eu deixei uma variavel para linkar um objeto vazio, que será o lugar do spawn... também deixei uma array para linkar diversos tipos de inimigos e 2 valores inteiros para decidir a quantidade que pode ser instanciada

então a quantidade é randomica e o tipo do inimigo também é randomico Very Happy
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Joaogabrielf13 em 21/6/2015, 17:07

Obrigado Marcos!
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Joaogabrielf13 em 21/6/2015, 18:37

Deu certo,um ultimo pedido,como faço para só spawnar quando o player se aproximar?
Eu posso usar por exemplo Distancia.magnitude<10?
é que não manjo quase nada de C#
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 21/6/2015, 18:45

esse spawn deve acontecer quatas vezes se o player se aproximar?

por que basta utilizar um Vector3.Distance para checar a distancia entre Player e Inimigo
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Joaogabrielf13 em 21/6/2015, 19:33

Só uma vez.
E como eu utilizo esse Vector3.Distance no script?Desculpa,é que como eu disse,eu sou noob nesse assunto.
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 21/6/2015, 20:02

básicamente assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Gerador : MonoBehaviour {

   public GameObject LugarDoSpawn;
   public GameObject[] inimigos; // linke inimigos aqui
   public int minimoDeInimigos = 1,maximoDeInimigos = 10;//ajuste o minimo e o maximo para o sorteio
   private GameObject jogador;
   public float DistanciaParaSpawn = 10;
   private int quantidade;
   private bool realizarSpawn;

   void Start (){
      realizarSpawn = false;
      jogador = GameObject.FindWithTag ("Player");
      quantidade = Random.Range (minimoDeInimigos, maximoDeInimigos); // aqui acontece o sorteio da quantidade de inimigos
   }
   void Update () {
      if(Vector3.Distance (jogador.transform.position,transform.position) <= DistanciaParaSpawn && realizarSpawn == false){
         for (int x = 0; x < quantidade; x++) {
            Instantiate (inimigos[Random.Range (0,inimigos.Length)],LugarDoSpawn.transform.position,transform.rotation); // instancia um inimigo aleatorio
         }
         realizarSpawn = true;
      }
   }
}


isto irá pegar a distancia entre o objeto que tem a tag " Player " e o objeto que contem este script...

basta definir a distancia e pronto
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Joaogabrielf13 em 21/6/2015, 21:51

Agora sim!Valeu Marcos!
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Anderson Negreiros em 30/3/2016, 14:15

Olá, Marcos !

Eu tenho um problema parecido com o citado na pergunta.

Meu script possui dois arrays de GameObjetos diferentes
eu faço um random.rage da primeira array dos GameObjetos e coleto e instancio apenas um GameObjetos desse array.
ai começa o problema, eu faço  um random.rage da segunda array, preciso instanciar um numero "x"  desses GameObjetos da segunda array, mas preciso pegar ao menos um termo que combine com o primeiro array teria alguma dica de como devo prosseguir ?

grato!!

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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 30/3/2016, 15:02

Teria como postar o script e explicar um pouco melhor??? ficou um pouco confuso
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Anderson Negreiros em 30/3/2016, 19:26

Sim, Claro!

Eu tenho um script onde possuo dentro dele dois arrays, que definiriam uma lista de objetos e a suas respectivas combinações, instancio um determinado objeto dessa lista randomicamente e preciso instanciar um numero "X" a exe: "3" três, da lista de suas combinações, onde um desses três tem que corresponder ao objeto instanciado anteriormente.

O código que tenho é esse.

grato !

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class TestandoScriptSulhueta : MonoBehaviour
{
    // criando silhuetas
    public GameObject[] Silhuetas;

    // criando objetos
    public GameObject[] objetos;



    // identificador da silhueta
    public GameObject Ident;

    //contador de index
    int ind;
   
    //quantidade de animais
    int qtdObjetos;

    // numero maximo e minimo de Objetos.
    public int numMaxObj;
    public int numMinObj;


    public Transform posSilhu;
    public Transform posSilhuDois;
    public Transform posObj;

    //para pegar posicão inicial do objeto
    public Vector3 posInic;




    // Use this for initialization
    void Start()
    {

        ind = Random.Range(0, Silhuetas.Length);
        Ident = Silhuetas[ind];
        Debug.Log(Ident.name);

        Debug.Log(posInic);

        TrabComSilhuetaEscolhida();




    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {


    }



    public void TrabComSilhuetaEscolhida()
    {
        Instantiate(Ident, posSilhu.position, Quaternion.identity);
    }




}

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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 30/3/2016, 23:50

peço desculpas, más continuo a não entender a dúvida... especificamente, nesta parte

"preciso instanciar um numero "X" a exe: "3" três"
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Anderson Negreiros em 1/4/2016, 02:56

Ahahahah. Tudo bem! Talvez eu não tenha me feito entender.
Deixa eu tentar novamente.
Vamos lá!
Eu tenho dois arrays, O primeiro array eu faço um radom.range e pego um único numero aleatório dele e instancio, até ai tudo bem, certo?
Vamos a duvida. No segundo array eu quero instanciar mais de um objeto randomicamente dessa lista. Dei como exemplo: três objetos, onde um deles tem que combinar com o objeto instanciado no primeiro array.  Minha duvida é: como defino ao segundo array que ao menos um dos objetos instanciados randomicamente por ele, deve combinar com o array da primeira lista ?

Espero que tenha me feito entender dessa vez hahaha...
desculpa o trabalho!
grato !

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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 1/4/2016, 16:03

Ai depende, o que define se um objeto "combina" com o outro ou não?
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Chilinger em 2/4/2016, 11:36

Marcos no seu script o que tenho que fazer para no lugar de distancia ele instancia logo que entrar em jogo

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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por geeksou em 2/4/2016, 11:52

Chilinger escreveu:Marcos no seu script o que tenho que fazer para no lugar de distancia ele instancia logo que entrar em jogo

Basta remover a verificação da distancia

Código:

//Com verificação de distancia
if(Vector3.Distance (jogador.transform.position,transform.position) <= DistanciaParaSpawn && realizarSpawn == false){...}

//Sem verificação de distancia
if(realizarSpawn == false) {...}
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Chilinger em 2/4/2016, 12:42

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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Anderson Negreiros em 2/4/2016, 17:22

Puts !!! Verdade hahahahahahahahahahaah.
não acredito que esqueci de explicar isso, desculpa!

mas a ideia é a mesma,
então, digamos que na primeira lista eu tenha uma lista de objetos "a,b,c,d,e,f..."
na segunda "a1,b1,c1,d1,e1,f1..."
eu instancio randomicamente um objeto, que vou usar como exemplo o  "c", e a partir disso, eu vou fazer um segundo instanciamento randômico, só que agora da segunda lista e trarei mais de um objeto.  e um desses objetos, teria que ser o "c1". como eu faria isso ?
acredito que deveria usar o primeiro instanciamento para determinar o segundo, contudo estou perdido.

obs: essas letras seriam nomes de objetos mas poderia trabalhar com tags para defini-los também se isso facilitar esse processo.  

desculpa mais uma vez !
valeu !

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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por MarcosSchultz em 4/4/2016, 12:47

Elaborei um alógica bastante simples para instanciar um item e ter um correspondente na próxima sequência, sem nunca repetir o mesmo instantiate:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Criar : MonoBehaviour {

   public GameObject[] Lista1, Lista2;// ambas as listas tem 6 objetos em cada uma
   private int numSelecionado, numAleatorio1, numAleatorio2;

   void Start () {
      
      numSelecionado = Random.Range (0, Lista1.Length);
      Instantiate (Lista1 [numSelecionado], transform.position, transform.rotation);
      Instantiate (Lista2 [numSelecionado], transform.position, transform.rotation);
      //
      numAleatorio1 = Random.Range (0, Lista2.Length);
      while (numAleatorio1 == numSelecionado) {
         numAleatorio1 = Random.Range (0, Lista2.Length);
      }
      //
      numAleatorio2 = Random.Range (0, Lista2.Length);
      while (numAleatorio2 == numSelecionado || numAleatorio2 == numAleatorio1) {
         numAleatorio2 = Random.Range (0, Lista2.Length);
      }
      //
      Instantiate (Lista2 [numAleatorio1], transform.position, transform.rotation);
      Instantiate (Lista2 [numAleatorio2], transform.position, transform.rotation);
   }
}

Más este sistema requer algumas coisas, como:

1 - as 2 listas devem ter no mínimo 4 elementos
2 - a lista 2 deve ter mais elementos ou o mesmo número de elementos da lista 1.


Outra coisa... aconselho muito cuidado ao lidar com o while, pois se você não manja muito de programação, pode acabar travando a Unity por fazer loops infinitos... dê uma olhada no vídeo para entender:

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MarcosSchultz
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DÚVIDA Re: Spawn de inimigos Aleatorio

Mensagem por Anderson Negreiros em 4/4/2016, 21:07

Valeu, Marcos!
era mais ou menos isso.
Tenho assistido a algumas playlists e acompanhado seu canal, muito bom por sinal,
Parabéns !
tava a mais ou menos um ano sem programar e ele tem me tirado muitas duvidas (y)

Valeu !

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