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[TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

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TUTORIAL [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Qui Out 15, 2015 1:45 pm

Para usar, vc precisa posicionar a arma no chão, e jogar o script nela e adicionar um sphere collider ou boxcollider(deixe o collider em um tamanho bem maior do q o da arma pq ele q vai dizer se o player esta ou n perto da arma) e marca a opção IsTrigger, e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao", e dps crie um texto e escreva algo parecido como "Pressione E" e jogue na variavel "Aperte E" dps é so dar play Smile

eu comentei o script para ajudar no entendimento Laughing

Edit: Atualizei o script para a unity 5

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class ColetarArma : MonoBehaviour {

   private bool estaComArma, pertoDaArma = false;
   public GameObject armaNoCHao, armaNaMao;
   public Text aperteE;
   

   void Start () {   
      aperteE.enabled = false;
   }

   void Update () {   
      if (!estaComArma) {
         armaNaMao.SetActive (false);
      }
      if (!estaComArma && pertoDaArma) {
         if (Input.GetKeyDown ("e")) {
            armaNaMao.SetActive (true);
            Destroy (armaNoCHao);
            estaComArma = true;
            aperteE.enabled = false;
         }
      }
   }
   void OnTriggerEnter (Collider col) {
      if (col.gameObject.tag == "Player") {
         pertoDaArma = true;
         aperteE.enabled = true;
      }
   }
   void OnTriggerExit (Collider col) {
      if (col.gameObject.tag == "Player") {
         pertoDaArma = false;
         aperteE.enabled = false;
      }
   }
}
lembrando q o script deve estar com o nome "ColetarArma"


Última edição por Guilherme_cj852 em Dom Jul 03, 2016 11:26 pm, editado 1 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Fernando2900 em Qui Out 15, 2015 3:00 pm

Obrigado :D

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por origamer em Seg Jan 18, 2016 1:25 pm

desculpe mas ainda não entendi!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Chilinger em Seg Jan 18, 2016 1:32 pm

Oque vc nao entendeu ? Seja mas claro possivel.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por origamer em Seg Jan 18, 2016 1:45 pm

e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao" <--- isso
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 19, 2016 2:35 pm

@origamer escreveu:e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao" <--- isso

Ué, as variáveis aparecem no inspector... você apenas precisa arrastar os objetos para as variáveis
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por origamer em Qua Jan 20, 2016 10:19 am

vlw cara!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por matheuseduarddo em Qua Fev 10, 2016 4:21 pm

uma pergunta como posso fazer isso com mais de uma arma. tipo eu fasso com duas armas ai eu vou pegar uma e ele pega as duas de uma vez. oque eu fiz foi duplicar os scripts

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por hellkiller em Qua Fev 10, 2016 6:07 pm

Vc pode usar uma bool ou int , ou então por tag para verificar qual arma e, vc poderia usar um script só para isso por favor crie um Tópico!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por aluno virtual em Seg Mar 28, 2016 12:19 am

EU APLICO ELA NO MEU PERSONAGEM OU NA ARMA
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Mar 28, 2016 3:44 pm

@aluno virtual escreveu:EU APLICO ELA NO MEU PERSONAGEM OU NA ARMA

No personagem... e tem que linkar bem certo cada coisa em cada variável, conforme o tutorial
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Qui Jun 23, 2016 6:20 am

Eu tenho o script completo que faz isso, mas estou fazendo uns ajustes ainda, é em javascript, da pra colocar várias armas no inventário e escolher as armas usando um único botão

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Qui Jun 23, 2016 11:57 pm

@jonatan oliveira rocha escreveu:Eu tenho o script completo que faz isso, mas estou fazendo uns ajustes ainda, é em javascript, da pra colocar várias armas no inventário e escolher as armas usando um único botão
Mas tipo, vc ta fazendo o jogo todos em javascript? ou so esse script msm?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Sab Jul 02, 2016 12:44 am

Só esse script do inventário que estou fazendo em javascript, eu prefiro o c#

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Sab Jul 02, 2016 12:46 am

Estou quase acabando esse sistema, quando estiver pronto te dou um toque aqui

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sab Jul 02, 2016 1:27 am

@jonatan oliveira rocha escreveu:Estou quase acabando esse sistema, quando estiver pronto te dou um toque aqui
Blz
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Sab Jul 02, 2016 9:16 pm

Vamos começar Guilherme, vá na aba hierarchy e aperte "Create" e depois clique em "Create Empty" renomeie para "scripts" e adicione a tag "Scripts" com S maiúsculo, quando voce terminar essa parte me fala, pra eu te mandar o resto

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por aluno virtual em Dom Jul 03, 2016 6:10 pm

onde esta o guitext na unity 5 obg
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TUTORIAL ONDE FICA O GUITEXT NA UNITY 5

Mensagem por aluno virtual em Dom Jul 03, 2016 7:47 pm

@Guilherme_cj852 escreveu:Fiz este script da forma mais simples q eu consegui, e tbm na unity 4, então se der erro na unity 5 me avisem.

Para usar, vc precisa posicionar a arma no chão, e jogar o script nela e adicionar um sphere collider ou boxcollider(deixe o collider em um tamanho bem maior do q o da arma pq ele q vai dizer se o player esta ou n perto da arma) e marca a opção IsTrigger, e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao", e dps crie um GUIText (GameObject > Create Other > GUIText) e escreva algo parecido como "Pressione E" e jogue na variavel "Aperte E" dps é so dar play Smile

eu comentei o script para ajudar no entendimento Laughing
Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ColetarArma : MonoBehaviour {
 
 private bool estaComArma;
 private bool pertoDaArma;
 public GameObject ArmaNoChao;
 public GameObject ArmaNaMao;
 public GUIText AperteE;
 
 void Start () {
 estaComArma = false; // altera o valor para false
 pertoDaArma = false; // altera o valor para false
 AperteE.enabled = false; // desativa o texto na tela
 }
 
 void Update () {
 if (estaComArma == false){ // verifica se vc n tem arma
 ArmaNaMao.SetActive(false); // desativa a arma q vc posicionou no player
 }
 if (estaComArma == false && pertoDaArma == true){ // verifica se vc n tem arma, e esta dentro do collider da arma no chao
 if (Input.GetKeyDown("e")){ // se vc aperta E...
 ArmaNaMao.SetActive(true); // ativa a arma q vc posicionou no player
 Destroy(ArmaNoChao); // destroi a arma no chao
 AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
 estaComArma = true; // Altera o valor para true
 }
 }
 }
 
 void OnTriggerEnter () { // se vc entrou dentro do collider da arma
 pertoDaArma = true; // altera o valor da variavel para true
 AperteE.enabled = true; // e ativa o texto na tela
 }
 void OnTriggerExit () { // se saiu do collider
 pertoDaArma = false; // altera o valor da variavel para false
 AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
 }
}

lembrando q o script deve estar com o nome "ColetarArma"
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Dom Jul 03, 2016 10:40 pm

Eu faço assim, eu escrevo só "Text" e no  começo depois de using System.Collections; eu escrevo using UnityEngine.UI; esse script do Guilherme é do unity 4

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Dom Jul 03, 2016 10:55 pm

@jonatan oliveira rocha escreveu:Eu faço assim, eu escrevo só "Text" e no  começo depois de using System.Collections; eu escrevo using UnityEngine.UI; esse script do Guilherme é do unity 4
Fiz ele na unity 4 msm
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por jonatan oliveira rocha em Dom Jul 03, 2016 11:12 pm

Acho que quando baixa uma versão anterior  do unity, sendo que já tenha uma versão nova, a biblioteca é da versão nova

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por MeverPlays em Seg Jul 04, 2016 1:02 pm

Muito bom cara.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Seg Jul 04, 2016 1:13 pm

@MeverPlays escreveu:Muito bom cara.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Will em Sex Out 07, 2016 9:42 pm

Como converter para a unity 4? ainda estou usando ela.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Guilherme_cj852 em Sex Out 07, 2016 10:02 pm

@Will escreveu:Como converter para a unity 4? ainda estou usando ela.

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class ColetarArma : MonoBehaviour {

   private bool estaComArma;
   private bool pertoDaArma;
   public GameObject ArmaNoChao;
   public GameObject ArmaNaMao;
   public GUIText AperteE;

   void Start () {
      estaComArma = false; // altera o valor para false
      pertoDaArma = false; // altera o valor para false
      AperteE.enabled = false; // desativa o texto na tela
   }

   void Update () {
      if (estaComArma == false){ // verifica se vc n tem arma
         ArmaNaMao.SetActive(false); // desativa a arma q vc posicionou no player
      }
      if (estaComArma == false && pertoDaArma == true){ // verifica se vc n tem arma, e esta dentro do collider da arma no chao
         if (Input.GetKeyDown("e")){ // se vc aperta E...
            ArmaNaMao.SetActive(true); // ativa a arma q vc posicionou no player
            Destroy(ArmaNoChao); // destroi a arma no chao
            AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
            estaComArma = true; // Altera o valor para true
         }
      }
   }

   void OnTriggerEnter () { // se vc entrou dentro do collider da arma
      pertoDaArma = true; // altera o valor da variavel para true
      AperteE.enabled = true; // e ativa o texto na tela
   }
   void OnTriggerExit () { // se saiu do collider
      pertoDaArma = false; // altera o valor da variavel para false
      AperteE.enabled = false; // e desativa o texto na tela
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Will em Sex Out 07, 2016 10:17 pm

mano apareceu um erro.


Assets/01 Projeto/Script/ColetarArma.cs(20,20): error CS1061: Type `UnityEngine.GameObject' does not contain a definition for `SetActive' and no extension method `SetActive' of type `UnityEngine.GameObject' could be found (are you missing a using directive or an assembly reference?)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por JohnRambo em Dom Out 09, 2016 12:35 pm

Por que não atualiza sua Unity?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Pegar arma do chão ao Aperta E (Unity 5)

Mensagem por Mic4el em Qua Fev 15, 2017 2:43 pm

@Guilherme_cj852 escreveu:Para usar, vc precisa posicionar a arma no chão, e jogar o script nela e adicionar um sphere collider ou boxcollider(deixe o collider em um tamanho bem maior do q o da arma pq ele q vai dizer se o player esta ou n perto da arma) e marca a opção IsTrigger, e depois vc duplica a arma(mas tire o collider se quiser), e posicione ela onde vc quer q ela fique no player, e arraste ela para a variavel "Arma Na Mao" e a arma q vc deixou no chão vc arrasta pra variavel "Arma No Chao", e dps crie um texto e escreva algo parecido como "Pressione E" e jogue na variavel "Aperte E" dps é so dar play Smile

eu comentei o script para ajudar no entendimento Laughing

Edit: Atualizei o script para a unity 5

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
using UnityEngine.UI;

public class ColetarArma : MonoBehaviour {

 private bool estaComArma, pertoDaArma = false;
 public GameObject armaNoCHao, armaNaMao;
 public Text aperteE;
 

 void Start () {
 aperteE.enabled = false;
 }

 void Update () {
 if (!estaComArma) {
 armaNaMao.SetActive (false);
 }
 if (!estaComArma && pertoDaArma) {
 if (Input.GetKeyDown ("e")) {
 armaNaMao.SetActive (true);
 Destroy (armaNoCHao);
 estaComArma = true;
 aperteE.enabled = false;
 }
 }
 }
 void OnTriggerEnter (Collider col) {
 if (col.gameObject.tag == "Player") {
 pertoDaArma = true;
 aperteE.enabled = true;
 }
 }
 void OnTriggerExit (Collider col) {
 if (col.gameObject.tag == "Player") {
 pertoDaArma = false;
 aperteE.enabled = false;
 }
 }
}
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Obrigado amigo era justamente o que eu estava tentando fazer
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