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Ativar/Desativar Sprites

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DÚVIDA Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Seg 12 Jun 2017 - 15:13

porquer isso aconteçe?

queria que quando eu ativasse segundo o primeiro desativa,e assim sucessivamente além do inverso
de ida e volta

sem a necessidade de ficar clicando pra ativar/desativar

já dei um deblog+transform no script do marcos mais não vi, resultado nenhum








Última edição por MarcosSchultz em Ter 13 Jun 2017 - 15:54, editado 4 vez(es) (Razão : Resolvido)

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dipode em Seg 12 Jun 2017 - 15:57

michelly escreveu:porquer isso aconteçe?

queria que quando eu ativasse segundo o primeiro desativa,e assim sucessivamente além do inverso
de ida e volta

sem a necessidade de ficar clicando pra ativar/desativar

já dei um deblog+transform no script do marcos mais não vi, resultado nenhum







Acho que você deveria dar um titulo melhor para o tópico, para outros que tenham uma duvida parecida possam encontrar.

Quanto ao problema, é simples, você não está desativando eles quando ativa outro, precisa criar um script para isso, se estiver usando UI, é bem fácil, só usar objeto.SetActive(True) e objeto.SetActive(false) dentro de um método e chamar o mesmo no OnClick do botão, isso se for vários objetos, se estiver só as imagens, é só mudar o sprite da imagem UI elas ai nem precisa desativar, se muda assim:


Código:
public Image img;

public Sprite s1;
public Sprite s2;
public Sprite s3;

...

//Ou um array de sprites


void botao1(){


img.sprite = s1;


}


void botao2(){


img.sprite = s2;


}


void botao3(){


img.sprite = s3


}

...

//E é claro com um array de sprites é mais fácil, e você pode usar apenas um método para isso e passar um int como parâmetro, assim atribui o valor no OnClick dos botoes no canvas acompanhando o índice do array de sprites como desejar.

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Seg 12 Jun 2017 - 16:54

mais para ativar/desativar usando Setactive
precisa ter dois botoes pra isso não é
ou estou errado?

ou pode fazer com apenas um botão onde ele ativa/desativa
ao passar para o proximo

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dstaroski em Seg 12 Jun 2017 - 16:58

Boa tarde! Conforme o brow dipode disse, o título do tópico não está conforme o fórum, o mesmo será alterado por mim. Por gentileza, caso não tenha lido, leia as regras do fórum. Seja especifico e objetivo nos seus títulos, vamos manter a organização do fórum.

Abraço e sucesso!
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Seg 12 Jun 2017 - 17:08

muita coisa a se pensar no unity acabei que esquecendo, mals ai

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Seg 12 Jun 2017 - 23:48

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class change : MonoBehaviour {

 public Image image;
 void Start () {
 
 }
 
 void Update () {
 
 }
 public void ClickToChange1(){ //linka no primeiro botão UI
 image.sprite = Resources.Load<Sprite> ("albath"); //onde está o albath adicione a sua sprite e assim sucessivamente
 }
 public void ClickToChange2(){ //Linka no segundo botão UI
 image.sprite = Resources.Load<Sprite> ("anakarius");
 }
}

1-Basta apenas criar uma pasta com o nome Resources e jogar as sprites pra lá

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Ter 13 Jun 2017 - 0:15

resolvido, mais me digam uma coisa o mesmo serve pra gameobject?

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dipode em Ter 13 Jun 2017 - 1:58

michelly escreveu:resolvido, mais me digam uma coisa o mesmo serve pra gameobject?

Para desativar GameObject use GameObject .SetActive(True) e GameObject.SetActive(false), ai você não mudaria o sprite da Image UI, você desativaria um objeto e ativaria outro, ambos teriam que ter o componente Image UI com o sprite desejado em cada um, mas se sua intenção for só mudar o sprite da Image, criar vários objetos para isso não seria a melhor forma de se fazer.
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Ter 13 Jun 2017 - 2:12

realmente mais pelo que eu tou vendo é a única forma
pois não é apenas imagens e sim sprites+text

a única forma de fazer tudo isso  é com resource.load
mais não tou conseguindo vincular
tipo Resource.load/minhapasta

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dipode em Ter 13 Jun 2017 - 6:38

michelly escreveu:realmente mais pelo que eu tou vendo é a única forma
pois não é apenas imagens e sim sprites+text

a única forma de fazer tudo isso  é com resource.load
mais não tou conseguindo vincular
tipo Resource.load/minhapasta
Há várias formas de fazer isso, mas não consigo imaginar o porque de usar Resource.Load nesse caso, se nem prefabs são, não são botões UI?
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Ter 13 Jun 2017 - 11:12

tou tentando usar o Resource porquer pra mim é a maneira mais fácil
e os demais não

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dipode em Ter 13 Jun 2017 - 14:22

michelly escreveu:tou tentando usar o Resource porquer pra mim é a maneira mais fácil
e os demais não

Não é, e Resource é lento para buscar, ficaria um menu de seleção lento e ainda teia que criar prefabs dos objetos UI, você tem os UI com seus eventos que são muito mais rápidos.
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Ter 13 Jun 2017 - 15:05

enquanto a demora não senti muita diferença n veja ai com o resource que fiz



Embaralhou todo meu cerebro agora

enquanto a array que voce disse que é mais fácil

Exemplo
se eu fizer uma array assim

public GameObject [5] pasta;

colocar todos os objetos nelas

como eu criou no script um onclick para o gameobjet
pra puxar uma para cada array

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dipode em Ter 13 Jun 2017 - 15:17

michelly escreveu:enquanto a demora não senti muita diferença n veja ai com o resource que fiz



Embaralhou todo meu cerebro agora

enquanto a array que voce disse que é mais fácil

Exemplo
se eu fizer uma array assim

public GameObject [5] pasta;

colocar todos os objetos nelas

como eu criou no script um onclick para o gameobjet
pra puxar uma para cada array

É simples, com poucas linhas você faz isso:
Código:
//Coloca a imagem aqui no inspector
public Image img;
//Coloca os sprites no inspector
public Sprite[] sprites;


//Metodo que você terá que atribuir em cada OnClick nos botoes, é só ir no botao e vai ver lá OnClick,
//ai é só arrastar o objeto que está este script e selecionar o metodo botoes, ai verá um campo que é o
//parametro i do metodo botoes, você coloca o numero que deseja referente a ordem que colocou os sprites
//no array sprites, tipo se colocou "personagem1" na posição 0(porque array começa no 0 e não no 1) do array,
// e no botao1 você deseja que apareça o "personagem1", então é só atribuir 0 no campo.
public void botoes(int i){

img.sprite = sprites[i];

}
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Ter 13 Jun 2017 - 16:26

buguei vei, não tou conseguindo de nenhum método

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 14 Jun 2017 - 12:29

UP para eu ver esse tópico em casa... mas a princípio, é só jogar todos os sprites em uma array, e toda vez que clicar em um botão, fazer um for para desativar TODOS os sprites da array, e logo depois do for, ativar somente o indice clicado.
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Qua 14 Jun 2017 - 15:35

UP, BOM MARCOS ENQUANTO AO SPRITES ISSO É FÁCIL, COMO VC PODE VER NO VIDEO

OQUE EU QUERIA É AO INVEZ DE USAR SPRITES, ERA USAR O GAMEOBJECT

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dipode em Qua 14 Jun 2017 - 15:47

michelly escreveu:UP, BOM MARCOS ENQUANTO AO SPRITES ISSO É FÁCIL, COMO VC PODE VER NO VIDEO

OQUE EU QUERIA É AO INVEZ DE USAR SPRITES, ERA USAR O GAMEOBJECT

Mesma coisa, objeto ou imagem, mesma lógica:
Código:
//Coloca os GameObjects no inspector
public GameObject[] arrayObjetos;

public void botoes(int num){

for(int i = 0; i < arrayObjetos.Length; i++){

      if( arrayObjetos[num] =  arrayObjetos[i]){
      arrayObjetos[i].SetActive(true);
    }else{
        arrayObjetos[i].SetActive(false);
    }

}


}
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por dipode em Qua 14 Jun 2017 - 15:48

Corrigindo aqui:

Código:
 if( arrayObjetos[num] =  arrayObjetos[i]){

Para dois "==", pois é comparação, apenas um "=" é atribuição:

Código:
 if( arrayObjetos[num] == arrayObjetos[i]){
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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Qui 15 Jun 2017 - 16:49

estranho dipode está dando end of file

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por michelly em Sex 16 Jun 2017 - 0:45

até que em fim conseguir, vlwzao pela força.

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
using UnityEngine.UI;

public class exemplo : MonoBehaviour
{
   public GameObject[] arrayObjetos;

   public void botoes(int num)
{
   for(int i = 0; i < arrayObjetos.Length; i++)
{
   if( arrayObjetos[num] == arrayObjetos[i])
{
   arrayObjetos[i].SetActive(true);
   }else{
   arrayObjetos[i].SetActive(false);
}
}
}
}

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DÚVIDA Re: Ativar/Desativar Sprites

Mensagem por Gabriel César O em Sex 16 Jun 2017 - 2:18

michelly escreveu:porquer isso aconteçe?

queria que quando eu ativasse segundo o primeiro desativa,e assim sucessivamente além do inverso
de ida e volta

sem a necessidade de ficar clicando pra ativar/desativar

já dei um deblog+transform no script do marcos mais não vi, resultado nenhum






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