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[TUTORIAL] OnBecameVisible / OnBecameInvisible

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TUTORIAL [TUTORIAL] OnBecameVisible / OnBecameInvisible

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Set 24, 2014 3:00 pm

Estas são duas funções muuuuito uteis para jogos, e basicamente significam:

OnBecameVisible = se o objeto estiver visivel
OnBecameInvisible = se o objeto não estiver visivel...

ou seja, se você estiver olhando para o objeto, acontece tal coisa, se você não estiver olhando, acontece outra coisa...

OBS: Nenhuma camera pode estar olhando para o objeto, nem a camera do próprio editor, por isso, quando for testar o jogo, teste em tela cheia...
OBS2: Se o render do objeto estiver desativado, ele não vai detectar como visão, mesmo que você esteja olhando para ele...


Aqui vai um exemplo pratico:

Crie um cubo e anexe um audio a ele, de preferencia 2D...
Desmarque a opção " PlayOnAwake" e marque a opção " Loop " do audio...

agora coloque este script no seu cubo...

Código:

function OnBecameVisible () {
 audio.Play ();
 }
 function OnBecameInvisible () {
 audio.Stop ();
 }

basicamente isto faz o audio tocar quando você está olhando para o cubo, e parar de tocar quando você não esta olhando para ele...

simples não?

você pode também ativar variaveis booleanas, trocar render, etc, etc... é só modificar.



OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO UNITY 5, USE O SCRIPT ABAIXO:


Código:
function OnBecameVisible () {
      GetComponent.<AudioSource>().Play ();
   }
   function OnBecameInvisible () {
      GetComponent.<AudioSource>().Stop ();
   }

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