SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Delay e ativar variavel de audio
DESLIGAR E LIGAR O CARRO
[____ADMINISTRADOR OFFLINE____]
Stop Animation
multiplayer
Como funciona esse script?!
Animação
jogo quiz 2D unity 5...
Como deixar sempre com dois dígitos
Objeto ultrapassando Colisor
[Duvida] Scrollview Bug Content
[DUVIDA] como melhorar a jogabilidade de um jogo 2D
(Dúvida) Objeto receber posição do Raycast.
Alguém Para Dar Uma Avaliada no Meu Jogo de Terror :)
Personagem em 3ª pessoa
Projeto - IMU, terror de sobrevivência em primeira pessoa (estilo silent hill)
JUMP no estilo Subwey surf
Auxilio para script de Câmera
[TUTORIAL] AI Enemy ( Jogos de terror )
Criar varias funções de mesmo nome em um script
Como Que faço Para Quando Eu Reentrar no game o PlayerPrefs restaurar os dados salvos?
[ASSET] Cama Realista 3D + Download Grátis!
VOID START???
[RESOLVIDO] Meu Script Sumiu!
Como colocar arvores configuradas pelo terrain?
Duvida de camera
Problema de conexão com o fórum
Brasileiros podem usar o Unity ADS?
Desenvolvimento de game PokeGen MS - Vídeo e informações
Recarregador de arms
dúvida com variáveis
Câmera tipo Uncharted
Como verificar se a animação términou no animator
[TUTORIAL] Sistema COMPLETO de câmeras
Iluminação unity 5
Procuro membros para minha Equipe (Programadores, designers, etc)
Galera aki tenho um site com muitos models 3d
COMO COLOCO LANTERNA DE LED NO MEU JOGO DE BUS
DUVIDA SCRIPT DO MARCOS SELEÇÃO DE PERSONAGEM !
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER
SOBRE "IK" INVERSE KINEMATICS
Objeto ir para raycast
Duvida como instância um game objeto com Raycast
Problema Com Virtual Buttons Help me ;-;
GALERA PRECISO DE MODELADORES ,DESIGNER E PROGAMADORES PARA A MINHA EQUIPE DE UNITY 5
sobre build run no Android
e algum bug??
Tela rosa em jogos
Ajuda na script
[ajuda] câmera puxada
Duvida de script de controle
Não carrega próxima cena após finalizar cutscene
Duvida de script avançada
[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela
Vocês poderiam avaliar meu jogo para Android? (30mb)
Ajuda com elementos UI
Ajuda com AI
Multiplayer com photon
[PEDIDO] Tutorial de Multiplayer
procuro equipe para meu jogo de bus
Formação de equipe para jogo estilo Days Gone (Campanha , Multiplayer) , (já está em criação)
AJUDA SCRIPT LUZ UNITY 5.5
3 Armas mediavais gratis, criada por min
Alguém poderia me ajudar a entender esse script
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Folha de Palmeira (Modelo 3D)
Procuro programadores para meu jogo
Duvida sobre pulo
unity pack
PROCURO EQUIPE PARA DESENVOLVER UM GAME NO ESTILO BOMBERMAN (ANTIGOS) ENTRAR EM CONTATO
Formação de equipes Bus Brasil
[JOGO] Dead Age(Em desenvolvimento).
Vcs ja publicaram algum game ou aplicativo na playstore?
Ajuda para Criar Um Mapa que se passa em uma escola brasileira
[TUTORIAL] Sistema de inventário Sobrevivência
Hoje à(s) 6:27 pm
Hoje à(s) 6:14 pm
Hoje à(s) 5:41 pm
Hoje à(s) 5:04 pm
Hoje à(s) 4:51 pm
Hoje à(s) 4:04 pm
Hoje à(s) 3:31 pm
Hoje à(s) 2:41 pm
Hoje à(s) 2:29 pm
Hoje à(s) 1:42 pm
Hoje à(s) 12:33 pm
Hoje à(s) 12:15 pm
Hoje à(s) 11:02 am
Hoje à(s) 10:21 am
Hoje à(s) 10:17 am
Hoje à(s) 9:58 am
Ontem à(s) 11:04 pm
Ontem à(s) 10:35 pm
Ontem à(s) 10:10 pm
Ontem à(s) 8:27 pm
Ontem à(s) 8:27 pm
Ontem à(s) 7:45 pm
Ontem à(s) 7:23 pm
Ontem à(s) 7:21 pm
Ontem à(s) 5:32 pm
Ontem à(s) 4:53 pm
Ontem à(s) 3:58 pm
Ontem à(s) 3:04 pm
Ontem à(s) 2:07 pm
Ontem à(s) 1:25 pm
Ontem à(s) 12:59 pm
Ontem à(s) 12:23 pm
Ontem à(s) 12:22 pm
Ontem à(s) 4:58 am
Ter Jan 17, 2017 8:57 pm
Ter Jan 17, 2017 8:17 pm
Ter Jan 17, 2017 6:54 pm
Ter Jan 17, 2017 5:13 pm
Ter Jan 17, 2017 4:33 pm
Ter Jan 17, 2017 2:17 pm
Ter Jan 17, 2017 1:19 pm
Ter Jan 17, 2017 12:54 pm
Ter Jan 17, 2017 11:57 am
Ter Jan 17, 2017 10:16 am
Ter Jan 17, 2017 7:54 am
Ter Jan 17, 2017 7:46 am
Seg Jan 16, 2017 9:06 pm
Seg Jan 16, 2017 6:54 pm
Seg Jan 16, 2017 5:21 pm
Seg Jan 16, 2017 5:12 pm
Seg Jan 16, 2017 5:11 pm
Seg Jan 16, 2017 5:11 pm
Seg Jan 16, 2017 5:10 pm
Seg Jan 16, 2017 5:05 pm
Seg Jan 16, 2017 5:03 pm
Seg Jan 16, 2017 3:01 pm
Seg Jan 16, 2017 2:02 pm
Seg Jan 16, 2017 12:02 pm
Seg Jan 16, 2017 10:53 am
Dom Jan 15, 2017 10:14 pm
Dom Jan 15, 2017 6:31 pm
Dom Jan 15, 2017 6:03 pm
Dom Jan 15, 2017 5:54 pm
Dom Jan 15, 2017 5:17 pm
Dom Jan 15, 2017 4:30 pm
Dom Jan 15, 2017 4:24 pm
Dom Jan 15, 2017 2:52 pm
Dom Jan 15, 2017 9:40 am
Dom Jan 15, 2017 9:06 am
Dom Jan 15, 2017 12:01 am
Sab Jan 14, 2017 8:06 pm
Sab Jan 14, 2017 5:53 pm
Sab Jan 14, 2017 10:38 am
Sab Jan 14, 2017 9:06 am
Sab Jan 14, 2017 7:37 am
Manawydan
tom ramber
John Rambo
OnofreUnity
Alerson Software
Lucas Garcia Frade
GustavoMaster
Kenji Haruno
Hardencio
GustavoMaster
Manawydan
poker14k
luKkaSs
dstaroski
AndyShow
joabr
poker14k
artplayer
Pedro Canassa Garcia
pablo10544
LegendGames
artplayer
AndyShow
AndyShow
artplayer
weslleyFx
Weverton Borges da Silva
Hardencio
AndyShow
Callyde Jr
AndyShow
John Rambo
John Rambo
MonsaM
John Rambo
dstaroski
MonsaM
John Rambo
LuizFixa3D
joabr
XavezZ
lucasfera15
R R
anizioNoob
dstaroski
dstaroski
John Rambo
Igor Melim
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
joabr
MarcosSchultz
MarcosSchultz
marcos4503
sabbath
Callyde Jr
artplayer
Chilinger
Manawydan
Willian Wii
Pedro Canassa Garcia
MateusWTP
Willian Wii
tom ramber
RenanMSV
Willian Wii
AndyShow
dstaroski
Kaiky leandro
Kaiky leandro
ismarspn
Willian Wii
GamersBR
hen000

[TUTORIAL] Lanterna

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Set 20, 2014 1:05 am

Caso queiram algo mais avançado, vejam este tutorial:


http://www.schultzgames.com/t86-tutorial-sistema-de-lanterna-com-pilhas





ATENÇÃO, A PRIMEIRA PARTE DO TUTORIAL SERVE NA UNITY 3 OU UNITY 4... SE VOCÊ JÁ ESTIVER USANDO A UNITY 5, UTILIZE OS SCRIPTS DA SEGUNDA PARTE DO TUTORIAL, QUE SÃO ESPECIFICAMENTE DIRECIONADOS A UNITY 5, PARA EVITAR ERROS 



se quiserem algo mais simples, vejam estes metodos abaixo 


Crie um "SpotLight"    GameObject > Create other > SpotLight ou GameObject > Light > SpotLight

ajuste ele como você quiser, distancia, cor, intensidade, etc, etc...

Coloque ele afrente do seu personagem ( com o foco virado para frente ) e torne ele filho da Camera ( coloque ele dentro da camera )...

agora crie um JavaScript e coloque este codigo nele...

Código:

function Update () {
if (Input.GetKeyDown("f")) {
  if (light.enabled == true)
      light.enabled = false;
      else
      light.enabled = true;
      }  
}

salve o script e coloque ele dentro do SpotLight

Pronto, sua lanterna está pronta... se quiser colocar uma lanterna afrente do seu personagem para parecer que você está segurando ela mesmo é só botar ela em cena, posicionar afrente do Player e torná-la filha da camera... também ajuste o spotLight para ficar afrente da lanterna ( nao precisa tornar o spot light filho da lanterna, estando junto com a camera já é o suficiente )

LANTERNA QUE MUDA DE FOCO AO APERTAR "F"

Código:

var lanterna : boolean;
function Start (){
lanterna = true;
}
function Update () {
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.F)){
if(lanterna == true) {
light.spotAngle = 20;
light.range = 100;
lanterna = false;
}
else if(lanterna == false){
light.spotAngle = 50;
light.range = 50;
lanterna = true;
}
}
}

acrescente este script em um Spot Light e pronto...

AVISO INICIAL PARA O PLAYER LIGAR A LANTERNA PRESSIONANDO ' F '

Código:

var aviso: boolean;
function Start () {
aviso = true;
}
function Update () {
if(Input.GetKeyDown("f")){
aviso = false;
}
}
function OnGUI(){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2.5,Screen.height/2.8,Screen.width/4,Screen.height/5), "Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna");
}
}

LANTERNA COM TEMPO DE DURAÇÃO E SISTEMA DE PILHAS ( AGORA EM C# )

Para usar este script é facil, Crie um Spot Light e deixe afrente da sua lanterna e anexe este script a Spot Light...

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Light), typeof(AudioSource))]
public class Lanterna : MonoBehaviour {
 public AudioClip Som;
 public float tempodeduracao = 300f;
 private float porcentagem = 100;
 private bool on;
 private float tempo;
 void Update() {
 Light lite = GetComponent<Light>();
 tempo += Time.deltaTime;
 if(Input.GetKeyDown(KeyCode.F) && tempo >= 0.3f && porcentagem > 0) {
 on = !on;
 audio.PlayOneShot(Som);
 tempo = 0;
 }
 if(on) {
 lite.enabled = true;
 porcentagem -= Time.deltaTime * (100 / tempodeduracao);
 }
 else {
 lite.enabled = false;
 }
 porcentagem = Mathf.Clamp(porcentagem, 0, 100);
 if(porcentagem == 0) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0, Time.deltaTime * 2);
 }
 if(porcentagem > 0 && porcentagem < 25) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.3f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 25 && porcentagem < 75) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.7f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 75 && porcentagem <= 100) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 1, Time.deltaTime);
 }
 }
}

o Script precisa sem em C# e ter o nome " Lanterna "
Agora arraste um som para a variavel " som "
depois ajuste o valor de " tempodeduracao " para o numero de segundos que vocês quiserem que a lanterna dure...

e assim está criada a lanterna com tempo de duração, que conta apenas enquanto a lanterna está acesa...



SCRIPT DE LANTERNA QUE FICA FALHANDO

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class SpotLightConfigurations : MonoBehaviour {
 public Light _Light;
 private float Duration = 15;
 private float CurDuration;
 public float Intensity = 1;
 private bool B;
 // Use this for initialization
 void Start () {
  
 }
 IEnumerator Brink()
 {
  B = true;
  for(int i = 0;i<50;i++)
  {
   _Light.intensity = Random.value*Intensity;
   yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
  }
  CurDuration = 0;
  B = false;
  _Light.intensity = Intensity;
 }
 // Update is called once per frame
 void Update () {
  if(B == false)
  {
   CurDuration+=Time.deltaTime;
  }
  if(CurDuration>Duration)
  {
   StartCoroutine("Brink");
   CurDuration = 0;
  }
 }
}




SE VOCÊ ESTIVER USANDO A UNITY 5:





Crie um "SpotLight"   GameObject > Create other > SpotLight ou GameObject > Light > SpotLight



ajuste ele como você quiser, distancia, cor, intensidade, etc, etc...

Coloque ele afrente do seu personagem ( com o foco virado para frente ) e torne ele filho da Camera ( coloque ele dentro da camera )...

agora crie um JavaScript e coloque este codigo nele...


Código:
function Update () {
if (Input.GetKeyDown("f")) {
  if (GetComponent.<Light>().enabled == true)
      GetComponent.<Light>().enabled = false;
      else
      GetComponent.<Light>().enabled = true;
      }  
}


salve o script e coloque ele dentro do SpotLight

Pronto, sua lanterna está pronta... se quiser colocar uma lanterna afrente do seu personagem para parecer que você está segurando ela mesmo é só botar ela em cena, posicionar afrente do Player e torná-la filha da camera... também ajuste o spotLight para ficar afrente da lanterna ( nao precisa tornar o spot light filho da lanterna, estando junto com a camera já é o suficiente )


LANTERNA QUE MUDA DE FOCO AO APERTAR "F"


Código:
private var vez : int;
function Start (){
vez = 0;
}
function Update () {
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.F)){
if(vez < 2){
 vez ++;
 }else if(vez >= 2){
 vez = 0;
 }
}
if(vez == 0){
 GetComponent.<Light>().enabled = false;
}
if(vez == 1){
 GetComponent.<Light>().enabled = true;
 GetComponent.<Light>().spotAngle = 20;
 GetComponent.<Light>().range = 100;
}
if(vez == 2){
 GetComponent.<Light>().spotAngle = 50;
 GetComponent.<Light>().range = 30;
}
}



Acrescente este script em uma spotLight e pronto


LANTERNA COM TEMPO DE DURAÇÃO E SISTEMA DE PILHAS ( AGORA EM C# )

Para usar este script é facil, Crie um Spot Light e deixe afrente da sua lanterna e anexe este script a Spot Light...


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Light), typeof(AudioSource))]
public class Lanterna : MonoBehaviour {
 public AudioClip Som;
 public float tempodeduracao = 300f;
 private float porcentagem = 100;
 private bool on;
 private float tempo;
 void Update() {
 Light lite = GetComponent<Light>();
 tempo += Time.deltaTime;
 if(Input.GetKeyDown(KeyCode.F) && tempo >= 0.3f && porcentagem > 0) {
 on = !on;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(Som);
 tempo = 0;
 }
 if(on) {
 lite.enabled = true;
 porcentagem -= Time.deltaTime * (100 / tempodeduracao);
 }
 else {
 lite.enabled = false;
 }
 porcentagem = Mathf.Clamp(porcentagem, 0, 100);
 if(porcentagem == 0) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0, Time.deltaTime * 2);
 }
 if(porcentagem > 0 && porcentagem < 25) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.3f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 25 && porcentagem < 75) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.7f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 75 && porcentagem <= 100) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 1, Time.deltaTime);
 }
 }
}

o Script precisa sem em C# e ter o nome " Lanterna "
Agora arraste um som para a variavel " som "
depois ajuste o valor de " tempodeduracao " para o numero de segundos que vocês quiserem que a lanterna dure...

e assim está criada a lanterna com tempo de duração, que conta apenas enquanto a lanterna está acesa...





LANTERNA QUE FICA FALHANDO:



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Ativador : MonoBehaviour {
 private float Duration = 15;
 private float CurDuration;
 public float Intensity = 1;
 private bool B;
 IEnumerator Brink(){
 B = true;
 for(int i = 0;i<50;i++){
 GetComponent<Light>().intensity = Random.value*Intensity;
 yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
 }
 CurDuration = 0;
 B = false;
 GetComponent<Light>().intensity = Intensity;
 }
 void Update () {
 if(B == false){
 CurDuration+=Time.deltaTime;
 }
 if(CurDuration>Duration){
 StartCoroutine("Brink");
 CurDuration = 0;
 }
 }
}




Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:54 pm, editado 11 vez(es)

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por bruninnho em Seg Nov 03, 2014 12:12 pm

não estou conseguindo fazer a lanterna piscar Sad
"The associated script can not be loaded.Please fix any compile errors and assign a valid script."

kkk, desculpa,não manjo de programação Razz

bruninnho
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 815
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 03, 2014 12:28 pm

o erro é nesse ultimo script?

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 03, 2014 12:43 pm

Provavelmente o erro é no nome do script, preste atenção nesses detalhes...


1 - se o script tem isso no começo

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

ele é em C#, se não tiver isso ele é em Java

2 - O nome que você colocou no script tem que ser TOTALMENTE IGUAL ao nome que aparece nessa linha:

public class SpotLightConfigurations : MonoBehaviour {

No caso, o nome do script teria que ser SpotLightConfigurations


Se o nome do Script for Lanterna e sua linguagem for C#, ele ficaria assim, por ex:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Lanterna : MonoBehaviour {
   public Light _Light;
   private float Duration = 15;
   private float CurDuration;
   public float Intensity = 1;
   private bool B;
   IEnumerator Brink(){
      B = true;
      for(int i = 0;i<50;i++){
         _Light.intensity = Random.value*Intensity;
         yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
      }
      CurDuration = 0;
      B = false;
      _Light.intensity = Intensity;
   }
   void Update () {
      if(B == false){
         CurDuration+=Time.deltaTime;
      }
      if(CurDuration>Duration){
         StartCoroutine("Brink");
         CurDuration = 0;
      }
   }
}

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por bruninnho em Seg Nov 03, 2014 6:59 pm

vou tentar, se der aviso aqui Smile

bruninnho
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 815
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por bruninnho em Seg Nov 03, 2014 7:09 pm

Funcionou *------------*

bruninnho
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 815
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por RMJ Produções em Qua Jul 29, 2015 1:07 pm

é dificil fazer uma lanterna ??

RMJ Produções
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 541
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 29, 2015 1:16 pm

Depende da complexidade que você quer que ela tenha...

se for só uma luz fixa é facil. Más se for algo completo com sistema de pilhas, inventario, etc, etc, ai pode se tornar complexo

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Fernando Vinicius em Qua Jul 29, 2015 4:59 pm

o script da lanterna que fica falhando é em C# ou javascript? Pode colocar qualquer nome no script?

Fernando Vinicius
Membro
Membro

PONTOS : 586
REPUTAÇÃO : 5
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 30, 2015 1:10 pm

A lanterna que fica falhando é este aqui:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Ativador : MonoBehaviour {
   private float Duration = 15;
   private float CurDuration;
   public float Intensity = 1;
   private bool B;
   IEnumerator Brink(){
      B = true;
      for(int i = 0;i<50;i++){
         GetComponent<Light>().intensity = Random.value*Intensity;
         yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
      }
      CurDuration = 0;
      B = false;
      GetComponent<Light>().intensity = Intensity;
   }
   void Update () {
      if(B == false){
         CurDuration+=Time.deltaTime;
      }
      if(CurDuration>Duration){
         StartCoroutine("Brink");
         CurDuration = 0;
      }
   }
}

e é em C#

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Jurassic Game em Qua Ago 12, 2015 8:43 pm

no meu quando eu vo colocar os script da lanterna piscando da um erro:The variable _light of SpotLightConfiguratons has not been assigned
como arrumo esse erro? pode me ajudar?

Jurassic Game
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 528
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Xakabloom em Sex Set 25, 2015 3:17 pm

Eu usei esse script como minha lanterna com bateria :

using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Light), typeof(AudioSource))]
public class Lanterna : MonoBehaviour {
public AudioClip Som;
public float tempodeduracao = 300f;
private float porcentagem = 100;
private bool on;
private float tempo;
void Update() {
Light lite = GetComponent();
tempo += Time.deltaTime;
if(Input.GetKeyDown(KeyCode.F) && tempo >= 0.3f && porcentagem > 0) {
on = !on;
GetComponent().PlayOneShot(Som);
tempo = 0;
}
if(on) {
lite.enabled = true;
porcentagem -= Time.deltaTime * (100 / tempodeduracao);
}
else {
lite.enabled = false;
}
porcentagem = Mathf.Clamp(porcentagem, 0, 100);
if(porcentagem == 0) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0, Time.deltaTime * 2);
}
if(porcentagem > 0 && porcentagem < 25) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.3f, Time.deltaTime);
}
if(porcentagem > 25 && porcentagem < 75) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.7f, Time.deltaTime);
}
if(porcentagem > 75 && porcentagem <= 100) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 1, Time.deltaTime);
}
}
}

Quero fazer para que a Lanterna se recarregue quando eu pego uma pilha...no seu tutorial eu não consegui fazer o script da pilha, se você tiver como me ajudar nisso ficarei muito grato, faz 3 dias que tento fazer o script da pilha para que a lanterna se recarregue e nunca consigo, se me ajudar ficarei muito grato, pois estou com meu projeto quase pronto e logo que eu acabar vou deixar ele pra download gratuito, deixarei seus creditos no game

Xakabloom
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 489
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Seg Dez 28, 2015 4:53 pm

BCE0144 alguem me ajuda por favor

ElgerGamer
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 392
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por hellkiller em Seg Dez 28, 2015 7:43 pm

ElberGamer(Se não for nenhuma duvida ou quer ajuda relacionado a esse post, por favor crie um topico para isso!).

hellkiller
MembroAvançado

PONTOS : 1204
REPUTAÇÃO : 158
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Qua Dez 30, 2015 11:34 am

o erro deu exatamente ao utilizar o java script da lanterna diz que alguma coisa é obsoleta ou algo assim

ElgerGamer
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 392
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por hellkiller em Qua Dez 30, 2015 11:51 am

Poste um print do seu erro.
e o script que esta utilizando!

hellkiller
MembroAvançado

PONTOS : 1204
REPUTAÇÃO : 158
Áreas de atuação : Programação em C#,
Modelagem,
GameArt.
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Qua Dez 30, 2015 1:36 pm

Código:
function Update () {
if (Input.GetKeyDown("f")) {
  if (GetComponent.<Light>().enabled == true)
      GetComponent.<Light>().enabled = false;
      else
      GetComponent.<Light>().enabled = true;
      }  
}


ElgerGamer
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 392
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 30, 2015 2:08 pm

Em javaScript:

Código:
function Update () {
   if (Input.GetKeyDown("f")) {
       GetComponent.<Light>().enabled = !GetComponent.<Light>().enabled;
    } 
}

Ou em C#:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Lanterna : MonoBehaviour {

   void Update () {
      if (Input.GetKeyDown("f")) {
         GetComponent<Light>().enabled = !GetComponent<Light>().enabled;
      } 
   }
}

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Qua Dez 30, 2015 2:17 pm

Marcos...vlw deu certo considero tu um mestre...a maioria dos scripts que coloco dão errado
mas graças a vc e o hellkiler deu certo vlw

ElgerGamer
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 392
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por edugamer69 em Dom Jan 31, 2016 11:59 pm

tem como deixar o scrip de falha para servir como um pista alerta, tipo diminuir a velocidade da piscada ?

edugamer69
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 714
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 19
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 01, 2016 1:42 pm

edugamer69 escreveu:tem como deixar o scrip de falha para servir como um pista alerta, tipo diminuir a velocidade da piscada ?

para fazer um pisca alerta você teria que utilizar um IEnumerator...

básicamente, trata-se de uma rotina com tempo fixo de execução

http://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.StartCoroutine.html

Também é interessante utilizar Mathf.PingPong para fazer a intensidade das luzes ir de 0 a 1, e de 1 a 0, repetidamente...

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por edugamer69 em Seg Fev 01, 2016 7:21 pm

Obrigado mesmo

edugamer69
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 714
REPUTAÇÃO : 9
Idade : 19
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por lucassrodriguess em Seg Fev 29, 2016 6:59 pm

Marcos a minha dúvida é simples é como faço para ativar a Lanterna usando o botão esquerdo do mouse? (tentei e não consegui)

lucassrodriguess
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 327
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Mar 01, 2016 4:55 pm

Depende de qual script você está utilizando, más basicamente basta trocar 

Código:
if (Input.GetKeyDown("f")) {

por

Código:
if (Input.GetMouseButtonDown(0)){

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por lucassrodriguess em Ter Mar 01, 2016 6:22 pm

Funcionou Marcos muito obrigado!

lucassrodriguess
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 327
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por AndyShow em Seg Mar 14, 2016 5:32 pm

Muito Bom esse Tutorial
uma dúvida
Como Faço pra Luz Ficar Ligada só enquanto Aperto F ex: Aperto "F" Luz Acende,quando eu Soltar "F" a luz Apaga

AndyShow
Instrutor

Masculino PONTOS : 1353
REPUTAÇÃO : 290
Idade : 33
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://mundounity3d.forumbom.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Mar 14, 2016 11:12 pm

Código:
void Update () {
   GetComponent<Light> ().enabled = Input.GetKey (KeyCode.F);
}

MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 7528
REPUTAÇÃO : 995
Idade : 20
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por AndyShow em Ter Mar 15, 2016 12:36 am

MarcosSchultz escreveu:
Código:
void Update () {
   GetComponent<Light> ().enabled = Input.GetKey (KeyCode.F);
}

Pôh Obrigadão Amigo...me Ajudou Muito...vou usar na Luz de freio do meu Carro! Very Happy

AndyShow
Instrutor

Masculino PONTOS : 1353
REPUTAÇÃO : 290
Idade : 33
Áreas de atuação : Blender e Unity
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://mundounity3d.forumbom.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Fernando Thomazi em Seg Jul 11, 2016 9:09 pm

Olá, Marcos! Depois de um ano (terminei meu curso de C# e Desenvolvedor de Games) resolvi retomar meu projeto do game "Mortuus Est". Terei de começar do zero, já que não consigo importar o projeto do Unity 4 para o Unity 5 sem erros nos scripts. Mas, como já adquiri muita experiência, agora é só botar a mão na massa. Já existem muitos tutoriais sobre lanterna simples. No meu caso, eu gostaria de um sistema um pouco mais elaborado: o personagem começa sem lanterna, no escuro e sai à sua procura; ao encontrá-la, a lanterna fica fixa no personagem o resto do jogo. A lanterna que eu pretendo usar é simples, de ligar e desligar clicando a tecla "F" (sem pilhas, nada disso). É muito difícil de fazer esse script? Grato e no aguardo!

Fernando Thomazi
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 618
REPUTAÇÃO : 1
Idade : 40
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://fernandothomazi.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Guilherme_cj852 em Seg Jul 11, 2016 9:21 pm

Fernando Thomazi escreveu:Olá, Marcos! Depois de um ano (terminei meu curso de C# e Desenvolvedor de Games) resolvi retomar meu projeto do game "Mortuus Est". Terei de começar do zero, já que não consigo importar o projeto do Unity 4 para o Unity 5 sem erros nos scripts. Mas, como já adquiri muita experiência, agora é só botar a mão na massa. Já existem muitos tutoriais sobre lanterna simples. No meu caso, eu gostaria de um sistema um pouco mais elaborado: o personagem começa sem lanterna, no escuro e sai à sua procura; ao encontrá-la, a lanterna fica fixa no personagem o resto do jogo. A lanterna que eu pretendo usar é simples, de ligar e desligar clicando a tecla "F" (sem pilhas, nada disso). É muito difícil de fazer esse script? Grato e no aguardo!

É bem simples, ja fiz um script desse

http://www.schultzgames.com/t519-tutorial-pegar-arma-do-chao-ao-aperta-e-unity-5

Guilherme_cj852
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 956
REPUTAÇÃO : 114
Idade : 16
Áreas de atuação : Programador C#
Designer
Iniciante em PHP
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://ugames-studio.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Guilherme_cj852 em Seg Jul 11, 2016 9:37 pm

Fernando Thomazi escreveu:Olá, Marcos! Depois de um ano (terminei meu curso de C# e Desenvolvedor de Games) resolvi retomar meu projeto do game "Mortuus Est". Terei de começar do zero, já que não consigo importar o projeto do Unity 4 para o Unity 5 sem erros nos scripts. Mas, como já adquiri muita experiência, agora é só botar a mão na massa. Já existem muitos tutoriais sobre lanterna simples. No meu caso, eu gostaria de um sistema um pouco mais elaborado: o personagem começa sem lanterna, no escuro e sai à sua procura; ao encontrá-la, a lanterna fica fixa no personagem o resto do jogo. A lanterna que eu pretendo usar é simples, de ligar e desligar clicando a tecla "F" (sem pilhas, nada disso). É muito difícil de fazer esse script? Grato e no aguardo!

Caso queira um script simples de lanterna:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class FlashLight : MonoBehaviour{

 public AudioClip LanternaAudioFx;
 private Light LuzLanterna;

 void Start (){
 LuzLanterna = GetComponent<Light> ();
 }

 void Update (){
 if (Input.GetKeyDown ("f")) {
 LuzLanterna.enabled = !LuzLanterna.enabled;
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (LanternaAudioFx);
 }
 }
}


Guilherme_cj852
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 956
REPUTAÇÃO : 114
Idade : 16
Áreas de atuação : Programador C#
Designer
Iniciante em PHP
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://ugames-studio.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum