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[TUTORIAL] Lanterna

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TUTORIAL [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Set 20, 2014 1:05 am

Caso queiram algo mais avançado, vejam este tutorial:


http://www.schultzgames.com/t86-tutorial-sistema-de-lanterna-com-pilhas





ATENÇÃO, A PRIMEIRA PARTE DO TUTORIAL SERVE NA UNITY 3 OU UNITY 4... SE VOCÊ JÁ ESTIVER USANDO A UNITY 5, UTILIZE OS SCRIPTS DA SEGUNDA PARTE DO TUTORIAL, QUE SÃO ESPECIFICAMENTE DIRECIONADOS A UNITY 5, PARA EVITAR ERROS 



se quiserem algo mais simples, vejam estes metodos abaixo 


Crie um "SpotLight"    GameObject > Create other > SpotLight ou GameObject > Light > SpotLight

ajuste ele como você quiser, distancia, cor, intensidade, etc, etc...

Coloque ele afrente do seu personagem ( com o foco virado para frente ) e torne ele filho da Camera ( coloque ele dentro da camera )...

agora crie um JavaScript e coloque este codigo nele...

Código:

function Update () {
if (Input.GetKeyDown("f")) {
  if (light.enabled == true)
      light.enabled = false;
      else
      light.enabled = true;
      }  
}

salve o script e coloque ele dentro do SpotLight

Pronto, sua lanterna está pronta... se quiser colocar uma lanterna afrente do seu personagem para parecer que você está segurando ela mesmo é só botar ela em cena, posicionar afrente do Player e torná-la filha da camera... também ajuste o spotLight para ficar afrente da lanterna ( nao precisa tornar o spot light filho da lanterna, estando junto com a camera já é o suficiente )

LANTERNA QUE MUDA DE FOCO AO APERTAR "F"

Código:

var lanterna : boolean;
function Start (){
lanterna = true;
}
function Update () {
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.F)){
if(lanterna == true) {
light.spotAngle = 20;
light.range = 100;
lanterna = false;
}
else if(lanterna == false){
light.spotAngle = 50;
light.range = 50;
lanterna = true;
}
}
}

acrescente este script em um Spot Light e pronto...

AVISO INICIAL PARA O PLAYER LIGAR A LANTERNA PRESSIONANDO ' F '

Código:

var aviso: boolean;
function Start () {
aviso = true;
}
function Update () {
if(Input.GetKeyDown("f")){
aviso = false;
}
}
function OnGUI(){
if(aviso == true){
GUI.Label(new Rect(Screen.width/2.5,Screen.height/2.8,Screen.width/4,Screen.height/5), "Pressione 'F' para trocar o foco da lanterna");
}
}

LANTERNA COM TEMPO DE DURAÇÃO E SISTEMA DE PILHAS ( AGORA EM C# )

Para usar este script é facil, Crie um Spot Light e deixe afrente da sua lanterna e anexe este script a Spot Light...

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Light), typeof(AudioSource))]
public class Lanterna : MonoBehaviour {
 public AudioClip Som;
 public float tempodeduracao = 300f;
 private float porcentagem = 100;
 private bool on;
 private float tempo;
 void Update() {
 Light lite = GetComponent<Light>();
 tempo += Time.deltaTime;
 if(Input.GetKeyDown(KeyCode.F) && tempo >= 0.3f && porcentagem > 0) {
 on = !on;
 audio.PlayOneShot(Som);
 tempo = 0;
 }
 if(on) {
 lite.enabled = true;
 porcentagem -= Time.deltaTime * (100 / tempodeduracao);
 }
 else {
 lite.enabled = false;
 }
 porcentagem = Mathf.Clamp(porcentagem, 0, 100);
 if(porcentagem == 0) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0, Time.deltaTime * 2);
 }
 if(porcentagem > 0 && porcentagem < 25) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.3f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 25 && porcentagem < 75) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.7f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 75 && porcentagem <= 100) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 1, Time.deltaTime);
 }
 }
}

o Script precisa sem em C# e ter o nome " Lanterna "
Agora arraste um som para a variavel " som "
depois ajuste o valor de " tempodeduracao " para o numero de segundos que vocês quiserem que a lanterna dure...

e assim está criada a lanterna com tempo de duração, que conta apenas enquanto a lanterna está acesa...



SCRIPT DE LANTERNA QUE FICA FALHANDO

Código:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class SpotLightConfigurations : MonoBehaviour {
 public Light _Light;
 private float Duration = 15;
 private float CurDuration;
 public float Intensity = 1;
 private bool B;
 // Use this for initialization
 void Start () {
  
 }
 IEnumerator Brink()
 {
  B = true;
  for(int i = 0;i<50;i++)
  {
   _Light.intensity = Random.value*Intensity;
   yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
  }
  CurDuration = 0;
  B = false;
  _Light.intensity = Intensity;
 }
 // Update is called once per frame
 void Update () {
  if(B == false)
  {
   CurDuration+=Time.deltaTime;
  }
  if(CurDuration>Duration)
  {
   StartCoroutine("Brink");
   CurDuration = 0;
  }
 }
}




SE VOCÊ ESTIVER USANDO A UNITY 5:





Crie um "SpotLight"   GameObject > Create other > SpotLight ou GameObject > Light > SpotLight



ajuste ele como você quiser, distancia, cor, intensidade, etc, etc...

Coloque ele afrente do seu personagem ( com o foco virado para frente ) e torne ele filho da Camera ( coloque ele dentro da camera )...

agora crie um JavaScript e coloque este codigo nele...


Código:
function Update () {
if (Input.GetKeyDown("f")) {
  if (GetComponent.<Light>().enabled == true)
      GetComponent.<Light>().enabled = false;
      else
      GetComponent.<Light>().enabled = true;
      }  
}


salve o script e coloque ele dentro do SpotLight

Pronto, sua lanterna está pronta... se quiser colocar uma lanterna afrente do seu personagem para parecer que você está segurando ela mesmo é só botar ela em cena, posicionar afrente do Player e torná-la filha da camera... também ajuste o spotLight para ficar afrente da lanterna ( nao precisa tornar o spot light filho da lanterna, estando junto com a camera já é o suficiente )


LANTERNA QUE MUDA DE FOCO AO APERTAR "F"


Código:
private var vez : int;
function Start (){
vez = 0;
}
function Update () {
if (Input.GetKeyDown(KeyCode.F)){
if(vez < 2){
 vez ++;
 }else if(vez >= 2){
 vez = 0;
 }
}
if(vez == 0){
 GetComponent.<Light>().enabled = false;
}
if(vez == 1){
 GetComponent.<Light>().enabled = true;
 GetComponent.<Light>().spotAngle = 20;
 GetComponent.<Light>().range = 100;
}
if(vez == 2){
 GetComponent.<Light>().spotAngle = 50;
 GetComponent.<Light>().range = 30;
}
}



Acrescente este script em uma spotLight e pronto


LANTERNA COM TEMPO DE DURAÇÃO E SISTEMA DE PILHAS ( AGORA EM C# )

Para usar este script é facil, Crie um Spot Light e deixe afrente da sua lanterna e anexe este script a Spot Light...


Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Light), typeof(AudioSource))]
public class Lanterna : MonoBehaviour {
 public AudioClip Som;
 public float tempodeduracao = 300f;
 private float porcentagem = 100;
 private bool on;
 private float tempo;
 void Update() {
 Light lite = GetComponent<Light>();
 tempo += Time.deltaTime;
 if(Input.GetKeyDown(KeyCode.F) && tempo >= 0.3f && porcentagem > 0) {
 on = !on;
 GetComponent<AudioSource>().PlayOneShot(Som);
 tempo = 0;
 }
 if(on) {
 lite.enabled = true;
 porcentagem -= Time.deltaTime * (100 / tempodeduracao);
 }
 else {
 lite.enabled = false;
 }
 porcentagem = Mathf.Clamp(porcentagem, 0, 100);
 if(porcentagem == 0) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0, Time.deltaTime * 2);
 }
 if(porcentagem > 0 && porcentagem < 25) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.3f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 25 && porcentagem < 75) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.7f, Time.deltaTime);
 }
 if(porcentagem > 75 && porcentagem <= 100) {
 lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 1, Time.deltaTime);
 }
 }
}

o Script precisa sem em C# e ter o nome " Lanterna "
Agora arraste um som para a variavel " som "
depois ajuste o valor de " tempodeduracao " para o numero de segundos que vocês quiserem que a lanterna dure...

e assim está criada a lanterna com tempo de duração, que conta apenas enquanto a lanterna está acesa...





LANTERNA QUE FICA FALHANDO:



Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Ativador : MonoBehaviour {
 private float Duration = 15;
 private float CurDuration;
 public float Intensity = 1;
 private bool B;
 IEnumerator Brink(){
 B = true;
 for(int i = 0;i<50;i++){
 GetComponent<Light>().intensity = Random.value*Intensity;
 yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
 }
 CurDuration = 0;
 B = false;
 GetComponent<Light>().intensity = Intensity;
 }
 void Update () {
 if(B == false){
 CurDuration+=Time.deltaTime;
 }
 if(CurDuration>Duration){
 StartCoroutine("Brink");
 CurDuration = 0;
 }
 }
}




Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:54 pm, editado 11 vez(es)
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por bruninnho em Seg Nov 03, 2014 12:12 pm

não estou conseguindo fazer a lanterna piscar Sad
"The associated script can not be loaded.Please fix any compile errors and assign a valid script."

kkk, desculpa,não manjo de programação Razz

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 03, 2014 12:28 pm

o erro é nesse ultimo script?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Nov 03, 2014 12:43 pm

Provavelmente o erro é no nome do script, preste atenção nesses detalhes...


1 - se o script tem isso no começo

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

ele é em C#, se não tiver isso ele é em Java

2 - O nome que você colocou no script tem que ser TOTALMENTE IGUAL ao nome que aparece nessa linha:

public class SpotLightConfigurations : MonoBehaviour {

No caso, o nome do script teria que ser SpotLightConfigurations


Se o nome do Script for Lanterna e sua linguagem for C#, ele ficaria assim, por ex:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class Lanterna : MonoBehaviour {
   public Light _Light;
   private float Duration = 15;
   private float CurDuration;
   public float Intensity = 1;
   private bool B;
   IEnumerator Brink(){
      B = true;
      for(int i = 0;i<50;i++){
         _Light.intensity = Random.value*Intensity;
         yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
      }
      CurDuration = 0;
      B = false;
      _Light.intensity = Intensity;
   }
   void Update () {
      if(B == false){
         CurDuration+=Time.deltaTime;
      }
      if(CurDuration>Duration){
         StartCoroutine("Brink");
         CurDuration = 0;
      }
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por bruninnho em Seg Nov 03, 2014 6:59 pm

vou tentar, se der aviso aqui Smile

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por bruninnho em Seg Nov 03, 2014 7:09 pm

Funcionou *------------*

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por RMJ Produções em Qua Jul 29, 2015 1:07 pm

é dificil fazer uma lanterna ??

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Jul 29, 2015 1:16 pm

Depende da complexidade que você quer que ela tenha...

se for só uma luz fixa é facil. Más se for algo completo com sistema de pilhas, inventario, etc, etc, ai pode se tornar complexo
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Fernando Vinicius em Qua Jul 29, 2015 4:59 pm

o script da lanterna que fica falhando é em C# ou javascript? Pode colocar qualquer nome no script?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Jul 30, 2015 1:10 pm

A lanterna que fica falhando é este aqui:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Ativador : MonoBehaviour {
   private float Duration = 15;
   private float CurDuration;
   public float Intensity = 1;
   private bool B;
   IEnumerator Brink(){
      B = true;
      for(int i = 0;i<50;i++){
         GetComponent<Light>().intensity = Random.value*Intensity;
         yield return new WaitForSeconds(Random.value/10);
      }
      CurDuration = 0;
      B = false;
      GetComponent<Light>().intensity = Intensity;
   }
   void Update () {
      if(B == false){
         CurDuration+=Time.deltaTime;
      }
      if(CurDuration>Duration){
         StartCoroutine("Brink");
         CurDuration = 0;
      }
   }
}

e é em C#
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Jurassic Game em Qua Ago 12, 2015 8:43 pm

no meu quando eu vo colocar os script da lanterna piscando da um erro:The variable _light of SpotLightConfiguratons has not been assigned
como arrumo esse erro? pode me ajudar?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Xakabloom em Sex Set 25, 2015 3:17 pm

Eu usei esse script como minha lanterna com bateria :

using UnityEngine;
using System.Collections;
[RequireComponent(typeof(Light), typeof(AudioSource))]
public class Lanterna : MonoBehaviour {
public AudioClip Som;
public float tempodeduracao = 300f;
private float porcentagem = 100;
private bool on;
private float tempo;
void Update() {
Light lite = GetComponent();
tempo += Time.deltaTime;
if(Input.GetKeyDown(KeyCode.F) && tempo >= 0.3f && porcentagem > 0) {
on = !on;
GetComponent().PlayOneShot(Som);
tempo = 0;
}
if(on) {
lite.enabled = true;
porcentagem -= Time.deltaTime * (100 / tempodeduracao);
}
else {
lite.enabled = false;
}
porcentagem = Mathf.Clamp(porcentagem, 0, 100);
if(porcentagem == 0) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0, Time.deltaTime * 2);
}
if(porcentagem > 0 && porcentagem < 25) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.3f, Time.deltaTime);
}
if(porcentagem > 25 && porcentagem < 75) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 0.7f, Time.deltaTime);
}
if(porcentagem > 75 && porcentagem <= 100) {
lite.intensity = Mathf.Lerp(lite.intensity, 1, Time.deltaTime);
}
}
}

Quero fazer para que a Lanterna se recarregue quando eu pego uma pilha...no seu tutorial eu não consegui fazer o script da pilha, se você tiver como me ajudar nisso ficarei muito grato, faz 3 dias que tento fazer o script da pilha para que a lanterna se recarregue e nunca consigo, se me ajudar ficarei muito grato, pois estou com meu projeto quase pronto e logo que eu acabar vou deixar ele pra download gratuito, deixarei seus creditos no game

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Seg Dez 28, 2015 4:53 pm

BCE0144 alguem me ajuda por favor

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por hellkiller em Seg Dez 28, 2015 7:43 pm

ElberGamer(Se não for nenhuma duvida ou quer ajuda relacionado a esse post, por favor crie um topico para isso!).
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Qua Dez 30, 2015 11:34 am

o erro deu exatamente ao utilizar o java script da lanterna diz que alguma coisa é obsoleta ou algo assim

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por hellkiller em Qua Dez 30, 2015 11:51 am

Poste um print do seu erro.
e o script que esta utilizando!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Qua Dez 30, 2015 1:36 pm

Código:
function Update () {
if (Input.GetKeyDown("f")) {
  if (GetComponent.<Light>().enabled == true)
      GetComponent.<Light>().enabled = false;
      else
      GetComponent.<Light>().enabled = true;
      }  
}


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 30, 2015 2:08 pm

Em javaScript:

Código:
function Update () {
   if (Input.GetKeyDown("f")) {
       GetComponent.<Light>().enabled = !GetComponent.<Light>().enabled;
    } 
}

Ou em C#:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Lanterna : MonoBehaviour {

   void Update () {
      if (Input.GetKeyDown("f")) {
         GetComponent<Light>().enabled = !GetComponent<Light>().enabled;
      } 
   }
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por ElgerGamer em Qua Dez 30, 2015 2:17 pm

Marcos...vlw deu certo considero tu um mestre...a maioria dos scripts que coloco dão errado
mas graças a vc e o hellkiler deu certo vlw

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por edugamer69 em Dom Jan 31, 2016 11:59 pm

tem como deixar o scrip de falha para servir como um pista alerta, tipo diminuir a velocidade da piscada ?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 01, 2016 1:42 pm

edugamer69 escreveu:tem como deixar o scrip de falha para servir como um pista alerta, tipo diminuir a velocidade da piscada ?

para fazer um pisca alerta você teria que utilizar um IEnumerator...

básicamente, trata-se de uma rotina com tempo fixo de execução

http://docs.unity3d.com/ScriptReference/MonoBehaviour.StartCoroutine.html

Também é interessante utilizar Mathf.PingPong para fazer a intensidade das luzes ir de 0 a 1, e de 1 a 0, repetidamente...
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por edugamer69 em Seg Fev 01, 2016 7:21 pm

Obrigado mesmo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por lucassrodriguess em Seg Fev 29, 2016 6:59 pm

Marcos a minha dúvida é simples é como faço para ativar a Lanterna usando o botão esquerdo do mouse? (tentei e não consegui)

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Mar 01, 2016 4:55 pm

Depende de qual script você está utilizando, más basicamente basta trocar 

Código:
if (Input.GetKeyDown("f")) {

por

Código:
if (Input.GetMouseButtonDown(0)){
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por lucassrodriguess em Ter Mar 01, 2016 6:22 pm

Funcionou Marcos muito obrigado!

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por AndyShow em Seg Mar 14, 2016 5:32 pm

Muito Bom esse Tutorial
uma dúvida
Como Faço pra Luz Ficar Ligada só enquanto Aperto F ex: Aperto "F" Luz Acende,quando eu Soltar "F" a luz Apaga
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Mar 14, 2016 11:12 pm

Código:
void Update () {
   GetComponent<Light> ().enabled = Input.GetKey (KeyCode.F);
}
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por AndyShow em Ter Mar 15, 2016 12:36 am

MarcosSchultz escreveu:
Código:
void Update () {
   GetComponent<Light> ().enabled = Input.GetKey (KeyCode.F);
}

Pôh Obrigadão Amigo...me Ajudou Muito...vou usar na Luz de freio do meu Carro! Very Happy
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Fernando Thomazi em Seg Jul 11, 2016 9:09 pm

Olá, Marcos! Depois de um ano (terminei meu curso de C# e Desenvolvedor de Games) resolvi retomar meu projeto do game "Mortuus Est". Terei de começar do zero, já que não consigo importar o projeto do Unity 4 para o Unity 5 sem erros nos scripts. Mas, como já adquiri muita experiência, agora é só botar a mão na massa. Já existem muitos tutoriais sobre lanterna simples. No meu caso, eu gostaria de um sistema um pouco mais elaborado: o personagem começa sem lanterna, no escuro e sai à sua procura; ao encontrá-la, a lanterna fica fixa no personagem o resto do jogo. A lanterna que eu pretendo usar é simples, de ligar e desligar clicando a tecla "F" (sem pilhas, nada disso). É muito difícil de fazer esse script? Grato e no aguardo!
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Mensagem por Guilherme_cj852 em Seg Jul 11, 2016 9:21 pm

Fernando Thomazi escreveu:Olá, Marcos! Depois de um ano (terminei meu curso de C# e Desenvolvedor de Games) resolvi retomar meu projeto do game "Mortuus Est". Terei de começar do zero, já que não consigo importar o projeto do Unity 4 para o Unity 5 sem erros nos scripts. Mas, como já adquiri muita experiência, agora é só botar a mão na massa. Já existem muitos tutoriais sobre lanterna simples. No meu caso, eu gostaria de um sistema um pouco mais elaborado: o personagem começa sem lanterna, no escuro e sai à sua procura; ao encontrá-la, a lanterna fica fixa no personagem o resto do jogo. A lanterna que eu pretendo usar é simples, de ligar e desligar clicando a tecla "F" (sem pilhas, nada disso). É muito difícil de fazer esse script? Grato e no aguardo!

É bem simples, ja fiz um script desse

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Lanterna

Mensagem por Guilherme_cj852 em Seg Jul 11, 2016 9:37 pm

Fernando Thomazi escreveu:Olá, Marcos! Depois de um ano (terminei meu curso de C# e Desenvolvedor de Games) resolvi retomar meu projeto do game "Mortuus Est". Terei de começar do zero, já que não consigo importar o projeto do Unity 4 para o Unity 5 sem erros nos scripts. Mas, como já adquiri muita experiência, agora é só botar a mão na massa. Já existem muitos tutoriais sobre lanterna simples. No meu caso, eu gostaria de um sistema um pouco mais elaborado: o personagem começa sem lanterna, no escuro e sai à sua procura; ao encontrá-la, a lanterna fica fixa no personagem o resto do jogo. A lanterna que eu pretendo usar é simples, de ligar e desligar clicando a tecla "F" (sem pilhas, nada disso). É muito difícil de fazer esse script? Grato e no aguardo!

Caso queira um script simples de lanterna:
Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class FlashLight : MonoBehaviour{

 public AudioClip LanternaAudioFx;
 private Light LuzLanterna;

 void Start (){
 LuzLanterna = GetComponent<Light> ();
 }

 void Update (){
 if (Input.GetKeyDown ("f")) {
 LuzLanterna.enabled = !LuzLanterna.enabled;
 GetComponent<AudioSource> ().PlayOneShot (LanternaAudioFx);
 }
 }
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