SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Procuro freelancer
Novo Teaser do jogo Dark Age
Unity Admob Erro
Mais Um jogo!
DEATH ISLAND 0.2.5 SURVIVAL GAME 4 ANOS EM DESENVOLVIMENTO
Player travando na colisão com o chão Unity 2D
Sombras estão quadradas na build
nao consigo fazer o player sentar no sofa alguem me ajuda
Unity - Ao mudar de scene, todas as Lights são deletadas
210 Linhas de código para inimigo é muito grande?
modelar avatar e skins para um jogo web
Collider (mesh?)
ShapeKeys do Blender para a Unity altera áreas próximas
COMO EVITAR QUE UM OBJETO (PLAYER,ITEM ETC...) ATRAVESSE UMA PAREDE.
Ajuda em Script de Verificação de Ação e Reação
unity Failed to load PlayerSettings (internal index #0). Most likely data f
PRECISO FAZER QUE MEU GAME FIQUE ONLINE
Materiais do Blander não aparecem no MeshRendere do Objeto na Unity
Repetiçoes de Textura no Terreno
SERVER IS DOWN - UNITY+MSQL
Procuro programadores - Novo jogo
Problema com o MS VEHICLES
Preciso de ajuda com a Unity
Problema com vídeo em 360° na Unity
Problemas no MS Vehicles
unity- eventos na Animação com Armature/Bones vinda do blender não funciona
ajuda exibir resultados simulados em uma liga Game Unity
Unity - ParticleSystem não é redirecionado no rawimage no canvas
Como resolver o problema de "face orientation" no Blender.
[DÚVIDA] Tive um problema com meu Canvas
erro na Directional Light
Problemas com o Directional Light da Unity 3D
Novo jogo da franquia Sphere game em desenvolvimento
malha da roda não girando com wheel collider unity
Problemas com ambiguidade
Touch mobile
INVALID TOKEN
Como acessar o "HD Render Pipeline" do HDRP por script?
CHAT GPT PRA JOGO DE TIRO? comentem
Tutorial script inimigo segue e foge do player
Ainda vale a pena lançar Asset na Asset Store?
Ajuda com tabela de historico de pontuaçao.
[TUTORIAL] Entrar no carro estilo GTA
Como derrapar um Whell Collider
Como altertar o valor do "Asymptote Value" do Whell Collider via Script
Preciso de ajuda para substituir valor de variavel em outro script
Ajuda com Top Down Shooter utilizando Photon
Duvida com Netcode
[RESOLVIDO] Unity - Movendo a Câmera na Horizontal/Vertical com Touch
Alguém me ajuda com os anúncios pfv
Segundo Trailer do jogo Dark Age, Feliz Natal a todos!
Unity - ScrollRect, Viewport, Content - O Conteúdo ñ inicia no topo
Coleta de itens
Unity - Cadastro do email do jogador
[GRATIS] PACK DE MODELOS 3D PARA JOGO DE TERROR
Onde Conseguir músicas para meu Jogo?
error CS0246 em Script
Alguem teve ja esse problema?
[Projeto em Andamento] Draug, um jogo de hordas
DISPONIVEL PARA FAZER MODELOS 3D
Unity-Loja.Como os Jogadores terão acesso aos ítens comprados na PlayStore?
Bugando depois do Build.
Primeiro Trailer do jogo Dark Age
Problema com sombra
Mesh e Material do objeto trocando para uma instancia no inicio do jogo
[RESOLVIDO] Unity - RawImages_Layer_Camera
INVESTIMENTO EM JOGOS E BANCO DE TALENTO
Teaser do meu novo projeto pessoal, Dark Age
Preciso de ajuda com mudança para mobile androide.
[RESOLVIDO] Posição final do objeto em jogo 2D
Input.GetAxis() obedercer a orientação de um objeto.
Interação com elementos UI
Meu primeiro jogo na steam
Minimap/Radar/GPS Estilo GTA V
[RESOLVIDO] Erro no console depois que formatei o pc
PACK GRÁTIS de Músicas ELETRÔNICAS para ajudar vocês em seus Jogos Indies!
[TUTORIAL] Entenda como funciona: ENUM, SWITCH, BREAK, CASE no C#
O Labirinto II - Baixe o Jogo
Qual e o codigo de Botões na unity para saber seus estados?
Como carregar itens pequenos dentro do carro sem que atravesse os colliders
[Duvida] Script pegar itens
Travamento ao trocar de cena
Colisão zoada e movimentação
Salvar objetos que foram destruidos entre cenas na unity
Quero começa a desenvolver um jogo de luta porem eu queria aprender a faze
Pegar qual objeto colidiu com o Linecast.
movimentação e camera?
[RESOLVIDO] Unity - SceneManager.LoadScene abre scene com objeto "vazio"
[RESOLVIDO] ajuda sobre skybox
MEU SIMULADOR DE CARRO
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY
[RESOLVIDO] Ausencia da funçao NavMesh na Unity 2022.2.12
[_____IMPORTANTE_____] ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE COBRANÇA DA UNITY - 2
Roll Up Um jogo de aventura e desáfios
Terminologia da Unity em outras engines
Como criar a iluminação do Sol no Sistema Solar?
Conexão de lobby pelo OnConnectedToMaster
Problema na exportção de projeto unity
[RESOLVIDO] Unity - Áudios estão emitindo som só Depois do Botão ser solto
Qui Abr 25, 2024 3:34 pm
Seg Abr 22, 2024 5:15 pm
Seg Abr 15, 2024 12:23 pm
Sáb Abr 13, 2024 11:37 am
Qua Abr 10, 2024 1:33 am
Ter Abr 09, 2024 10:28 am
Seg Abr 08, 2024 9:27 pm
Seg Abr 08, 2024 8:01 am
Sáb Abr 06, 2024 8:05 pm
Qui Abr 04, 2024 11:34 pm
Qui Abr 04, 2024 11:13 pm
Qui Abr 04, 2024 11:10 pm
Sex Mar 22, 2024 2:41 pm
Dom Mar 10, 2024 2:30 pm
Sex Mar 01, 2024 1:27 pm
Qui Fev 22, 2024 9:57 pm
Ter Fev 20, 2024 9:28 am
Ter Fev 20, 2024 12:15 am
Seg Fev 19, 2024 1:06 pm
Seg Fev 12, 2024 1:56 pm
Seg Fev 12, 2024 1:17 pm
Dom Fev 11, 2024 8:55 pm
Dom Fev 11, 2024 11:16 am
Seg Fev 05, 2024 4:18 pm
Dom Fev 04, 2024 9:39 pm
Qua Jan 31, 2024 11:59 pm
Ter Jan 30, 2024 7:37 pm
Ter Jan 23, 2024 6:33 pm
Dom Jan 21, 2024 6:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 7:03 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:58 pm
Sáb Jan 20, 2024 6:39 pm
Sex Jan 19, 2024 8:40 am
Dom Jan 14, 2024 5:30 pm
Qua Jan 10, 2024 10:29 pm
Qua Jan 10, 2024 8:55 pm
Qua Jan 10, 2024 7:14 pm
Ter Jan 09, 2024 3:55 pm
Ter Jan 09, 2024 8:04 am
Sáb Jan 06, 2024 8:02 pm
Sex Jan 05, 2024 7:01 am
Sex Jan 05, 2024 12:12 am
Qui Jan 04, 2024 6:55 pm
Qui Jan 04, 2024 12:52 pm
Qui Jan 04, 2024 4:34 am
Ter Jan 02, 2024 11:48 pm
Dom Dez 31, 2023 7:25 pm
Qua Dez 27, 2023 5:44 pm
Qua Dez 27, 2023 3:08 pm
Sáb Dez 23, 2023 7:27 pm
Sáb Dez 23, 2023 5:06 pm
Qui Dez 21, 2023 8:10 pm
Seg Dez 18, 2023 2:04 pm
Sex Dez 15, 2023 5:11 pm
Qui Dez 14, 2023 9:13 pm
Qui Dez 14, 2023 2:47 pm
Qui Dez 14, 2023 1:48 pm
Qua Dez 13, 2023 8:58 pm
Ter Dez 12, 2023 2:32 pm
Seg Dez 11, 2023 1:53 pm
Qua Dez 06, 2023 8:13 pm
Sáb Dez 02, 2023 8:06 pm
Qui Nov 30, 2023 7:49 am
Seg Nov 27, 2023 1:35 am
Qua Nov 22, 2023 7:37 am
Qui Nov 09, 2023 1:22 pm
Seg Nov 06, 2023 11:59 am
Ter Out 31, 2023 9:53 am
Dom Out 29, 2023 8:05 pm
Dom Out 29, 2023 3:03 am
Sex Out 27, 2023 3:43 pm
Sex Out 27, 2023 3:28 pm
Qua Out 25, 2023 1:20 pm
Seg Out 23, 2023 10:34 am
Dom Out 22, 2023 6:55 pm
Qui Out 19, 2023 11:57 pm
Qui Out 19, 2023 6:39 pm
Ter Out 17, 2023 6:37 pm
Ter Out 17, 2023 6:18 pm
Seg Out 16, 2023 1:59 pm
Sáb Out 14, 2023 12:15 pm
Qua Out 11, 2023 6:07 pm
Seg Out 09, 2023 4:19 pm
Qua Out 04, 2023 12:12 pm
Qua Out 04, 2023 12:11 pm
Ter Out 03, 2023 9:18 pm
Ter Out 03, 2023 9:08 pm
Ter Out 03, 2023 6:05 pm
Ter Set 26, 2023 12:45 pm
Seg Set 25, 2023 9:02 pm
Seg Set 25, 2023 9:47 am
Sáb Set 23, 2023 2:10 pm
Sex Set 22, 2023 9:01 pm
Qui Set 21, 2023 11:04 am
Qua Set 20, 2023 4:40 pm
Qua Set 20, 2023 9:15 am
Dom Set 17, 2023 12:17 pm
Sex Set 15, 2023 7:24 pm
Sex Set 15, 2023 5:41 pm



































































































[TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

+9
Blaker
LúcioHenrique098
Carlos Mesquita
Reive Noeelram
NKKF
luizmauro123
Weslley
KGustavoK Souzah
MarcosSchultz
13 participantes

Ir para baixo

TUTORIAL [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Qui Fev 23, 2017 2:50 pm

Olá galera, fiz este tutorial simples explicando passo a passo como programar o seu próprio FPSController

Vídeo:



Script utilizado: (O script deve ser em C# e possuir o nome "Controller". Crie um objeto vazio e jogue o script nele. Após isto, crie uma câmera e jogue dentro do objeto vazio, e o seu controlador estará pronto);

Código:
using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using UnityEngine;
[RequireComponent(typeof(CharacterController))]
public class Controller : MonoBehaviour {

 public float speed = 6.0f;
 GameObject cameraFPS;
 Vector3 moveDirection = Vector3.zero;
 CharacterController controller;
 float rotacaoX = 0.0f, rotacaoY = 0.0f;

 void Start () {
 transform.tag = "Player";
 cameraFPS = GetComponentInChildren (typeof(Camera)).transform.gameObject;
 cameraFPS.transform.localPosition = new Vector3 (0, 1, 0);
 cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.identity;
 controller = GetComponent<CharacterController> ();
 }

 void Update () {
 Vector3 direcaoFrente = new Vector3 (cameraFPS.transform.forward.x, 0, cameraFPS.transform.forward.z);
 Vector3 direcaoLado = new Vector3 (cameraFPS.transform.right.x, 0, cameraFPS.transform.right.z);
 direcaoFrente.Normalize ();
 direcaoLado.Normalize ();
 direcaoFrente = direcaoFrente * Input.GetAxis ("Vertical");
 direcaoLado = direcaoLado * Input.GetAxis ("Horizontal");
 Vector3 direcFinal = direcaoFrente + direcaoLado;

 if (direcFinal.sqrMagnitude > 1) {
 direcFinal.Normalize ();
 }

 if (controller.isGrounded) {
 moveDirection = new Vector3 (direcFinal.x, 0, direcFinal.z);
 moveDirection *= speed;
 if (Input.GetButton ("Jump")) {
 moveDirection.y = 8.0f;
 }
 }

 moveDirection.y -= 20.0f * Time.deltaTime;
 controller.Move (moveDirection * Time.deltaTime);
 CameraPrimeiraPessoa ();
 }

 void CameraPrimeiraPessoa(){
 rotacaoX += Input.GetAxis ("Mouse X") * 10.0f;
 rotacaoY += Input.GetAxis ("Mouse Y") * 10.0f;
 rotacaoX = ClampAngleFPS (rotacaoX, -360, 360);
 rotacaoY = ClampAngleFPS (rotacaoY, -80, 80);
 Quaternion xQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoX, Vector3.up);
 Quaternion yQuaternion = Quaternion.AngleAxis (rotacaoY, -Vector3.right);
 Quaternion rotacFinal = Quaternion.identity * xQuaternion * yQuaternion;
 cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.Lerp (cameraFPS.transform.localRotation, rotacFinal, Time.deltaTime * 10.0f);
 }

 float ClampAngleFPS(float angulo, float min, float max){
 if (angulo < -360) {
 angulo += 360;
 }
 if (angulo > 360) {
 angulo -= 360;
 }
 return Mathf.Clamp (angulo, min, max);
 }
}
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64768
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por KGustavoK Souzah Qui Set 14, 2017 10:32 pm

Como eu baixo a scripts?

KGustavoK Souzah
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2417
REPUTAÇÃO : 0

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Weslley Sáb Set 16, 2017 9:26 am

basta criar um script chamado Controller copiar e colar
Weslley
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 5518
REPUTAÇÃO : 744
Idade : 26
Áreas de atuação : Inversión, Desarrollo, Juegos e Web
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sex Fev 09, 2018 2:54 am

Uma pergunta,pq a rotaçao em Z ela se altera enquando mexe o mouse e quando para de mexer o Z volta a valer 0? o Z n teria que ficar fixo em 0?

luizmauro123
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2869
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 26
Áreas de atuação : Quase um programador C# e começando a aprender Unity3D
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Sex Fev 09, 2018 1:57 pm

luizmauro123 escreveu:Uma pergunta,pq a rotaçao em Z ela se altera enquando mexe o mouse e quando para de mexer o Z volta a valer 0? o Z n teria que ficar fixo em 0?
Rotação em Z do que? da câmera?
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64768
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sex Fev 09, 2018 9:16 pm

Siim da camera ela se movimenta um pouquinho em Z

luizmauro123
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2869
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 26
Áreas de atuação : Quase um programador C# e começando a aprender Unity3D
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por NKKF Sex Fev 09, 2018 9:26 pm

luizmauro123 escreveu:Siim da camera ela se movimenta um pouquinho em Z
Ah man.. Eu também tinha esse erro, congela o Rigidbody (Só os eixos da rotação). Isto resolve  :D
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4609
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 19
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sex Fev 09, 2018 9:52 pm

Eu ja fiz isso tbm mas nao mudou em nd kkkk

luizmauro123
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2869
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 26
Áreas de atuação : Quase um programador C# e começando a aprender Unity3D
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por luizmauro123 Sáb Fev 10, 2018 8:17 pm

Ent ngm sabe resolver isso msm?

luizmauro123
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 2869
REPUTAÇÃO : 6
Idade : 26
Áreas de atuação : Quase um programador C# e começando a aprender Unity3D
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por NKKF Sáb Fev 10, 2018 9:19 pm

luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?
Pode gravar um vídeo mostrando o bug? Smile
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4609
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 19
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Qui Fev 15, 2018 2:00 pm

luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64768
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Reive Noeelram Sáb Fev 24, 2018 6:27 pm

Bom dia mano, queria deixar primeiramente os parabens, pelo seu canal muito massa, dizer que acompanho sempre.... Gostaria de entrar nesse ramo, e gostaria de tirar dúvidas
#1 pra roda unity, blender, mixamo fuse, que tipo de maquina me recomenda estou pensando em comprar uma de ate 2,500,
#2com o que voce me recomendar conseguiria, cria projetos no nivel de babilon project ou no nivel de rise of tombraider
Reive Noeelram
Reive Noeelram
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2255
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por NKKF Sáb Fev 24, 2018 6:31 pm

Reive Noeelram escreveu:Bom dia mano, queria deixar primeiramente os parabens, pelo seu canal muito massa, dizer que acompanho sempre.... Gostaria de entrar nesse ramo, e gostaria de tirar dúvidas
#1 pra roda unity, blender, mixamo fuse, que tipo de maquina me recomenda estou pensando em comprar uma de ate 2,500,
#2com o que voce me recomendar conseguiria, cria projetos no nivel de babilon project ou no nivel de rise of tombraider
Cara, para ter idéia, estou com esta config:

i5 4460
4 RAM
HD 1Tb

^ A fonte é tão ruim que eu acho que nem conta. Só com isso eu consigo rodar o que eu quero sem a necessidade de placa de vídeo offboard
Com tudo isso eu acho que gastei no máximo 1000 reais.
NKKF
NKKF
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 4609
REPUTAÇÃO : 574
Idade : 19
Áreas de atuação : Desenvolvedor na Unity, NodeJS, React, ReactJS, React Native, MongoDB e Firebase.
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Ter maio 15, 2018 11:36 pm

Up nesse tutorial, só por que eu uso esse FPSController simples pra k7, :D
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64768
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Carlos Mesquita Seg Jun 25, 2018 8:29 pm

Bakana o tutorial usei pra praticar aqui rodou fino. Gostaria de ver um tutorial pra 3ª pessoa.
Carlos Mesquita
Carlos Mesquita
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 2213
REPUTAÇÃO : 4
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por LúcioHenrique098 Sáb Jul 06, 2019 2:24 pm

MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

LúcioHenrique098
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1985
REPUTAÇÃO : 31
Idade : 20
Áreas de atuação : Intermediário em Programação, Iniciante em Modelagem
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Sáb Jul 06, 2019 11:48 pm

LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

Fazer o que?
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64768
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por LúcioHenrique098 Dom Jul 07, 2019 1:13 am

MarcosSchultz escreveu:
LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

Fazer o que?
Fazer a rotação ir na "lata"

LúcioHenrique098
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1985
REPUTAÇÃO : 31
Idade : 20
Áreas de atuação : Intermediário em Programação, Iniciante em Modelagem
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Blaker Ter Nov 12, 2019 12:15 am

LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
LúcioHenrique098 escreveu:
MarcosSchultz escreveu:
luizmauro123 escreveu:Ent ngm sabe resolver isso msm?

Isso não é bug... isto ocorre por que está sendo utilizado um Lerp no Quaternion em vez de setar a rotação na lata, e isso afeta o eixo Z na rotação local, mas ela logo se estabiliza em 0


é normal por causa do Lerp,
E como poderia fazer isso?

Fazer o que?
Fazer a rotação ir na "lata"
cameraFPS.transform.localRotation = rotacFinal;

Blaker
Iniciante
Iniciante

Masculino PONTOS : 1968
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por pipipipo Seg Fev 17, 2020 3:23 pm

Código:
public class fpsmove : MonoBehaviour
{
    public float X = 2;
    public float Z = 2;
    public float Y = 3;
    public float shift = 5;
    public bool travarMouse = true;
    public float mouseX = 0.0f;
    public float sensibilidade = 2.0f;
    public int life = 100;

    void Start()
    {
     
        Cursor.lockState = CursorLockMode.Locked;
    }

   

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
       
   
        if (Input.GetKey(KeyCode.W))
        { transform.Translate((X * Time.deltaTime), 0, 0); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.S))
        { transform.Translate(-(X * Time.deltaTime), 0, 0); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.A))
        { transform.Translate(0, 0, (Z * Time.deltaTime)); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.D))
        { transform.Translate(0, 0, -(Z * Time.deltaTime)); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.Space))
        { transform.Translate(0, (Y * Time.deltaTime), 0); }

        if (Input.GetKey(KeyCode.LeftShift))
        { transform.Translate((shift * Time.deltaTime), 0, 0); }

        mouseX += Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilidade;
        transform.eulerAngles = new Vector3(0, mouseX, 0);
    }


}

esse é a minha versao para 2019.2.18f

pipipipo
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1538
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por pipipipo Seg Fev 17, 2020 3:28 pm

Código:
public bool travarMouse = true; //Controla se o cursor do mouse é exibido
    public float sensibilidade = 2.0f; //Controla a sensibilidade do mouse

    public float mouseX = 0.0f, mouseY = 0.0f;
    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {

        if (!travarMouse)
        {
            return;
        }

        Cursor.visible = false; //Oculta o cursor do mouse
        Cursor.lockState = CursorLockMode.Locked; //Trava o cursor do centro
    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
        mouseX += Input.GetAxis("Mouse X") * sensibilidade; // Incrementa o valor do eixo X e multiplica pela sensibilidade
        mouseY += Input.GetAxis("Mouse Y") * sensibilidade;
        transform.eulerAngles = new Vector3(0, mouseX, mouseY); //Executa a rotação da câmera de acordo com os eixos

para a visao

pipipipo
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1538
REPUTAÇÃO : 1
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por alangamepla7 Qua Mar 18, 2020 6:06 pm

minha camera n se mexe oq pode ser?

alangamepla7
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1759
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por LúcioHenrique098 Qui Mar 19, 2020 5:15 pm

Pode ser a sensibilidade que está em zero

LúcioHenrique098
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 1985
REPUTAÇÃO : 31
Idade : 20
Áreas de atuação : Intermediário em Programação, Iniciante em Modelagem
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por alangamepla7 Sex Mar 20, 2020 12:10 pm

LúcioHenrique098 escreveu:Pode ser a sensibilidade que está em zero
era o projeto que estava bugado, mas vlw msm assim

alangamepla7
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1759
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por Guimpgame07 Seg Mar 23, 2020 8:14 pm

eu n consigo adicionar ao meu game object

alguem pode me ajudar de um erro que eu ja consegui arrumar mais mesmo ele n adiciona o script

Guimpgame07
Iniciante
Iniciante

PONTOS : 1497
REPUTAÇÃO : 0
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller WvDYdlf

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por MarcosSchultz Qui Mar 26, 2020 12:27 am

Guimpgame07 escreveu:eu n consigo adicionar ao meu game object

alguem pode me ajudar de um erro que eu ja consegui arrumar mais mesmo ele n adiciona o script

O nome do script provavelmente está errado.

O nome do código deve ser sempre igual ao nome da classe.
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 64768
REPUTAÇÃO : 2651
Idade : 27
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

https://www.schultzgames.com

Ir para o topo Ir para baixo

TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller

Mensagem por dutrabr100 Qui Mar 25, 2021 7:16 pm

Obrgado pelo tutorial  [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller 1f60d 

Dei uma melhorada no Script, Adicionei Corrida e botei umas coisa como Public pra ficar mais fácil de modificar no Editor

Código:

using System.Collections;
using System.Collections.Generic;
using System.Numerics;
using UnityEngine;
using Quaternion = UnityEngine.Quaternion;
using Vector3 = UnityEngine.Vector3;


public class FPSController : MonoBehaviour
{
    GameObject cameraFPS;
    float rotX = 0, rotY = 0;
   
    CharacterController controller;
    Vector3 moveDirection = Vector3.zero;
    private bool IsRunning = false;
   
    [Header("Configurações De Camera")]
    public float Velocidade = 8;
    public float Sensibilidade = 10;

    public float LimiteMinEmY = -80;
    public float LimiteMaxEmY = 80;
    public bool InverterEmY = false;
   
    [Header("Configurações De Movimento")]
    public float Speed = 8f;
    public float RunSpeed = 14f;
    public float ForçaDoPulo = 8f;
    public float Gravidade = 22f;




    // Start is called before the first frame update
    void Start()
    {
        transform.tag = "Player";
        cameraFPS = GetComponentInChildren<Camera>().transform.gameObject;
        cameraFPS.transform.localPosition = new Vector3(0, 1, 0);
        cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.identity;
        controller = GetComponent<CharacterController>();

    }

    // Update is called once per frame
    void Update()
    {
       
        Vector3 direcaoFrente = new Vector3(cameraFPS.transform.forward.x, 0, cameraFPS.transform.forward.z).normalized;
        Vector3 direcaoLado = new Vector3(cameraFPS.transform.right.x, 0, cameraFPS.transform.right.z).normalized;
       
        direcaoFrente *= Input.GetAxis("Vertical");
        direcaoLado *= Input.GetAxis("Horizontal");
        Vector3 direcao = direcaoFrente + direcaoLado;
        IsRunning = Input.GetKey(KeyCode.LeftShift);
       
        if (direcao.sqrMagnitude > 1) { direcao.Normalize(); }

        if (controller.isGrounded) {
            moveDirection = new Vector3(direcao.x, 0, direcao.z);
            moveDirection *= IsRunning ? RunSpeed : Speed;

            if (Input.GetButton("Jump"))
            {
                moveDirection.y = ForçaDoPulo;
            }
        }
       
       

        moveDirection.y -= Gravidade * Time.deltaTime;
        controller.Move(moveDirection * Time.deltaTime);
        CameraFP();
    }

    void CameraFP()
    {
        rotX += Input.GetAxis("Mouse X") * Sensibilidade;
        rotY += Input.GetAxis("Mouse Y") * Sensibilidade * (InverterEmY ? -1 : 1);
        rotX = ClampAngleFPS(rotX, -360, 360);
        rotY = ClampAngleFPS(rotY, LimiteMinEmY, LimiteMaxEmY);
        Quaternion QuaX = Quaternion.AngleAxis(rotX, Vector3.up);
        Quaternion QuaY = Quaternion.AngleAxis(rotY, Vector3.left);

        Quaternion Qua = Quaternion.identity * QuaX * QuaY;
        cameraFPS.transform.localRotation = Quaternion.Lerp(cameraFPS.transform.localRotation, Qua, Velocidade * Time.deltaTime);
    }
    float ClampAngleFPS(float angulo, float min, float max)
    {
        if (angulo < -360)
        {
            angulo += 360;
        }
       
        if (angulo > 360)
        {
            angulo -= 360;
        }

        return Mathf.Clamp(angulo, min, max);
    }
}
dutrabr100
dutrabr100
ProgramadorMaster

Masculino PONTOS : 1758
REPUTAÇÃO : 104
Idade : 25
Áreas de atuação : -Formado Em Analise e Desenvolvimento De Sistemas
-Unity e Blender

Respeito as regras : [TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller Aad8pUi

https://games-printer.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos