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[TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

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TUTORIAL [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jan 25, 2015 4:52 pm

.






ATENÇÃO, HÁ UMA VERSÃO MAIS ATUAL DESTE SISTEMA, NESTE LINK ABAIXO:

http://www.schultzgames.com/t816-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui












Versão mais antiga:





Scripts:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class MENU : MonoBehaviour {
 private AudioListener[] AudioListners;
 public Texture QualidadeGrafica,Resolucoes,ModoJanelaOuTelaCheia,Volume,TexturaCreditos,TexturaFundosMenu,TexturaGraficos;
 private bool EstaNoMenuPrincipal,EstaNosGraficos,EstaNosCreditos;
 public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais,EstiloDosBotoesGraficos;
 private string ResolucaoLargura = "1024",ResolucaoAltura = "768";
 private float VOLUME;
 private int qualidadeGrafica;
 public Font Fonte;
 public int tamanhoDaLetra = 4;
 void Awake (){
 DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
 }
 void Start (){
 EstaNoMenuPrincipal = true;
 Screen.showCursor = true;
 Time.timeScale = 1;
 // PREFERENCIAS SALVAS
 if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 } else {
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", VOLUME);
 }
 //
 if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
 qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
 QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
 } else {
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
 }
 }
 void Update (){
 //Preencher Arrays
 if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
 AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
 AudioListener.volume = VOLUME;
 Destroy (gameObject);
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.skin.font = Fonte;
 EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
 EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
 //=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
 if (EstaNoMenuPrincipal == true) {
 GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaFundosMenu);
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Jogar")){
 Application.LoadLevel ("AI");// NOME DA CENA DO SEU JOGO
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Opçoes")){
 EstaNoMenuPrincipal = false;
 EstaNosGraficos = true;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Creditos")){
 EstaNoMenuPrincipal = false;
 EstaNosCreditos = true;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Sair")){
 Application.Quit ();
 }
 }
 //=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
 if (EstaNosGraficos == true) {
 GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaGraficos);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),QualidadeGrafica);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),Resolucoes);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),ModoJanelaOuTelaCheia);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/10,Screen.width/8,Screen.height/14),Volume);
 //
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
 EstaNoMenuPrincipal = true;
 EstaNosGraficos = false;
 }
 //QUALIDADES
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"PESSIMO")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(0);
 qualidadeGrafica = 0;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"RUIM")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(1);
 qualidadeGrafica = 1;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"SIMPLES")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(2);
 qualidadeGrafica = 2;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),"BOM")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(3);
 qualidadeGrafica = 3;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"OTIMO")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(4);
 qualidadeGrafica = 4;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"FANTASTICO")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(5);
 qualidadeGrafica = 5;
 }
 //RESOLUCOES
 ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoLargura);
 ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoAltura);
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"Aplicar")){
 Screen.SetResolution(int.Parse (ResolucaoLargura),int.Parse (ResolucaoAltura),true);
 }
 //TELACHEIA
 if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"Trocar")){
 Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
 }
 //VOLUME
 VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),VOLUME,0,1);
 //SALVAR PREFERENCIAS
 if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2+Screen.height/3,Screen.width/8,Screen.height/14),"SALVAR PREF.")){
 PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME",VOLUME);
 PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica",qualidadeGrafica);
 }
 }
 //=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
 if (EstaNosCreditos == true) {
 GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaCreditos);
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
 EstaNoMenuPrincipal = true;
 EstaNosCreditos = false;
 }
 }
 }
}




Texturas:


As texturas de fundo não vou por aqui por que não tem necessidade... vou por apenas as dos botões










OBS: SE ESTIVER UTILIZANDO A UNITY 5, USE O SCRIPT ABAIXO:





Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;
public class MENU : MonoBehaviour {
 private AudioListener[] AudioListners;
 public Texture QualidadeGrafica,Resolucoes,ModoJanelaOuTelaCheia,Volume,TexturaCreditos,TexturaFundosMenu,TexturaGraficos;
 private bool EstaNoMenuPrincipal,EstaNosGraficos,EstaNosCreditos;
 public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais,EstiloDosBotoesGraficos;
 private string ResolucaoLargura = "1024",ResolucaoAltura = "768";
 private float VOLUME;
 private int qualidadeGrafica;
 public Font Fonte;
 public int tamanhoDaLetra = 4;
 void Awake (){
 DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
 }
 void Start (){
 EstaNoMenuPrincipal = true;
 Cursor.visible = true;
 Time.timeScale = 1;
 // PREFERENCIAS SALVAS
 if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
 VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
 } else {
 PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", VOLUME);
 }
 //
 if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
 qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
 QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
 } else {
 PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
 }
 }
 void Update (){
 //Preencher Arrays
 if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
 AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
 AudioListener.volume = VOLUME;
 Destroy (gameObject);
 }
 }
 void OnGUI (){
 GUI.skin.font = Fonte;
 EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
 EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
 //=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
 if (EstaNoMenuPrincipal == true) {
 GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaFundosMenu);
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Jogar")){
 Application.LoadLevel ("AI");// NOME DA CENA DO SEU JOGO
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Opçoes")){
 EstaNoMenuPrincipal = false;
 EstaNosGraficos = true;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Creditos")){
 EstaNoMenuPrincipal = false;
 EstaNosCreditos = true;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Sair")){
 Application.Quit ();
 }
 }
 //=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
 if (EstaNosGraficos == true) {
 GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaGraficos);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),QualidadeGrafica);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),Resolucoes);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),ModoJanelaOuTelaCheia);
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/10,Screen.width/8,Screen.height/14),Volume);
 //
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
 EstaNoMenuPrincipal = true;
 EstaNosGraficos = false;
 }
 //QUALIDADES
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"PESSIMO")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(0);
 qualidadeGrafica = 0;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"RUIM")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(1);
 qualidadeGrafica = 1;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"SIMPLES")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(2);
 qualidadeGrafica = 2;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),"BOM")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(3);
 qualidadeGrafica = 3;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"OTIMO")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(4);
 qualidadeGrafica = 4;
 }
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"FANTASTICO")){
 QualitySettings.SetQualityLevel(5);
 qualidadeGrafica = 5;
 }
 //RESOLUCOES
 ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoLargura);
 ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoAltura);
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"Aplicar")){
 Screen.SetResolution(int.Parse (ResolucaoLargura),int.Parse (ResolucaoAltura),true);
 }
 //TELACHEIA
 if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"Trocar")){
 Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
 }
 //VOLUME
 VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),VOLUME,0,1);
 //SALVAR PREFERENCIAS
 if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2+Screen.height/3,Screen.width/8,Screen.height/14),"SALVAR PREF.")){
 PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME",VOLUME);
 PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica",qualidadeGrafica);
 }
 }  
 //=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
 if (EstaNosCreditos == true) {
 GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
 GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaCreditos);
 if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
 EstaNoMenuPrincipal = true;
 EstaNosCreditos = false;
 }
 }
 }
}


Última edição por MarcosSchultz em Ter Jun 07, 2016 8:55 pm, editado 4 vez(es)

MarcosSchultz
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por dennys em Qui Abr 23, 2015 9:56 pm

mano. eu baixei seu script eu uso unity 4.5 e o problema e que fiz um objeto vazio e coloquei o script la , mas quando dou enter nao aparece nada sabe. so fica a camera normal azul de fundo. oq faço?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Qui Abr 23, 2015 11:39 pm

Preste atenção no vídeo inteiro...

o nome da sua cena é " MENU " ou o nome está diferente?

tem como postar print da aba inspector do item que contem o script?

MarcosSchultz
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por xKillOne em Ter Maio 05, 2015 10:13 am

file:///C:/Users/Maycon/Desktop/Sem%20t%C3%ADtulo.png olha amigo Aki olha C# que Botamos dentro do Empty AondevaioScripts da um erro assim Cant´t add script pode me ajudar uso o Unity 5

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 05, 2015 12:59 pm

Não consigo acessar a imagem... você precisa upar em algum site para que eu possa ver.


Más provavelmente o nome da sua cena de menu está diferente...

tem que ser exatamente " MENU "

e o nome do script também, tem que ser " MENU "

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por diogodavilafernandes em Ter Maio 12, 2015 4:06 pm

Caro administrador. eu olhei o video com toda atenção e notei que ta faltando voce dizer onde colocamos os scripts na cenas. voce criou varias cenas e queria saber onde carregar cada menu e cada cena

obrigado.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Maio 12, 2015 11:34 pm

Eu explico, e ainda falo sobre as tags que devem ter... talvez você não tenha percebido pela extensão do vídeo ( mais de 1 hora )

Estou trabalhando em tutoriais mais curtos a pedido dos membros Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por diogodavilafernandes em Qui Maio 14, 2015 11:50 pm

Caro administrador. muito obrigado pela dica. é que realmente estou com dificuldades para fazer o menu funcionar. o codigo esta tudo certo, meu problema é na hora de adicionar as imagens e as GUI. desculpa fica incomodando com isso, mais fazer um menu funcional como esse é muito importante pra mim então qualquer ajuda é bem vinda
obrigado

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por diogodavilafernandes em Qui Maio 14, 2015 11:51 pm

O problema no video é que vc ja ta com os arquivos carregados. seria legal vc carregar eles durante o video

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Karen em Sab Jun 06, 2015 2:59 am

O meu menu não funciona.Alguém pode me ajudar? Acho que está tudo correto...
O nome do meu arquivo C# é "MENU" e o nome da minha fase é "Fase1", conforme mostra o código abaixo:

using UnityEngine;
using System.Collections;

public class MENU : MonoBehaviour {
private AudioListener[] AudioListners;
public Texture QualidadeGrafica,Resolucoes,ModoJanelaOuTelaCheia,Volume,TexturaCreditos,TexturaFundosMenu,TexturaGraficos;
private bool EstaNoMenuPrincipal,EstaNosGraficos,EstaNosCreditos;
public GUIStyle EstiloDosBotoesPrincipais,EstiloDosBotoesGraficos;
private string ResolucaoLargura = "1024",ResolucaoAltura = "768";
private float VOLUME;
private int qualidadeGrafica;
public Font Fonte;
public int tamanhoDaLetra = 4;
void Awake (){
DontDestroyOnLoad (transform.gameObject);
}
void Start (){
EstaNoMenuPrincipal = true;
Screen.showCursor = true;
Time.timeScale = 1;
// PREFERENCIAS SALVAS
if (PlayerPrefs.HasKey ("VOLUME")) {
VOLUME = PlayerPrefs.GetFloat ("VOLUME");
} else {
PlayerPrefs.SetFloat ("VOLUME", VOLUME);
}
//
if (PlayerPrefs.HasKey ("qualidadeGrafica")) {
qualidadeGrafica = PlayerPrefs.GetInt ("qualidadeGrafica");
QualitySettings.SetQualityLevel(qualidadeGrafica);
} else {
PlayerPrefs.SetInt ("qualidadeGrafica", qualidadeGrafica);
}
}
void Update (){
//Preencher Arrays
if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
AudioListener.volume = VOLUME;
Destroy (gameObject);
}
}
void OnGUI (){
GUI.skin.font = Fonte;
EstiloDosBotoesPrincipais.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
EstiloDosBotoesGraficos.fontSize = Screen.height / 100 * tamanhoDaLetra;
//=============================== SE ESTA NA PARTE PRINCIPAL DO MENU ===================//
if (EstaNoMenuPrincipal == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesPrincipais;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaFundosMenu);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Jogar")){
Application.LoadLevel ("Fase1");// NOME DA CENA DO SEU JOGO
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Opçoes")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosGraficos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/16,Screen.width/8,Screen.height/14),"Creditos")){
EstaNoMenuPrincipal = false;
EstaNosCreditos = true;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2+Screen.height/5.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"Sair")){
Application.Quit ();
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS GRAFICOS DO MENU ===================//
if (EstaNosGraficos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaGraficos);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),QualidadeGrafica);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),Resolucoes);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),ModoJanelaOuTelaCheia);
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/10,Screen.width/8,Screen.height/14),Volume);
//
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosGraficos = false;
}
//QUALIDADES
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"PESSIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(0);
qualidadeGrafica = 0;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"RUIM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(1);
qualidadeGrafica = 1;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"SIMPLES")){
QualitySettings.SetQualityLevel(2);
qualidadeGrafica = 2;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),"BOM")){
QualitySettings.SetQualityLevel(3);
qualidadeGrafica = 3;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"OTIMO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(4);
qualidadeGrafica = 4;
}
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/3,Screen.height/2+Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),"FANTASTICO")){
QualitySettings.SetQualityLevel(5);
qualidadeGrafica = 5;
}
//RESOLUCOES
ResolucaoLargura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoLargura);
ResolucaoAltura = GUI.TextField(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/6,Screen.width/8,Screen.height/14),ResolucaoAltura);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/16,Screen.height/2-Screen.height/12,Screen.width/8,Screen.height/14),"Aplicar")){
Screen.SetResolution(int.Parse (ResolucaoLargura),int.Parse (ResolucaoAltura),true);
}
//TELACHEIA
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2-Screen.height/4,Screen.width/8,Screen.height/14),"Trocar")){
Screen.fullScreen = !Screen.fullScreen;
}
//VOLUME
VOLUME = GUI.HorizontalSlider(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2,Screen.width/8,Screen.height/14),VOLUME,0,1);
//SALVAR PREFERENCIAS
if(GUI.Button(new Rect(Screen.width/2+Screen.width/5,Screen.height/2+Screen.height/3,Screen.width/8,Screen.height/14),"SALVAR PREF.")){
PlayerPrefs.SetFloat("VOLUME",VOLUME);
PlayerPrefs.SetInt("qualidadeGrafica",qualidadeGrafica);
}
}
//=============================== SE ESTA NA PARTE DOS CREDITOS DO MENU ===================//
if (EstaNosCreditos == true) {
GUI.skin.button = EstiloDosBotoesGraficos;
GUI.DrawTexture(new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2,Screen.height/2-Screen.height/2,Screen.width,Screen.height),TexturaCreditos);
if(GUI.Button (new Rect(Screen.width/2-Screen.width/2.2f,Screen.height/2+Screen.height/2.5f,Screen.width/8,Screen.height/14),"VOLTAR")){
EstaNoMenuPrincipal = true;
EstaNosCreditos = false;
}
}
}
}


P.S Estou usando o Unity 4.6.4.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Sab Jun 06, 2015 12:39 pm

o nome da fase tem que ser " MENU " também, por causa disso:

Código:

if (Application.loadedLevelName != "MENU") {

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por liloc32 em Sex Jul 24, 2015 5:25 pm

oi marcos tudo joia? o meu ta certin so nao ta indo em cena para cena troquei nome do AI para a cena que eu quero que vai to usando unity 4.5

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Santiago Furtado em Sex Jul 24, 2015 5:52 pm

Colocou a cena no Build Settings

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Jul 24, 2015 6:43 pm

Como o santiago falou, dá uma conferida se a cena está na aba "Build Settings" Very Happy

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por wender_2015 em Dom Ago 16, 2015 2:07 am

Marcos tem como voce me arrumar o MouseLook pra mim, estou com a Unity 5.1 e o MouseLook e muito diferente olha

using System;
using UnityEngine;
using UnityStandardAssets.CrossPlatformInput;

namespace UnityStandardAssets.Characters.FirstPerson
{
    [Serializable]
    public class MouseLook
    {
        public float XSensitivity = 2f;
        public float YSensitivity = 2f;
        public bool clampVerticalRotation = true;
        public float MinimumX = -90F;
        public float MaximumX = 90F;
        public bool smooth;
        public float smoothTime = 5f;
float rotationY = 0F;

        private Quaternion m_CharacterTargetRot;
        private Quaternion m_CameraTargetRot;


        public void Init(Transform character, Transform camera)
        {
            m_CharacterTargetRot = character.localRotation;
            m_CameraTargetRot = camera.localRotation;
        }


        public void LookRotation(Transform character, Transform camera)
        {
            float yRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse X") * XSensitivity;
            float xRot = CrossPlatformInputManager.GetAxis("Mouse Y") * YSensitivity;

            m_CharacterTargetRot *= Quaternion.Euler (0f, yRot, 0f);
            m_CameraTargetRot *= Quaternion.Euler (-xRot, 0f, 0f);

            if(clampVerticalRotation)
                m_CameraTargetRot = ClampRotationAroundXAxis (m_CameraTargetRot);

            if(smooth)
            {
                character.localRotation = Quaternion.Slerp (character.localRotation, m_CharacterTargetRot,
                    smoothTime * Time.deltaTime);
                camera.localRotation = Quaternion.Slerp (camera.localRotation, m_CameraTargetRot,
                    smoothTime * Time.deltaTime);
            }
            else
            {
                character.localRotation = m_CharacterTargetRot;
                camera.localRotation = m_CameraTargetRot;
            }
        }


        Quaternion ClampRotationAroundXAxis(Quaternion q)
        {
            q.x /= q.w;
            q.y /= q.w;
            q.z /= q.w;
            q.w = 1.0f;

            float angleX = 2.0f * Mathf.Rad2Deg * Mathf.Atan (q.x);

            angleX = Mathf.Clamp (angleX, MinimumX, MaximumX);

            q.x = Mathf.Tan (0.5f * Mathf.Deg2Rad * angleX);

            return q;
        }

    }
}

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Ago 16, 2015 2:54 pm

na unity 5 o mouselook é 100% diferente e não tem muito como intercalar de uma versão para a outra.


o que exatamente quer fazer que não está dando certo com o mouseLook que a unity 5 tem?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por cartola em Ter Set 01, 2015 2:36 am

Deu tudo certo, mas não consigo digitar um número na caixa de resolução, simplesmente não vai nada, só consigo colocar um número lá dentro se eu copiar e colar. O que fazer?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Set 01, 2015 9:42 pm

Já tentou com os números que ficam em cima das letras também?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por cartola em Ter Set 01, 2015 10:04 pm

Sim, tentei isso também. Só consigo apagar os números mas não consigo preencher com número nenhum. Engraçado que apenas isso não funcionou, o resto funcionou como devia ser. Estou usando seu código do unity 5.

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por gabriel33601 em Seg Out 19, 2015 10:54 pm

oi eu estou tendo problemas simplesmente quando dou play nao aparece nada ja listei no Build Settings mudei o nome da Cena para AI e não funcional de jeito nenhum nao da erro simplesmente nao aparece nada

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Out 20, 2015 1:15 pm

gabriel, o nome da sua cena de menu é exatamente "MENU" como está explicado no vídeo?

caso contrário, o script será destruido nesta parte:

Código:
 if (Application.loadedLevelName != "MENU") {
        AudioListners = GameObject.FindObjectsOfType(typeof(AudioListener)) as AudioListener[];
        AudioListener.volume = VOLUME;
        Destroy (gameObject);
      }

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Marssa em Ter Nov 10, 2015 6:51 am

Marcos, como eu faço para meu menu só tiver: Uma imagem no fundo, um botão de play e um de load game???

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por RenanMSV em Ter Nov 10, 2015 9:45 am

Marssa escreveu:Marcos, como eu faço para meu menu só tiver: Uma imagem no fundo, um botão de play e um de load game???
Usa UI..

Vai no create empty, adiciona um componente "UI>Canvas", dps vai com o botao direito o objeto e clica em create "UI>Image", ela vai automaticamente ficar do tamanho da tela, ou nao, se nao ficar aumente ela ateh cobrir toda a area do canvas.
Depois adicione os dois botoes. Arrume a posicao deles.
Crie um script C# chamado UIManagerScript assim:
Código:

public int fase;

public void StartGame(){
 Application.LoadLevel(fase);
}
public void LoadGame(){
 int save = PlayerPrefs.GetInt("save");
 Application.LoadLevel(save);
}

Para o Load game funcionar voce precisa antes ter salvado o jogo com o comando PlayerPrefs. Basta setar um registro chamado "save" com o valor correspondente a fase que voce salvou. E o loadgame ira funcionar.

Agora com o script criado crie um novo objeto vazio e coloque o script nele. Renomeie o objeto para UIManager (se quiser crie um prefab dele para usar em outros menus)

Va no objeto botao que voce criou anteriormente e vera que nos componentes existe um que esta escrito OnClick. Vai estar vazio entao clique no sinal de "+" e arraste o objeto UIManager para dentro da opcao que pede um objeto. Clique na lista ao lado do local em que voce pos o objeto e ira aparecer la em ultimo o UIManagerScript, coloque o mouse sobre e vera suas 2 voids la (StartGame e LoadGame), apenas coloque  startgame no botao de start, e loadgame no botao de start.
Va no objeto UIManager e no campo "fase" coloque o valor da fase que ele tem que carregar quando clicar no botao. Para saber o valor é só saber a ordem das cenas. A primeira o valor é 0, a segunda o valor é 1, terceira é 2... Voce pode ver isso no BuildSettings.
Agora enfeite os botoes.

Leia isso: o UIManager é um exemplo de como voce pode chamar funcoes pelos componentes UI. Sendo assim voce simplesmente cria eles no script e configura nos botoes, caixas de textos, sliders...qual funcao chamar quando for clicado, for escrito, ou deslizado..etc

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Animdude em Seg Nov 30, 2015 10:04 am

Como Faço para adicionar uma logo do jogo

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por GustavoMaster em Seg Nov 30, 2015 12:24 pm

Animdude escreveu:Como Faço para adicionar uma logo do jogo

Quando vc for dar o build no jogo vai aparecer um monte de opções e uma dessas opções é a de selecionar o logotipo !

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Pqquim em Ter Dez 08, 2015 5:50 pm

Consegui fazer o menu deu tudo certo , porem a imagem de fundo do menu ficou mais escura do que o normal . Onde posso arrumar isso ?


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 09, 2015 12:46 am

Não tem muito sentido estar acontecendo isto, afinal, é uma DrawTexture O.o

Você modificou o tipo dela?

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Pqquim em Qua Dez 09, 2015 5:58 pm

Consegui arrumar Marcos <3 ^_^

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Animdude em Qui Fev 18, 2016 11:18 pm

não addiconor o logo do jogo no meu,igul muitos outros

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Fev 19, 2016 12:11 am

Animdude escreveu:não addiconor o logo do jogo no meu,igul muitos outros
what?

Não entendi nada

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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por Animdude em Seg Fev 22, 2016 7:09 pm

Colocar o Logo Do Jogo Tipo Assim  Very Happy,Sem ter Que Por Na Imagem De Fundo com Logo


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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Como criar o MENU INICIAL

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Fev 22, 2016 7:26 pm

Animdude escreveu:Colocar o Logo Do Jogo Tipo Assim  Very Happy,Sem ter Que Por Na Imagem De Fundo com Logo



Aconselho ver este tutorial aqui:

http://www.schultzgames.com/t816-tutorial-menu-principal-unity-5-5-3-ou-superior-com-ui#5895


Utilize Canvas para fazer o menu

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