SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida Very Happy
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
[TUTORIAL] Sistema de inventário Sobrevivência
Não estou conseguindo criar uma conta na unity?
Seguir um raio no raycast a partir do ponto da tela clicado
Deixar botão invisível parecendo toque na região da tela
Baixos Brasil - Jogo de Carro Brasileiro!
Contar a quantidade total instanciados em um array
[RESOLVIDO] Contar pontos não faz a soma e tambem não atualiza
UNITY ADS
1º SDP (Seleção de Projetos) - Games Indie 2017
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
IDB JAM #10
O software Revit é uma boa ferramenta para criação de cenários para unity?
[TUTORIAL] Lanterna
como deixar ativos os botões Escape/Home/Menu?
MOVIMENTAÇÃO EM 8 DIREÇÕES.
Auto-Complete do Visual Studios
[TUTORIAL] Mostrar Data e Hora atual do Computador em um texto
Estamos precisando de um Programador que Programe em C# para Unity
Verificar inventario
Compilar pra Android
[Teste]Testem Meu Jogo - Geometry Destroy Beta
[____APOIE O FÓRUM E O CANAL E GANHE RECOMPENSAS____]
[TUTORIAL] Como fazer uma Barra de Loading na Unity 5
[TUTORIAL] Derrubar arvores e dropar madeiras dela
Detectar Hit
[DUVIDA] Trocar botoes no teclado por joystick UI
Me ajudem, com a criação de terreno !
[RESOLVIDO]animações não sendo reproduzidas
DUVIDA : Raycast
Como fazer Escudo seguir a movimentação do Player?
Como fazer para o tiro ir para a direção onde o cano está apontado e não para cima
Unity Ads ou AdMob!
Render texture invertida
Como fazer barco estilo minecraft ou estilo navio que da pra andar dentro
Como locomover um trem
Pequeno problema com no Debug
Building System
TELEPORT 2D
Adicionar linhas no TXT pelo codigo
Formação De Equipe Pra Criar RPG
Como não perder qualidade nas texturas 2d?
Personagem morrer ao cair da tela
Deixar objeto invisível.
Divulgaçao de Battle of Worlds
[Resolvido]Problema nesse pequeno script
Movimentação
Puzzle para jogo de terror , abrir portas etc..
Script para mudar posição do personagem
Como saber quando minha animação terminou?
system inventory , craft
ajuda
Aplicar roupa no Rig do blender...
Project Valley of Trees - Primeiro nome que faz sentido KK
A.S TRUCK
Som de correr não para de tocar
Reproduzir audio no if c## e musica continuar tocando entre cenas.
Como Colocar Pontuação Final na GUI de GAME OVER
Unity 2017 Iluminação RealTime VS Baked [Comparaçâo]
Programador para equipe
Da pra colocar sisteminha em um jogo da unity pra trolar quem for piratear o jogo?
Como colocar musicas em sequencia para tocar?
Trajetória da bala com predição
Ajudinha com Bug
[RESOLVIDO] Poblema com Rigidbody
[DEVLOG] Projeto - Girl Blade (download Pré-Alpha)
Erro ao bulidar para Windows(.exe)
Mudar a gravidade com rotação (sensores do smartphone)
Problemas na detecção de colisão
Trabalhar simultaneamente na Unity
Movimetaçao infinita
(duvida)pq isso acontece com o inimigo?
[TUTORIAL] Unity 5 - Wheel Collider, veículos, suspensão realista.
[DUVIDA] Como alterar a intensidade do ChromaticAberration do PostProcessing?
Joystick VR não funciona no ios
Problema na minha animação feita na Unity
[TUTORIAL] Unity 5 - Como criar o próprio FPS Controller
IA para inimigo seguir o jogador ( Plataforma )
Tirar Fotos no Unity 5 FPS
[TUTORIAL] Cena inicial de CARREGAMENTO, creditos, logo, etc [UNITY 5]
Como Limitar Spawn de Hordas
Desmembramento
Exemplo de UI com abas - utilizando toggles e toggle group.
Ajuda Blender
Quando Instancio botão ele não aparece no canvas
Sistema de pesca 2D
Metroidvania - procuro membros
Criação de Update para Seus jogos?
Blender, animação + Unity
Preciso de alguém que desenvolva Craft, e Inventario com sistema de Bolsas, Pago bem
[MODELADOR] Procurando Projetos
Carákas que Tops WO.OW
Anexar GameObject por scrit
Como cria um sistema de seve game
Efeito de Audio
Bug de sumir todas as modelagens 3D na unity 2017
Quero fazer minha propria lens flare
Menu para selecao de cena
Dificuldades com programação no Unity 5 2D
Bug ? offline e online
Hoje à(s) 19:43
Hoje à(s) 18:35
Hoje à(s) 18:07
Hoje à(s) 17:25
Hoje à(s) 16:49
Hoje à(s) 15:57
Hoje à(s) 14:08
Hoje à(s) 11:58
Hoje à(s) 8:52
Hoje à(s) 2:14
Hoje à(s) 0:19
Hoje à(s) 0:13
Ontem à(s) 23:50
Ontem à(s) 23:24
Ontem à(s) 22:10
Ontem à(s) 22:09
Ontem à(s) 21:57
Ontem à(s) 21:53
Ontem à(s) 21:49
Ontem à(s) 21:35
Ontem à(s) 20:27
Ontem à(s) 20:17
Ontem à(s) 18:57
Ontem à(s) 18:46
Ontem à(s) 18:44
Ontem à(s) 18:41
Ontem à(s) 16:12
Ontem à(s) 13:35
Ontem à(s) 13:09
Ontem à(s) 12:29
Ontem à(s) 12:22
Qui 21 Set 2017 - 22:03
Qui 21 Set 2017 - 21:37
Qui 21 Set 2017 - 21:36
Qui 21 Set 2017 - 19:17
Qui 21 Set 2017 - 17:37
Qui 21 Set 2017 - 15:54
Qui 21 Set 2017 - 12:19
Qui 21 Set 2017 - 12:17
Qui 21 Set 2017 - 9:00
Qua 20 Set 2017 - 23:07
Qua 20 Set 2017 - 9:57
Qua 20 Set 2017 - 7:07
Ter 19 Set 2017 - 23:53
Ter 19 Set 2017 - 22:15
Ter 19 Set 2017 - 20:34
Ter 19 Set 2017 - 19:40
Ter 19 Set 2017 - 16:29
Ter 19 Set 2017 - 12:14
Ter 19 Set 2017 - 10:55
Ter 19 Set 2017 - 10:26
Ter 19 Set 2017 - 8:21
Ter 19 Set 2017 - 2:42
Seg 18 Set 2017 - 22:20
Seg 18 Set 2017 - 21:16
Seg 18 Set 2017 - 20:40
Seg 18 Set 2017 - 20:39
Seg 18 Set 2017 - 20:08
Seg 18 Set 2017 - 14:22
Seg 18 Set 2017 - 12:15
Seg 18 Set 2017 - 9:33
Seg 18 Set 2017 - 8:21
Seg 18 Set 2017 - 0:59
Dom 17 Set 2017 - 17:04
Dom 17 Set 2017 - 15:45
Dom 17 Set 2017 - 10:49
Sab 16 Set 2017 - 23:18
Sab 16 Set 2017 - 17:57
Sab 16 Set 2017 - 16:10
Sab 16 Set 2017 - 15:05
Sab 16 Set 2017 - 14:23
Sab 16 Set 2017 - 12:40
Sab 16 Set 2017 - 12:16
Sab 16 Set 2017 - 10:17
Sab 16 Set 2017 - 9:53
Sab 16 Set 2017 - 9:26
Sab 16 Set 2017 - 9:10
Sex 15 Set 2017 - 23:51
Sex 15 Set 2017 - 20:27
Sex 15 Set 2017 - 19:27
Sex 15 Set 2017 - 18:17
Sex 15 Set 2017 - 15:08
Sex 15 Set 2017 - 11:19
Sex 15 Set 2017 - 9:43
Qui 14 Set 2017 - 23:50
Qui 14 Set 2017 - 13:55
Qui 14 Set 2017 - 12:13
Qui 14 Set 2017 - 10:07
Qua 13 Set 2017 - 21:52
Ter 12 Set 2017 - 22:33
Ter 12 Set 2017 - 22:21
Ter 12 Set 2017 - 21:34
Ter 12 Set 2017 - 20:52
Ter 12 Set 2017 - 19:05
Ter 12 Set 2017 - 18:53
Ter 12 Set 2017 - 18:51
Ter 12 Set 2017 - 15:04
Ter 12 Set 2017 - 14:04
Ter 12 Set 2017 - 11:54
Phph09
Encracker
Phph09
g
Duarte
Jmspp
Jmspp
guimaraf
LukkaFA
HeroSword
dimmuo
André Gomes
walibaka
Weslley
Weslley
Weslley
JorgeLuizxd
Weslley
Weslley
Weslley
dstaroski
dstaroski
raulframos
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
EndStarsProgramming2
Phph09
Phph09
RobinF
Jmspp
Duarte
g
Unidade3d5
Zecandy
ManoTrevor
AndyShow
Weslley
Weslley
Bruno
JorgeLuizxd
Bruno
GabriG07
Dom3000
g
Weslley
Zecandy
Weslley
artplayer
PatifeCraft
Lteo
Fagner
Madness
PatifeCraft
dstaroski
eduu10
JorgeLuizxd
MateusWTP
Brunotrinkss
guimaraf
Weslley
guimaraf
ManoTrevor
PedroL123
dstaroski
GabriG07
Brgs886
Madness
Fagner
PedroL123
glauco
Callyde Jr
JorgeLuizxd
Henrique Ramires
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
Weslley
916anderson
rafaelllsd
Fagner
Fagner
rafaelllsd
Carlin
artplayer
Ronnisz
Jhonatham1
mrariel2011
AndyShow
Fagner
PatifeCraft
AndyShow
AndyShow
AndyShow
Alessandra Matheus
Lteo
Callyde Jr

Escolher que resoluções jogo vai ter

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

DÚVIDA Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab 3 Dez 2016 - 21:23

Ola pessoal!

estou fazendo um jogo 2D shooter de nave vertical e estou me inspirando nos formatos de tela de alguns shooter do mega drive.

a imagem abaixo mostra um exemplo da resolução que estou fazendo:



reparem que tem uma tarjinha preta em cima e embaixo (cortou a tarja de cima mas ela existe), e  a lateral preta é onde vai ficar o score, vidas etc (criei um HUD para isso).

a resolução que criei foi 1280 x 960 e até que ficou como eu queria, quase igual a da imagem.

compilei o jogo para a versão jogavel só para ver como fica a resolução e até que no meu monitor ficou como quero, então pensei em deixar somente essa resolução. quando abro o jogo aparece aquela janelinha onde vc escolhe uma lista de resoluções para o jogo, se será windowed ou fullscreen...  na opçao de resolução eu queria deixar só a 1280 x 960, mas receio que quem for jogar esse jogo tenha problema na resolução, como cortar pedaço do cenario por ele expandir demais, nave se mover para fora da tela e sumir, etc.. porque todo mundo tem um monitor diferente.

então pessoal eu queria um conselho sobre isso, se posso deixar uma unica resolução ou se devo deixar umas 3 ou 4 resoluções disponiveis para as pessoas escolherem a que melhor lhe convier.

como que faço, se via script ou dentro da unity, para eliminar ou acrescentar resoluções nessa tela inicial antes de abrir o jogo, ou também no menu options do jogo?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Sab 3 Dez 2016 - 22:56

Indo em Player settings você pode você pode desabilitar essa caixa  de dialogo ou setar as resoluções ou se vai estar em full screen

avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 2746
REPUTAÇÃO : 589
Idade : 19
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab 3 Dez 2016 - 23:09

weslley, fullscrenn eu vou deixar habilitada, agora se eu quiser então deixar como unica resolução para o jogo a 1280 x 960 é só deixar a Default Screen Width em 1280 e a Default Screen Height em 960?
A opção Display Resolution Dialog são aquelas resoluções que aparecem para escolher quando abre a primeira janela ao executar o jogo, é isso mesmo?

se eu fixar somente a 1280 x 960 qualquer monitor vai se ajustar perfeito a ela sem corte de cenario e tal?

Para que serve a Default Is Native Resolution?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Sab 3 Dez 2016 - 23:15

sim, sim, provavelmente vai aparece algumas tarjas pretas em alguns monitores com o full screen habilitado , serve para ativar o Default Screen Width eDefault Screen Height
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 2746
REPUTAÇÃO : 589
Idade : 19
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab 3 Dez 2016 - 23:28

vai aparecer algumas tarjas pretas em alguns monitores sem qual habilitado, o Default Is Native Resolution?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Sab 3 Dez 2016 - 23:37

faça um teste ai com a resolução 1280 x 960
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 2746
REPUTAÇÃO : 589
Idade : 19
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab 3 Dez 2016 - 23:55

ok testei com essa resolução e fico como queria, ficou quase que identico ao tamanho das tarjas pretas da imagem.
na margem esquerda não tem tarja e do lado direito retangulo preto do menu ficou beleza.
tudo que eu defini (cenario, objetos, etc ) para aparecer dentro da area da camera apareceu, sem cortar nada.
minha preocupação é se com essa resolução vai cortar alguma coisa em outros monitores, será que não?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 7 Dez 2016 - 20:30

Você tem que projetar o jogo para a resolução mais "quadrada" possível, pois os monitores parte do mais quadrado e depois vão espichando para os lados.

Se a sua preocupação é não perder nenhum elemento, projete o jogo para tudo estar dentro de escalas 5:4
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9674
REPUTAÇÃO : 1666
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg 12 Dez 2016 - 13:25

Marcos, eu marquei a resolução aqui do jogo para 5:4, ao invés de eixar uma resolução personalizada.
Uma parte do cenario ficou para fora da margem esquerda e direita da moldura da camera, mas quando compilei para a versão jogavel, o monitor esticou para os lados e ficou tudo dentro da camera certinho, diferente de quando estava dentro da unity.
Eu posso te mandar uma copia a versão jogavel só para vc testar no seu monitor como fica? aí vc me dá um feedback, se a nave some para fora da tela... porque aqui até agora ficou legal como eu queria. Parece que em 5:4 o jogo vai rodar em 1280 x 1024 automaticamente.
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Seg 12 Dez 2016 - 18:36

em 5:4 você rodou o jogo simulando um monitor pequeno... então tem que adequar para este tamanho.

No seu monitor, a resolução provavelmente é maior, por isto ficou dentro da tela, mas em outros monitores, pode ficar algum elemento de fora.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9674
REPUTAÇÃO : 1666
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab 24 Dez 2016 - 20:50

Marcos esse video mostra como que tá o projeto até agora:



qual resolução ideal eu devo selecionar para que o jogo rode com tudo aparecendo dentro da tela de forma automática, qualquer que seja o monitor?

veja que já está fixado em 5:4.  a area da camera lá na aba Scene está menor que o cenario, mas no meu monitor na hora que eu rodo o jogo pronto ela estica para os lados e fica tudo perfeito como quero.

Pessoal aproveito para desejar boas festas a toda a comunidade schultzgames e suas famílias, muita paz para todos e fé em Deus acima de tudo!!    Very Happy Very Happy
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg 26 Dez 2016 - 15:30

o que alguem sugere que eu faça?
ou não precisa fazer mais nada, a resolução do jeito que pus já serial a ideal para qualquer monitor?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Seg 26 Dez 2016 - 17:19

avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 2746
REPUTAÇÃO : 589
Idade : 19
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg 26 Dez 2016 - 19:38

será que eu terei que mexer nisso via script?
vou dar exemplo do meu monitor, eu uso o windows 10 pro e a imagem abaixo mostra as opções de resolução para meu monitor e aquela que é recomendavel para ele, 1280 x 1024:




tem monitores que tem o recomendavel de 1600 x 900 por exemplo, além de outras resoluções, então acho que eu teria que fazer p esse jogo uma lista de opções de resolução para funcionar em qualquer monitor.
o problema é que nem todo monitor está dentro do mesmo aspecto (5:4, 16:9, 16:10 etc)
a 1280 x 1024 está dentro do aspecto 5:4, mas a 1600 x 900 e outras devem estar em outro aspecto, é isso que está dificultando.
weslley como que eu acerto isso? porque quero o jogo se ajustar automatico em qualquer monitor. agradeço ajuda!
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua 28 Dez 2016 - 22:09

Pessoal, realmente eu estou confuso nisso.
eu posso enviar o projeto para alguem pelo google drive p vcs verem como o jogo vai rodar em outro monitor?
assim vcs vão entender melhor o que está acontecendo.
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Qua 28 Dez 2016 - 22:56

hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.

Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.

Uma maneira simples de resolver este problema, é definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, exemplo, você está trabalhando em Portrait (2:3), ai você monta o cenário e os limites para a nave não sair da tela. Quando a resolução for mais estreita, como por exemplo um Portrait (10:16), a nave vai ficar sempre dentro dos limites.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9674
REPUTAÇÃO : 1666
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua 28 Dez 2016 - 23:14

MarcosSchultz escreveu:hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.

Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.

Vamos por esta parte mais dificil primeiro com fins de aprendizagem:  não entendi bem, como eu faria isso?

Agora sobre definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, eu terei que definir outro aspecto de resolução? qual seria esse maior limite considerando que o jogo será só para pc? agora está em 5:4, se eu mudar para 2:3 serial o ideal?

Marcos vc pode ver que eu deixei o cenario um pouco para fora das laterais da camera, se eu pôr em 2:3 eu terei que pôr o cenario inteiramente dentro da camera?

aproveito para falar que eu tenho outro pc aqui que a resolução recomendavel para o monitor está em 1360 x 768, bem diferente da 1280 x 1024 que eu estou usando agora. copiei o jogo compilado para o outro pc e pus para rodar, e não deu certo com a resolução.
por aí dá para ver que o jogo vai ter problemas em outros monitores enquanto eu não arrumar isso..
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua 28 Dez 2016 - 23:27

Update:  eu criei aqui a resolução 2:3 só p ver como fica mas não ficou bom, não é a que quero porque ela fica em formato retrato, tem que ser alguma resolução em paisagem para mudar só as laterais (onde estou tendo problemas), mesmo que o jogo seja um shooter vertical.
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weverton Borges da Silva em Qui 29 Dez 2016 - 11:05

Eu sugiro que você dê uma olhada neste artigo, talvez ele possa solucionar seu problema:

http://gamedesigntheory.blogspot.com.br/2010/09/controlling-aspect-ratio-in-unity.html
avatar
Weverton Borges da Silva
MembroAvançado

Masculino PONTOS : 514
REPUTAÇÃO : 44
Idade : 26
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg 2 Jan 2017 - 19:32

Weverton eu segui esse artigo que vc indicou, fiz o script e ficou assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Resolucao : MonoBehaviour {

    void Start() {
        // Ajusta a proporçao da tela desejada (os valores neste exemplo sao
        // Hard-coded para 16:9, mas voce poderia torna-los em variaveis
        // publicas em vez disso para que voce possa defini-los em tempo de design)
        float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;

        // Determina a aspect ratio atual das janelas do jogo.
        float aspectoDaJanela = (float)Screen.width / (float)Screen.height;

        // A altura atual da janela de exibiçao deve ser dimensionada por esse valor.
        float alturaEscala = aspectoDaJanela / aspectoAlvo;

        // Obtem o componente da camera para que possamos modificar sua janela de exibiçao.
        Camera camera = GetComponent<Camera>();

        // Se a altura ajustada for menor que a altura atual, adicione letterbox.
        if (alturaEscala < 1.0f) {
            Rect rect = camera.rect;

            rect.width = 1.0f;
            rect.height = alturaEscala;
            rect.x = 0;
            rect.y = (1.0f - alturaEscala) / 2.0f;

            camera.rect = rect;
        }
        // Adiciona pillarbox
        else {
            float larguraEscala = 1.0f / alturaEscala;

            Rect rect = camera.rect;

            rect.width = larguraEscala;
            rect.height = 1.0f;
            rect.x = (1.0f - larguraEscala) / 2.0f;
            rect.y = 0;

            camera.rect = rect;
        }
    }
}

veja que eu setei o aspecto 5:4

mas depois compilar e rodar o jogo a tela ficou desse jeito:



veja que tem duas tarjinhas pretas no topo superior e inferior, isso ficou beleza, mas na lateral esquerda ficou essa barra branca que come uma parte da nave e do cenario.

Ainda não está acertando com o aspecto 5:4

veja que eu defini   float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;
talvez se eu colocasse não uma proporção, mas uma resolução tipo   float aspectoAlvo = 1280f / 960f;    pode sei que funcione, mas não sei se é a forma correta de escrever

realmente tá dificil de arrumar isso, senão o jogo não vai ajustar em qualquer monitor, se alguem ainda tiver uma luz no fim do tunel fico muito grato
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Ter 3 Jan 2017 - 17:42

Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9674
REPUTAÇÃO : 1666
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab 7 Jan 2017 - 23:27

MarcosSchultz escreveu:Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.

essa barra branca na verdade ficou dos dois lados, esquerdo e direito, é porque o painel menu preto estava tampando.

bom Marcos então vc sugere deixar esses espaços que ficou nas laterais?  se for então não tem problema vou deixar assim mesmo.

mas esses espaços nas laterias ficaram brancos, como deixar-los pretos?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 827
REPUTAÇÃO : 24
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Dom 8 Jan 2017 - 18:26

Troca o backGround, ou coloca sprites para preencher o local.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 9674
REPUTAÇÃO : 1666
Idade : 21
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum