SchultzGames
Para tirar dúvidas, crie um tópico especifico na área "Dúvidas em Geral" e aguarde ser respondido. Evite comentar em tópicos não relacionados a sua dúvida :D
TÓPICOS RECENTES:
Tópico:
Postado em:
Postado por:
Dificuldade no adição do Android SDK a Unity e erro no Android Studio
iniciar jogo com uma cena desativada e ativá-la ao colidir com bloco desativando as outras
[TUTORIAL] Sistema de tiro com RAYCAST (várias armas, mira laser, munição, dano, etc, etc)
(Dúvida) Encontrar o objeto mais próximo partindo do ponto inicial ao final.
[TUTORIAL] Sistema de Entregas + GPS!
Como fazer um objeto ter a mesma rotação de outro
Favela Killer Mapa
Servidor De Desenvolvimento De Jogos GGI DISCORD
[Duvida] Script pegar itens
[TUTORIAL] Sistema de vida,morte,dano
[TUTORIAL] Third Person Shooter
[GameJam] Competição organizada pela BitCodeStudios
Como Faz pra barra de vida aparecer de uma cena pra outra?
[____ENQUETE____] Eleições para presidente 2018 (2º turno)
[PROJETO MOBILE] Defeat the Illuminatis
Unity + Photon 2
[RESOLVIDO] Problema com cenário infinito ou algum tipo de bug na Unity?
Unity Remota 5, sem reação.
Procuro Equipe Para Criação de Jogo [PAGO]
Procuro Map Designer [PAGO $$$] (criador de mapas)
[TUTORIAL] Sistema de Oficina de Carros
[RESOLVIDO] Unity 2018 - Bug com a iluminação da Spotlight nos Objetos
[TUTORIAL] Menu Pause AVANÇADO (Unity 5.3 ou superior)
[TUTORIAL] Barra de VIDA / HP contínua
Salvar e carregar dados json player pref
Blander ao juntar algumas partes ficam mais escuro
Problema com Esqueleto do personagem
{Possível Projeto para Unity} Buscando membros para formar uma Equipe...
[TUTORIAL] Como spawnar inimigos [Tutorial simples]
Não consigo fazer o box collider descer junto com o personagem.
BUG UNITY 3D ROSA A SCENE E GAME
Sistema de Grau Realista - Jogo de Moto
Programação Unity android 2D
(UNITY) Erro ao compilar a Build Android
Erro na sincronização dos player no Photon
[TUTORIAL] Barra de vida usando a UI da Unity(Slider)
[Projeto] Line Battle
[TUTORIAL] Desbloqueio e Escolha de Personagens.
[RESOLVIDO] Problema com o navmesh agent
[RESOLVIDO] Registro cadrastando uma vez?
Vaga de modelador 3D, com remuneração...
Problemas com Colisores
Como criar Atlas de textura com modelos exportados do Sketchup?
Unity - Sistema de Pagamento
[RESOLVIDO] iniciar áudio ao passar por uma área da cena
[RESOLVIDO] como envia asset para asset store
[TUTORIAL] Mover personagem com Touch, no estilo SUBWAY SURFERS
codigo não deleta prefab e não respeita o if
[TUTORIAL] Filtros de áudio para AudioListner (Low pass filter, High pass filter, etc)
[____CICLO DE TRABALHO DA UNITY____]
Meu jogo não está abrindo em outro PC
[TUTORIAL] DANO POR QUEDA e BARRA DE VIDA CONTÍNUA no mesmo script
Discord para desenvolvimento de jogos
FAB in WWII (Novo jogo na Play Storee é Free :D)
[____TÓPICO LIVRE____] FALE O QUE QUISER (Parte 2)
[TUTORIAL] Sistema de PORTAS e CHAVES
Criar uma Array ou List com as resoluções suportadas
Alguem traz esse tutorial pro forum?
Realistic fps prefab tenho esses erros ao tentar colocar um script de entrar sair do carro
[RESOLVIDO] Alguem pode me ajudar? tenho esse erro aqui em um script
[RESOLVIDO] Personagem 2d batendo na borda e voando.
[RESOLVIDO] Não consigo usar o Sphere collider.
[RESOLVIDO] Como usa o UI.Text do unity?
Como criar botão de nova tentativa
[RESOLVIDO] Duvida em Jogo de tiro 2D
[RESOLVIDO] duvida com PlayerPrefs
Iniciar animação em determinado frame
Sistema De Troca De Armas 2D
[TUTORIAL] Script de arma completo! [FREE]
[TUTORIAL] Ordenar valores de uma array[] em ordem CRESCENTE OU DECRESCENTE
Meu jogo de runner em primeira pessoa !
[RESOLVIDO] Timer pra mudar de cena na unity 2018
Atualizar Build
[TUTORIAL] 42 ÓTIMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO PARA JOGOS MOBILE (Android)
Como usar Vector3.Angles para detectar que algo está na frente de outro objeto?
[TUTORIAL] Como fazer porta malas do carro abrir atravez de um botão?
Script nao funciona
Como desativar scripts em objetos distantes
[RESOLVIDO] Bug Da Unity ?
[AULA] HTML - Aula 1: Introdução
Raycast
[TUTORIAL]"Morte" do personagem (Unity 5.3 ou Superior)
Problema com a unity ads
como eu faço para a camera orbitar um objeto atraves de um joystick?????
XML, suporte e utilização.
Arrastar objetos em plano 2D (ArrastarT).
[TUTORIAL] Sistema de fome, sede, barra de vida, barra de estamina, itens e dano por queda
Participe da Game Jam - Jaaj do canal Amdré Young!
Criar sistema de arrastar e soltar objetos em determinado lugar
AWM Champions I
[RESOLVIDO] Como verificar se o objeto é diferente de null
COMO FAÇO PARA FAZER UM SISTEMA DE SKIN PARA ANDROID ESTILO HEAVY BUS, PROTON BUS, ETC
[TUTORIAL] Snake com Unity + C#
Sobre Som (Ouvir som do sistema , duas caixas de som ... )
Configurar NPCs
[RESOLVIDO] Script Carta
[TUTORIAL] Texto Legenda Character Por Character Para Uso Básico
Ajuda com script movimento por Grid Tile no Navmesh
[Devlog] Lost in the world 05/10
Hoje à(s) 9:58 am
Hoje à(s) 9:14 am
Ontem à(s) 11:29 pm
Ontem à(s) 10:49 pm
Ontem à(s) 8:26 pm
Ontem à(s) 8:26 pm
Ontem à(s) 2:26 pm
Ontem à(s) 1:10 pm
Ontem à(s) 11:07 am
Ontem à(s) 9:36 am
Ontem à(s) 1:10 am
Sab Out 20, 2018 4:15 pm
Sab Out 20, 2018 2:48 pm
Sab Out 20, 2018 1:10 pm
Sab Out 20, 2018 11:46 am
Sab Out 20, 2018 9:19 am
Sex Out 19, 2018 10:24 pm
Sex Out 19, 2018 7:51 pm
Sex Out 19, 2018 7:23 pm
Sex Out 19, 2018 7:18 pm
Qui Out 18, 2018 7:09 pm
Qui Out 18, 2018 4:52 pm
Qui Out 18, 2018 2:57 pm
Qui Out 18, 2018 10:36 am
Qui Out 18, 2018 9:49 am
Qua Out 17, 2018 11:45 pm
Qua Out 17, 2018 11:17 pm
Qua Out 17, 2018 10:14 pm
Qua Out 17, 2018 9:49 pm
Qua Out 17, 2018 8:32 pm
Qua Out 17, 2018 5:18 pm
Qua Out 17, 2018 5:16 pm
Qua Out 17, 2018 5:13 pm
Qua Out 17, 2018 5:10 pm
Qua Out 17, 2018 4:35 pm
Qua Out 17, 2018 3:13 pm
Qua Out 17, 2018 7:28 am
Ter Out 16, 2018 3:34 pm
Ter Out 16, 2018 12:41 pm
Ter Out 16, 2018 11:48 am
Seg Out 15, 2018 5:34 pm
Seg Out 15, 2018 5:03 pm
Seg Out 15, 2018 1:19 pm
Seg Out 15, 2018 12:56 pm
Seg Out 15, 2018 11:34 am
Seg Out 15, 2018 6:17 am
Seg Out 15, 2018 12:30 am
Seg Out 15, 2018 12:18 am
Dom Out 14, 2018 12:52 am
Sab Out 13, 2018 9:08 pm
Sab Out 13, 2018 5:24 pm
Sab Out 13, 2018 4:00 pm
Sex Out 12, 2018 6:00 pm
Sex Out 12, 2018 2:56 pm
Sex Out 12, 2018 2:55 pm
Sex Out 12, 2018 2:42 pm
Qui Out 11, 2018 8:59 pm
Qui Out 11, 2018 8:32 pm
Qui Out 11, 2018 3:09 pm
Qui Out 11, 2018 2:32 pm
Qui Out 11, 2018 12:15 pm
Qui Out 11, 2018 11:35 am
Qui Out 11, 2018 10:50 am
Qui Out 11, 2018 8:24 am
Qua Out 10, 2018 11:31 pm
Qua Out 10, 2018 10:43 pm
Qua Out 10, 2018 8:22 pm
Qua Out 10, 2018 4:53 pm
Qua Out 10, 2018 4:44 pm
Qua Out 10, 2018 3:48 pm
Qua Out 10, 2018 12:40 pm
Ter Out 09, 2018 9:51 pm
Ter Out 09, 2018 8:16 pm
Ter Out 09, 2018 8:16 pm
Ter Out 09, 2018 8:10 pm
Ter Out 09, 2018 8:09 pm
Ter Out 09, 2018 7:38 pm
Ter Out 09, 2018 2:55 pm
Seg Out 08, 2018 6:13 pm
Seg Out 08, 2018 4:40 pm
Seg Out 08, 2018 2:39 pm
Seg Out 08, 2018 12:52 pm
Seg Out 08, 2018 12:16 pm
Seg Out 08, 2018 10:33 am
Dom Out 07, 2018 1:59 pm
Dom Out 07, 2018 11:53 am
Dom Out 07, 2018 10:53 am
Sab Out 06, 2018 11:14 pm
Sab Out 06, 2018 10:55 pm
Sab Out 06, 2018 8:50 pm
Sab Out 06, 2018 8:41 pm
Sab Out 06, 2018 2:21 pm
Sab Out 06, 2018 1:33 pm
Sab Out 06, 2018 2:04 am
Sex Out 05, 2018 8:22 pm
Sex Out 05, 2018 7:39 pm
Sex Out 05, 2018 6:35 pm
Sex Out 05, 2018 11:27 am
Sex Out 05, 2018 11:22 am
dstaroski
dstaroski
francisco barroso
rafaelllsd
KAYKETHEO27
ruanzikaad
Isabela
SoullSec
Pablo Conti
francisco barroso
Callyde Jr
hetrodo
hao3726
JohnRambo
dstaroski
hao3726
FabioBRPA
francisco barroso
SoullSec
SoullSec
leandrospp7
CaerHunter
Mourao
francisco barroso
dstaroski
DominicDK
DominicDK
NoctisLucis
francisco barroso
MayLeone
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
francisco barroso
hao3726
dstaroski
dstaroski
ismarspn
Jmspp
Callyde Jr
igorobm
conceptfac
Isabela
Callyde Jr
Daniel Dória
diegopds
MarcosSchultz
igorobm
MarcosSchultz
MarcosSchultz
Flávio
francisco barroso
SuperGamer
SoullSec
SoullSec
SoullSec
Flávio
francisco barroso
Samuelostgamer
Samuelostgamer
gurgelg752
luansantos
guimaraf
theus.mors
TecnoGames
Eduardoro39
QueriaStarMorto
QueriaStarMorto
mecjo
NyanHeavyBR
CaioItz
RodriGO3477
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
MarcosSchultz
FelipeSouza11
FelipeSouza11
QueriaStarMorto
Tegh
Jmspp
Callyde Jr
Jmspp
Gabryellx007
Tegh
Tegh
SuperGamer
Luizdanhp
MarcosSchultz
TioUV
QueriaStarMorto
KAYKETHEO27
NKKF
MarcosSchultz
Callyde Jr
francisco barroso
FelipeSouza11
Nowsfeky
Mateus2583

Escolher que resoluções jogo vai ter

Ir em baixo

DÚVIDA Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 9:23 pm

Ola pessoal!

estou fazendo um jogo 2D shooter de nave vertical e estou me inspirando nos formatos de tela de alguns shooter do mega drive.

a imagem abaixo mostra um exemplo da resolução que estou fazendo:



reparem que tem uma tarjinha preta em cima e embaixo (cortou a tarja de cima mas ela existe), e  a lateral preta é onde vai ficar o score, vidas etc (criei um HUD para isso).

a resolução que criei foi 1280 x 960 e até que ficou como eu queria, quase igual a da imagem.

compilei o jogo para a versão jogavel só para ver como fica a resolução e até que no meu monitor ficou como quero, então pensei em deixar somente essa resolução. quando abro o jogo aparece aquela janelinha onde vc escolhe uma lista de resoluções para o jogo, se será windowed ou fullscreen...  na opçao de resolução eu queria deixar só a 1280 x 960, mas receio que quem for jogar esse jogo tenha problema na resolução, como cortar pedaço do cenario por ele expandir demais, nave se mover para fora da tela e sumir, etc.. porque todo mundo tem um monitor diferente.

então pessoal eu queria um conselho sobre isso, se posso deixar uma unica resolução ou se devo deixar umas 3 ou 4 resoluções disponiveis para as pessoas escolherem a que melhor lhe convier.

como que faço, se via script ou dentro da unity, para eliminar ou acrescentar resoluções nessa tela inicial antes de abrir o jogo, ou também no menu options do jogo?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Sab Dez 03, 2016 10:56 pm

Indo em Player settings você pode você pode desabilitar essa caixa  de dialogo ou setar as resoluções ou se vai estar em full screen

avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 3198
REPUTAÇÃO : 628
Idade : 20
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 11:09 pm

weslley, fullscrenn eu vou deixar habilitada, agora se eu quiser então deixar como unica resolução para o jogo a 1280 x 960 é só deixar a Default Screen Width em 1280 e a Default Screen Height em 960?
A opção Display Resolution Dialog são aquelas resoluções que aparecem para escolher quando abre a primeira janela ao executar o jogo, é isso mesmo?

se eu fixar somente a 1280 x 960 qualquer monitor vai se ajustar perfeito a ela sem corte de cenario e tal?

Para que serve a Default Is Native Resolution?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Sab Dez 03, 2016 11:15 pm

sim, sim, provavelmente vai aparece algumas tarjas pretas em alguns monitores com o full screen habilitado , serve para ativar o Default Screen Width eDefault Screen Height
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 3198
REPUTAÇÃO : 628
Idade : 20
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 11:28 pm

vai aparecer algumas tarjas pretas em alguns monitores sem qual habilitado, o Default Is Native Resolution?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Sab Dez 03, 2016 11:37 pm

faça um teste ai com a resolução 1280 x 960
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 3198
REPUTAÇÃO : 628
Idade : 20
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 11:55 pm

ok testei com essa resolução e fico como queria, ficou quase que identico ao tamanho das tarjas pretas da imagem.
na margem esquerda não tem tarja e do lado direito retangulo preto do menu ficou beleza.
tudo que eu defini (cenario, objetos, etc ) para aparecer dentro da area da camera apareceu, sem cortar nada.
minha preocupação é se com essa resolução vai cortar alguma coisa em outros monitores, será que não?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 07, 2016 8:30 pm

Você tem que projetar o jogo para a resolução mais "quadrada" possível, pois os monitores parte do mais quadrado e depois vão espichando para os lados.

Se a sua preocupação é não perder nenhum elemento, projete o jogo para tudo estar dentro de escalas 5:4
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61055
REPUTAÇÃO : 2071
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Dez 12, 2016 1:25 pm

Marcos, eu marquei a resolução aqui do jogo para 5:4, ao invés de eixar uma resolução personalizada.
Uma parte do cenario ficou para fora da margem esquerda e direita da moldura da camera, mas quando compilei para a versão jogavel, o monitor esticou para os lados e ficou tudo dentro da camera certinho, diferente de quando estava dentro da unity.
Eu posso te mandar uma copia a versão jogavel só para vc testar no seu monitor como fica? aí vc me dá um feedback, se a nave some para fora da tela... porque aqui até agora ficou legal como eu queria. Parece que em 5:4 o jogo vai rodar em 1280 x 1024 automaticamente.
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Dez 12, 2016 6:36 pm

em 5:4 você rodou o jogo simulando um monitor pequeno... então tem que adequar para este tamanho.

No seu monitor, a resolução provavelmente é maior, por isto ficou dentro da tela, mas em outros monitores, pode ficar algum elemento de fora.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61055
REPUTAÇÃO : 2071
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 24, 2016 8:50 pm

Marcos esse video mostra como que tá o projeto até agora:



qual resolução ideal eu devo selecionar para que o jogo rode com tudo aparecendo dentro da tela de forma automática, qualquer que seja o monitor?

veja que já está fixado em 5:4.  a area da camera lá na aba Scene está menor que o cenario, mas no meu monitor na hora que eu rodo o jogo pronto ela estica para os lados e fica tudo perfeito como quero.

Pessoal aproveito para desejar boas festas a toda a comunidade schultzgames e suas famílias, muita paz para todos e fé em Deus acima de tudo!!    :D :D
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Dez 26, 2016 3:30 pm

o que alguem sugere que eu faça?
ou não precisa fazer mais nada, a resolução do jeito que pus já serial a ideal para qualquer monitor?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weslley em Seg Dez 26, 2016 5:19 pm

talvez ajude http://answers.unity3d.com/questions/620699/scaling-my-background-sprite-to-fill-screen-2d-1.html
avatar
Weslley
Moderador

Masculino PONTOS : 3198
REPUTAÇÃO : 628
Idade : 20
Áreas de atuação : C#
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Dez 26, 2016 7:38 pm

será que eu terei que mexer nisso via script?
vou dar exemplo do meu monitor, eu uso o windows 10 pro e a imagem abaixo mostra as opções de resolução para meu monitor e aquela que é recomendavel para ele, 1280 x 1024:




tem monitores que tem o recomendavel de 1600 x 900 por exemplo, além de outras resoluções, então acho que eu teria que fazer p esse jogo uma lista de opções de resolução para funcionar em qualquer monitor.
o problema é que nem todo monitor está dentro do mesmo aspecto (5:4, 16:9, 16:10 etc)
a 1280 x 1024 está dentro do aspecto 5:4, mas a 1600 x 900 e outras devem estar em outro aspecto, é isso que está dificultando.
weslley como que eu acerto isso? porque quero o jogo se ajustar automatico em qualquer monitor. agradeço ajuda!
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua Dez 28, 2016 10:09 pm

Pessoal, realmente eu estou confuso nisso.
eu posso enviar o projeto para alguem pelo google drive p vcs verem como o jogo vai rodar em outro monitor?
assim vcs vão entender melhor o que está acontecendo.
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 28, 2016 10:56 pm

hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.

Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.

Uma maneira simples de resolver este problema, é definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, exemplo, você está trabalhando em Portrait (2:3), ai você monta o cenário e os limites para a nave não sair da tela. Quando a resolução for mais estreita, como por exemplo um Portrait (10:16), a nave vai ficar sempre dentro dos limites.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61055
REPUTAÇÃO : 2071
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua Dez 28, 2016 11:14 pm

@MarcosSchultz escreveu:hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.

Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.

Vamos por esta parte mais dificil primeiro com fins de aprendizagem:  não entendi bem, como eu faria isso?

Agora sobre definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, eu terei que definir outro aspecto de resolução? qual seria esse maior limite considerando que o jogo será só para pc? agora está em 5:4, se eu mudar para 2:3 serial o ideal?

Marcos vc pode ver que eu deixei o cenario um pouco para fora das laterais da camera, se eu pôr em 2:3 eu terei que pôr o cenario inteiramente dentro da camera?

aproveito para falar que eu tenho outro pc aqui que a resolução recomendavel para o monitor está em 1360 x 768, bem diferente da 1280 x 1024 que eu estou usando agora. copiei o jogo compilado para o outro pc e pus para rodar, e não deu certo com a resolução.
por aí dá para ver que o jogo vai ter problemas em outros monitores enquanto eu não arrumar isso..
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua Dez 28, 2016 11:27 pm

Update:  eu criei aqui a resolução 2:3 só p ver como fica mas não ficou bom, não é a que quero porque ela fica em formato retrato, tem que ser alguma resolução em paisagem para mudar só as laterais (onde estou tendo problemas), mesmo que o jogo seja um shooter vertical.
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weverton Borges da Silva em Qui Dez 29, 2016 11:05 am

Eu sugiro que você dê uma olhada neste artigo, talvez ele possa solucionar seu problema:

http://gamedesigntheory.blogspot.com.br/2010/09/controlling-aspect-ratio-in-unity.html
avatar
Weverton Borges da Silva
Avançado
Avançado

Masculino PONTOS : 900
REPUTAÇÃO : 44
Idade : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Jan 02, 2017 7:32 pm

Weverton eu segui esse artigo que vc indicou, fiz o script e ficou assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Resolucao : MonoBehaviour {

    void Start() {
        // Ajusta a proporçao da tela desejada (os valores neste exemplo sao
        // Hard-coded para 16:9, mas voce poderia torna-los em variaveis
        // publicas em vez disso para que voce possa defini-los em tempo de design)
        float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;

        // Determina a aspect ratio atual das janelas do jogo.
        float aspectoDaJanela = (float)Screen.width / (float)Screen.height;

        // A altura atual da janela de exibiçao deve ser dimensionada por esse valor.
        float alturaEscala = aspectoDaJanela / aspectoAlvo;

        // Obtem o componente da camera para que possamos modificar sua janela de exibiçao.
        Camera camera = GetComponent<Camera>();

        // Se a altura ajustada for menor que a altura atual, adicione letterbox.
        if (alturaEscala < 1.0f) {
            Rect rect = camera.rect;

            rect.width = 1.0f;
            rect.height = alturaEscala;
            rect.x = 0;
            rect.y = (1.0f - alturaEscala) / 2.0f;

            camera.rect = rect;
        }
        // Adiciona pillarbox
        else {
            float larguraEscala = 1.0f / alturaEscala;

            Rect rect = camera.rect;

            rect.width = larguraEscala;
            rect.height = 1.0f;
            rect.x = (1.0f - larguraEscala) / 2.0f;
            rect.y = 0;

            camera.rect = rect;
        }
    }
}

veja que eu setei o aspecto 5:4

mas depois compilar e rodar o jogo a tela ficou desse jeito:



veja que tem duas tarjinhas pretas no topo superior e inferior, isso ficou beleza, mas na lateral esquerda ficou essa barra branca que come uma parte da nave e do cenario.

Ainda não está acertando com o aspecto 5:4

veja que eu defini   float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;
talvez se eu colocasse não uma proporção, mas uma resolução tipo   float aspectoAlvo = 1280f / 960f;    pode sei que funcione, mas não sei se é a forma correta de escrever

realmente tá dificil de arrumar isso, senão o jogo não vai ajustar em qualquer monitor, se alguem ainda tiver uma luz no fim do tunel fico muito grato
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 03, 2017 5:42 pm

Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61055
REPUTAÇÃO : 2071
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Jan 07, 2017 11:27 pm

@MarcosSchultz escreveu:Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.

essa barra branca na verdade ficou dos dois lados, esquerdo e direito, é porque o painel menu preto estava tampando.

bom Marcos então vc sugere deixar esses espaços que ficou nas laterais?  se for então não tem problema vou deixar assim mesmo.

mas esses espaços nas laterias ficaram brancos, como deixar-los pretos?
avatar
Marc7
Mestre
Mestre

PONTOS : 1224
REPUTAÇÃO : 27
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jan 08, 2017 6:26 pm

Troca o backGround, ou coloca sprites para preencher o local.
avatar
MarcosSchultz
Administrador

Masculino PONTOS : 61055
REPUTAÇÃO : 2071
Idade : 22
Áreas de atuação : Administrador do fórum
Respeito as regras :

Ver perfil do usuário http://www.schultzgames.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum