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Escolher que resoluções jogo vai ter

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DÚVIDA Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 9:23 pm

Ola pessoal!

estou fazendo um jogo 2D shooter de nave vertical e estou me inspirando nos formatos de tela de alguns shooter do mega drive.

a imagem abaixo mostra um exemplo da resolução que estou fazendo:



reparem que tem uma tarjinha preta em cima e embaixo (cortou a tarja de cima mas ela existe), e  a lateral preta é onde vai ficar o score, vidas etc (criei um HUD para isso).

a resolução que criei foi 1280 x 960 e até que ficou como eu queria, quase igual a da imagem.

compilei o jogo para a versão jogavel só para ver como fica a resolução e até que no meu monitor ficou como quero, então pensei em deixar somente essa resolução. quando abro o jogo aparece aquela janelinha onde vc escolhe uma lista de resoluções para o jogo, se será windowed ou fullscreen...  na opçao de resolução eu queria deixar só a 1280 x 960, mas receio que quem for jogar esse jogo tenha problema na resolução, como cortar pedaço do cenario por ele expandir demais, nave se mover para fora da tela e sumir, etc.. porque todo mundo tem um monitor diferente.

então pessoal eu queria um conselho sobre isso, se posso deixar uma unica resolução ou se devo deixar umas 3 ou 4 resoluções disponiveis para as pessoas escolherem a que melhor lhe convier.

como que faço, se via script ou dentro da unity, para eliminar ou acrescentar resoluções nessa tela inicial antes de abrir o jogo, ou também no menu options do jogo?

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por weslleyFx em Sab Dez 03, 2016 10:56 pm

Indo em Player settings você pode você pode desabilitar essa caixa  de dialogo ou setar as resoluções ou se vai estar em full screen


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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 11:09 pm

weslley, fullscrenn eu vou deixar habilitada, agora se eu quiser então deixar como unica resolução para o jogo a 1280 x 960 é só deixar a Default Screen Width em 1280 e a Default Screen Height em 960?
A opção Display Resolution Dialog são aquelas resoluções que aparecem para escolher quando abre a primeira janela ao executar o jogo, é isso mesmo?

se eu fixar somente a 1280 x 960 qualquer monitor vai se ajustar perfeito a ela sem corte de cenario e tal?

Para que serve a Default Is Native Resolution?

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por weslleyFx em Sab Dez 03, 2016 11:15 pm

sim, sim, provavelmente vai aparece algumas tarjas pretas em alguns monitores com o full screen habilitado , serve para ativar o Default Screen Width eDefault Screen Height

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 11:28 pm

vai aparecer algumas tarjas pretas em alguns monitores sem qual habilitado, o Default Is Native Resolution?

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por weslleyFx em Sab Dez 03, 2016 11:37 pm

faça um teste ai com a resolução 1280 x 960

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 03, 2016 11:55 pm

ok testei com essa resolução e fico como queria, ficou quase que identico ao tamanho das tarjas pretas da imagem.
na margem esquerda não tem tarja e do lado direito retangulo preto do menu ficou beleza.
tudo que eu defini (cenario, objetos, etc ) para aparecer dentro da area da camera apareceu, sem cortar nada.
minha preocupação é se com essa resolução vai cortar alguma coisa em outros monitores, será que não?

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 07, 2016 8:30 pm

Você tem que projetar o jogo para a resolução mais "quadrada" possível, pois os monitores parte do mais quadrado e depois vão espichando para os lados.

Se a sua preocupação é não perder nenhum elemento, projete o jogo para tudo estar dentro de escalas 5:4

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Dez 12, 2016 1:25 pm

Marcos, eu marquei a resolução aqui do jogo para 5:4, ao invés de eixar uma resolução personalizada.
Uma parte do cenario ficou para fora da margem esquerda e direita da moldura da camera, mas quando compilei para a versão jogavel, o monitor esticou para os lados e ficou tudo dentro da camera certinho, diferente de quando estava dentro da unity.
Eu posso te mandar uma copia a versão jogavel só para vc testar no seu monitor como fica? aí vc me dá um feedback, se a nave some para fora da tela... porque aqui até agora ficou legal como eu queria. Parece que em 5:4 o jogo vai rodar em 1280 x 1024 automaticamente.

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Seg Dez 12, 2016 6:36 pm

em 5:4 você rodou o jogo simulando um monitor pequeno... então tem que adequar para este tamanho.

No seu monitor, a resolução provavelmente é maior, por isto ficou dentro da tela, mas em outros monitores, pode ficar algum elemento de fora.

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Dez 24, 2016 8:50 pm

Marcos esse video mostra como que tá o projeto até agora:



qual resolução ideal eu devo selecionar para que o jogo rode com tudo aparecendo dentro da tela de forma automática, qualquer que seja o monitor?

veja que já está fixado em 5:4.  a area da camera lá na aba Scene está menor que o cenario, mas no meu monitor na hora que eu rodo o jogo pronto ela estica para os lados e fica tudo perfeito como quero.

Pessoal aproveito para desejar boas festas a toda a comunidade schultzgames e suas famílias, muita paz para todos e fé em Deus acima de tudo!!    Very Happy Very Happy

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Dez 26, 2016 3:30 pm

o que alguem sugere que eu faça?
ou não precisa fazer mais nada, a resolução do jeito que pus já serial a ideal para qualquer monitor?

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por weslleyFx em Seg Dez 26, 2016 5:19 pm


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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Dez 26, 2016 7:38 pm

será que eu terei que mexer nisso via script?
vou dar exemplo do meu monitor, eu uso o windows 10 pro e a imagem abaixo mostra as opções de resolução para meu monitor e aquela que é recomendavel para ele, 1280 x 1024:




tem monitores que tem o recomendavel de 1600 x 900 por exemplo, além de outras resoluções, então acho que eu teria que fazer p esse jogo uma lista de opções de resolução para funcionar em qualquer monitor.
o problema é que nem todo monitor está dentro do mesmo aspecto (5:4, 16:9, 16:10 etc)
a 1280 x 1024 está dentro do aspecto 5:4, mas a 1600 x 900 e outras devem estar em outro aspecto, é isso que está dificultando.
weslley como que eu acerto isso? porque quero o jogo se ajustar automatico em qualquer monitor. agradeço ajuda!

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua Dez 28, 2016 10:09 pm

Pessoal, realmente eu estou confuso nisso.
eu posso enviar o projeto para alguem pelo google drive p vcs verem como o jogo vai rodar em outro monitor?
assim vcs vão entender melhor o que está acontecendo.

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Qua Dez 28, 2016 10:56 pm

hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.

Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.

Uma maneira simples de resolver este problema, é definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, exemplo, você está trabalhando em Portrait (2:3), ai você monta o cenário e os limites para a nave não sair da tela. Quando a resolução for mais estreita, como por exemplo um Portrait (10:16), a nave vai ficar sempre dentro dos limites.

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua Dez 28, 2016 11:14 pm

MarcosSchultz escreveu:hmm, acho que entendi o seu problema prinicipal. Você tem que ajustar o size da camera no start, conforme a resolução. E a camera deve ficar SEMPRE no meio do cenário... totalmente no meio.

Mas isto seria uma maneira complicada de resolver o problema, pois você teria que reconfigurar os colisores ou limites laterais para a nave.

Vamos por esta parte mais dificil primeiro com fins de aprendizagem:  não entendi bem, como eu faria isso?

Agora sobre definir o limite da maior resolução de maneira que a nave ainda fique na tela, eu terei que definir outro aspecto de resolução? qual seria esse maior limite considerando que o jogo será só para pc? agora está em 5:4, se eu mudar para 2:3 serial o ideal?

Marcos vc pode ver que eu deixei o cenario um pouco para fora das laterais da camera, se eu pôr em 2:3 eu terei que pôr o cenario inteiramente dentro da camera?

aproveito para falar que eu tenho outro pc aqui que a resolução recomendavel para o monitor está em 1360 x 768, bem diferente da 1280 x 1024 que eu estou usando agora. copiei o jogo compilado para o outro pc e pus para rodar, e não deu certo com a resolução.
por aí dá para ver que o jogo vai ter problemas em outros monitores enquanto eu não arrumar isso..

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Qua Dez 28, 2016 11:27 pm

Update:  eu criei aqui a resolução 2:3 só p ver como fica mas não ficou bom, não é a que quero porque ela fica em formato retrato, tem que ser alguma resolução em paisagem para mudar só as laterais (onde estou tendo problemas), mesmo que o jogo seja um shooter vertical.

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Weverton Borges da Silva em Qui Dez 29, 2016 11:05 am

Eu sugiro que você dê uma olhada neste artigo, talvez ele possa solucionar seu problema:

http://gamedesigntheory.blogspot.com.br/2010/09/controlling-aspect-ratio-in-unity.html

Weverton Borges da Silva
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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Seg Jan 02, 2017 7:32 pm

Weverton eu segui esse artigo que vc indicou, fiz o script e ficou assim:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class Resolucao : MonoBehaviour {

    void Start() {
        // Ajusta a proporçao da tela desejada (os valores neste exemplo sao
        // Hard-coded para 16:9, mas voce poderia torna-los em variaveis
        // publicas em vez disso para que voce possa defini-los em tempo de design)
        float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;

        // Determina a aspect ratio atual das janelas do jogo.
        float aspectoDaJanela = (float)Screen.width / (float)Screen.height;

        // A altura atual da janela de exibiçao deve ser dimensionada por esse valor.
        float alturaEscala = aspectoDaJanela / aspectoAlvo;

        // Obtem o componente da camera para que possamos modificar sua janela de exibiçao.
        Camera camera = GetComponent<Camera>();

        // Se a altura ajustada for menor que a altura atual, adicione letterbox.
        if (alturaEscala < 1.0f) {
            Rect rect = camera.rect;

            rect.width = 1.0f;
            rect.height = alturaEscala;
            rect.x = 0;
            rect.y = (1.0f - alturaEscala) / 2.0f;

            camera.rect = rect;
        }
        // Adiciona pillarbox
        else {
            float larguraEscala = 1.0f / alturaEscala;

            Rect rect = camera.rect;

            rect.width = larguraEscala;
            rect.height = 1.0f;
            rect.x = (1.0f - larguraEscala) / 2.0f;
            rect.y = 0;

            camera.rect = rect;
        }
    }
}

veja que eu setei o aspecto 5:4

mas depois compilar e rodar o jogo a tela ficou desse jeito:



veja que tem duas tarjinhas pretas no topo superior e inferior, isso ficou beleza, mas na lateral esquerda ficou essa barra branca que come uma parte da nave e do cenario.

Ainda não está acertando com o aspecto 5:4

veja que eu defini   float aspectoAlvo = 5.0f / 4.0f;
talvez se eu colocasse não uma proporção, mas uma resolução tipo   float aspectoAlvo = 1280f / 960f;    pode sei que funcione, mas não sei se é a forma correta de escrever

realmente tá dificil de arrumar isso, senão o jogo não vai ajustar em qualquer monitor, se alguem ainda tiver uma luz no fim do tunel fico muito grato

Marc7
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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Jan 03, 2017 5:42 pm

Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.

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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por Marc7 em Sab Jan 07, 2017 11:27 pm

MarcosSchultz escreveu:Cara, em todas as experiências que já tive com camera fixa, a solução foi deixar um "espaço a mais" dos lados, para o jogo sempre ter os elementos na tela, em qualquer resolução.

essa barra branca na verdade ficou dos dois lados, esquerdo e direito, é porque o painel menu preto estava tampando.

bom Marcos então vc sugere deixar esses espaços que ficou nas laterais?  se for então não tem problema vou deixar assim mesmo.

mas esses espaços nas laterias ficaram brancos, como deixar-los pretos?

Marc7
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DÚVIDA Re: Escolher que resoluções jogo vai ter

Mensagem por MarcosSchultz em Dom Jan 08, 2017 6:26 pm

Troca o backGround, ou coloca sprites para preencher o local.

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