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[TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

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TUTORIAL [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por MarcosSchultz em Ter Nov 29, 2016 3:05 am

Olá pessoal, existe uma maneira bem legal que a Unity disponibiliza para tentar fixar uma meta de frames a serem alcançados por segundo, o que é muito útil, principalmente para jogos de celular.

Em jogos de PC, dentre outras plataformas, geralmente tenta-se usar o máximo de frames possíveis, mas em celulares e outros dispositivos móveis, é necessário "limitar" a taxa de quadros, principalmente por causa do uso da bateria.

Para fazer isto, um simples comando pode ser utilizado na void Awake... trata-se do comando abaixo:

Código:
void Awake() {
     Application.targetFrameRate = 200;
}

A aplicação "targetFrameRate" não garante que a taxa de quadros será alcançada ou limitada, devido a algumas especificações de cada máquina, mas a princípio, deve estabelecer aquele número X de quadros que você setou.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por Extreme Craft em Ter Nov 29, 2016 9:57 am

Funciona no pc?? eu coloquei no meu e no stats no game acusa 150 fps mesmo eu limitando pra 60 ou e pq eu to testando o jogo mais na build ele funciona normalmente? tem algum local especifico para por. eu coloquei em uma aba chamada senário onde ficam as coisas do cenário etc.

bem n sei se ta funcionando '='
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por Hardencio em Ter Nov 29, 2016 10:02 am

De nada Marcos hehehe
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Dez 02, 2016 10:52 pm

@Extreme Craft escreveu:Funciona no pc?? eu coloquei no meu e no stats no game acusa 150 fps mesmo eu limitando pra 60 ou e pq eu to testando o jogo mais na build ele funciona normalmente? tem algum local especifico para por. eu coloquei em uma aba chamada senário onde ficam as coisas do cenário etc.

bem n sei se ta funcionando '='

Ele limita sim...

Existem vários fatores que podem "enganar" os FPS, como por exemplo, a limitação do monitor (geralmente é 60FPS), dentre outras coisas, mas o comando, dentro do possível tenta estabilizar os FPS.

Existem situações em que mesmo com o comando, isto não vai acontecer, por que a física está configurada para funcionar a 50Hz por exemplo, então o FPS mínimo terá que ser 50 para ter uma simulação realista, e por ai vai.
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por Duarte em Sex Fev 09, 2018 4:50 pm

Ola, qual seria a vantagem de fazer isso para mobile? ele otimiza? ou apenas ira economizar a bateria?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por NKKF em Sex Fev 09, 2018 5:00 pm

@Duarte escreveu:Ola, qual seria a vantagem de fazer isso para mobile? ele otimiza? ou apenas ira economizar a bateria?
Ele pode usar menos a CPU e a GPU do seu celular, em outros termos, ele economiza o seu celular. Além disso, você poderia configurar de acordo com o teu jogo, pois em 2D pode usar menos FPS e em 3D, mais FPS Smile
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por Duarte em Sex Fev 09, 2018 5:25 pm

Souris escreveu:
@Duarte escreveu:Ola, qual seria a vantagem de fazer isso para mobile? ele otimiza? ou apenas ira economizar a bateria?
Ele pode usar menos a CPU e a GPU do seu celular, em outros termos, ele economiza o seu celular. Além disso, você poderia configurar de acordo com o teu jogo, pois em 2D pode usar menos FPS e em 3D, mais FPS Smile
O jogo e em 3D ele simula bastante física pois e de moto, eu estava testando essa linha para fixar o fps so que já removi e os fps continua fixo em 60, oque faco para voltar o normal?

Qual seria a melhor opção em questão de Otimizacao rodar o jogo mais leve sem lag, deixar utilizar o máximo do processador ou limitar?
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por NKKF em Sex Fev 09, 2018 5:31 pm

@Duarte escreveu:
Souris escreveu:
@Duarte escreveu:Ola, qual seria a vantagem de fazer isso para mobile? ele otimiza? ou apenas ira economizar a bateria?
Ele pode usar menos a CPU e a GPU do seu celular, em outros termos, ele economiza o seu celular. Além disso, você poderia configurar de acordo com o teu jogo, pois em 2D pode usar menos FPS e em 3D, mais FPS Smile
O jogo e em 3D ele simula bastante física pois e de moto, eu estava testando essa linha para fixar o fps so que já removi e os fps continua fixo em 60, oque faco para voltar o normal?

Qual seria a melhor opção em questão de Otimizacao rodar o jogo mais leve sem lag, deixar utilizar o máximo do processador ou limitar?
"Se você não quer que o celular do seu usuário exploda.."~Kkkk, brincadeirinha, porém isso pode ajudar ou piorar.

Em questão de optimização (Nem vou pedir para olhar tópicos do tipo, pois tenho certeza que você já viu) você pode desabilitar ou diminuir as suas sombras. Para deixar o jogo sem lag, remove o Anti-Aliasing (Não faz muuuuita diferença nos gráficos), utilize Oclussion Culling e além disso, nunca, nunca, repito: NUNCA utilize o Post Processing para mobile, sim! Aquele Asset gostoso, porém nada bom para mobile..

Para remover o limite:

Abra a aba Edit em seu projeto (Em cima) e siga os passos: Edit > Quallity > Others > VSync Count coloca como desabilitado.  :D
Espero que tenha te ajudado, amigo >_O
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por Duarte em Sex Fev 09, 2018 7:52 pm

Obrigadooo!
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TUTORIAL Re: [TUTORIAL] Escolher a quantos FPS (fixos) o seu jogo deverá rodar.

Mensagem por Isabela em Qui Jul 05, 2018 11:19 am

    Só uma observação Duarte, os processadores costumam vir com uma função chamada Thermal Throttling, na prática o que isso faz é reduzir a frequência do processador caso um limite de temperatura seja alcançado.
    Suponhamos que você tem no mapa do seu jogo duas zonas, uma que roda a 60 fps cravados,e outra que roda a 45 fps. Se teu jogo roda o tempo todo no limite do que o processador aguenta processar, ele irá esquentar, e assim reduzir a frequência para que não haja danos ao processador. Quando isso ocorrer, seu jogo que rodava a 60 fps na zona 1, passa a rodar a 45, e a zona que antes rodava a 45, cai para 30.
    Imagine um jogador que jogue seu jogo por 1 hora, ele só terá esse desempenho máximo por 3 a 5 minutos. Assim que o processador esquentar, as frequências serão reduzidas e ele notará travamentos e quedas de fps.
   Como pode notar, no lugar onde o desempenho é melhor, isso não afeta tanto, mas em alguns pontos, vai derrubar drasticamente o fps.
    Supondo que você limite seu jogo a 45 fps, na zona 1(antes 60) ele vai rodar com uma "margem", poupando o processador e mantendo-o numa temperatura mais baixa, na zona 2(antes 45), ele terá temperatura suficiente pra rodar no máximo. Com isso temos dois ganhos, seu jogo fica mais estável, sem muitas flutuações de fps, o que é bastante incomodo quando se está jogando e você poupa bateria, permitindo que o player jogue seu jogo por mais tempo.
    sem limitar o fps: 60/45 por alguns minutos, depois 45/30
    limitando o fps: 45 constante.
É apenas um exemplo, a configuração depende de jogo pra jogo, mas isso serve pra que tenha uma ideia do quanto esse tutorial do Marcos é útil.
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