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[RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

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Resolvido [RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

Mensagem por Marc7 em Seg Out 17, 2016 3:26 pm

Boa tarde!

tenho esse script aqui que faz a movimentação horizontalmente, no eixo x:

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class playerController : MonoBehaviour {

    public float maxSpeed;

    private Rigidbody2D myRigidbody;
    private Animator animator;
    private bool paraDireita;

 void Start () {
        myRigidbody = GetComponent<Rigidbody2D>();
        animator = GetComponent<Animator>();
    }
 
 void FixedUpdate () {
        float mover = Input.GetAxis("Horizontal");
        myRigidbody.velocity = new Vector2(mover * maxSpeed, myRigidbody.velocity.y);

        if (mover > 0 && !paraDireita) {
            Virar();
        }
        else if (mover < 0 && paraDireita) {
            Virar();
        }
    }

    void Virar() {
        paraDireita = !paraDireita;
        Vector3 _scale = transform.localScale;
        _scale.x *= -1;
        transform.localScale = _scale;
    }
}


tentei trocar o x por y mas o player fica movendo na diagonal.
o que posso mudar no script para passar a mover também no eixo y caso eu aperte para cima e baixo, além de continuar movendo p frente e trás?
é para um jogo shooter de nave.
obrigado!

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

Mensagem por kalel013 em Seg Out 17, 2016 10:44 pm

tenta esse aqui champs

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class playerController : MonoBehaviour
{

    public float maxSpeed;

    private Rigidbody2D myRigidbody;
    private Animator animator;
    private bool paraDireita;

    void Start()
    {
        myRigidbody = GetComponent<Rigidbody2D>();
        animator = GetComponent<Animator>();
    }

    void FixedUpdate()
    {
        float moverCima = Input.GetAxis("Vertical");
        myRigidbody.velocity = new Vector2(moverCima * maxSpeed, myRigidbody.velocity.y);

        if (moverCima > 0 && !paraDireita)
        {
            Virar();
        }
        else if (moverCima < 0 && paraDireita)
        {
            Virar();
        }

        float mover = Input.GetAxis("Horizontal");
        myRigidbody.velocity = new Vector2(mover * maxSpeed, myRigidbody.velocity.x);
    }

    void Virar()
    {
        paraDireita = !paraDireita;
        Vector3 _scale = transform.localScale;
        _scale.x *= -1;
        transform.localScale = _scale;
    }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

Mensagem por Marc7 em Ter Out 18, 2016 4:08 pm

ok kalel funcionou blz aqui, valeu mesmo!
engraçado que antes era Input horizontal com velocidade y, agora inverteu para valocidade x e Input Vertical com velocidade y, queria entender melhor isso com o rigidbody.

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

Mensagem por Manawydan em Ter Out 18, 2016 5:47 pm

É basicamente um plano cartesiano, onde X seria pros lados(Horizontal), e Y pra cima e pra baixo(Vertical).
Então se voce esta apertando A ou seta esquerda isso seria interpretado como -1 na Horizontal o que seria mover pra esquerda, Ja se voce apertar D ou seta direita o valor seria +1 na Horizontal o que seria mover pra direita.
Ja se voce apertar W ou pra cima seria +1 vertical, ou seja subir, caso voce apertar S ou pra baixo seria -1 Vertical ou seja descer...

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

Mensagem por Marc7 em Qua Out 19, 2016 4:04 pm

Entendi Manawydan, mas o que me confundiu foi no codigo que eu postei lá em cima onde o Input.GetAxis("Horizontal") está para myRigidbody.velocity.y
como é na horizontal, não deveria ser em x?

já no codigo do kalel é o  Input.GetAxis("Vertical") que está para myRigidbody.velocity.y

e o Horizontal para o velocity.x

porque que no meu codigo o y está na Horizontal e funciona?

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

Mensagem por MarcosSchultz em Sex Out 21, 2016 12:23 am

Código:
using UnityEngine;
using System.Collections;

public class playerController : MonoBehaviour {

   public float maxSpeed;

   private Rigidbody2D myRigidbody;
   private Animator animator;
   private bool paraDireita;

   void Start () {
      myRigidbody = GetComponent<Rigidbody2D>();
      animator = GetComponent<Animator>();
   }

   void FixedUpdate () {
      myRigidbody.velocity = new Vector2(Input.GetAxis("Horizontal"), Input.GetAxis("Vertical"));

      if (Input.GetAxis("Horizontal") > 0 && !paraDireita) {
         Virar();
      }
      else if (Input.GetAxis("Horizontal") < 0 && paraDireita) {
         Virar();
      }
   }

   void Virar() {
      paraDireita = !paraDireita;
      Vector3 _scale = transform.localScale;
      _scale.x *= -1;
      transform.localScale = _scale;
   }
}

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Resolvido Re: [RESOLVIDO] Como mover personagem em y pelo Rigidbody

Mensagem por Marc7 em Sex Out 21, 2016 1:15 am

obrigado Marcos pela alternativa!

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